Chegando a Roma: Procedimentos desde a saída do avião

Troca de informações sobre Roma.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jul 21, 2015 11:52 am
Chegando a Roma: Procedimentos desde a saída do avião

Imagem

Roma é a encantadora capital da Itália e a principal porta de entrada do país. Um destino espetacular, com excelentes hotéis, restaurantes, shoppings, parques e muita cultura.

Seu aeroporto se chama oficialmente Aeroporto Internacional Fiumicino-Leonardo da Vinci, mas geralmente é chamado por Fiumicino. Sua sigla é FCO.

Caso você esteja vindo do Brasil em um voo direto da Alitalia ou de algum país que não faça parte do Tratado de Schengen irá desembarcar em sua área internacional.

O aeroporto encontrava-se em obras em junho de 2015. Como um novo terminal está sendo construído as obras ainda irão durar bastante tempo. Justamente devido a essas obras todo o procedimento de imigração e alfândega sofreu modificações e está um pouco confuso, por isso é bom prestar atenção redobrada.

Ao sair do avião é preciso pegar um trem interno até o setor de imigração. Esse trem passa a cada 2 minutos aproximadamente. Não há indicação clara de onde descer, por isso preste atenção e desça logo na primeira parada.

Em seguida suba as escadas e novamente fique atento diante de outra possível fonte de confusão já que não existem placas claras indicando. Se você for ficar em Roma, desça as escadas à sua direita. Nesse caso tome a fila da imigração e logo após recolha sua bagagem na esteira designada no painel onde estará indicado seu voo. Após isso passe pela alfândega e procure sua locadora, táxi, ônibus ou o trem para Roma.

Caso vá fazer conexão para qualquer outro lugar entre na fila à sua esquerda para passar novamente pela segurança.

Após o raio-x, policiais verificam todos os cartões de embarque indicando a direção a seguir. Fique atento novamente, pois não existem placas e sim apenas a orientação verbal dos policiais.

Se sua conexão é para um destino dentro da área do Tratado de Schengen pegue a fila à esquerda, onde ficam os oficiais de imigração. O local onde a imigração das conexões está sendo feita durante as obras é pequeno, apertado e com pouquíssimos agentes. Como a fila estava enorme não havia tempo para fazer absolutamente nenhuma pergunta. Apenas se verificava a validade do passaporte, carimbava-se o mesmo e pediam que saíssemos logo para que a fila andasse. Após isso somos outra vez orientados verbalmente a descer as escadas para pegar um ônibus para o terminal onde as conexões são feitas.

Para aqueles que fazem conexões para destinos fora da área do Tratado de Schengen é mais simples. Não há necessidade de passar pela fila da imigração e nem pegar outro ônibus, já que aquele já é o terminal internacional. Basta ir pela direita e procurar seu portão de embarque.

Como já foi dito, o local encontra passando por profundas reformas e a circulação está bem confusa. Fique bem atento para não se perder!

Texto: Fabio Macedo.

E você, conhece o Aeroporto de Roma? Passou lá recentemente? Como foi sua imigração? Conte para nós a sua experiência!

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura


Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST


Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jul 21, 2015 1:33 pm
Foi o aeroporto em que mais tive dificuldade de me orientar ate hoje. Espero que isso mude apos a conclusao das obras.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 21, 2015 1:37 pm
Se você que é expert teve dificuldades imagino um viajante comum.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Jul 21, 2015 6:26 pm
Muito bom ter essas informações para ajudar :)

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
AndBrag Mensagens: 281
Qua Jul 22, 2015 3:50 pm
Ainda bem que quando fui lá, já tinha feito a imigração em Lisboa. Mas não gostei muito da área do Tratado de Schengen não.

luciana2201914461 Mensagens: 8
Sáb Nov 14, 2015 9:25 am
Pessoal, tenho uma viagem para Europa dia 22/11. Alguém que esteja indo essa semana poderia informar como está a questão da imigração em Roma, depois desses atentados em Paris???

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Nov 14, 2015 10:48 am
Olá luciana,

Todos os países da comunidade europeia estão em alerta, mas os brasileiros não são suspeitos. Leve sempre a documentação comprovando o motivo da viagem para evitar questionamentos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 14, 2016 8:22 am
Fábio...
Vou reservar voo para CDG, mas com conexão em FCO (este aeroporto que vc tanto amou, pela sua organização... :lol: )...
Tenho duas opções para fazer a conexão, e nos dois casos, o voo de GIG chega em FCO às 07:00 horas..
A primeira conexão é um voo da própria Alitália, partindo às 09:15 horas, portanto apenas 02:15 horas de conexão;
A segunda conexão é outro voo da Alitália, partindo às 15:05, portanto com quase 8 horas de conexão...
Diante do seu relato, estou achando melhor (embora minha família vá reclamar horrores), escolher a segunda opção e esperar 8 horas para a conexão...
É melhor mesmo adotar a segunda opção, né ???
Outra dúvida:
Chegando em FCO, vindo de GIG, a ordem correta seria essa:
1º - fazer imigração;
2º - retirar malas na esteira;
3º - fazer alfândega;
4º - sair da ala internacional e ir para ala doméstica e fazer novo check-in para despachar as malas para CDG;
5º - esperar até lá pelas 14:00 horas e fazer novamente o procedimento de segurança, mas sempre no setor doméstico (voo de FCO para CDG é doméstico, né ??)
O detalhe é que o trecho GIG=>FCO=>CDG é no mesmo bilhete, mas mesmo assim, tenho que retirar as malas em FCO e despachar novamente para CDG, né ??
Desde já agradeço sua atenção..

lmpinto Mensagens: 29
Qui Jan 14, 2016 9:19 am
Nos últimos voos que eu fiz na Europa as malas sempre foram etiquetadas para o destino final, e normalmente os cartões de embarque também são todos impressos aqui no Brasil. Não creio que seja necessário retirar/redespachar as malas em Roma. Não conheço FCO, mas por exemplo, em Lisboa, não veria problema em fazer uma conexão de 2 horas.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 14, 2016 12:40 pm
Zardox, ao contrário do Brasil e dos USA, na Europa as malas seguem direto para o destino final quando no mesmo bilhete. Não há necessidade de recolhê-las.

O procedimento seria

-Imigração
-Passar novamente pela segurança pessoal
-Retornar à área de embarque, que pode ser em outro terminal ou não, pois em junho o aeroporto passava por grandes obras.

No seu lugar eu tentaria o voo com 2 horas de conexão, pois em caso de atraso a própria Alitalia já teria por obrigação reacomodar no seguinte.





Booking.com

Voltar para “Roma”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio