Toscana: a mais bela e romântica região da Itália

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Nov 19, 2013 9:59 am
Imagem

A Toscana é uma das mais belas e românticas regiões da Itália. É também uma das maiores regiões do país em território e número de habitantes. Sua capital é a deslumbrante cidade de Florença.

Ela é composta pelas seguintes províncias:
- Arezzo (39 municípios).
- Florença (44 municípios).
- Grosseto (28 municípios).
- Livorno (20 municípios).
- Lucca (35 municípios).
- Massa-Carrara (17 municípios).
- Pisa (39 municípios).
- Pistoaia (22 municípios).
- Prato (7 municípios).
- Siena (36 municípios).

A Toscana reúne maravilhosamente terra e mar na mesma região. As cidades são museus a céu aberto e proporcionam uma verdadeira aula de história, com arte e cultura por todos os lados. A melhor forma de conhecer as cidades é se perdendo pelas ruelas medievais, se surpreendendo a cada esquina.

Fotos

Imagem

Volterra:
Imagem

Siena:
Imagem

Imagem

Pisa:
Imagem

Lucca:
Imagem

Imagem

Monyalcino:
Imagem

Florença:
Imagem

Imagem

Percorrer a Toscana de carro é um capítulo à parte. As estradas são excelentes, muito bem sinalizadas e com paisagens de suspirar. Você irá se deparar com lindos castelos, ruínas, vinhedos e avistará cidades que com certeza ficará com vontade de entrar.

Imagem

Gastronomia

Além das delícias tradicionais da cozinha italiana, como massas e bruschettas, a Toscana oferece uma gastronomia típica, muito rica em produtos da região, como o queijo pecorino, os azeites de oliva oriundos das milhares de oliveiras espalhadas na região, tomates frescos, favas, presuntos e salames. Dependendo da época do ano as trufas poderão ser o ápice gastronômico.

Alguns pratos típicos são: bisteca alla fiorentina, ribollita (misto de verduras, feijão e cebola) e pappa al pomodoro. Com certeza um convite ao prazer!

Você encontrará tanto restaurantes refinados e premiados quanto pequenas trattorias familiares com excelente custo/benefício.

Vale uma dica: fuja dos restaurantes nos arredores dos grandes pontos turísticos. Eles geralmente ficam cheios, são caros e a comida pode não ser da melhor qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vinhos

A produção de vinhos é uma atividade florescente na Toscana desde a idade média. A fama se deve principalmente pelos vinhos tintos feitos a partir da uva Sangiovese, com grande diversidade de aroma, sabor, corpo e estrutura. Existem milhares de denominações de origem, regras e estatutos.

A Toscana produz desde vinhos da casa, leves e simples até os mais ricos, que se encaixam entre os melhores produzidos na Europa.

Os vinhos mais importantes da região são os populares Chianti. O sul da Toscana produz o tradicional e imponente Brunello de Montalcino. Outras importantes regiões de vinhos toscanos são Montepulciano, Bolgheri, Carmignano e San Gimignano.

Algumas informações encontradas nos rótulos são indicadores de qualidade. A sigla DOCG, classificação mais alta na hierarquia das regiões vinícolas italianas, significa Denominazione di Origine Controllata e Garantit. A indicação Chianti Classico aponta a região de origem e o rótulo traz o símbolo do gallo nero (galo negro). A palavra Clássico indica a parte central, a melhor de uma região.

Um programa imperdível é visitar vinhedos e fazer degustação de vinhos!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma dica para quem quer conhecer ou se apaixonar ainda mais pela Toscana é assistir o filme Sob o sol de Toscana, gravado na cidade de Córtona, na província de Arezzo. Além de uma linda história, tem paisagens de tirar o fôlego.

Na Toscana cada cidade possui suas belezas e encantos particulares, mantendo vivas ao longo dos séculos antigas tradições. Em cada esquina, em cada pedra uma história!

Uma atmosfera única que proporciona arte, folclore, cultura, monumentos, obras e belezas naturais em cada lugar você vai!

Texto e fotos: Juliana.

Boa viagem!

E você, conhece a Toscana? Quais cidades mais gostou? Recomenda essa viagem? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 19, 2013 1:47 pm
A Toscana é demais! :D

Parabéns pela matéria, ficou excelente!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 19, 2013 4:31 pm
Parabéns pela reportagem... excelentes fotos...e, claro, deixou com vontade de conhecer e principalmente experimentar tudo...
Me tira uma dúvida:
Toscana é uma região como aqui no Brasil o Sudeste é uma das 5 regiões ???
Arezo, Florenza seriam equivalentes aos nossos Estados ???
E, quantas regiões, além da Toscana, existem na Itália e quais são elas ???

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Nov 19, 2013 5:49 pm
Zardox, é uma viagem que recomendo muito!

Tentando responder sua pergunta, são 20 regiões na Itália (essa é a primeira subdivisão do país). A Toscana está na Itália Central! Cada região se divide em províncias (são 109 no total) que por sua vez se dividem em comunas!
Acredito que vc esteja certo! Toscana deve ser uma região como o Sudeste!Províncias são equivalentes aos nossos estados e comunas são como nossos municípios!

Vamos ver se alguém aqui confirma isso!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 19, 2013 8:50 pm
vlw...grato pela resposta...

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Nov 19, 2013 11:20 pm
Lindo o post, Juliana, com certeza é uma das viagens que quero realizar, ainda mais inspirado pelo filme "Sob o Sol de Toscana". Abraços.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Nov 20, 2013 1:13 am
Juliana, sorte sua ter conhecido aToscana profunda. Minha regiao favorita na Italia

Que me perdoe Angelo Gaja, mas nenhum vinho italiano supera um Brunello Riserva de Biondi Santi safra 97

Adriana Mensagens: 2231
Qua Nov 20, 2013 9:55 am
Amo a Toscana!
Adorei a reportagem!
Sempre tem alguma vila, vinícola ou restaurante novo para conhecer.
Cada época do ano tem algo bom para fazer por lá.
Adoro visitar os mercados das cidades também.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Abr 30, 2014 6:24 pm
Nessa passagem pela Toscana, quais as cidades que mais gostou, e quais você menos gostou? Tem alguma que você, se fosse hoje, não teria visitado?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 30, 2014 9:29 pm
Oi Hugomarcio!
Nossa que pergunta difícil! Adorei a Toscana inteira!
Então adorei Firenze, San Gimignano, Volterra, Siena! Pisa não gostei muito (basicamente só a torre) mas fiz junto com Lucca que é cerca de de meia hora de carro e lá conheci a cidade de bicicleta, o que foi bem legal!

O legal da viagem de carro é ir conhecendo cidades pequenas, ir parando aonde der vontade! as estradas são ótimas e o cenário belíssimo!





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio