
Monte Verde é um destino que reúne charme, natureza exuberante, trilhas, bons restaurantes e passeios incríveis. Exatamente por isso, a cada ano, atrai um número maior de turistas. Uma vez nesse pequeno distrito mineiro, uma das atividades mais legais é o passeio de quadriciclo com a Quadriventure, uma das mais tradicionais e renomadas empresas da região.
Leia também: Roteiro de viagem para Minas Gerais | Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim
Como reservar?
Todo o procedimento de reserva pode ser feito pelo site e você pagará 120 reais (preços em setembro de 2020) por cada quadriciclo, que leva duas pessoas. Casais podem pegar dois quadriciclos (240 reais) ou apenas um (120 reais) e trocar a direção no meio do caminho. É importante apenas que o peso combinado do piloto e passageiro seja de até 200 quilos. Crianças acima de 12 anos podem ir na garupa.
Em caso de condições climáticas desfavoráveis o passeio pode ser reagendado, para garantir a segurança de todos.
Onde é feito o passeio?
Saindo de Monte Verde, logo após o portal, você segue por uns três ou quatro quilômetros, e então pega uma estrada de terra, até a base de operações da Quadriventure. Mas você nem precisa se preocupar em encontrar o local, pois alguém da empresa irá encontrar com você ainda na cidade, e te acompanhará até o local. Esse funcionário estará de moto e você deverá estar em veículo próprio.
O passeio é feito em uma trilha no meio da mata, muito bem demarcada, que passa por subidas, descidas, um pequeno riacho e chega num local elevado que proporciona uma linda vista.
Leia também: Como ir para Monte Verde, MG | Qual é o aeroporto mais próximo?
Quanto tempo demora o passeio?
O passeio completo demora pouco mais de uma hora, considerando o tempo de treino e a parada no mirante. Na prática, você nem vê o tempo passar, pois a experiência é imersiva e muito divertida.
A pilotagem do quadriciclo exige alguma habilidade especial?
O quadriciclo é um equipamento muito forte e rapidamente você aprende a manuseá-lo. Antes da trilha todos passam por um período de testes, onde irão conhecer melhor o equipamento.
É importante destacar que a direção é bem pesada e a única contraindicação, na nossa opinião, é para aqueles que não tenham força suficiente nos braços para movimentar o guidão.
A velocidade é baixa durante todo o trajeto e a mudança de marcha (sistema semiautomático, sem uso de embreagem), quando necessário, é feita com o veículo parado e sob a supervisão do guia.
O passeio é indicado para crianças?
As crianças precisam ir na garupa, mas podem ter certeza de que irão aproveitar muito. É necessário apenas que consigam segurar com força o piloto ou a grade que fica na parte de trás do quadriciclo. É uma aventura incrível, que encanta os pequenos viajantes, e por isso indicamos sem dúvida.
O que está sendo feito durante a pandemia da COVID-19?
Visando atender às determinações governamentais e garantir a segurança de todos, a Quadriventure reduziu o número de saídas diárias, assim como o tamanho dos grupos. Em cada passeio podem ir no máximo três veículos, sendo possível excepcionalmente a saída de 4 quadriciclos, desde que todos sejam da mesma família/grupo.
Entre um passeio e outro todos os veículos são higienizados, assim como os equipamentos de segurança. Antes de colocar o capacete, eles fornecem uma toca descartável. É necessário utilizar máscara durante todo o percurso, e quando da parada do mirante o guia solicita que todos mantenham o distanciamento social.
O que podemos afirmar é que não nos sentimos inseguros em nenhum momento, nem pelo esporte em si, nem quanto ao contexto da pandemia, pois observamos a seriedade da empresa quanto ao cumprimento das normas de segurança durante todo o passeio.
Leia também: Reabertura de Monte Verde, em Minas Gerais | Nossa experiência de viagem
Como foi a nossa experiência?
Escolhemos o horário das 11:30, pois teríamos uma luz melhor para as fotos. Exatamente às 11:10 nos encontramos com um funcionário da Quadriventure no portal de Monte Verde e de lá seguimos até o local onde o passeio iria ocorrer.
Chegando lá recebemos capacetes e uma explicação rápida sobre o funcionamento do quadriciclo. Em seguida saímos para uma pista de teste para conhecermos melhor o equipamento.


O passeio teve início em meio a uma linda trilha, cercada de árvores e muito verde. O nosso guia Ronaldo ia na frente orientando sobre o que fazer e dando dicas. E em caso de problema era só fazer um sinal que o guia nos auxiliava no que fosse necessário.

A trilha, de fato, exige um certo esforço dos braços, mas nada exagerado. O mais importante é ir com calma, sem pressa, e curtindo o passeio. Um ponto que merece destaque é a travessia de um pequeno riacho, que foi algo muito divertido.
Passados uns 45 minutos fizemos uma parada num mirante, onde foi possível descer, tirar fotos e apreciar a linda vista.

Seguindo um pouco mais chega-se à uma parte mais tranquila, onde é possível trocar a posição com o carona, para que ele também tenha a experiência de guiar o quadriciclo. E foi isso o que fizemos, pois assim todos puderam se divertir.
Retornando ao ponto de início, devolvemos o capacete e voltamos muito felizes e satisfeitos com essa divertida aventura.
Leia também: Ouro Preto ou Tiradentes?
Conclusão
Nós adoramos o passeio, o atendimento e a experiência como um todo. Foi algo surpreendente que superou todas as expectativas e por isso recomendamos fortemente para quem estiver visitando Monte Verde. E o pessoal da Quadriventure foi extremamente profissional e receptivo, algo decisivo para que tudo transcorresse tão bem.
Onde se hospedar em Monte Verde
O Esquilo Hotel & Chalés é um charmoso hotel localizado em Monte Verde, localizado a poucos quilômetros do município de Camanducaia, em Minas Gerais, é o lugar ideal para quem quer ter uma experiência de montanha rústica, mas ao mesmo tempo repleta de charme e boa gastronomia.
Leia também: Onde se hospedar em Monte Verde | Esquilo Hotel & Chalés
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
Texto e fotos: Hugo Medeiros.
Boa viagem!
E você, conhece Monte Verde? Já fez passeio de quadriciclo? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!