Singapura: uma cidade-estado de superlativos

Troca de informações sobre Singapura.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jan 21, 2014 11:21 am
Imagem

Singapura é uma cidade-estado que é sinônimo de superlativos. Tudo nela é grande, maior ou melhor, quando não, está entre os maiores ou melhores, seja na Ásia ou no mundo. Tanto na altura e tamanho dos prédios, na modernidade, nas ideias arrojadas, nos índices financeiros, na densidade demográfica, quanto, podemos afirmar, na simpatia e no sorriso de seus habitantes.

Com o mais alto padrão de vida do sudeste asiático e um dos maiores em toda a Ásia, todos nos afirmaram que em nenhum ponto da cidade era perigoso e que os índices de criminalidade são superbaixos. As leis são rígidas, proíbem a venda de drogas e produtos falsificados, como também cuspir no chão, fumar, comer, beber e mascar chiclete na rua e jay-walking, que seria como cruzar ruas fora da faixa de pedestres ou por entre os carros, lei que ficamos sabendo somente no final da viagem e que teoricamente infringimos durante nossa estada em Singapura. Felizmente não fomos autuados.

O calor também alcança altos índices, por estar próxima da linha do Equador, tem um clima tropical, úmido e temperaturas mínimas de 23/24°C. De novembro a janeiro é época de chuvas, mas é quando as temperaturas estão mais razoáveis, por isso escolhemos janeiro para visitar este país incrível e pegamos apenas uma pequena chuva, nada que atrapalhasse nosso roteiro. Tem brisa, mas acreditem, ela é morna. Todos os lugares possuem ar-condicionado, então caso o calor aperte, basta procurar um refúgio.

Nos templos não é permitida a entrada vestindo shorts ou camisetas regata, mas eles fornecem saris e xales para os visitantes se cobrirem, não sendo necessário passar calor até chegar a um templo, caso não queira, basta colocar algo adequado na mochila para estas ocasiões.

A massa populacional é enorme e realmente incrível. Ruas, shopping centers, restaurantes e bares cheios, mas tudo organizado, filas organizadas e respeitadas e graças à tecnologia (presente em todos os lugares), tudo flui rapidamente.

Parques e ruas limpos e metrô vazio. Claro que nos informaram que no horário de pico fica um pouco complicado, mas como utilizamos apenas fora destes horários não pudemos comprovar.

É uma sociedade vibrante, simpática e diversificada, dando um charme especial à cidade. São 4,2 milhões de habitantes, divididos aproximadamente nas seguintes etnias: 74% chineses, 13% malaios, 9% indianos e 6% outras variedades étnicas, as quais preservam seus costumes e religiões como: budismo (a maioria), cristianismo, islamismo e hinduísmo. Singapura não tem uma religião oficial.

Os idiomas oficiais são: inglês, chinês mandarim (o governo incentiva a utilização do mandarim ao invés de outros dialetos chineses) malaio e tâmil (indiano). Todo mundo estuda inglês e fala inglês, mas a pronúncia pode ser um pouco difícil de entender devido à influência dos outros idiomas.

Conhecido porto desde o século III, sua veia comercial está bem ativa. São shopping centers, lojas de departamentos, bairros comerciais, ruas comerciais e mercados por toda a cidade, uma tentação aos cartões de crédito, aceitos facilmente em todos os locais, inclusive táxis, com exceção para as barracas dos mercados. O comércio, inclusive shopping centers, abrem entre 09:00h e 10:00h e fecham às 22:00h. Alguns restaurantes também fecham às 22:00h, horário que pode ser um pouco difícil para conseguir um táxi.

Nesta incrível metrópole predominam os restaurantes de comida asiática, mas é possível encontrar restaurantes e redes de fast-food do mundo inteiro. Nos aventuramos nos mais diversos sabores e aromas e não nos arrependemos.

Como antiga colônia britânica, eles dirigem do lado errado, ops, quer dizer, dirigem do lado esquerdo e como que acontece com a maioria dos brasileiros, pegávamos o lado errado em portas, calçadas, escadas rolantes e etc. E isto em um lugar onde a massa humana é incrivelmente grande, passamos um bom tempo pedindo desculpas pelos esbarrões. Ainda bem que não dirigimos, nem é necessário, pois a rede de transporte público é bem estruturada, os táxis são incrivelmente baratos e os taxistas são muito eloquentes e saem nos contando tudo que está no caminho.

Vamos dar uma volta por esta incrível cidade-estado?

Começando pelo aeroporto o Changi International Airport, o melhor do mundo em vários quesitos internacionais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Chinatown: Muitas lojas, restaurantes e templos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em Chinatown está localizado o Templo budista - Buddha Tooth Relic.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E também o templo hindu Sri Mariamman.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Little Índia: Muitas lojas, restaurantes e mercados indianos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bugis Street: Concentração gigantesca de lojas de artigos populares e eletrônicos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

River e Night Safari: Parques incríveis dentro de uma reserva natural. Conhecemos os pandas gigantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Gardens By the Bay: Jardim imenso, com a Cloud Forest, estufa com uma floresta tropical e cascata em seu interior e o Flower Dome, estufa com flores e árvores do mundo inteiro, além de 18 árvores artificiais gigantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Singapore Flyer: A maior roda gigante do mundo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Marina Bay: Região com hotéis de alto luxo, cassinos, shopping centers, o ArtScience Museum, a ponte Helix, o Merlion e os edifícios famosos que formam o skyline de Singapura, onde também ocorre o show de luzes e água à noite.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Orchard Road: Uma das maiores concentrações de shopping centers e lojas de marca do mundo. São 2,2 quilômetros com aproximadamente 800.000m ² de lojas, restaurantes e entretenimento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais um pouquinho de outras atrações.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão

Deixamos Singapura apaixonados e com vontade de voltar. Achamos que 3 dias foram muito pouco para este destino incrível. Faltaram algumas atrações e queremos explorar ainda mais algumas já visitadas.

Recomendamos e muito!

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Singapura? O que mais gostou? O que recomenda? Tem dicas? Conte para nos a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 21, 2014 11:22 am
Vontade de comprar uma passagem aérea para lá agora! :D

Excelente matéria, Adriana!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jan 21, 2014 11:51 am
Muito bom, Adriana,

Demais!

Já tinha vontade de conhecer e agora essa vontade só aumentou.

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Ter Jan 21, 2014 7:02 pm
Em uma das idas a Ásia, quero parar ali.... Vou anualmente a Shanghai, Guangzhou ou Beijing... Quero fazer uma parada ali..
Ótimas fotos, legal, gostei do topico

Avatar do usuário
assuncao Mensagens: 171
Ter Jan 21, 2014 9:23 pm
Estou indo para la em Outubro com a Qatar. Emitido com milhas smiles

Eu quero ter um milhão de milhas e bem mais alto poder voar
Adriana Mensagens: 2231
Qua Jan 22, 2014 9:19 am
Obrigada Gabriel e Fábio.
flaviojunior, tente fazer a parada mesmo, vale a pena.
assuncao, acompanhe as nossas próximas matérias, tenho certeza que você gostará.

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Qua Jan 22, 2014 1:19 pm
Estive em Cingapura no ano passado e é impressionante a organização do lugar. Metrô todo climatizado (inclusive as estações) e muito moderno e prático.

Tudo impressionantemente muito limpo (mesmo nos bairros étnicos) e um lugar único em termos de cultura. Estamos em um templo budista e em pouca distância vemos um hindu. As cores dos templos hinduístas são muito interessantes. Existe uma grande mesquita onde fomos muito bem recebidos pelos muçulmanos de lá.

Enfim, vale muito a pena.

A Adriana visitou algum hawker food? Ou só comeu em shoppings?

A comida é muito diferente de tudo o que a gente conhece aqui. Mesmo as comidas que já estão aqui no ocidente (yakissoba, sushi, sashimi, etc.) têm um gosto diferente, adocicado. O que mais me impressionou por lá (e em Bangkok também) foi o tamanho dos shoppings. Na Orchard Road existem shoppings subterrâneos debaixo de toda a rua. É impressionante sair do metrô e dar de cara com uma Forever XXI, ou mesmo uma Louis Vuitton! Você anda, anda, anda e existem muitas e muitas lojas, até mesmo repetidas, em um curto espaço...

Achei o Night Safari interessante, mas esperava mais. Lembrou-me um pouco o safari do Animal Kingdom.

Enfim, é um lugar absolutamente fascinante e diferente de tudo o que conhecemos. Vale a pena ir para a Ásia. Abrimos as nossas cabeças e conhecemos um mundo totalmente novo. Estou ansioso pelos novos posts!

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jan 22, 2014 1:51 pm
Oi Leandro, tentamos comer em todos os tipos de restaurantes, em diferentes regiões.
Em 3 dias não deu para provar tudo, mas nós fomos a um hawker food sim, no Tekka Centre em Little India.
Eu gostei muito, principalmente das plaquinhas de identificação das barracas, com as letras A, B, C, informando as condições sanitárias do local.
Comida boa e barata.
Me apaixonei por um bolinho de tapioca, com recheio de coco, servido na folha de bananeira, mas este foi em Chinatown.

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Qua Jan 22, 2014 1:58 pm
Ia te perguntar como foi sua experiência, pois minha esposa comeu uma vez e não quis passar nem perto de novo... kkkkk

Achou o cheiro de fritura muito forte nos salões, além do imenso e absurdo calor...

Não comi esse bolinho em folha de bananeira, não. Passamos um perrengue legal com comida por lá. É tudo muito doce!

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Jan 22, 2014 1:59 pm
Adorei a loja da Louis Vuitton! :lol:

Você foi, Adriana? Acho que deve ser uma das mais diferentes do mundo.





Booking.com

Voltar para “Singapura”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio