Austrália: belezas naturais, modernidade e riqueza cultural

Troca de informações sobre destinos na Austrália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Dez 15, 2015 12:29 pm
Imagem
Grande Barreira de Corais.

A Austrália está localizada na Oceania, entre os oceanos Índico e Pacífico, e é o sexto maior país do mundo em área. Suas belezas são proporcionais ao seu tamanho e não é exagero afirmar que estamos falando de um dos países mais bonitos do mundo. Um destino completo, repleto de atrativos e que oferece opções para todos os tipos de viajantes.

O país é conhecido mundialmente por suas belezas naturais incomparáveis e pelo seu clima tropical. Praias paradisíacas, cachoeiras, parques nacionais e uma biodiversidade incrível, com uma das mais diversificadas faunas marinhas e terrestres do mundo. Assim é a Austrália, um país de belezas selvagens, que cresceu pela mão de antepassados aborígenes e que atualmente figura no topo da lista dos lugares mais desejados por turistas de todo planeta.

Os contrastes também estão presentes ao longo de todo seu território. De um lado sua costa deslumbrante que estende-se por quase 50 mil quilômetros com mais de dez mil praias. Do outro lado está o Outback e seu interior desértico. Cidades modernas, desenvolvidas, bem planejadas e cosmopolitas também estão presentes ao longo de todo o país. Uma coisa é comum em todos eles e impressiona: a segurança e qualidade de vida. Não é exagero afirmar que tudo funciona perfeitamente na Austrália e não é à toa que o país ocupa lugar de destaque econômico e social no cenário mundial.

Chegar lá não é fácil e nem barato. A Austrália está localizada a muitas horas de voo do Brasil e para justificar uma viagem é preciso ficar bastante tempo no país. E foi o que nós fizemos, em uma viagem de 30 dias, cheia de aventuras, pela costa leste australiana.

Vale ressaltar que para entrar na Austrália é necessário ter visto australiano, passaporte com validade de 6 meses e certificado internacional de vacina contra febre amarela. Nós usamos os serviços da Mundo dos Vistos e recomendamos! A empresa atua há mais de 11 anos no mercado de turismo na área de assessoria em vistos, imigração e tem como missão ajudar as pessoas a realizar o sonho de viajar mais e sem burocracias.

Existem diversas opções de roteiros para você realizar pelo país. Há muitas cidades interessantes. Não tem certo ou errado, mas sim a quantidade de tempo disponível e o que você mais deseja fazer. Nossa viagem foi dividida em duas etapas. A primeira foi realizada em um motorhome de Melbourne até Gold Coast, passando pela Great Ocean Road e depois seguimos em um carro até Whitsundays Islands.

Conheça o roteiro:
- Mellbourne.
- Great Ocean Road.
- Jervis Bay.
- Sydney.
- Manly.
- Port Macquaire.
- Lennox Heads.
- Byron Bay.
- Gold Coast.
- Mireton Island.
- Noosa (Sunshine Coast).
- Fraser Island.
- Seventeen Seventy (Lady Musgrave).
- Arlie Beach.
- Whitsunday Islands.

Você quer conhecer praias paradisíacas? Surfar ondas perfeitas? Ir à parques nacionais com uma natureza exuberante? Quer conhecer os cangurus e animais típicos da região? Ou quer uma cidade cultural e bem planejada? Gosta de mergulho? Ilhas paradisíacas? Que tal mergulhar na Grande Barreira de Corais? Ou prefere se aventurar mergulhando com tubarões? Prefere um sobrevoo por Whitsundays ou Fraser Island? Acredite, as possibilidades nesta viagem são infinitas.

Como é viajar de motorhome? Podemos dizer que é uma aventura que precisa de muito planejamento, mas a Austrália é muito bem preparada para receber esse tipo de viajantes. As estradas são ótimas, sinalizadas e existem muitas opções de campgrounds (públicos ou não). É preciso traçar a rota e reservar os locais de parada com antecedência para que imprevistos não aconteçam. Existem muitas opções de motorhome, que são uma espécie de van com tudo o que você precisa nele: cama, cozinha e banheiro. Existem diversos tamanhos e opções diferentes (para 2, 4 ou 6 pessoas) e a praticidade e flexibilidade de poder seguir viagem com sua casa em cima das 4 rodas é o que fascina esse tipo de viajantes. É preciso se atentar a alguns detalhes para que ocorra tudo bem na viagem, como, por exemplo abastecimento de água, conexão elétrica e despejo de esgoto. Além disso, é preciso ter a PID - Permissão Internacional para Dirigir ou ter tradução juramentada da CNH brasileira, além de prestar atenção redobrada, pois a mão é inglesa.

Imagem
Nosso motorhome.

Imagem
Café da manhã no motorhome.

Imagem
Uma das camas.

Imagina estar viajando e se deparar com um lugar lindo que não estava na rota, parar para conhecê-lo e fazer um almoço no motorhome com um visual deslumbrante? Ou passar por uma praia com ondas perfeitas e estar com sua prancha e tudo que precisa com você? Basta ir para praia, aproveitar, depois tomar um banho, fazer um lanche e seguir viagem. Essas são algumas das vantagens de estar em um motorhome!

Imagem
Bells Beach na Great Ocean Road.

Nambucca Heads no Bellwood Park, um dos paraísos que não estava em nosso roteiro e paramos nosso motorhome para conhecê-lo.

Imagem

Imagem

Uma outra parte especial dos deslocamentos é o contato intenso com a fauna australiana que está entre as mais abundantes do mundo. Vimos muitos animais típicos do país, como coalas, wombat, ornitorrinco, wallaby, dingo (uma espécie de cão selvagem) e os famosos cangurus, um dos símbolos australianos. Eles estão por toda parte e é um muito bom vê-los livres, correndo e saltitando para lá e para cá, tomando sol no jardim, aproveitando a praia e sendo fotografados por milhares de turistas.

Imagem
Cangurus soltos no jardim de uma casa.

Imagem
Tomando sol no gramado próximo à praia.

Imagem
Mamãe canguru e seu filhote.

Imagem
Um enorme canguru.

Imagem
Um lindo coala.

Imagem
Dingo. Muito comum em Fraser Island.

As aves também estão por toda parte, são lindas, e dão um colorido especial no céu da Austrália.

Imagem

Imagem

A Austrália tem também a maior biodiversidade marinha do mundo, com características únicas que impressionam e atraem turistas de todo mundo para mergulhar e aproveitar as belezas das águas cristalinas do país. O colorido dos corais, a flora abundante e as milhares de espécies de peixes e animais marinhos deixam qualquer um deslumbrado com tamanha beleza. O grande destaque é a Grande Barreira de Corais composta por cerca de 2.900 recifes e mais de 900 ilhas que e se estendem por 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália.

Imagem
O colorido dos corais e dos peixes.

Imagem
Muitas espécies de peixes.

Imagem
Estrelas do mar.

Imagem
Tartaruga marinha.

A nossa viagem começou por Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, sempre eleita como a melhor cidade do mundo para se viver segundo muitos rankings. É fácil entender o motivo.

A cidade proporciona um encontro de arte, estilos diversificados, construções modernas e uma grande oferta cultural. O contraste entre centros empresariais modernos e praias e parques naturais dão um clima especial à cidade e a tornam completa. A melhor forma de conhecer Melbourne é perder-se pelas ruas da cidade. Observe a linda arquitetura, escolha um restaurante com uma vista bonita e alugue uma bicicleta. Há muito o que se ver e fazer por lá.

Imagem
Passeio de bicicleta pela cidade pela cidade: Melbourne Bike Share.

Imagem
A bela arquitetura cheia de contrastes.

Imagem
Hosier Street, a rua da pichação.

Imagem
O lindo visual na praia.

Imagem
O lindo visual da cidade à noite visto da Melbourne Star.

Imagem
Melbourne Star.

De Melbourne seguimos em nosso motorhome em direção a Great Ocean Road, uma das mais incríveis estradas do mundo. Ao todo são 243 quilômetros de extensão em uma rodovia quase toda costeira com paisagens deslumbrantes, lindas praias, falésias, mata tropical e incríveis formações rochosas.

É praticamente impossível não querer parar a todo instante para apreciar as belezas naturais. As atrações imperdíveis são: Bells Beach, Teddy lookout, Loch Ard Gorge, The Wreck, The Grotto, Bay of Islands, London Arch, The Arch, Thunder Cave e a mais famosa delas, os famosos 12 Apóstolos, que ficam no Port Campbell National Park. Trata-se de colunas de arenito esculpidas pelo vento e pelas ondas do mar. Elas se soltaram do continente há milhões de anos e originalmente eram 12 torres, de até 45 metros de altura, mas hoje restam são somente 8.

Imagem
A entrada da Great Ocean Road.

Imagem
A estrada costeira.

Imagem
Escada para o paraíso: Bells Beach.

Imagem
Bells Beach é um dos principais picos de surf da Austrália.

Imagem
12 Apóstolos.

Imagem
London Bridge.

Imagem
Two Survivors.

Da Great Ocean Road seguimos em direção a Jervis Bay, uma baía com algumas das praias mais bonitas da Austrália. Areias finíssimas e branquinhas, água azul-turquesa transparente, além de uma biodiversidade incrível são algumas das características deste paraíso que é rodeado pelo incrível Boderee National Park, St Georges Basin e o oceano. As praias imperdíveis na região são: Hyams Beach, a mais famosa da região e eleita a praia com a areia mais branca do mundo pelo Guinness Book, Honeymoon Beach e Cave Beach.

Imagem
Hyams Beach com sua areia branquinha.

Imagem
Honeymoon Beach.

Imagem
Stand up paddle na Honeymoon Beach.

Seguindo por mais 3 horas de estrada chegamos a Sydney, a cidade mais populosa da Austrália e que desde o ano 2000 está entre as 15 principais cidades turísticas do mundo. Muita gente sonha em conhecer esse paraíso, que é o destino ideal para amantes de praia, natureza e esportes. Uma cidade moderna, cultural e cheia de atrativos para todos os gostos e idades.

Há muito o que explorar na cidade. Um dos passeios mais famosos é andar pela Circular Quay aproveitando o visual da Harbour Bridge e da Opera House, um dos lugares mais visitados e fotografados do país.

Imagem
Opera House.

Imagem
Em outro ângulo.

Imagem
Opera Bar, um excelente opção de bar e restaurante. Super badalado.

Imagem
Harbour Bridge.

Imagem
Circular Quay.

Imagem
Visual da cidade vista do ferry boat.

Outro passeio deslumbrante e imperdível certamente é fazer a Coastal Walk, a famosa travessia de Bondi Beach até Cogee Walk, passando por diversas praias paradisíacas pelo caminho.

Imagem
A famosa piscina natural.

Imagem
O visual é deslumbrante assim durante toda Coastal Walk.

Imagem
Algumas esculturas em uma exposição temporária.

Imagem
Pista de skate.

Imagem
Bondi Beach, o paraíso dos surfistas.

Vale a pena também fazer um bate e volta até Manly, que está localizada a 30 minutos de ferry boat a partir de Sydney. O local é um charme e tem um clima aconchegante que é impossível não se apaixonar. Manly Beach e Shelly Beach são as duas praias imperdíveis e passear pela The Corso, com suas lojinhas e restaurantes é muito agradável.

Imagem
Primeira visão ao chegar em Manly Beach.

Imagem
Manly Beach.

Imagem
Shelly Beach.

Imagem
The corso.

Seguindo viagem, a parada seguinte foi Port Macquarie, uma cidade litorânea que possui lindas praias e uma travessia pela sua costa com paisagens de perder o fôlego.

Imagem

Imagem
Um banquinho e uma vista maravilhosa.

Imagem
O lindo visual na coastal walk.

E depois de muitas horas de estrada chegamos à Byron Bay, um dos destinos mais badalados do país e o paraíso dos surfistas, hippies e artistas. A cidade é o ponto mais oriental da Austrália continental, ou seja, é a cidade australiana mais perto das Américas. O charme e clima descontraído encantam todos os visitantes.

Imagem
Lighthouse.

Imagem
O visual na subida para o lighthouse.

Imagem
Tallow Beach.

Imagem
O paraíso dos surfistas.

Imagem
Mini surfista.

Há poucos quilômetros de Byron Bay está uma das cidades mais famosas do país, Gold Coast. Nessa etapa terminou também nossa viagem de motorhome. Foram 16 dias de muita aventura, alguns contratempos, e muitas emoções com uma casa sob 4 rodas.

Chegamos e nos encantamos no primeiro instante por Gold Coast. A cidade é moderna, possui ótima infraestrutura, belas praias, parques nacionais, cachoeiras e é o paraíso dos surfistas e de quem gosta de esportes, agito e badalação durante o dia ou a noite.

Há muito o que se ver e fazer na cidade e arredores que possuem atrações para todas as idades. Surfers Paradise é um dos locais mais badalados e faz sucesso entre os brasileiros. Snnapper Rocks, Burleigh Heads, Currumbin Alley, Broadbeach e Tallebudgera Creek são algumas das praias imperdíveis na região.

Imagem
Lindo visual.

Imagem
Miami Beach em Gold Coast.

Imagem
Tallebudgera Creek.

Imagem
O famoso letreiro de Surfers Paradise.

Imagem
O agito e clima praiano de Surfers!

Imagem
Cougal's Cascade no Springbrook National Park.

Imagem
A famosa cachoeira em formato de coração chamada Killarney Falls e fica em Canugra.

A partir de Gold Coast fomos também conhecer Moreton Island, uma ilha paradisíaca que é possível chegar de ferryboat e que tem um enorme naufrágio como principal atração. São quilômetros e mais quilômetros de uma praia de água cristalina em tons de azul turquesa. É possível alugar caiaque e stand up paddle, fazer snorkel, passeios de 4x4 e admirar e alimentar os golfinhos que chegam na costa ao entardecer. O day use no Tangalooma Island Resort é uma excelente pedida para quem visita a ilha por um dia, mas é possível pernoitar nela também.

Imagem
O visual ao chegar.

Imagem
O naufrágio ao fundo.

Imagem
Snorkel próximo ao naufrágio.

Imagem
Caiaque também.

Imagem
E também SUP.

Imagem
Alguns dos muitos golfinhos que havia por lá no entardecer.

De Gold Coast seguimos em direção a linda região de Sunshine Coast, onde fica Noosa, nosso ponto de parada. A cidade possui 3 zonas: Nossa Heads, Noosaville e Noosa Junction. A Main Beach é o cartão postal da cidade, mas o passeio imperdível é a caminhada pelo Noosa National Park com cenários deslumbrantes, praias maravilhosas e piscinas naturais. Um dos lugares que mais nos surpreendeu na viagem.

Imagem
Main Beach.

Imagem
SUP é muito comum nas águas calminhas de Noosa.

Imagem
Pedras, águas azul turquesa e cristalina. Um paraíso.

Imagem
Pausa para uma foto.

Imagem
Mais cenários paradisíacos.

Imagem
Piscina natural entre as pedras.

Imagem
Mais uma piscina natural.

Seguimos então em direção a Rainbow Beach, ponto de partida para visitar a paradisíaca Fraser Island, a maior ilha de areia do mundo, com 1.800km² e Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. É preciso ir de 4x4 e muitas empresas oferecem excursão de 1 ou 2 dias pela ilha.

A ilha é mesmo paradisíaca e o cenário não podia ser mais bonito: dunas e mais dunas de areia branquinha, lagos naturais de água doce, uma vegetação exuberante, quase intocada, e uma natureza selvagem em sua mais forma mais natural.

Os pontos principais para visitação são: Lake McKenzie, Lake Wabby, Eli Creek, mirante Indian Head, The Pinnacles, Champagne Pools e Maheno Wreck (um naufrágio com 120 metros). Há opção de fazer sobrevoo em um monomotor para ver a ilha de cima e o visual é ainda mais deslumbrante.

Imagem
Lake McKenzie.

Imagem
Lake Wabby.

Imagem
Maheno Wreck, o naufrágio.

Imagem
Vista na subida do mirante.

Imagem
Visual de cima do India Head.

Imagem
Agora o visual para o outro lado.

Imagem
Champagne Pools.

Imagem
A maravilhosa piscina natural de Champagne Pools.

E a vista de cima da maior ilha de areia do mundo?

Imagem
Lake Mackenzie tem o formato de um coração.

Imagem
Lake Wabby.

Imagem
Quilômetros e mais quilômetros de praia.

Após dois dias em Fraser Island seguimos para Seventeen Seventy, nosso ponto de partida para ir à Lady Musgrave Island, uma ilha de corais no meio do oceano, e enfim conhecer um pouco da famosa Grande Barreira de Corais.

O passeio é realizado pela empresa LM Cruises, dura cerca de 8 horas e tem todas as refeições incluídas. São uma hora e meia de barco até chegar em uma plataforma de apoio, próxima à pequena ilha, que serve como base.

Pense em um lugar paradisíaco no meio do nada? Assim é Lady Musgrave! A cor da água é uma mistura de verde esmeralda com azul turquesa e é muito cristalina fazendo contraste com o colorido impressionante dos corais. A biodiversidade marinha também impressiona: peixes e mais peixes de tamanhos diferentes, tartarugas, arraias e se der sorte até tubarões. É possível fazer snorkel, mergulhar de cilindro e fazer um tour pela ilha deserta.

Imagem
Snorkel no paraíso.

Imagem
Gaivotas atrás dos peixes.

Imagem
A ilha.

Imagem
O colorido dos corais e peixes no fundo do mar.

Imagem
Uma tartaruga respirando no paraíso.

Depois de um dia intenso no mar voltamos para pernoitar em Seventeen Seventy e no dia seguinte seguimos mais de 700 quilômetros até Arlie Beach, nosso ponto de partida para conhecer mais um paraíso e nosso último destino da viagem: Whitsundays Island.

O arquipélago, localizado no nordeste da Austrália, no estado de Queensland, é composto por 74 ilhas, quase todas inabitadas e cercadas pelas Grande Barreira de Corais na costa leste do país. A beleza fora da água é imensa, mas o que impressiona mesmo é o fundo do mar com a biodiversidade incrível da fauna e flora marinha e uma água cristalina em um tom de azul impressionante.

Nós ficamos 3 dias a bordo de um barco conhecendo cada pedacinho desse paraíso que é perfeito para mergulhadores e apreciadores do fundo do mar. Os locais de mergulho estão entre os mais bonitos do mundo e as ilhas estão entre os destinos turísticos mais cobiçados do planeta.

O cartão-postal do arquipélago é a famosa Whitehaven Beach, que está certamente entre as praias mais bonitas do mundo. A praia tem 7 quilômetros de extensão e o contraste do mar azul turquesa juntamente com os bancos de areia branquinha e fina, que estão em constante mudança de acordo com a maré e vento, é deslumbrante. Um cenário único, diferente a cada dia, e inacreditavelmente lindo!

Imagem
O barco.

Imagem
Uma das várias paradas em lugares paradisíacos.

Whitehaven Beach, a praia mais famosa e visitada da região.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se você não está satisfeito em ver toda essa beleza em terra ou mar, que tal ver de cima, literalmente no ar? Nós fizemos um sobrevoo pelo arquipélago e por toda Grande Barreira de Corais. A beleza é indescritível. Daqueles lugares que é preciso ver para crer.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Whitehaven Beach vista de cima.

A Grande Barreira de Corais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Heart Reef.

Se você gosta de aventura e muita emoção, poderá fazer também um sobrevoo com acrobacias em um avião de 1940 por Whitheaven e Arlie Beach! É preciso ter coragem e estômago para isso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fechamos nossa longa viagem com chave de ouro em um dos lugares mais bonitos do mundo.

A Austrália é um país completo, de muitas faces e que atrai viajantes do mundo inteiro, que se apaixonam por suas belezas naturais e se impressionam com sua qualidade de vida, organização e receptividade.

Não é exagero quando dizem que a Austrália é o Brasil que deu certo. Um país que o Brasil poderia ser, mas não é. As semelhanças são muitas, principalmente em relação ao clima tropical, tamanho, belezas naturais e hospitalidade. Mas, infelizmente, para por aí. Temos muito o que aprender com eles.

A costa leste é apenas uma parte desse país de dimensão continental que tem muito a oferecer a seus visitantes. Se você quer um destino com uma natureza exuberante, lindas praias, cachoeiras, parques nacionais e uma das mais abundantes fauna e flora marinha do mundo, vá para Austrália! Você com certeza irá se apaixonar e difícil mesmo vai ser dizer adeus.

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece a Austrália? Se encantou? Qual foi seu roteiro? E o ponto alto da viagem? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Dez 15, 2015 12:48 pm
Foi mesmo muito difícil dizer adeus! Me encantei e me apaixonei e vivi intensamente esses 30 dias na Austrália! Me surpreendi em cada lugar visitado, fiquei impressionada com a alta qualidade de vida em todo país e fiquei com muita vontade de conhecer a outra parte da Austrália que não visitei!
Minha dica é: Vá para Austrália! Eu com certeza voltarei...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 15, 2015 12:57 pm
Incrível! Lindas fotos! Belo texto!

Tenho certeza que é um dos melhores destinos do mundo para viajar.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Dez 15, 2015 12:59 pm
Que viagem fantástica Juliana! Muita vontade de conhecer! Essa da mão inglesa eu não sabia... e essa Grande Barreira de Corais - fotos maravilhosas :o

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 15, 2015 4:41 pm
Quando eu vi as fotos fui logo desconfiando que era coisa da Juliana ou da Patrícia...... impressionante a qualidade...
Tudo muito lindo... parabéns pela reportagem... depois com calma vou ver à noite em casa...

AndBrag Mensagens: 281
Ter Dez 15, 2015 8:50 pm
Concordo com o zardox. Que fotos! Perfeito! Uma viagem excelente! Mas acho que vou ter que esperar aposentar... atualmente não tenho tempo para ficar um mês inteiro viajando.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Dez 16, 2015 7:48 am
Adorei o texto, as fotos e, claro, a viagem. Pelo que vi a Austrália é um lugar ainda melhor do que eu imaginava. Sem dúvida um destino a se conhecer.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Dez 16, 2015 8:35 am
Deu vontade de voltar, lendo a matéria!!! Não conheço muitos desses lugares, mas com as dicas já está tudo devidamente anotado! Destino bucket list! ;)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Dez 16, 2015 10:32 am
Obrigada pessoal! Num paraíso como a Austrália, tirar fotos lindas fica fácil!
Agora já imaginaram quantas fotos eu tirei em 1 mês de viagem? hahaha :o :P :P





Booking.com

Voltar para “Austrália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio