10 atrações para você conhecer em Belo Horizonte e seus arredores

Troca de informações sobre Belo Horizonte.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19232 Administrador
Qua Dez 21, 2016 8:28 am
Imagem
Inhotim.

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais e uma das cidades mais importantes do País. Com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, pode ser considerada uma metrópole de médio porte. Se quem visitou a cidade algum tempo atrás retornar agora, ficará impressionado em ver quantas mudanças aconteceram nos últimos anos. Antigamente, um turista conseguiria ver as principais atrações de Belo Horizonte em apenas um dia, mas hoje são necessários entre 4 e 5 dias para se conhecer tudo.

Isso porque foram realizados diversos investimentos, tanto pelo estado como por particulares, visando oferecer aos visitantes não apenas mais opções de entretenimento, mas opções de qualidade.

Para você que está vindo, ou planeja vir no futuro nesta encantadora cidade, vamos listar aqui o que, em nossa opinião, existe de melhor em Belo Horizonte e cidades próximas.

1) Instituto Inhotim

um dos principais, senão o mais relevante, museu do Brasil. Ele está localizado em Brumadinho, cidade próxima à Belo Horizonte. Trata-se de um empreendimento que mescla arte moderna, paisagismo e cultura em uma enorme área, localizada a poucos minutos da capital. É um local que enche o visitante de orgulho, ao saber que em nosso País é possível criar uma atração tão especial e certamente de nível internacional.
Existem diversas matérias aqui com dicas para que você programe sua visita. Sendo possível, reserve dois dias para este local, mas se não tiver tanto tempo, 1 dia é o mínimo para conhecer os pontos principais de Inhotim.

2) Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Recentemente tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ele é formado pela lagoa em si, pela Igrejinha, Casa JK, Museu de Arte, Casa do Baile, Parque Guanabara, Mineirão e Zoológico. Passeio ideal para um dia de sol. Os mais esportistas podem se programar para contornar a lagoa, ou parte dela, correndo ou de bicicleta. Recentemente foi inaugurado o Pampulha Retrô Tour, que percorre pelas principais atrações, numa jardineira totalmente recuperada. Para o almoço, aproveite para ir ao Xapuri, provavelmente o melhor restaurante de comida mineira de Minas Gerais, e que fica na região.

3) Circuito Cultural Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é um ícone mineiro e ponto de encontro dos belorizontinos. Após a criação da Cidade Administrativa, localizado às margens da MG-10, que faz a ligação com o Aeroporto de Confins, os prédios que margeiam a praça, e antes acomodavam as Secretarias de Estado, foram convertidos em museus. Os principais são Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Casa Fiat de Cultura, dentre outros. Confira a exposição em cada local e veja qual lhe agrada mais. Se estiver na dúvida, ou caso esteja viajando com crianças, não deixe de ir ao Espaço do Conhecimento UFMG, que é muito interessante.

4) Savassi

Mesmo com a polarização do comércio nos shoppings, a Savassi continua sendo um local charmoso e uma ótima opção para compras. Principalmente após a revitalização da região, ocorrida há alguns anos.

5) Feira da Afonso Pena

Realizada aos domingos pela manhã, reúne milhares de visitantes em busca de artesanato, roupas, comidas típicas, quadros e etc. Uma boa dica é chegar bem cedo, por volta das 7:00, como forma de evitar as multidões que vai se formando ao longo da manhã. Não se esqueça de usar roupas e calçados confortáveis e tomar cuidado com bolsas e carteiras, pois o fluxo de pessoas é intenso.

6) Mercado Central

Quer comprar um legítimo queijo mineiro, uma goiabada cascão, linguiça da roça, cachaça de boa qualidade, ou simplesmente sentar em um típico boteco e comer um tira-gosto? Seu lugar é no Mercado Central. Além de tudo isso, você encontrará flores, verduras, carnes, frutas e uma infinidade de produtos caseiros. Caso esteja hospedado na região central de Belo Horizonte, vá de táxi, Uber ou Cabify, pois assim você evita o estacionamento que é pequeno e caro.

7) Bairro de Lourdes

Localizado em uma posição central, este é hoje o maior polo gastronômico da capital. São diversos restaurantes e bares elegantes, com ótima culinária e bom atendimento.

8) Ouro Preto

Localizada a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte, essa cidade histórica é perfeita para um bate e volta. Com um dia é possível passear pelas ruas, visitar alguns dos museus e comer uma típica comida mineira.

9) Tiradentes

Por causa da distância de aproximadamente 200 quilômetros, um simples bate e volta ficaria muito cansativo, portanto o ideal é dormir na cidade. Além disso, a noite de Tiradentes é uma de suas grandes atrações, com a população concentrada na praça principal e uma agradável vibração de cidade do interior. Não deixe de ir a alguns dos restaurantes, como o Tragaluz e o Viradas do Largo, que oferecem pratos deliciosos.

10) Santuário do Caraça

Localizado a poucos mais de 100 quilômetros, mas por causa do movimento das rodovias isso representa uma viagem de quase 2 horas. O ideal é passar uma noite por lá, mas um bate e volta não chega a ser impossível. O Caraça é ideal para quem gosta de cachoeiras e de andar por trilhas. São diversos passeios, com dificuldades e distâncias diversas. A hospedagem é no próprio Santuário, em quartos confortáveis, porém simples. As refeições também são saborosas, mas sem nenhum requinte. Se optar por passar a noite, não deixe de ver, em frente à escadaria da igreja, a alimentação dos lobos-guará, que comparecem em quase todas as noites.

Essas são algumas das atrações mais visitadas e famosas de Belo Horizonte e cidades próximas. Com 4 dias inteiros você normalmente conseguirá conhecer a maioria dos locais, mas em menos tempo precisará eleger aquelas que mais lhe agradam e programar uma nova visita.

Planeje sua viagem por Minas Gerais

Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, conhece Belo Horizonte? Gostou da cidade? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41180
Qua Dez 21, 2016 8:31 am
Tenho muita vontade de conhecer Inhotim. Gostei da listinha!
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3689
Qua Dez 21, 2016 12:00 pm
A cidade desenvolveu muito nos últimos anos. Hoje realmente temos boas opções de lazer para o turista.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 5997
Qua Dez 21, 2016 2:31 pm
Inhotim e Tiradentes para mim já basta! São 2 destinos que estão com tudo!
PelasEstradasDeMinas Mensagens: 1
Qui Jun 29, 2017 11:54 am
Belo Horizonte realmente tem muitas opções de turismo e lazer, para todos os estilos e gostos...
Só para conhecer as opções na região da Pampulha é um dia, no mínimo....
Além da variedade de parques e museus....

Na região, Inhotim realmente é um lugar que todos deveriam ir pelo menos uma vez na vida... Já fomos duas vezes, e cada visita é uma nova experiência....

Também adoramos conhecer o Centro Histórico de Sabará.... Vale muito a pena para que gosta de viajar na história de Minas e do Brasil...

Assim como Tiradentes (que ja fomos uns 5 vezes), São João dey Rei, Ouro Preto e Mariana....

Por falar em Ouro Preto, Lavras é um lugar sensacional para um fim de semana...

Adoramos viajar por Minas Gerais!
Ajudante Mensagens: 17864
Seg Jun 01, 2020 9:36 am
10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Belo Horizonte https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=494&t=19051" onclick="window.open(this.href);return false;



Booking.com

Voltar para “Belo Horizonte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio