Torre de Pisa: um dos pontos turísticos mais famosos do mundo

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Dom Abr 06, 2014 10:25 am
Imagem

A Torre de Pisa, também conhecida como Torre Pendente de Pisa e Campanile de Santa Maria, é com certeza o maior cartão postal da cidade e um dos mais famosos de toda a Itália. A visita é uma parada obrigatória para quem está pela Itália. Muitos visitam a cidade única e exclusivamente por causa de sua linda torre. Todos querem a famosa foto fazendo de conta que está segurando-a.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A torre está localizada na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), onde se encontram também a Catedral de Pisa, o Battistero e o Campo Santo.

Imagem
Batistero.

Imagem
Catedral de Pisa

Imagem
Campo Santo.

Imagem

O início de sua construção foi no ano de 1.173 com objetivo de abrigar o sino da Catedral de Pisa. Logo no início a torre inclinou-se devido a um solo fraco e instável. Depois de anos de construção parada, no final do século XIV a torre ficou pronta, ainda que bastante inclinada.

Ao longo das décadas percebeu-se que a torre passou a inclinar-se mais 1,2 milímetros por ano até que em 1990 ela foi fechada para visitação sob o risco de desmoronamento. Depois de muitas pesquisas, em 1997 o trabalho de restauração iniciou-se com objetivo de reduzir em 40 centímetros a inclinação da torre. O projeto consumiu 25 milhões de dólares e só terminou em dezembro de 2001, quando foi reaberta ao público.

A torre tem 296 degraus e hoje em dia, após a restauração, está inclinada em cerca de 3,99 graus para o sudoeste. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Pessoas no topo da Torre observando a vista panorâmica da cidade.

Subir ou não na torre?

Essa é uma decisão muito pessoal. Há quem julgue que o grande espetáculo é apreciá-la de longe, onde seu grau de inclinação pode ser fortemente observado. Já outros têm o fetiche de subir justamente por ela ser inclinada e poder sentir essa inclinação ao subir seus degraus em espiral.

Uma observação importante é o fato da torre possuir ingresso controlado: apenas trinta pessoas podem subir a cada trinta minutos, fato este que gera uma longa fila de espera.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A entrada para quem deseja chegar ao topo da torre.

Imagem
Um pouco da história da Torre Pendente.

Ingressos

Você pode comprar seu ingresso com antecedência pela Internet. Um terço dos ingressos é vendido através do site: http://www.opapisa.it

Para isso, é preciso se planejar, pois no momento da compra você precisa saber dia e hora que deseja subir. Os ingressos entram no sistema com 45 dias de antecedência e ficam disponíveis até no máximo 15 dias antes da data.

Valor do bilhete no local: 15 euros.
Valor do bilhete pela Internet: 17 euros.

Como chegar a Pisa

Pisa está localizada próxima a várias cidades e por isso é muito fácil conciliar o roteiro incluindo um dia ou até mesmo algumas horas na cidade. O bate e volta é completamente viável também a partir de muitas localidades. A cidade está apenas a 25 quilômetros da linda cidade de Lucca e 1 hora de Florença. De Siena são 120 quilômetros pelas vias secundárias. Já Cinque Terre está a apenas 85 quilômetros de distância.

De avião: o aeroporto da cidade é o Galileu Galilei.

De trem: você deverá saltar na estação Pisa Centrale. De Florença até Pisa são cerca de 1 hora de trem. De Roma a viagem pode durar de 3 a 4 horas, dependendo opção que você escolher. Quem estiver nos trens regionais a estação Pisa San Rossore está a 5 minutos a pé.

De carro: chegar a cidade não é difícil, pois as autoestradas são muito bem sinalizadas e estão em ótimo estado de conservação. Tome cuidado apenas para não levar multas, pois não é permitido para não residentes trafegarem pela cidade de Pisa. Há muitos estacionamentos na entrada, mas muitos ficam lotados e os preços não são muito baratos.

De ônibus: duas linhas de ônibus levam à torre, a LAM Rossa (descer na Piazza Camin) e a linha 4 (descer na Piazza Arcivescovado).

Conclusão

Com certeza um passeio que vale a pena! Trata-se de um dos monumentos mais famosos do mundo e que atrai milhões de turistas por ano, seja para observá-la de longe, para tirar fotos segurando-a, para subir em seus degraus e sentir sua inclinação ou até mesmo para conhecer de perto um pouco mais dessa fascinante história!

Recomendamos!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece Pisa? Gostou de conhecê-la? Teve fôlego para subir ao topo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Dom Abr 06, 2014 11:05 am
Conheci Pisa e sua Torre em uma visita de um dia vindo de Milão. Acho que um dia é suficiente para ver toda a pequena cidade.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 06, 2014 11:55 am
Eu fiquei meio decepcionado. Esperava algo maior e mais grandioso. Mas vale muito a pena a visita.

Creio que um bate e volta para quem está em Florença é o suficiente.

dpalma Mensagens: 1891
Dom Abr 06, 2014 3:43 pm
Eu criei a mesma expectativa que você e dormi um dia. Hospedagem honesta e com um bom jantar. Não achei a cidade em si cara.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 06, 2014 3:57 pm
Acho que vai depender muito do seu roteiro. Se você estiver passando poucos dias em Florença, pode valer a valer a pena continuar a viagem dali.

Mas se você estiver passando um bom período em Florença, acho que tirar um dia para o bate e volta é suficiente.

Também acho que passa a ser contramão se de Florença você estiver indo para Veneza. Aconteceu uma vez comigo. aumentou bastante o tempo de viagem no dia seguinte.

Na outra vez, meu voo saia de Pisa para Paris no final da tarde. Então me programei para chegar cedo em Pisa, passear pela cidade e partir direto para o aeroporto, sem necessidade de pernoite.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Abr 06, 2014 6:55 pm
Combinar Pisa com Lucca é bem legal! A distância entre as duas cidades é de cerca de 30 minutos de carro.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Abr 09, 2014 1:44 pm
Lindas fotos.
Juliana você tirou a foto segurando a torre?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 09, 2014 2:14 pm
Oi Adriana, tirei sim! Fotos clichês mas que não podemos perder a oportunidade de tirar né?! hehehhe





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio