Destinos - Europa
Itália
Roma

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 13 mensagens ] 
 
 Título: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 12, 2017 10:10 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17525
Administrador
Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias

Imagem

Roma, a Cidade Eterna, é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de atrações que encantam turistas de todo o mundo. O grande número de visitantes exige um bom planejamento do viajante, de forma que possa desfrutar de mais tempo nas visitas e passeios, e menos tempo nas filas e deslocamentos.

Passaremos dicas importantes para que você programe sua viagem, bem como um roteiro sobre o que fazer em Roma em 4 dias.

Quanto tempo ficar na cidade

Com 2 dias inteiros é possível visitar as principais atrações, como o Coliseu, Museus do Vaticano e Galeria Borghese e Fontana di Trevi.

A partir de 4 dias, você já conseguirá incluir no roteiro o Panteão, a Basílica de São Pedro, Castelo de Santo Ângelo, além de realizar passeios com tranquilidade pelas ruas e praças da cidade.

Na prática, uma estadia de 4 dias inteiros é o tempo mínimo para se ter uma experiência completa em Roma, dedicando tempo a boas refeições e explorando com calma esta encantadora capital.

A partir de 5 dias inteiros o viajante terá a oportunidade de acrescentar piqueniques no lindo parque da Villa Borghese, compras na Via dei Condotti, ou ainda um bate e volta para cidades próximas, como Nápoles ou até mesmo algum vilarejo da Toscana.

Quando ir em Roma

O ideal é ir nos períodos de clima ameno, como nos meses de abril a junho e setembro e outubro. Os meses de novembro e março também são interessantes, pois o frio ainda não é tão intenso e os preços mais baixos. No alto inverno, de dezembro a fevereiro, as chuvas, aliadas ao frio, podem trazer grande incômodo, atrapalhando o passeio.

Já no verão, nos meses de julho e agosto, esteja preparado para muito calor e uma grande quantidade de turistas. Quem viaja com crianças e idosos neste período deve ter cuidados redobrados com a hidratação e o uso do protetor solar.

Exatamente por causa do elevado número de visitantes, no verão é essencial que se compre os ingressos com antecedência, como forma de evitar longas e desgastantes esperas nas filas.

Onde ficar em Roma

O melhor lugar, sem dúvida, é no Centro Histórico, nas imediações da Piazza di Spagna e da Via dei Condotti, mas para entender melhor, leia a nossa matéria que fizemos especificamente sobre esse assunto.

Roma Pass e compra de ingressos

Um bom investimento para se fazer é certamente a compra do Roma Pass de 72 horas, ao custo de 38,50 euros, e que inclui a entrada em duas atrações gratuitamente, além de permitir a utilização ilimitada do transporte público durante o período de validade.

O passe de 48 horas dá acesso a apenas uma única atração gratuita, razão pela qual não consideramos essa opção tão interessante, a menos que você fique pouco tempo na cidade.

Para que o Roma Pass de 72 horas seja válido, vá no primeiro dia no Coliseu, e no segundo dia na Galeria Borghese, por serem as atrações mais caras. No restante do tempo utilize o Roma Pass para obter descontos em restaurantes e ingressos em diversos museus e atrações da cidade.

Mesmo com a entrada gratuita assegurada pelo Roma Pass, é necessário efetuar o agendamento da visita na Galleria Borghese, o que deve ser feito por telefone, ou através do Concierge do seu cartão de crédito.

Já no Coliseu não é necessário agendamento, mas recomendamos a compra do tour guiado pelos subterrâneos e 3º piso, conforme matéria que publicamos sobre o assunto. Para mais informações, clique aqui.

Outro importante museu da cidade, e que não está incluído no Roma Pass, são os Museus do Vaticano, e por isso você precisará adquirir os ingressos com antecedência pela internet, para não ter que enfrentar a gigantesca fila que se forma todos os dias.

Outra opção muito interessante é reservar um café da manhã dentro dos Museus do Vaticano, o que lhe possibilita entrar antes nas galerias e curtir com calma todas as obras. Para mais informações, clique aqui.

Uber ou táxi

Táxi em Roma não é barato, mas também não custa muito caro. Uma viagem do Vaticano até a Piazza di Spagna, por exemplo, custa em torno de 10 euros, mas tanto a qualidade dos carros como o atendimento dos táxis é muito variável. Os veículos em sua grande maioria são modelos intermediários simples, sendo alguns novos, e outros bem antigos e malcuidados.

Já com relação aos motoristas, você verá alguns educados e comunicativos, mas também outros grosseiros e com direção agressiva. Ou seja, táxi em Roma é uma loteria.

Quanto ao Uber, existem 3 opções: Black, LUX e a VAN.

O Black é formado por carros de luxo como o BMW Série 5 que pegamos numa oportunidade. O LUX são veículos topo de linha, a exemplo do Mercedes-Benz Classe S que nos atendeu uma vez. Já o VAN, como o próprio nome diz, são vans de luxo, principalmente da Mercedes-Benz, que acomodam até 7 passageiros.

O preço do Black é em torno de 30% mais caro do que o táxi, enquanto que o LUX e o VAN são aproximadamente o dobro de um táxi.

O grande diferencial do Uber é o atendimento e a qualidade dos carros, muito superiores ao melhor dos taxistas. Sempre que utilizamos fomos recebidos por motoristas educados, que dirigiram com tranquilidade e em carros impecáveis.

Particularmente achamos a opção Black a mais interessante para grupos de até 4 pessoas, pois os carros, mesmo sendo um pouco inferiores ao LUX, já são excelentes.

Já o VAN é ideal para grupos maiores e pelo fato de você poder pegar um Uber VAN, ao invés de dois táxis, o preço fica praticamente o mesmo.

Onde comer em Roma

Vai depender do orçamento de cada um. Um restaurante intermediário, com entrada, prato principal, sobremesa, vinho e água para um casal tem custo em torno de 80 a 100 euros. Há opções mais baratas, normalmente fora do eixo turístico, além de lanchonetes, onde é possível comprar um sanduíche por 5 euros.

Durante nossa recente viagem para Roma conhecemos alguns lugares muito interessantes, e que certamente valem a visita. Primeiro o restaurante Coline Emiliane, recomendado pelo famoso Guia Michelin, que oferece pratos de excelente qualidade por preços interessantes. Espere pagar em torno de 40~50 euros por uma ótima refeição acompanhada de vinho.

As reservas são muito recomendadas, pois as filas que se formam do lado de fora, de pessoas aguardando uma mesa, podem ser grandes. Ele está localizado em uma área pouco movimentada, próximo a Fontana di Trevi, tem um ambiente sofisticado e acolhedor.

Um local imperdível, sendo uma das melhores refeições de toda a viagem pela Itália, é o Sora Margherita, localizado na Piazza dele Cinque Scole, no Trasteverre. Fique atento, pois é apenas uma portinha, e você pode tranquilamente passar sem percebê-la.

O ambiente é simples, apertado e com poucas mesas. O cardápio é apenas em italiano e o atendimento sem muito destaque. O diferencial mesmo do local são os pratos e os preços. Por algo em torno de 20~25 euros você irá experimentar comidas com um maravilhoso tempero, acompanhado de um bom vinho italiano, massa fresca e um molho de tomate simplesmente divino!

Para quem visita o Vaticano temos uma boa dica para almoço ou jantar, e uma indicação imperdível de gelato. O restaurante Tratoria Angelo alla Cupola está a apenas 500 metros da Praça de São Pedro, e tem muitos moradores locais dentre os frequentadores fiéis.

A comida é boa, e o preço, de aproximadamente 25 euros por pessoa, com vinho, é bem razoável. Trata-se de um restaurante interessante, numa área repleta de estabelecimentos tipicamente pega-turistas.

Mesmo que você não queira almoçar e jantar, não deixe de passar na Gelateria Capitan Cono. Trata-se de um estabelecimento que fabrica todos os seus gelatos e foi o local onde experimentamos os mais deliciosos sabores de toda a Itália, e olha que degustamos muitos gelatos durante a nossa viagem.

Conversando com moradores locais nos foi dito que existem outras Capitan Cono pela cidade, mas que aquela no Vaticano é a matriz, e que possui os produtos mais frescos e saborosos. Sem dúvida, uma ótima forma de encerrar ou começar a visita pelo Vaticano.

Roteiro de 4 dias em Roma

Dia 1

No primeiro dia o ideal é se dedicar às atrações principais. Nada melhor do que iniciar a viagem visitando um dos maiores ícones de Roma, o Coliseu, o Foro Romano e o Palatino.

Como toda atração importante, o ideal é comprar o ingresso pela internet, ou usar o Roma Pass e chegar cedo para poder aproveitar o local com o mínimo de turistas possível.

Como já dissemos, considere agendar o tour pelo subterrâneo e 3º piso, e que oferece uma experiência incrível e diferenciada. Espere gastar praticamente um dia todo para percorrer todos os locais, com uma breve parada para almoço.

Uma alerta é que durante os meses de verão as temperaturas altas e a grande aglomeração de pessoas podem ser extremamente desgastantes. Leve muita água e faça constantes paradas para descanso, principalmente se estiver com crianças e idosos.

Tempo necessário – 6~7 horas.

Valor – 12 euros o ingresso que vale para o Coliseu, o Foro Romano e o Palatino. O Roma Pass é aceito.

Se sobrar tempo no final do dia, passe no Circo Máximo, que é ali perto, antes de voltar para o hotel.

Dia 2

Principalmente para quem possui o Roma Pass de 72 horas, é importante agendar a Galleria Borghese para o dia seguinte ao da visita ao Coliseu. Quem compra o ingresso pela internet, basta comparecer no dia e horários marcados, enquanto que os portadores do Roma Pass, como já dito, precisam fazer o agendamento do dia e horário por telefone.

Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência para trocar o seu ingresso na bilheteria. A Galleria Borghese é um museu que vale a visita. A beleza das suas obras, e principalmente do próprio edifício, com paredes, tetos e pisos lindamente ornamentados são uma experiência fabulosa.

Tempo necessário – A visita dura em torno de 1 hora, e se estiver sem tempo, concentre-se no primeiro piso, que de longe é o mais bonito.

Valor – 15 euros para compras pela internet. O Roma Pass é aceito.

A galeria está localizada dentro do parque Villa Borghese, que possui lindos lagos, vegetação exuberante e um clima alegre e descontraído.

Dedique algum tempo a passear sem compromisso pelo local e quem sabe faça um piquenique enquanto observa a constante movimentação das bicicletas e pessoas.

Tempo necessário – entre 1 e 2 horas.

Valor – gratuito.

Durante a tarde, faça um passeio pela Piazza di Spagna, admire as lindas lojas da Via dei Condotti, uma das regiões mais agradáveis de Roma.

No final do dia, início da noite, pegue um táxi ou Uber até o Eataly, um verdadeiro templo da gastronomia italiana, onde é possível encontrar uma variedade imensa dos melhores produtos do país.

Tempo necessário – entre 1 e 2 horas.

Valor – gratuito.

Lá mesmo é possível jantar, pois existem muitas opções de restaurantes, com preços variados.

Dia 3

Os Museus do Vaticano estão entre os mais visitados do mundo, e exatamente por isso é essencial comprar os ingressos com antecedência pela internet. Caso não o faça, espere perder algumas preciosas horas do seu dia na interminável fila que se forma na entrada do museu.

Tempo necessário – entre 2 e 3 horas, caso compre o ingresso pela internet. Entre 4 e 7 horas se optar por comprar o ingresso diretamente na bilheteria.

Valor – 16 euros a entrada, acrescido de 4 euros caso a compra seja pela internet.

Caso esteja disposto a investir um pouco mais (65 euros por pessoa), agende um café da manhã dentro dos museus, o que lhe permitirá entrar antes nas galerias e aproveitar o passeio com mais calma.

Dentro do museu existem dois caminhos, o breve e o longo, e ambos levam até a Capela Sistina. Se o seu interesse em arte é grande, pegue o longo, caso contrário, opte pelo curto, que já passa por algumas das principais obras do museu. Dedique um tempo especial à linda Galeria dos Mapas, e próximo à Capela, não deixe de passar pelas Salas de Rafael.

Caso não esteja com muito tempo, tente passar nas 5 primeiras galerias das Salas de Rafael, que de longe são as mais bonitas e interessantes, e em seguida retorne para o corredor principal, que está a apenas 5 minutos da Capela. O problema é que dependendo do fluxo de pessoas, talvez você não consiga fazer isso, tendo de prosseguir até a Capela Sistina por um percurso de 15 minutos.

Dentro da Capela Sistina é proibido fotografar, o que na verdade é algo bom, pois você poderá dedicar toda a sua atenção às lindas pinturas e afrescos. Não deixe de ouvir o audioguide, com explicações detalhadas.

Apesar da pintura de Adão e o Criador ser a mais famosa, a enorme parede do Juízo Final nos impressionou ainda mais. Após a Capela Sistina prossiga o passeio, e não deixe de passar no lindo Pátio La Pina antes de ir embora.

Saindo dos museus, se dirija até a Praça de São Pedro, que impressiona pelo seu tamanho e beleza. Neste momento a fila para entrar na Basílica de São Pedro deve estar enorme. Caso tenha condições de vir ao Vaticano num outro dia bem cedo, adie a visita da Basílica, caso contrário, entre na fila e aguarde.

Tempo necessário – 2 e 3 horas.

Valor – gratuito.

Após visitar todas essas atrações o dia já deve estar terminando. Não esqueça de tomar um gelato na Capitan Cono, que recomendamos no início, e tenha um bom descanso.

Dia 4

No último dia visite o Castelo de Santo Ângelo, uma construção que data do ano 123 d.c. e está em perfeito estado de conservação. Existe um museu dentro do castelo, só que o mais interessante é a edificação em si, que nos mostra como era uma verdadeira fortaleza 2000 anos atrás. Não deixe de ir até o último andar, de onde se tem uma linda vista de Roma e do Vaticano.

Tempo necessário – 1 hora e 30 minutos.

Valor – 13 euros.

Em seguida, siga até o Centro Histórico e faça um delicioso tour pelas ruas e atrações. Comece pelo Campo di Fiori, uma linda praça, com bares e uma agradável feira diária.

Tempo necessário – 20 minutos.

Valor – gratuito.

Próximo dali está a Piazza Navona, com suas magníficas fontes, com especial destaque para a linda Fontana dei Quattro Fiumi, ao centro.

Tempo necessário – 30 minutos.

Valor – gratuito.

Prosseguindo um pouco mais chega-se ao Panteão, um monumento perfeitamente preservado, apesar de possuir mais de 2 mil anos de existência.

Hoje o Panteão abriga uma igreja cristã, sendo possível sentar nos seus bancos, de forma a dedicar alguns minutos à contemplação e oração, sob a majestosa e bela cúpula.

Tempo necessário – 30 minutos.

Valor – gratuito.

Não muito distante está a Fontana di Trevi, sempre repleta com uma multidão de turistas. Caso queira conhecer o local com calma, sugerimos separar um dia e ir na Fontana di Trevi por volta das 08:00, e só então iniciar os demais passeios. Foi isso que fizemos, especificamente no dia da Galleria Borghese, e não nos arrependemos.

Tempo necessário – 30 minutos.

Valor – gratuito.

Termine o dia passeando pelas ruas do bairro Trasteverre, que é muito agradável e charmoso.

Tempo necessário – entre 1 e 2 horas.

Valor – gratuito.

Lá você encontrará uma infinidade de restaurantes, sendo um bom momento para jantar ou apenas degustar um vinho.

Conclusão

Roma encanta a todos os viajantes. Um simples passeio por suas ruas nos mostra prédios centenários, construções da época do Império Romano e locais que foram palco da história que estuamos na escola. Além disso, museus incríveis e atrações fabulosas tornam Roma um dos destinos mais procurados pelos turistas no mundo.

Uma cidade espetacular, que merece ser explorada com calma, dedicando-se tempo não apenas aos pontos turísticos mais famosos, mas também a passeios descompromissados pelas charmosas ruas.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a cidade de Roma? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

_________________
Hotéis em 10 vezes sem juros? Reserve agora o seu: https://fdv.im/Hotel



 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 12, 2017 1:18 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2946
Roma é uma cidade incrível. São tantas atrações que fica difícil escolher o que visitar primeiro.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 12, 2017 4:02 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Adorei o guia!! Muitas informações úteis!

_________________
http://fdv.im/MarySimoes


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 12, 2017 4:24 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 613MG
Estou montando meu roteiro para seis dias. Além destas paradas obrigatórias, acrescentei locais menos visados como o Parque dos Aquedutos.


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mai 12, 2017 4:30 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2946
ralacerda, com 6 dias certamente já dá para incluir outros lugares legais.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mai 14, 2017 6:52 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 4743
Super guia! Preciso voltar para Roma com mais calma e com essas dicas! Não soube aproveitar bem a cidade!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mai 14, 2017 7:04 pm 
Mensagens: 253
Já anotei o roteiro pra fazer em outubro..show!


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mai 14, 2017 11:55 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10013
Excelentes dicas. Deu até vontade de voltar logo


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Seg Mai 15, 2017 4:19 pm 
Mensagens: 17
Super completo! Adorei. Toda vez que vou a ROma descubro algo novo.


 Título: Re: Guia de Roma – Dicas e Roteiro de 4 dias
Mensagem não lidaEnviado: Dom Ago 20, 2017 4:38 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 33921
Voando Alitalia eu SEMPRE quero fazer o stopover. Cidade incrível!

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Guia de Amarillo | Dicas para quem quer conhecer a cidade

em Texas

Última mensagem Qua Jul 26, 2017 2:46 pm MarySimoes Ver última mensagem

 

3

Guia de Tiradentes | Dicas e informações para a sua viagem ser ainda melhor

em Tiradentes

Última mensagem Seg Fev 19, 2018 10:29 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Guia de Houston | Dicas para quem quer conhecer a cidade | Texas

em Houston

Última mensagem Seg Ago 14, 2017 8:34 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

5

Guia de sobrevivência em outlets dos EUA

em Compras nos Estados Unidos

Última mensagem Qua Fev 14, 2018 3:50 pm Ajudante Ver última mensagem

 

7

Guia de onde comprar cosméticos nos EUA

em Coluna da Manoela Caldas

Última mensagem Ter Nov 21, 2017 1:36 pm manucaldas Ver última mensagem

 

3

 

Destinos - Europa
Itália
Roma

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes