CNH Digital deve estar disponível em todo o Brasil até fevereiro

Troca de informações sobre empresas de aluguel de carro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Jan 16, 2018 6:50 am
Imagem

A partir do próximo mês, todos os estados brasileiros devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A resolução, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto do ano passado, afirma que o documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida. O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google.

Como obter a CNH-e?

A CNH-e só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos que já está fixado no verso de carteiras impressas desde maio do ano passado. Os demais condutores terão acesso à CNH-e quando renovarem o documento.

Após baixar o aplicativo, o motorista terá que escolher entre usar um certificado digital (pago), que permitirá fazer todo o processo pela internet, ou procurar um posto do Detran para se cadastrar. Também será necessário fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois disso, o condutor deve realizar o login no aparelho em que desejar utilizar a CNH digital. No primeiro acesso, será necessário criar um PIN de segurança. Somente esse código possibilitará acesso às informações. Todos os dados serão criptografados, para garantir a segurança.

Ainda não há definição com relação ao custo do documento digital, já que esta determinação fica a cargo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jan 16, 2018 8:03 am
Qual seria a vantagem de ter um documento destes no celular, à exceção de ter um documento a menos na carteira ??

E, quando será implantado no país o cadastro único com todas as informações do cidadão: CNH, CPF, Identidade Civil, Identidade no Órgão Profissional (OAB/CREA/CRA/CORECON/etc), tipo sanguíneo+fator Rh, doador ou não, etc ???

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Ter Jan 16, 2018 9:04 am
@zardox,

A carteira de motorista no celular, na minha opinião, serve para isso mesmo: menos um documento na carteira.

O Documento Nacional de Identificação, que reunirá CPF, identidade, etc, estará disponível até 2021 (que é o prazo que o TSE têm para terminar o cadastro biométrico de todos os brasileiros). CNH e Passaporte não estarão inclusos nesse documento porque podem ser retidos pelo governo...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 16, 2018 9:16 am
Imagine a seguinte situação:

Você é parado numa blitz.

- Documento do carro e habilitação, por favor.
- Claro... um momento. Aqui está o documento do carro. Minha habilitação é digital, está aqui no meu celular... ihhh, acabou a bateria.

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Ter Jan 16, 2018 9:24 am
@baran,

Cadê o carregador veicular? E cadê a bateria externa para celular?

:-)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 16, 2018 9:48 am
Eu não costumo carregá-los sempre.

No meu carro sempre tenho um carregador e um cabo. Mas quando estou no Rio dirijo o carro do meu sogro e não tem carregador nem cabo nele.

Acho que uma CNH de papel pesa menos e ocupa menos espaço do que um carregador externo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jan 16, 2018 12:02 pm
A carteira CNH impressa tem +- a mesma espessura e dimensões de uma nota de R$ 100,00 dobrada..

Que normalmente é o "documento alternativo" que o pessoal da fiscalização/blitz pedágio costuma pedir aqui no RJ...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jan 16, 2018 6:15 pm
Achei bem legal!
Melhor ainda será quando tiver um doc só (cartão) que serve de RG, CPF, Título, CNH....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 16, 2018 7:12 pm
Incrível como já estamos quase na 3ª década do século 21 e ainda não existe um RG nacional.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jan 16, 2018 10:32 pm
Po baran
Tá querendo acabar com a fraude no Bolsa Famiglia????
Muita informação num único lugar diminui essas maracutaias ...





Booking.com

Voltar para “Aluguel de carros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio