Singapura: modernidade, cultura, agito, compras e ótimas atrações turísticas na Ásia

Troca de informações sobre Singapura.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Set 02, 2015 9:21 am
Imagem

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população, abrangendo um terço das partes sólidas da superfície da Terra e abrigando quase três quintos da população mundial. Um dos seus destinos é Singapura, uma cidade-estado, que impressiona com o mais alto padrão de vida do sudeste asiático.

Quer modernidade? Quer compras? Quer excelentes hotéis? Quer restaurantes incríveis? Quer uma noite agitada? Quer templos e cultura? Quer um povo acolhedor? Quer atrações turísticas para todas as idades? Quer mesclar o moderno com o antigo? Quer calor o antigo inteiro? Quer se encantar com um país totalmente diferente do Brasil, mas muito interessante e surpreendente? Singapura tem tudo isso e ano após ano conquista viajantes do mundo inteiro.

Se você acha que Singapura se escreve com C pode até ter razão, mas com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, a forma correta passou a ser com S. Esse é apenas um detalhe deste incrível destino.

Chegando ao Aeroporto de Singapura, também conhecido por Aeroporto de Changi, hub da Singapore Airlines e melhor rota disponível, é impossível não se impressionar com seu tamanho e modernidade. O aeroporto, aliás, é considerado o melhor do mundo. As 24 horas de viagem não são sentidas diante da novidade de conhecer um novo destino.

Imagem
Primeira Classe.

Imagem
Classe Executiva.

Imagem
Classe Econômica.

Como chegamos dois dias após a comemoração dos 50 anos da nação o aeroporto estava todo decorado em homenagem a data tão especial. A imigração é simpática e não faz perguntas, mas no formulário que preenchemos uma frase impressiona: "Morte para os traficantes de drogas".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Você pega a mala na esteira de bagagem, faz o câmbio e ainda compra o chip para o celular em poucos minutos, com uma facilidade que impressiona. Tudo preparado para receber bem os turistas!

Dentro do aeroporto a temperatura é agradável, mas ao sair dele para pegar o transporte até o hotel o calor já impressiona. O destino está localizado próximo à linha do Equador, então tem um clima tropical, úmido e temperaturas mínimas de 23/24°C. Chegamos bem cedo e ainda assim já sentimos que o calor seria uma constante em locais abertos.

Imagem

Felizmente se comunicar é fácil, pois todos falam inglês, ainda que a pronúncia nem sempre seja fácil de entender. Os outros idiomas são o chinês mandarim (o governo incentiva a utilização do mandarim ao invés de outros dialetos chineses) malaio e tâmil (indiano). Você definitivamente tenta, mas não consegue entendê-los.

No caminho até o hotel, que adota a mão inglesa devido a colonização britânica, gastamos menos de 30 minutos sem trânsito. É impossível não se admirar e reparar nos detalhes, pois tudo é novo, diferente e interessante. Você tem a certeza que chegou quando vê à esquerda o Marina Bay Sands e a Singapore Flyer. Os dois símbolos da cidade fazem os olhos brilharem. Isso é Singapura!

Imagem

Chegando ao Mandarin Oriental, Singapore notamos toda a arte oriental em servir. O hotel já impressiona pelo seu edifício, na forma de um leque, que é o símbolo da rede. Entramos e nos sentimos em um oásis de relaxamento, onde começa uma experiência em um dos mais exclusivos hotéis do destino.

Realizamos o check-in, subimos ao quarto, abrimos a janela e surpresa: a vista mais desejada, da Marina Bay. Pensamos: "Uau, imagina à noite". Descemos para a piscina e pensamos: "Uau, que vista privilegiada". Além do skyline da cidade, conseguimos ver o Marina Bay Sands, a Singapore Flyer, o ArtScience Museum, um campo de futebol no meio da baía, assim como a futurista loja da Louis Vuitton. Quer mais? Se você decidir se hospedar no hotel na época da Fórmula 1 poderá assistir a corrida da janela do seu quarto.

Ah, o hotel também tem uma piscina, mas que você acaba só vendo depois de curtir o visual. Como faz muito calor os hóspedes podem usá-la de dia e à noite, curtindo sempre o visual. Perfeito!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também ficamos hospedados no exclusivo Shangri-La Hotel, Singapore, um hotel 5 estrelas localizado no coração da cidade, próximo às lojas, shoppings e restaurantes e a apenas alguns minutos de caminhada do Jardim Botânico, uma das atrações mais interessantes da cidade.

Imagine-se entrando em um oásis de exclusividade e relaxamento. Imaginou? É essa a sensação que os hóspedes têm. Você está em uma cidade vibrante, mas ao mesmo tempo está em um hotel exclusivo, onde pode relaxar e curtir momentos únicos, seja em uma viagem de casal ou em família.

Há três torres no hotel, cada uma focada em um determinado perfil de viajante. Nós ficamos hospedados na menor e mais exclusiva, chamada de The Valley Wing. A entrada é separada das outras torres, com um lobby próprio, onde a qualquer hora do dia os hóspedes podem degustar champanhe de cortesia.

O quarto também impressiona pelo tamanho e decoração clássica, que harmoniza perfeitamente com a proposta. Somos recebidos com frutas, chocolates e todas as bebidas não alcoólicas do frigobar também são cortesia. Ao abrirmos a janela a vista para a piscina faz termos vontade de começar o dia com um relaxante mergulho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ficamos 4 dias em Singapura, que é o tempo mínimo aconselhável para conhecer bem a região. Quando você começa a planejar percebe que há realmente muitas atrações turísticas, que são enormes, além dos vários shoppings. Se você tiver tempo vale a pena ficar até uma semana, para curtir tudo sem pressa, aproveitando ao máximo.

Começamos nosso passeio pela cidade na vibrante região chamada de Little India, onde você poderá conhecer a cultura local e viver o contraste. Você sai da parte moderna e imponente e entra na parte cultural e antiga. Os indianos representam 9% da população de Singapura.

Tivemos a oportunidade de conhecer sua arquitetura, os mercados típicos, suas comidas, conhecer as mais variadas lojas e vivenciar por algumas horas a cultura. Tudo é muito seguro e os turistas se misturam aos moradores, em um harmonizado choque de culturas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois continuamos o passeio pelo Kampong Glam, que já foi a sede da antiga realeza malaia em Singapura. Na região você conhecerá mais sobre a sua cultura, as lojas, sua rica história e tradições. Um passeio para realmente voltar às origens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para almoçar você pode escolher um dos muitos restaurantes asiáticos ou então experimentar os cafés, que são bem interessantes e oferecem uma gastronomia variada. Optamos por almoçar no charmoso SYMMETRY, que é muito procurado pelos jovens e também oferece ótimas bebidas.

Imagem

Imagem

À tarde fomos para a Marina Bay, que é a área mais turística de Singapura. Lá são várias as opções de alimentação, com shoppings, lojas, restaurantes, bares e sorveterias. Você provavelmente irá tirar muitas fotos do Marina Bay Sands, que é onipresente.

Aproveite para andar sem pressa, comprar uma bebida ou tomar um sorvete e ir tirando fotos. Vale a pena voltar também à noite, em outro dia, para curtir também o visual. Aliás, foi à noite que tiramos as melhores fotos!

É lá que está localizado o Merlion Park, um marco de Singapura, onde está localizado o Merlion, que é figura meio peixe, meio leão que é o símbolo turístico do destino. Centenas de turistas se aglomeram em busca das melhores fotos!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma boa opção é realizar o passeio de barco, para ter uma visão diferente e interessante. Custa em torno de R$60,00 e é muito agradável. Dê preferência para a parte traseira, que é toda aberta, onde você poderá curtir melhor o visual e tirar lindas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois provavelmente já estará escurecendo, então a dica é ir andando até o incrível Gardens by the Bay, que é um jardim imenso, onde você poderá conhecer a Cloud Forest, uma estufa com uma floresta tropical e cascata em seu interior e a Flower Dome, uma estufa com flores e árvores do mundo inteiro, além de 18 árvores artificiais gigantes.

À noite o show de luzes e música nas árvores fecha com chave de ouro um dia perfeito! Sente ou deite no chão e aproveite o show.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Antes de ir embora para o hotel a dica é fazer um lanche no Satay by the Bay, onde há vários locais que vendem as mais variadas comidas típicas. É tudo bem simples, mas interessante. Escolha o que deseja provar, mas tome cuidado com as comidas picantes, e sente em uma mesa. O local fica lotado!

Imagem

Imagem

Imagem

No dia seguinte é hora de acordar cedo para continuar aproveitando a cidade. O café do Mandarin Oriental parece mais um banquete, pois são realmente muitas opções, do mundo inteiro. Como é servido no sistema de buffet você pode pegar um pouco de tudo para experimentar e começar o dia bem alimentado.

Imagem

Paramos no caminho para um segundo café da manhã, no Heap Seng Leong Kopitiam, que oferece uma experiência totalmente única em Singapura e é recomendação do New York Times. Já pensou em tomar chá ou café com manteiga? Em um ambiente totalmente simples você senta em uma mesa e recebe a bebida acompanhada de pães e ovos. O gosto do chá realmente não é dos melhores, pois não estamos acostumados com a combinação, mas vale experimentar. Os pães e ovos são deliciosos!

Imagem

Depois da refeição mais importante do dia fomos conhecer Chinatown, que é um passeio clássico e imperdível. No local há muitas e muitas lojas, que vendem de tudo, além de muitos restaurantes e templos. O passeio é agradável, mas faz muito calor. O ideal é ir caminhando sem pressa para conhecer de tudo um pouco.

A visita mais interessante é no templo e museu budista Buddha Tooth Relic Temple, cuja entrada é gratuita. É impressionante conhecer de perto a cultura e a devoção, além da impressionante beleza. Um lugar de fé, independentemente da sua religião. Em alguns locais as fotos não são permitidas e é preciso tirar o sapato.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À tarde você pode visitar o belíssimo National Museum of Singapore, que já impressiona na parte externa. Nós o visitamos, mas ele estava em reforma, então tivemos a oportunidade de ver apenas uma pequena exposição gratuita, chamada Made in Singapore.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois continue o passeio até o incrível e belíssimo Singapore Botanic Gardens. O local é um oásis de paz e tranquilidade, onde a maioria das áreas são gratuitas. Apenas para ver as belas e surpreendentes orquídeas é necessário comprar o ingresso, mas vale cada centavo, principalmente para as mulheres. Recentemente ele foi merecidamente declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveite para almoçar no Long Beach Seafood depois do passeio. O restaurante é um clássico e você poderá experimentar o famoso Singapore Black Pepper Crab. Ele é um pouco picante e você vai se sujar para comer, mas vale a experiência!

Imagem

Imagem

Se você está viajando com crianças vale a pena ir ao Jurong Bird Park, onde é possível ver variados e belíssimos pássaros, em um espaço gigantesco. O local é enorme e muito interessante, fazendo a alegria da criançada! Há até um pequeno parque aquático.

Imagem

Imagem

Imagem

No final da tarde vá até o CÉ LA VI, localizado no topo do Marina Bay Sands, ao lado da piscina, para tomar um drink, comer um aperitivo, conhecer a famosa piscina e se deslumbrar com a vista. Claro que à noite é mais bonito, mas a dica é chegar antes de escurecer e ficar lá até as luzes se acenderem, para tirar fotos incríveis.

O acesso ao bar é totalmente gratuito, apesar da segurança, que parece inibir os turistas. Você só pagará o que conseguir e muitos aperitivos são oferecidos de cortesia, como pizzas. À noite há dress code, então se você estiver vestido de forma muito casual, como com bermudas, não poderá ficar no local.

Os drinks ficam caros com o imposto e a conversão, chegando a custar incríveis R$60,00, mas vale pena experiência. A dica é provar o drink local, chamado Singapore Sling, feito a base de gin.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se der tempo vale dar uma volta no The Shopps at Marina Bay Sands, um interessante shopping, onde você encontrará algumas das melhores lojas do mundo!

Imagem

Imagem

À noite, para o jantar, a nossa dica é experimentar o Cherry Garden, um dos melhores e mais bonitos restaurantes de Singapura, localizado dentro do Mandarin Oriental. Sua culinária cantonesa, sempre usando produtos frescos e locais, é uma excelente oportunidade para fugir do comum e se surpreender. Nosso jantar foi um menu degustação harmonizado, com uma explosão de sabores e atendimento impecável. Foi a melhor refeição da viagem!

Imagem

Imagem

No dia seguinte fomos conhecer o primeiro shopping, chamado Marina Square Shopping Mall, que está localizado ao lado do Mandarin Oriental. Chegamos por volta das 11:00 e a primeira surpresa: muitas lojas estavam fechadas. Lá dentro há lojas para todos os gostos e bolsos, além de uma unidade do 7-Eleven, que é um mini supermercado.

Com o real desvalorizado é preciso fazer contas, mas muitos produtos podem valer a pena. A moeda de Singapura é o Singapore Dollar e 1 SGD = 2.60 BRL. Se compararmos com Estados Unidos e Europa não assusta tanto, mas a cidade-estado é considerada cara pelos seus moradores.

Imagem

Imagem

Basta atravessar uma pequena passarela que você chega a outro shopping, o Suntec City Mall, que é ótimo também, oferecendo muitas lojas e restaurantes. Nele há um ponto do ônibus hop-on/hop-off, que é uma maneira prática de se locomover na cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois do agradável passeio pelos dois shoppings mudamos de hotel e fomos para o Shangri-La. Como ele está muito próximo à Orchard Road reservamos a tarde para conhecê-la. A rua é uma das maiores concentrações de shopping centers e lojas de marca do mundo. São 2,2 quilômetros com aproximadamente 800.000 m² de lojas, restaurantes e entretenimento.

Tudo é muito grande. Tudo é imponente. As lojas de luxo chamam a atenção e estão espalhadas em vários locais, então os turistas são envolvidos no universo do consumismo. É engraçado também que ao lado de um shopping de alto luxo está um shopping bem simples, que vendem produtos baratos, sendo muitos deles cópias das marcas mais desejadas do mundo.

A rua é tão impressionante e movimentada que em alguns locais a passagem para o outro lado é subterrânea. Você desce uma escada rolante e se impressiona com o formigueiro humano! Claro que eles não perderam tempo e no caminho de um lado para o outro há mais lojas. Se perder é fácil!

Você vai ficar horas e horas andando, comprando e se impressionante. Opções de alimentação também não faltam. Quando cansar basta pegar um táxi e ir para o hotel descansar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À noite aproveitamos para nos deliciar no lobby do Shangri-La, que oferece música ao vivo, champanhe e canapés. Todos os hóspedes parecem descer ao lobby para interagir e curtir esse momento tão agradável.

Imagem

No último dia você já acorda cansado, seja pelo fuso horário de 11 horas ou pelo ritmo forte dos primeiros dias. O que fazer? Uma massagem, claro! Em uma viagem não há lugar melhor para relaxar do que em um Spa, realizando um ou mais tratamentos.

O CHI, The Spa at Shangri-La é perfeito para você relaxar, a qualquer hora do dia. Ele funciona diariamente das 10:00 às 22:00 e está localizado na Garden Wing. Fizemos uma relaxante massagem, de 1:30, e saímos renovados. Uma das melhores experiências da viagem!

Imagem

À tarde fomos conhecer o Centro de Treinamento da Singapore Airlines, uma das companhias aéreas mais premiadas do mundo. Eles oferecem um treinamento de tripulação diferenciado e mais extenso. Enquanto a média da indústria para a formação da tripulação é de cerca de quatro semanas, a formação da SIA para os novos membros da tripulação de bordo se estende por quase quatro meses.

Acompanhamos por várias horas a rotina de treinamento e conseguimos entender a importância de todo o processo, seja em uma situação de emergência ou ao receber uma mãe com criança de colo dentro da aeronave. A Singapore Girl é famosa pela sua excelência, mas há um longo trabalho por trás, que os passageiros não conhecem.

Tudo foi pensado para oferecer aos passageiros a melhor experiência do mundo, em qualquer classe de serviço. Acompanhamos os procedimentos de segurança e as simulações realizadas, onde notamos uma imensa seriedade em cada detalhe. Conhecemos também todas as etapas do processo, desde quando as comissárias aprendem a se maquiar, a ter o corte certo do cabelo, passando pela degustação do serviço de bordo e tratamento com os clientes.

Todas as comissárias precisam ser asiáticas, seguindo o padrão da companhia aérea. Fizemos quatro voos na Classe Executiva, totalizando quase 50 horas de voo, onde pudemos comprovar toda a excelência da Singapore Airlines e da Singapore Girl. A fama é mais do que merecida e é fruto de um intenso e constante trabalho de treinamento.

Conheça um pouco do centro através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Novo assento da Classe Executiva.
Imagem

Novo assento da Primeira Classe.
Imagem

Saímos de lá e fomos até a Singapore Flyer, que até pouco tempo era a maior roda-gigante do mundo, que é um passeio imperdível. De perto você não consegue sequer tirar uma foto boa dela, devido ao seu tamanho. É mesmo impressionante!

Em operação desde março de 2008, ela tem 150 metros de diâmetro e está a impressionantes 165 metros do chão, o equivalente a 42 andares de altura. Cada uma das 28 cápsulas, todas com ar condicionado, é capaz de transportar 28 passageiros cada. A rotação completa da roda demora cerca de 30 minutos.

Entramos em uma cápsula exclusiva para nós e tivemos uma bela visão da cidade, desde o skyline da Marina Bay, até as outras regiões da cidade. Lá de cima dá para ver o circuito usado na Fórmula 1.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E assim terminamos o nosso último dia!

Não realizamos alguns passeios, que também são bem interessantes, tais como: River Safari, Night Safari, Singapore Zoo, MacRitchie Nature Trail, Changi Chapel and Museum, Kranji War Memorial e Asian Civilisations Museum.

Antes de ir embora ainda aproveitamos a excelente sala vip da Singapore Airlines no aeroporto, onde todos os turistas estão tristes por irem embora, mas felizes por terem conhecido o destino. Em um amplo espaço, dividido entre Classe Executiva e Primeira Classe, você terá à disposição serviço de alimentos e bebidas, além de jornais, revistas, televisões e até banheiros individuais completos, onde você pode tomar um banho.

Imagem

Imagem

Imagem

Decidiu viajar ao destino? Então lembre-se do seguro viagem, pois é necessário em todas as viagens internacionais, ainda mais do outro lado do mundo. Problemas de saúde ou acidentes podem acontecer, então sempre é importante estar prevenido. O Falando de Viagem viajou com o seguro da GTA – Global Travel Assistance.

Adoramos Singapura! A viagem foi incrível e aproveitamos cada local, curtindo ao máximo cada momento e realizando novas experiências. A vibrante cidade sabe receber muito bem o turista por 1, 2, 4, 7 ou mais dias. Você pode acordar cedo todos os dias e curtir o destino até de madrugada, mas ainda assim faltará tempo para fazer tudo.

Você senta no assento da Singapore Airlines e começa a relembrar a viagem. Pega o celular e fica vendo as fotos. Assiste um dos muitos vídeos gravados e tem a sensação de que valeu cada segundo. As 24 horas de viagem são apenas um detalhe. O fuso horário de 11 horas não incomoda. A sensação é de uma viagem incrível, onde dá vontade de voltar e fazer tudo novamente.

Um destino completo, que ainda tem muito para ser explorado pelos brasileiros. Se você quer fugir dos destinos comuns para se surpreender precisa conhecer Singapura.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Ásia com o apoio da Singapore Airlines, YourSingapore e com seguro viagem GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece Singapura? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Set 02, 2015 9:56 am
Que máximo Singapura!
Ouvia fala muito pouco de lá mas cada dia que passa escuto mais elogios de quem a conhece! Super moderna e organizada!

Acredito que seja um dos países do futuro!
Pretendo conhecer junto com algum outro destino asiático próximo.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Set 02, 2015 1:11 pm
Adorei! Estou indo para Singapura em outubro, e as dicas do Falando de Viagem vão me ajudar muito!

O calor chega a ser insuportável? Pois, pela proximidade com a linha do Equador, imagino que seja um clima meio parecido com o calor que sentimos na Amazônia. Pelas fotos, dá pra perceber a umidade. É tão quente assim? Lá eles fazem uso abundante do ar condicionado em ambientes internos, como nos EUA?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Set 02, 2015 1:16 pm
Como moro no Rio de Janeiro, estou acostumado com o calor. O pior local foi o Jurong Bird Park, onde eu literalmente pingava. Nos outros o calor era forte, mas nada exagerado. Dubai achei bem pior.

O ar condicionado é comum e tem em todos os locais, mas muitas vezes você tem que andar na rua, então não tem jeito. Em todos os dias que estive lá não fez céu azul, mas mesmo assim estava bem quente.

Dezenas de vezes tive problema com a câmera ao sair de um lugar com ar condicionado, pois embaçava tudo.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Set 02, 2015 1:25 pm
Bom saber que é melhor que Dubai. Lá foi onde senti mais calor em toda a minha vida. Ainda mais porque fui no verão. Mas lá pelo menos o clima é seco. O que me incomoda mais do que o calor é essa sensação de umidade, mas faz parte do clima local, o jeito é se acostumar. E o ar condicionado nos locais fechados ajuda a refrescar. Obrigado pelas informações, vou acompanhar de perto as próximas matérias!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Set 02, 2015 1:30 pm
Só que ao contrário de Dubai, onde muita coisa é fechada, em Singapura a maioria dos passeios são abertos.

Não citei na matéria, mas fui também à ilha de Sentosa, que oferece praia e tem várias atrações turísticas (é onde fica a Universal, por exemplo). Como você terá pouco tempo acho que não vale a pena.

Para me locomover usei bastante o UberX, que é mais barato do que o táxi.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Set 02, 2015 1:34 pm
Vou ter 3 dias e meio lá, quase o mesmo tempo que vc passou. Vou priorizar as atrações que vc citou na matéria. Já tinha lido muitos elogios ao Jardim Botânico, é um lugar que com certeza visitarei. Além de Chinatown, Little India, Marina Bay Sands, roda gigante, shoppings, etc. Sentosa, só se sobrar tempo, até porque já terei visitado as praias da Tailândia e da Malásia antes. A Universal eu descartei, estou do outro lado do mundo, não faz sentido visitar uma atração cuja versão original eu posso encontrar a 8 horas de voo direto. Se tivesse mais tempo, com certeza iria, mas não é o caso.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Set 02, 2015 1:38 pm
Concordo! Eu também dei preferência para conhecer atrações locais, além da cultura local, ao invés de atrações que você pode visitar em outras partes do mundo e são praticamente iguais.

Já decidiu o hotel onde se hospedará?

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Set 02, 2015 1:44 pm
Ainda não. Singapura será minha última parada, e ainda estou pesquisando o que fazer em cada porto de parada dos cruzeiros que pegarei. Mas pelo que andei pesquisando, a média das diárias lá é meio cara...





Booking.com

Voltar para “Singapura”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio