Palo Duro Canyon State Park, em Amarillo | Dicas, horários e como é a visitação

Troca de informações sobre o Texas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Ago 10, 2017 9:15 am
Palo Duro Canyon State Park, em Amarillo | Dicas, horários e como é a visitação

Imagem

Amarillo, no Texas, está a aproximadamente 1.000 quilômetros de Houston e 580 quilômetros de Dallas, sendo o berço do Palo Duro, o 2º maior Canyon dos EUA. Em um país que já possui o Grand Canyon, um dos mais famosos do planeta, poderia ser difícil justificar uma visita ao Palo Duro, mas a realidade é que em Amarillo você tem uma experiência totalmente diferente e inusitada.

É verdade que o Grand Canyon é maior, mais profundo e magnifico. A visita, porém, se limita basicamente a percorrer os mirantes, pois uma simples descida até a base do Canyon pode durar até 6 horas de caminhada.

Já no Palo Duro o cânion pode não ser tão imponente, mas por outro lado possui estradas asfaltadas que conduzem o viajante até a base, e no caminho oferece diversas trilhas, com graus de dificuldade distintos, que levam até lindos locais de observação.

Imagem

Imagem

Imagem

A relação do visitante com o Palo Duro Canyon é mais próxima, sendo possível interagir com a natureza, e não apenas observá-la. Enfim, ao invés de competirem entre si, o Grand Canyon e o Palo Duro Canyon se completam, oferecendo, cada um, uma experiência própria e única que certamente irá encantar a todos os turistas.

Qual o tempo necessário para o passeio?

Reserve pelo menos metade de um dia para passear pelo Palo Duro Canyon. Com este tempo é possível percorrer de carro as estradas e fazer uma ou duas trilhas rápidas.

Se tiver interesse em trilhas mais longas, como aquela que leva até a pedra conhecida como Lighthouse, se programe para ficar 1 ou 2 dias inteiros no parque.

Quando ir ao Palo Duro Canyon

O ideal é evitar os meses de julho, quando faz muito calor, e dezembro, que é extremamente frio. O pior período é mesmo o verão, quando as temperaturas podem chegar a 45ºC, o que dificulta as caminhadas e traz sérios riscos de desidratação e insolação.

No começo das trilhas sempre vemos um termômetro e a recomendação é de extrema cautela quando a temperatura estiver acima de 90ºF, que corresponde a 32ºC. Nestes casos, o ideal é fazer o percurso no início ou no final do dia, levar bastante água, utilizar protetor solar e estar em boas condições físicas.

Há existem trilhas menores que podem ser realizadas mesmo em condições de extremo calor, desde que você não se esqueça do protetor solar e da água. Durante a nossa visita em junho pegamos temperaturas de 40ºC, mas mesmo assim fizemos duas trilhas rápidas.

Existe hotel ou restaurante dentro do parque?

Não existe nenhum hotel dentro do parque. Há apenas uma lanchonete onde é possível adquirir comida e bebidas. Há diversos locais para camping, inclusive com estrutura para receber trailers, e que são amplamente utilizados durante todo o ano.

Como chegar

O Palo Duro Canyon está a pouco mais de 60 quilômetros da cidade de Amarillo, em um trajeto que demora em torno de 50 minutos. A melhor forma de chegar lá é de carro, razão pela qual recomendamos fortemente o aluguel de um.

Caso esteja a pé, será necessário utilizar o serviço de táxi ou Uber, ou então procurar uma agência que possa organizar uma excursão até o local.

Existem trilhas para bicicletas e cavalos?

Existem sim. Algumas trilhas estão abertas para caminhadas, bicicletas e cavalos. Outras apenas para uma dessas modalidades. Fique atento ao mapa da região e às placas indicativas no início de cada trilha.

Como é a visitação

Antes de tudo, certifique-se de que tenha muita água, protetor solar e comida no carro. Não esqueça também de roupas leves no verão e casacos pesados no inverno, além de boné e calçados confortáveis.

No verão o ideal é chegar cedo, pois as temperaturas estarão mais amenas. Já durante o inverno, o melhor é programar a visita para um pouco mais tarde, de forma a aproveitar o calor do sol.

Logo no início pare no Centro de Visitantes e pegue um mapa da região. Esse também é o local ideal para fazer compras de lembrancinhas.

Imagem

Imagem

Imagem

A trilha mais famosa é a que leva até o Lighthouse, uma formação rochosa em forma de farol. O percurso de ida e volta totaliza quase 10 quilômetros. Apesar de termos feito apenas um pequeno trecho inicial, estava bem demarcada. No início da trilha Lighthouse temos um grande estacionamento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Andando de carro pela estrada fique atento, pois existem várias outras trilhas, algumas bem curtas, que podem passar desapercebidas. Nós andamos em uma que margeia o Rio Vermelho e uma outra que leva até a uma caverna. Ambas bem tranquilas e seguras.

Imagem

Para quem aprecia esportes outdoor, o Palo Duro Canyon é um verdadeiro parque de diversões. São muitos lugares para conhecer e uma ótima estrutura para receber os visitantes.

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para o Texas a convite do Turismo do Texas, com seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece o Palo Duro Canyon State Park? Fez alguma trilha? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Ago 10, 2017 9:38 am
Adorei o Palo Duro Canyon, principalmente porque é muito mais fácil de interagir do que o Grand Canyon.

Para quem gosta de trilhas e caminhadas, é um lugar perfeito.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qui Ago 10, 2017 3:00 pm
Muito lindo!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Ago 11, 2017 7:16 pm
Um dos lugares que mais quero conhecer no Texas.





Booking.com

Voltar para “Texas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio