Arubinha: um paraíso escondido às margens da lagoa de Araruama

Troca de informações sobre a Região dos Lagos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Sex Dez 20, 2013 6:24 pm
Imagem
O céu azul em contraste com a água esverdeada da lagoa contagia.

Arubinha está localizada em uma das margens da lagoa de Araruama, uma cidade na região dos lagos localizado a cerca de 2 horas do Rio de Janeiro e próxima às cidades Búzios e Cabo Frio.

Imagem
Lagoa de Araruama com a seta nos indicando a exata localização de Arubinha.

O que torna a região dos lagos tão especial? Ela é banhada por belíssimas praias e no passado abrigava os pescadores que se aproveitam da área de ressurgência com abundância de peixes. A região é perfeita para todos os tipos de turistas, os mais jovens podem aproveitar um dia inteiro de praia e à noite ir badalar nas boates e bares de alto nível. Os casais encontrarão ambientes românticos com vistas alucinantes. As famílias se divertem enquanto aproveitam o sol nos resorts ou praias com águas tranquilas.

E Arubinha? É indicada para os que procuram fortes ventos. Como a região é situada mais ao leste que a Cidade Maravilhosa, tem maior incidência dos fortes ventos vindos do oceano. A topografia da região ajuda o vento a ganhar mais velocidade, já que a área é plana. A água, sempre abrigada, apresenta uma temperatura bastante agradável. Pela descrição qualquer velejador já estaria com aquela vontade de conhecer esse local. Como se não bastasse, Arubinha está localizada em um banco de areia que se estende quase que até o meio da lagoa, dividindo o pico em dois.

A faixa de areia cria então uma região que mesmo com os mais fortes ventos permanece “flat”, livre de ondas, criando a condição perfeita para a prática de Kitesurf e Windsurf. O Kitesurf com certeza dominou o local. Do outro lado do banco de areia encontramos uma região com algumas ondas, mas por outro lado uma área rasa que se estende por quilômetros de distância, criando uma boa condição para aqueles que têm medo, pois você conseguirá ficar de pé a qualquer momento, e se qualquer coisa der errado, o vento te deslocará até o banco de areia.

Arubinha é mundialmente reconhecido como um dos melhores picos para a prática do esporte.

Uma observação importante é que o vento geralmente sopra para longe da praia na região “flat”, empurrando o velejador para fora. O que não é um problema para a segurança como veremos adiante.

Imagem
Banco de areia que forma o paraíso do esporte.

Estrutura do local

A estreita faixa de areia não conta com luxo ou infraestrutura avançada. Talvez o aspecto que torna esse local único seja a simplicidade. As três maiores escolas de kite que funcionam no local construíram cabanas com paredes e telhados de folhas de bananeira, onde se pode descansar e repor as energias para mais algumas horas de velejo.

Os instrutores são bastante receptivos e podem ajudar em qualquer problema. A principal ajuda se dá na hora do perrengue e eles estão sempre a postos em seus botes para resgatar qualquer um que tenha alguma dificuldade e que por qualquer motivo não consiga retornar a praia, já que o vento sopra para fora. O preço do resgate é em torno de R$50,00.

Imagem
A charmosa estrutura local.

Eu nunca pratiquei nenhum esporte na água

Se você nunca teve nenhum contato com esportes a vela não tem problema nenhum. As escolas oferecem cursos para todos os níveis, com pacotes de 10 horas ou aulas de uma hora. São três principais escolas: Do Baiano, do Leco e da UpWind. Essa ultima é a que oferece melhor estrutura, já que eles têm duas bases em Praia Seca, sendo uma bem próxima a Arubinha no condomínio Villagio Vlatelina.

A base mais próxima oferece uma guardaria para o equipamento e pode-se desfrutar de uma deliciosa pizza na pizzaria ao lado da base. Perfeito para o pós velejo.

Imagem
As águas tranquilas de Arubinha oferecem a condição perfeita para o início da prática do esporte.

Imagem
Primeiras aulas de Kite.

Imagem
Final do curso de 10 horas.

Onde eu posso me hospedar?

Para aqueles que querem aproveitar o paraíso por mais de um dia o local mais próximo para se hospedar é na pousada Villagio dos Ventos, localizada ao lado da base da UpWind. Ainda é oferecido um alojamento para atletas por um custo muito menor, também com menos conforto. Outra opção é se hospedar em uma das várias pousadas e hotéis de Búzios ou Cabo Frio, que estão a poucos quilômetros do local.

Como chegar?

O caminho para esse paraíso não é difícil. Saindo do Rio de Janeiro você deve seguir pela ponte Rio-Niterói e ir em direção à Região dos Lagos. Uma vez dirigindo na Via Lagos, depois do pedágio, deve-se virar à direita, em direção a Saquarema.

Quando entrarmos na estrada principal novamente dobramos à esquerda. Seguiremos então até uma placa que nos da à direção de Praia Seca, tomando essa saída. Passaremos pelo condomínio Villagio Vlatelina (onde vemos facilmente um outdoor com uma propaganda da UpWind), que fica em uma grande reta na Estrada da Figueira. Assim que essa reta acabar devemos sair da estrada e dobrar à esquerda. Nesse ponto entraremos em uma estrada de uma mistura de terra e areia. A partir daí já conseguimos entrar no clima do paraíso e mais cinco minutos chegamos ao local.

Pode-se colocar as coordenadas no GPS e garantir uma viagem sem desvios desnecessários:
22º 53`22.06`` S 42º 13`42.53`` W.

Imagem
Podemos ver o trajeto do Shopping Rio Sul até a Via Lagos.

Imagem
Nessa imagem vemos claramente o ponto onde devemos deixar a Via Lagos (A), o ponto onde voltamos para a estrada principal (B) e o ponto onde viramos a direita em direção a Praia Seca (C).

Imagem
Esse é o ponto que devemos sair da estrada principal ao final da reta, dobrando à esquerda e seguindo a estrada de areia até o local demarcado pelo balão “B”.

Veja mais algumas fotos desse paraíso:

Imagem
Pôr do sol magnífico depois de um dia inteiro de velejo.

Imagem
Dia típico de velejo na Lagoa.

Imagem
Nos dias de semana você tem o paraíso só para você.

Imagem
O velejo se estende até o pôr do sol, nos levando a essas imagens belíssimas.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Daniel Morelenbaum.

E você, conhece Arubinha? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sex Dez 20, 2013 10:29 pm
Maravilhosas as fotos. Nunca tinha ouvido falar desse lugar e é realmente bem convidativo. Muito boa a matéria!!!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Dez 21, 2013 2:50 am
Conheço e recomendo tb! Principalmente para os amantes de kite surf!

Parabéns pela matéria Daniel! :D

viajante Mensagens: 1090
Sáb Dez 21, 2013 9:57 am
Parece interessante. Vi no Google Maps e é realmente pertinho de Búzios.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Set 25, 2015 6:29 pm
Já tinha visto fotos desse lugar, mas legal saber um pouco mais. Gostei ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
MarcosPD Mensagens: 1
Dom Ago 09, 2020 8:31 pm
Estive tentando chegar em arubinha, em março de 2020, atolei meu carro, tive que andar uns 5 km, por sorte rapazes numa 4x4 que estavam na rodovia, me socorreram, quando estávamos saindo do atoleiro, quase fomos assaltados por 2 homens que estavam andando pelo mato, vindos de uma localidade conhecida como Sabiá.
Não vale o risco.





Booking.com

Voltar para “Região dos Lagos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio