Dicas e informações para uma viagem à Roma

Troca de informações sobre Roma.
talitaito Mensagens: 16
Sex Jan 10, 2014 11:59 am
Dicas e informações para uma viagem à Roma

Imagem

Quer conhecer uma cidade apaixonante, que te arranque suspiros e te surpreenda a cada esquina dobrada? Essa é Roma, a cidade eterna, que te marcará para sempre.

Chegando em Roma

O desembarque acontece geralmente no Aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino), que é o principal aeroporto de Roma.

A imigração foi tranquila, mas é importante ter alguns documentos em mãos: passagem de volta, reservas de hoteis, passagens de trem, etc. O agente perguntará “onde você vai se hospedar?”, “quantos dias vai ficar?”, “vai para outros lugares depois?”, e você mostrando os comprovantes não há motivos para ser barrado.

Já no aeroporto, aconselho o viajante a adquirir o Roma Pass, que é vendido em uma sala de informações. Para quem vai em alta temporada, como eu que fui em Agosto/2012, o passe é essencial. Depois de descobrir as maravilhas do Roma Pass, você terá vontade de dedicar uma oração na Basílica de São Pedro em agradecimento a este cartãozinho abençoado! Depois explicarei com mais detalhes seu funcionamento.

Para aqueles que irão utilizar os caixas eletrônicos do aeroporto, uma dica: observem se outras pessoas estão sacando normalmente, pois há riscos de algumas máquinas engolirem seu cartão. E nem chamando o papa há meios de tirá-lo de lá, pois quem faz esse serviço é uma empresa terceirizada, e não há horários nem dias específicos para a manutenção. Digo isso porque tivemos 2 cartões engolidos, em máquinas diferentes, e vimos acontecer com outras pessoas. No nosso caso, foram aqueles Travel Money.

Uma maneira de se precaver é efetuar o saque em terminais eletrônicos que se encontram dentro de agências bancárias do aeroporto. Chamamos um funcionário, que nos acompanhou, e ao efetuarmos o saque outro cartão engolido! Mas não criemos pânico, pois o funcionário possui acesso aos terminais da agência, e retirou o cartão da máquina.

Há vários meios de se chegar do aeroporto ao Termini, que é a estação ferroviária central. Pode-se ir de trem, táxi ou ônibus.

Utilizamos um ônibus da empresa Terravision e a passagem gira em torno de 6 euros. O ônibus é ótimo, confortável e você terá direito a paisagens maravilhosas pelo caminho.

Chegando no Termini

Pense em uma estação enorme. O Termini é mais. Há linhas para todos os cantos, e tem-se a impressão que você encontrará linha até para a lua. Nós íamos ao bairro Trastevere, onde nos hospedaríamos. Neste caso, pegamos um ônibus do lado de fora do Termini.

Não é complicado de achar. Basta só não ter vergonha de perguntar.

Como funcionam os ônibus

Os ônibus podem ser definidos como uma lata de sardinha entupida de turistas. O transporte é ótimo, há ônibus a todo momento e muitos pontos, mas em uma alta temporada não há como não encontrar transportes repletos de viajantes e suas malas e mapas.

Pode-se comprar bilhetes em bancas de jornais, tabacarias e estações. No ônibus, você valida o bilhete em uma máquina amarela. Nós utilizamos o Roma Pass, que dá o direito de utilizar o transporte público por 3 dias, então não utilizamos os bilhetes.

Agora vamos à prática: o ônibus para no ponto, abre as portas traseiras e você sobe. Não há catracas. Aí, teoricamente, você tem que se dirigir à máquina amarela e validar o bilhete. Mas muitas vezes você não consegue chegar nem perto da tal máquina, e o que vimos foram pessoas subindo e descendo do ônibus sem validar bilhete nenhum.

Muitos achavam até que o ônibus era de graça. O que pode acontecer? Nos disseram que se um fiscal passar, você terá que mostrar o bilhete validado ou o Roma Pass, senão você pode ser preso e condenado a 2 anos de reclusão... brincadeira! Se não tiver o bilhete, levará uma multa de uns 50 euros.

Roma Pass

O Roma Pass pode ser adquirido pelo site http://www.romapass.it" onclick="window.open(this.href);return false;, e você opta em receber pelo correio ou retirar em alguns pontos específicos em Roma, ou simplesmente comprar lá, que acho muito mais fácil. O passe é vendido em inúmeros pontos, e é muito fácil de encontrar. Está em torno de 34 euros.

Aconselho comprar depois de desembarcar, porque provavelmente você utilizará algum transporte público que é contemplado pelo passe.

Ah, os transportes do aeroporto para o centro não aceitam o Roma Pass!

Com ele, você terá direito a utilizar o transporte público por 3 dias e 2 entradas em museus ou monumentos conveniados (e em uma fila exclusiva!). A partir do 3º museu, ao apresentar o passe, você terá descontos.

O bilhete começa sua vigência ao validá-lo em algum transporte ou museu/monumento.
Optamos em visitar o Coliseu (suspiros) e o Castelo de Santo Ângelo.

Ao chegarmos no Coliseu, avistamos uma fila de virar o quarteirão. E juntamente com um calor de 40°, o desespero começou a brotar. Eis que havia uma indicação de uma fila para quem possui o Roma Pass. E inacreditavelmente, vazia. Você vai caminhando para a entrada do monumento, e deixando aquela fila estática para trás. A vontade que você tem é de beijar seu Roma Pass até o pôr do sol (que no verão se põe quase 9 da noite). Então, vale muito a pena! Você ganha tempo, e em uma viagem, tempo é um bem preciosíssimo.

Onde se hospedar

Cada pessoa possui uma prioridade ao escolher onde se hospedar. Preço, conforto, localização... eu priorizo a última opção, sempre tentando aliar uma boa localização a um bom preço e segurança.

Me hospedei no bairro chamado Trastevere. Cheguei a este charmosíssimo bairro após eleger algumas características que eu gostaria:

- Boa localização: é fácil chegar nos pontos turísticos? Há meios de transporte próximo? Há restaurantes, bares, vida noturna nas redondezas?

- Segurança: OK, é Europa, mas nem por isso vamos arriscar. É possível andar à noite?
Indico Trastevere de olhos fechados. Li muito sobre gente que se hospeda no Centro , próximo ao Termini. Eu posso estar enganada, mas não senti que seria um local em que eu andaria 100% tranquila à noite. Mas seria bom ouvir opiniões de quem já se hospedou por lá.

Trastevere é lindo, com vielas poéticas, uma vida noturna alegre e cheia de opções, além de restaurantes maravilhosos. Pode caminhar tranquilo por lá. Íamos a pé a quase todos pontos turísticos, e também há ônibus por todos os lados.

Ah, só não pode consumir bebida alcoólica na rua!

O que comer

Roma é o paraíso para quem gosta de um bom carboidrato. Pizza, lasanha, nhoque, macarrão, regados a molhos maravilhosos.

Há quem critique a pizza italiana, dizendo que é ruim. Para mim, ruim é jiló!

Elas não costumam vir com a avalanche de recheio e diversidade como no Brasil, mas vale a pena experimentar. São em porções individuais, do tamanho de um prato que você come em restaurantes, ou pode-se comprar uma fatia bem generosa e comer na rua.

No Trastevere, o legal é se perder nas vielas. Cada vielinha é uma surpresa, repleta de cantinas com mesinhas do lado de fora, estilo o restaurante da famosa cena da almôndega de “A Dama e o Vagabundo” (não é muito charme para uma cidade só?). Toda noite saíamos para jantar sem local específico e íamos caminhando pelas ruas e parávamos onde desse na telha. Podem arriscar sem medo, pois vai ser difícil encontrar algum lugar que a comida não seja boa.

Um prato que deve, repito, d-e-v-e ser experimentado, é o Macarrão à Carbonara. O macarrão tem uma consistência mais firme, o toucinho parece que só eles conseguem fazer daquele jeito, e o molho é dos deuses! Experimentei em uns 4 restaurantes diferentes (percebam que nem gostei do prato), e todos foram maravilhosos.

Muitos restaurantes oferecem um “pacote”, em que você paga um valor específico e tem direito a uma entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida.

E depois de uma bela refeição, hora da sobremesa! E nada melhor que um belo sorvete italiano.
O sorvete virou rotina diária na minha viagem (depois não sabe porque não emagreceu mesmo andando que nem uma condenada). Aconselho o de Pistache, que é divino.

Uma das sorveterias que mais gostamos foi a Blue Ice. É uma rede, e você encontra várias em diversos pontos.

O que visitar

Ficamos em Roma 4 dias. Não conseguimos visitar todos os pontos turísticos e monumentos, até porque essa cidade monstruosa repleta de história exige muito mais tempo que isso. Mas é possível se organizar, escolher suas prioridades, e deixar outras para uma próxima visita.
No geral, é possível fazer quase tudo a pé.

Vou comentar sobre os pontos que visitamos.

Coliseu
Foi a coisa mais embasbacante que vi na vida. Você aprende sobre ele desde pequeno na escola, vê sempre na TV, lê em livros... mas quando ele aparece, majestoso e imponente na sua frente, seu braço arrepia e seu coração dispara. Não é exagero! E todo mundo que converso que já visitou Roma, diz ter as mesmas sensações. É fantástico.

Optamos em adquirir um áudio guia em português. O nosso era estilo um Ipod que passava vídeos na tela e te ditava um caminho que deveria ser percorrido dentro do Coliseu, e em pontos determinados era detalhado como era, o que acontecia, como funcionava. É interessante, mas não imprescindível.

Há uma parte da arena, que é fechada e só é possível descer com uma visita guiada. Creio que há horários específicos e é necessário se informar antes.

Fontana di Trevi
É a famosa fonte que se jogam moedinhas (de costas pra ela). Optamos em visitá-la à noite, o que não tira em nada seu charme e beleza.

Como fomos em alta temporada (Agosto), sem contar o calor escaldante, nos disseram que a fonte é concorridíssima de dia, e é preciso alguma paciência para encontrar um espacinho para admirar a maravilha.

Fomos a 1 da manhã e havia gente! Mas tudo muito tranquilo, pudemos nos sentar nos banquinhos que há de frente com a fonte e ficar lá por longos minutos só observando.

Ah, muito próximo da fonte há o Pantheon. É um imponente monumento em perfeito estado, que já foi igreja, fórum, templo, e no final, é tudo isso acrescentando uma arquitetura de tirar o fôlego.

No horário que fui estava fechado, e é necessário verificar os horários de funcionamento caso queira visitá-lo por dentro. Localiza-se no meio de uma praça que é um charme só, rodeado de restaurantes, na Piazza dela Rotonda. Detalhe: a visita era gratuita, e acredito que continue assim.

Castel Sant’Angelo
Resolvemos visitar o castelo com o Roma Pass, que nos dava direito a mais uma atração grátis.
É conhecido também como Mausoléu de Adriano, e já foi fortaleza, prisão, edifício militar, e hoje é um museu. Tem uma vista linda no terraço, e seu interior é muito interessante. É muito legal caminhar por dentro dele, imaginando que lá passou o imperador Adriano. Você caminha por corredores e salas livremente, e no terraço há um café. Não é um passeio demorado e nem imperdível, porém interessante.

Piazza Venezia
Você com certeza passará por essa praça inúmeras vezes nas caminhadas pela cidade, e vai achá-la linda todas as vezes.

Há o monumento Vittorio Emmanuel II, que pode ser visto de vários pontos da cidade. É muito grande, muito branco e muito lindo (de dia e de noite). Todo feito de mármore branco, possui um elevador panorâmico (que não fui, mas dizem que vale a pena). Pode-se também apreciar a vista do seu terraço (no calor é ótimo para encontrar uma sombra e encostar no mármore geladinho) e de lá é possível a visão de vários sítios arqueológicos.

Ao lado há um pequeno museu dedicado à descendência italiana, com fotos, documentos e objetos. É grátis e para quem tem raízes da Itália, pode ser interessante.

Na mesma colina que o monumento, você verá uma porta de madeira destoando totalmente de toda aquela brancura-dente-do-Jon-Bon-Jovi. Ela esconde a bela Igreja de Santa Maria d’Aracoeli. O teto é uma obra de arte, repleto de afrescos e lustres.

Vaticano
Tá preparado para andar? Porque no Vaticano você vai andar muuuuito.

Apesar de ser o menor país do mundo (0,44 km²), lá sem tem muita coisa para fazer e se deleitar: Museu do Vaticano, Basílica de São Pedro, La Pieta, Cúpula de São Pedro, visita interna ao Vaticano, Necrópole e muitas lojinhas de souvenir (as mulheres piram).

Como eu sou uma pessoa que tem sérios problemas em fazer resumos, vou detalhar brevemente o que vi e o que verei numa próxima ida a Roma:

- Museu do Vaticano: tem obra de arte para todos os gostos, de todos os tipos, de todas as épocas. Tem MUITA obra para ver. Obras de valores intangíveis, que nem Bill Gates poderia comprar. E tem a estonteante, estupenda, maravilhosa e “ooooh” Capela Sistina. O museu tem um esquema legal: ele possui um caminho único, que vai sendo trilhado até à Capela, então você passa por todas as salas e vê todas as obras. Me parece que existe um meio de se ver só a Capela, mas eu não perderia a ida ao Museu nem se me oferecessem 1 ano de sorvete italiano de grátis. Compramos o ingresso antecipadamente, pelo site http://www.italy-museum.com" onclick="window.open(this.href);return false;, onde você imprime um voucher e troca pelo ingresso em uma cabine específica. Dá para economizar um tempinho (que seria o tempo que você ficaria na fila da bilheteria).

- Basílica de São Pedro: é onde se encontra a famosa varandinha em que o papa faz seu discurso. Dentro da basílica e protegida por uma parede de vidro, La Pieta de Michelangelo.

Ah mulheres, lá não se permite entrar com blusinhas de alça, muito cavadas, shorts ou saias muito curtas. E eles barram mesmo! Uma dica no verão é levar um lenço a tiracolo, e depois jogar por cima dos ombros. Lá no Vaticano você encontrará diversas barraquinhas que vendem lenços também.

- Cúpula de São Pedro: lá de cima você terá a visão da cidade do Vaticano. Vale muito a pena. Se não for fazer a visita interna guiada, a visão da Cúpula já dá uma ideia muito boa de como é este minúsculo e milionário país. Mas esteja em forma, porque são 320 degraus (além de um elevador) para chegar até o topo. E os degraus não são fáceis. Há alguns estreitos, em caracol, meio inclinados. Eu, o sedentarismo em pessoa, pensei que iria ter um infarto e conhecer Deus pessoalmente. Mas se eu cheguei viva (com uma parada de uns 10 minutos para respirar), qualquer um consegue. E a vista vale todo o esforço. Quando eu fui, paguei 7 euros.

- O que eu não fiz, mas fiquei com vontade: Visita guiada ao Vaticano e Necrópole.
Ambos devem ser agendados com antecedência de meses para se conseguir vaga e ser aprovado. Sim, eles vasculham toda sua vida para saber se permitirão sua entrada. Então se lembra daquele bombom que você roubou na Americanas? Vai pesar nessa hora. Brincadeira.

O que mais fiquei sentida em não ter conseguido ir foi à Necrópole. Não é um passeio muito divulgado, e quando descobri que ele existia, já estava muito em cima da hora e me responderam que não havia mais vaga. Então se programe! O passeio custa em torno de 12 euros, e são em grupos de 15 pessoas (exclusivíssimo).

A Necrópole é um cemitério romano subterrâneo, embaixo da Basílica de São Pedro, com mausoléus, paredes com mosaico e a tumba e ossos que seriam de São Pedro (uau). Mesmo para quem não é católico, é algo impressionante.

Para reservar é preciso mandar um e-mail para Ufficio Scavi [email protected], com número de participantes, nomes, idioma para a visita (tem Português, uhu) e datas. Eu escrevi em um inglês bem mais ou menos e eles me responderam uns 3 dias depois (com um belo de um NÃO, mas tudo bem). Ah, e eles que decidem a data e o horário, então fique esperto se seu cronograma for muito apertado.

Informações soltas:
- Os guardas (suíços!) do Vaticano são um show à parte. A roupa deles, diz a lenda, veio de um desenho de Michelangelo.
- Íamos para o Vaticano de ônibus ou a pé. Os dois jeitos são bem fáceis.
- O Papa reza missas de domingo na Piazza San Pietro, lá da varandinha da Basílica. É necessário ver o calendário e se informar sobre as datas (http://www.vatican.va" onclick="window.open(this.href);return false;). Quando eu fui, o papa
- Bento estava de férias e rezava a missa em uma cidade próxima, mas não tive tempo de ir.
- Acredito que até para quem não seja cristão, ou não seja praticante, seja algo interessante e emocionante, ainda mais agora com o papa Francisco que esbanja carisma (o Papa é pop!).

Final

Ufa, você chegou até aqui? Avisei que tenho problemas em resumir.

Para concluir: ficamos 4 dias em Roma. É o suficiente para ver pontos turísticos importantes, bem corrido, mas dá para deixar um gosto de “vou-voltar-para-Roma-nas-próximas-férias”. Fomos em Agosto, alta temporada e um calor de deixar o Brasil no chinelo. Porém é o mês das férias dos italianos também. Ou seja, eles vão todos viajar. Os comércios estavam fechados (somente sorveterias e algumas lojinhas abertas) e não tivemos a oportunidade de ver o trânsito caótico romano. Estava bem tranquilo.

Meu conselho é: ande muito, entre em ruelas, saia sem rumo (mas se programe também!), e coma muuuuuuuuito Carbonara e sorvete italiano!

Só alerto uma coisa: seu coração vai doer na hora de deixar Roma. Ah, Roma...

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

springbook Mensagens: 955
Sex Jan 10, 2014 4:25 pm
@talitaito,

Excelentes dicas, muito bem detalhado! Certamente vou ler atentamente antes de ir à Roma mês que vem!

Abraços
Luissergio Mensagens: 26
Sex Jan 10, 2014 6:44 pm
Como diz o ditado "quem tem boca vai a Roma", e eu, como tenho boca, lá vou em junho próximo, bem no meio da Copa! Vou passar lá 5 dias, mas pretendo gastar um deles em Florença, indo de trem bala num bate e volta. A leitura do post me deixa mais ansioso do que já estava! Vou ficar no centro, próximo à Termini. Vou consultar este relato de lá para ver se não perdi nada, especialmente o Macarrão à Carbonara!

talitaito Mensagens: 16
Sex Jan 10, 2014 7:06 pm
Ai gente, que inveja boa de vocês que vão para Roma! Com certeza será uma viagem fantástica, não tem como ser diferente!
Eu também fui pra Florença de trem, que por sinal... que trem é esse, minha gente??? Melhor que avião, hiper confortável.
Uma amiga foi e disse que uns caras apareceram para carregar a mala dela pra dentro do trem e depois cobraram! Quando eu fui não vi nada disso, mas é bom ouvir relatos pra gente ficar esperto.
Aproveiteeeem muito!

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Jan 10, 2014 7:11 pm
Quanto devo dar de gorjeta na Europa? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=10&t=7804" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sáb Jan 11, 2014 10:36 am
Ótimas e preciosas dicas Talita!

Estão anotadas e em breve (estou torcendo) serão utilizadas.

Sobre a hospedagem em Trastevere, vc ficou em hotel ou albergue?
O que pode nos contar mais sobre o bairro, fiquei interessado!

Valeu.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
talitaito Mensagens: 16
Sáb Jan 11, 2014 12:37 pm
Oi Telmo!
Eu fiquei em um hotel/ B&B! Como estávamos em 3, o quarto triplo saía o mesmo preço que 3 camas em um albergue.
Ficamos no Sonnino Suite (http://www.booking.com/hotel/it/sonnino-suite.pt-br.html?sid=98c67f0cf21a1c140dc7105f7fd95278;dcid=2" onclick="window.open(this.href);return false;), que tinha boas avaliações no Booking e no Tripadvisor.
O quarto era bom, limpo e amplo, o banheiro bom também, achei seguro, tem ponto de ônibus muito perto, padarias, lanchonete, mercadinho... recomendo! Só não tem café da manhã.
O bairro é lindo... ele é bem mostrado no filme "Para Roma com Amor", e se foi escolhido de cenário por Woody Allen, pode acreditar que é um lugar encantador.
De dia caminhávamos pelas vielas, com ruas de paralelepípedos, varais nas janelas, mercadinhos, restaurantes pequenos com mesinhas na calçada... você caminha e do nada encontra mini fontes para beber água. Disseram ser potável. Eu bebi (muito) e não tive giardíase nem nada :lol: . E é geladinha! Inclusive, me disseram que existe fonte até que sai água com gás!
E de noite é fantástico. É um bairro boêmio, com muita gente, as praças repletas de jovens tomando sorvete (não pode beber na praça!), pequenas trattorias, barzinhos...
Na margem do rio também instalam barzinhos e vi até uma mini danceteria... muito show!
Achei super seguro e íamos a pé do hotel.
O que achei mais interessante é que entrávamos em algumas vielinhas estreitas e escuras, sem uma alma viva, e de repente aparecia um barzinho ou uma trattoria, cada um com um estilo diferente e uma vibe muito legal. Inclusive, são tantas vielinhas que depois queríamos encontrar algum bar ou pub que havíamos visto, e não encontrávamos o caminho :lol: .

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sáb Jan 11, 2014 12:40 pm
Parece muito bom mesmo. Obrigado pela dica.

O hotel não tinha café da manhã? Ele não era B&B? Kkk..

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
talitaito Mensagens: 16
Sáb Jan 11, 2014 12:46 pm
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Verdade, deve ser B&B de Bed & Bathroom :D .
Acho que eles se denominam assim porque eles não oferecem uma portaria igual de hotel. Você fica com a chave da porta principal e do quarto, e tem uma recepção que funciona só meio período.





Booking.com

Voltar para “Roma”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio