Passeios bate-volta a partir de Perth: The Pinnacles Desert e Lancelin: como chegar e o que fazer

Troca de informações sobre destinos na Austrália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Dez 26, 2020 4:14 pm
Imagem

O vasto estado de Western Australia é um dos principais tesouros do país dos cangurus. Com lindas paisagens, belas praias e muita qualidade de vida, é o cenário ideal para se sentir no paraíso. A maioria das pessoas utiliza como base a surpreendente cidade de Perth, capital do estado. É de lá que se costuma partir para os muitos passeios nas proximidades, seja por conta própria, em um carro alugado, ou através de um tour com guia (privativo ou em grupo).

Um destes passeios imperdíveis é para o Parque Nacional de Nambung, onde fica o Deserto dos Pinnacles. O local fica 2 horas de carro ao norte de Perth, e vale cada quilômetro percorrido. Trata-se de um deserto com formações rochosas de calcário, existentes há dezenas de milhares de anos! São estas formações que são conhecidas como Pinnacles (em português, pináculo, pico), e que acabaram dando nome ao deserto.

Imagem

O parque tem fácil acesso, podendo ser percorrido tranquilamente de carro (nossa recomendação, assim você otimiza o tempo e pode ir parando nos pontos mais interessantes e fotogênicos), ou a pé, através de trilhas bem sinalizadas. O custo é de 15,00 dólares australianos por veículo (valor checado em dezembro de 2020).

Reza a lenda que os Pinnacles eram formações rochosas que ficavam abaixo do nível da água, na época em que o deserto era mar. Ao longo do tempo, depois que o solo se tornou desértico, o vento foi empurrando e espalhando a areia remanescente, deixando os Pinnacles destacados ao redor da área. Os mais místicos, no entanto, gostam de pensar em teorias alternativas, algumas ligadas inclusive a possíveis interferências extraterrestres. Ao caminhar pelo deserto, a impressão é de estarmos pisando em outro planeta! Outra característica marcante deste deserto é sua proximidade com o mar. Em alguns pontos, é possível avistar o Oceano Índico.

Imagem

O Parque Nacional de Namburg possui uma boa estrutura, com centro de informações, loja de conveniência e banheiros.

Para visitar junto com o The Pinnacles Desert

Apesar de ser a principal atração, não é só o deserto que merece uma visita em um passeio pela região. Combinar o The Pinnacles Desert com outros lugares bacanas pelo caminho é garantia de um dos melhores passeios a se fazer na Austrália.

A própria estrada que leva de Perth para o deserto, a Indian Ocean Dr, já revela bonitas paisagens costeiras ao longo do caminho. O ponto de parada mais indicado é a cidade de Lancelin, com um clima costeiro australiano bem típico. Uma boa ideia é improvisar um piquenique de café da manhã em uma das mesas dispostas próximas à faixa de areia.

Imagem

Em Lancelin, além das lindíssimas praias banhadas pelo Oceano Índico, vale a pena conhecer as dunas de areia onde turistas e locais se divertem com a prática de esquibunda e sandboarding, além de passeios de 4X4. De brinde, lindas vistas das dunas com o mar ao fundo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Chegando à cidade de Cervantes, cidade onde fica o Parque Nacional de Namburg, a parada para o almoço pode ser feita no Lobster Shack, verdadeira instituição local, um restaurante simples, à beira-mar, onde é servido um famoso lobster roll (espécie de sanduíche de lagosta). O local, aliás, funciona também como uma fazenda de lagostas, vendendo e exportando o crustáceo para diversos outros lugares mundo afora. É possível fazer um tour por todas as suas instalações. Quem não gosta ou não pode comer frutos do mar, pode se contentar com a deliciosa e fresquíssima porção de fish & chips servida no restaurante.

Imagem

Imagem

De quebra, você ainda almoça com essa vista:

Imagem

Abastecidos após o almoço, é hora de passar a tarde no ponto alto do passeio: o The Pinnacles Desert! Há quem deixe para ir ao deserto ao anoitecer, quando é possível avistar um dos céus mais estrelados do mundo. Mas devemos advertir que esta é uma opção mais cansativa, e que indicamos ser feita apenas com guia, já que a estrada à noite é bem escura, e há um risco considerável de atropelar um canguru ao longo do caminho.

Por falar neles, fique atento ao longo da estrada, pois as chances de avistar um ou mais cangurus correndo livremente por seu habitat natural não são pequenas!

Imagem

Se sobrar tempo, ainda é possível fazer uma parada no final da tarde no excelente Yanchep National Park, onde é possível se aproximar de inúmeros cangurus, além de visitar um pequeno santuário de coalas. O Yanchep National Park foi um de nossos passeios prediletos na Austrália Ocidental, e como fica mais próximo de Perth, pode ser facilmente encaixado em outro dia da viagem. O acesso custa 15,00 dólares australianos por veículo (valores checados em dezembro de 2020), mas é gratuito caso você tenha visitado o Nambung National Park no mesmo dia (neste caso, é importante ter guardado com você o comprovante de pagamento).

Imagem

Imagem

Imagem

The Pinnacles Desert: como chegar

Conforme destacamos no início da matéria, há basicamente duas opções para chegar ao The Pinnacles Desert: de carro alugado (lembrando que na Austrália a mão é inglesa), ou em um passeio guiado. Recomendamos fortemente a contratação de um tour privativo, o que permite fazer as coisas no seu ritmo, sem a responsabilidade de dirigir por terras desconhecidas e sem tanta estrutura urbana. Nós utilizamos os serviços da Explore Tours Perth para irmos até os Pinnacles, Yanchep e Margaret River, e adoramos! Outra opção que recomendamos é a Libertino Travel, do guia brasileiro Sérgio Libertino, baseado em Perth.

O The Pinnacles Desert fica a 2 horas de carro de Perth, mas com as paradas sugeridas ao longo do caminho, além das bonitas paisagens na estrada, você nem sentirá o tempo passar!

Conclusão

Um dos passeios mais especiais e surpreendentes da Austrália. Uma paisagem única, imponente, que realmente faz com que a gente se sinta em outro planeta. Pra completar, pontos de parada ao longo do caminho que rendem outros excelentes momentos. Recomendamos pelo menos 5 dias para aproveitar bem a região de Perth, mas se você tiver pouco tempo, não deixe de priorizar o The Pinnacles Desert. Vale muito a pena!

Grupo de WhatsApp sobre a Austrália

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo até o momento, com capacidade para até 257 pessoas: https://chat.whatsapp.com/5hTgt4B4juLC6hG2rkcRnQ

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, conhece Perth e a Austrália Ocidental? Quantos dias ficou? Como foi o seu roteiro? Visitou o The Pinnacles Desert? Se divertiu nas dunas de Lancelin? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Dez 29, 2020 6:36 pm
Nossa, que paisagem. Tipo de passeio que eu amo.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Jan 07, 2021 1:27 am
Meu melhor passeio que fiz em Western Australia, junto com Rottnest Island. A junção de praia + deserto + fauna australiana torna esse passeio incrível. Acho imperdível em qualquer roteiro!





Booking.com

Voltar para “Austrália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio