Destinos - Oceania
Austrália

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sex Jan 01, 2021 2:45 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 19173
Administrador
Imagem

Sentir-se no paraíso. Esta é uma sensação constante que temos ao viajarmos pela Austrália Ocidental. São paisagens lindas, em lugares com excelente qualidade de vida. E dentre os muitos pontos interessantes a serem visitados nesta região, aquele que melhor representa o paraíso com certeza é Rottnest Island.

Essa ilha paradisíaca, toda circundada pelas águas em tom azul-turquesa do Oceano Índico, está localizada a apenas 18 quilômetros da costa da Austrália Ocidental. Nem parece que um lugar tão preservado está a uma curta distância de uma cidade grande como Perth. Rottnest Island tem uma história que data mais de 30 mil anos atrás, quando esta porção de terra ainda era ligada ao continente, e habitada pelos aborígenes. Com a chegada dos colonizadores ingleses, já no período em que Rottnest havia se transformado em ilha, o local foi transformado em uma prisão para os nativos, exercendo esta função até 1920.

Hoje, Rottnest Island é um oásis de tranquilidade e diversão, um programa perfeito para turistas e locais. Os australianos, aliás, frequentam bastante a ilha. Ela é fechada para carros, sendo permitido somente o tráfego de veículos pertencentes à administração ilhéu. Isso faz com que prevaleça ali uma atmosfera serena, limpa, contribuindo para a preservação da natureza. Em seus 19 quilômetros quadrados, há nada mais, nada menos do que 63 praias!
A ilha possui ainda uma rica fauna, com muitos pássaros, e abundante vida marinha (entre final de agosto e novembro, é possível avistar diversas baleias em suas rotas migratórias). Mas o grande símbolo de Rottnest Island são os simpáticos quokkas, pequenos marsupiais que só existem neste território.

Imagem

Os quokkas são conhecidos como “o animal mais feliz do mundo”. Isso porque a fisionomia deles faz parecer que estão sempre sorrindo. Além disso, apesar de serem animais selvagens, costumam ser bem mansos e amigáveis inclusive com os humanos (o fato de não haver predadores naturais dos quokkas na ilha contribui para este comportamento mais dócil deles). Você verá muitos quokkas durante o tempo que passar em Rottnest Island. Eles estão em todos os lugares – inclusive na vilinha, tentando entrar nos mercados e demais estabelecimentos para pegar comida. Convém não alimentá-los e nem tocá-los, já que são animais selvagens. Não faltarão oportunidades para tirar fotos dos bichinhos – só não precisa interferir no sossego e na alimentação deles.

Rottnest Island: como chegar

Há duas maneiras de acessar a ilha: de ferry (a mais popular), ou de avião/helicóptero. Há ferries saindo de Fremantle (25 minutos de travessia), do Centro de Perth (90 minutos de travessia), e da região norte de Perth (45 minutos de travessia). As empresas que operam a rota são: SeaLink, Fast Ferries, e Rottnest Express. Quem tiver disposição orçamentária, pode contratar um barco privativo para percorrer o trajeto.

Nós preferimos ir e voltar de avião – e é uma experiência que recomendamos demais! Há diversas empresas que oferecem o serviço. Nós escolhemos a Rottnest Air-Taxi, companhia com mais de 25 anos de tradição, que oferece voos charter em pequenos aviões. Sugerimos fortemente adicionar ao traslado um voo panorâmico por toda a região de Perth, Fremantle e Rottnest Island, admirando do alto as lindíssimas paisagens de Western Australia. Será uma das experiências mais incríveis e emocionantes de sua vida! O custo é consideravelmente maior do que indo de ferry, mas vale cada centavo!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aproximando-se da ilha de aviãozinho

Imagem

Rottnest Island: como se locomover

Há duas maneiras de explorar a ilha em toda sua extensão: de bicicleta ou de ônibus. Recomendamos um pouco de cada um para uma experiência completa.

De bicicleta: você pode alugar uma bike na ilha, no enorme estande da Pedal & Flipper (fica atrás do Hotel Rottnest). Há desde bicicletas normais, até bikes elétricas e híbridas, além da opção de bicicletas familiares. A locação pode ser por um dia inteiro, ou por meio período. Também é possível alugar outros acessórios. O uso de capacete é obrigatório. Outra opção, para quem vier de ferry, é alugar a bicicleta com a própria empresa que faz o transporte para a ilha.

A vantagem da bike é permitir que você conheça a ilha em seu próprio ritmo, sentindo a brisa no rosto, uma sensação deliciosa de liberdade. Você pode ir parando em diversos pontos conforme seu interesse. É uma ótima maneira de explorar as paisagens mais bonitas de lá, e de parar um pouquinho em cada trecho de praia. A desvantagem é que dificilmente você conseguirá percorrer toda a extensão de Rottnest Island de bicicleta. Muitos trechos lá são absolutamente isolados, sem estrutura de serviço.

De ônibus: quem preferir, pode se locomover pelo Island Explorer Bus, um ônibus Hop-On Hop-Off, que faz várias paradas ao longo de toda a ilha durante todo o dia. Custa 20,00 dólares australianos por adulto, e 15,00 dólares australianos por criança, e você pode pegar o ônibus ilimitadas vezes. Outra opção interessante é pegar um dos tours de ônibus oferecidos pelas empresas de ferry. São passeios que duram cerca de 1 hora e meia, e dão a volta completa pela ilha, com algumas paradas, e um guia dando informações (em inglês).

A vantagem do ônibus é que ele te leva para os pontos mais remotos da ilha, onde estão algumas das paisagens mais bonitas, e onde é mais difícil chegar de bicicleta. A desvantagem é que você estará sujeito aos horários pré-definidos, e às vezes, ficar fechado em um veículo com ar-condicionado com um cenário tão lindo lá fora se torna um pouco angustiante.

Nós fizemos um pouco de cada coisa. Pela manhã, andamos um pouco pela ilha; depois pegamos o passeio de 90 minutos no ônibus da SeaLink (a Rottnest Express também oferece um tour parecido); e à tarde, alugamos uma bicicleta para circular livremente.

Imagem

Rottnest Island: o que fazer

Praias, praias e mais praiasRottnest Island é o que podemos chamar de paraíso na Terra. Impossível não se apaixonar à primeira vista. Já na chegada, ficamos impressionados com as paisagens. São praias com areia branquinha e um mar com tonalidades de azul que chegam a doer a vista de tão bonitas. A vontade que dá é de parar um pouco em cada trecho de praia para torrar sob o sol e mergulhar. A ilha toda é extremamente limpa, preservada e segura. Entre suas muitas praias, destacamos: Little Salmon Bay, Pinky Beach, Porpoise Bay, e The Basin/Longreach Bay. Uma mais maravilhosa que a outra! A água do Oceano Índico é um pouquinho gelada, mas nada que atrapalhe – num dia de intenso calor como o que pegamos, é bem refrescante!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mirantes - O que não falta em Rottnest Island são vistas incríveis! Você vai perder as contas de quantas fotos vai tirar, de tanta paisagem bonita que vai ver! Entre os melhores pontos para admirar o cenário paradisíaco da ilha, estão: Bathurst Lighthouse, um famoso farol histórico que é também um dos cartões-postais da ilha; a área de West End, na ponta oeste da ilha, onde ficam o Cape Vlamingh e as Cathedral Rocks, formações rochosas em meio ao oceano, que formam uma das paisagens mais bonitas de Rottnest Island; Parker Point; e Fish Hook Bay.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lagoas de sal - no interior da ilha, perto do aeroporto, é possível avistar algumas lagoas de sal, com coloração rosada.

Imagem

Imagem

Passeio de trem - Sim, há um trenzinho que percorre parte da ilha, levando até o Oliver Hill Gun & Tunnel, onde é possível ver tanques remanescentes da Segunda Guerra Mundial, quando Rottnest Island serviu como ponto estratégico para as forças de defesa australiana. Ali, também dá para caminhar pelos túneis subterrâneos usados pelos soldados durante aquele período. O passeio de trenzinho, guiado em inglês, é vendido por agências locais, e costuma incluir um lanche servido a bordo. Parte de nosso grupo era formado por pessoas de mais idade, que preferiram pegar este passeio com a empresa SeaLink (a mesma do ônibus e do ferry), enquanto os mais jovens foram percorrer parte da ilha de bicicleta. Eles gostaram do tour, bem informativo, mas ele é bem focado na parte histórica de Rottnest Island, e não nas praias. É uma boa opção para pessoas de mais idade, ou para famílias com crianças que queiram descansar um pouco do sol e do calor.

Vida selvagem - Claro que um lugar de natureza tão exuberante e intocada não podia deixar de ter uma fauna rica. De pássaros exóticos à observação de baleias entre final de agosto e novembro, quem faz a fama de Rottnest Island são os já citados quokkas, pequenos marsupiais que vivem apenas nesta ilha. Você inevitavelmente encontrará vários deles durante seus passeios. Aproveite para se aproximar e tirar fotos deste sorridente animal, mas sem tocá-los ou alimentá-los.

Imagem

Atividades - Um lugar tão paradisíaco é sempre um convite para a prática de esportes e exercícios ao ar livre. Além de rodar pela ilha de bicicleta, você poderá praticar mergulho, snorkeling, stand up paddle, caiaque, poderá fazer um passeio de barco, um tour de Segway, ou ainda algo mais radical, como saltar de paraquedas! Isso sem mencionar o maravilhoso sobrevoo proporcionado por quem chega ou vai embora de lá de avião ou helicóptero.

Imagem

Rottnest Island: estrutura e alimentação

A ilha conta com um simpático centrinho, formado basicamente por uma rua, onde há um mercadinho, uma loja de conveniência e de souvenires, e alguns locais para alimentação, inclusive uma unidade do Subway. Nossa recomendação é a ótima Rottnest Bakery. Esta padaria serve deliciosos pães, tortas, sanduíches e doces, e é uma parada bem prática, pois permite se alimentar bem sem gastar muito e sem perder tempo.

Há restaurantes um pouco mais sofisticados na ilha, alguns com vista para o mar, mas além de serem mais caros, farão você perder um precioso tempo que poderia ser melhor aproveitado percorrendo a ilha.

Há banheiros espalhados pela ilha.

Também é interessante notar, no interior da ilha, a própria estrutura de quem ali vive e trabalha, como as casinhas destas pessoas e o cinema local.

É possível se hospedar em Rottnest Island?

Sim, há alguns hotéis, pousadas e albergues espalhados pela ilha, mas são opções bem simples, nada comparado ao que Perth oferece no quesito hospedagem. A maioria dos visitantes acaba optando por passeios bate-volta. Percebemos que os hóspedes, em sua imensa maioria, são australianos.

Vale a pena o bate-volta para Rottnest Island?

É verdade que é impossível aproveitar cada trecho da ilha e tudo que ela tem a oferecer em apenas um dia. Fica aquele gostinho de “quero mais” quando vamos embora. Mas o bate-volta acaba sendo a opção mais escolhida pelos visitantes (inclusive por nós), seja pela praticidade, pela oferta modesta de hospedagem, ou por uma necessidade de adequação no roteiro. Se você sair cedo de Perth/Fremantle e ficar em Rottnest Island até o fim da tarde, conseguirá aproveitar bastante o dia, com tempo suficiente para relaxar e fazer suas atividades favoritas.

Conclusão

O paraíso! Não há outra definição para Rottnest Island. Paisagens intocadas, praias belíssimas, boa estrutura, vida selvagem abundante, várias opções de atividades e passeios... não existem defeitos que possamos apontar. Seja lá quantos dias você tenha em Perth, é obrigatório incluir um passeio de dia inteiro pela ilha.

Grupo de WhatsApp sobre a Austrália

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo até o momento, com capacidade para até 257 pessoas: https://chat.whatsapp.com/5hTgt4B4juLC6hG2rkcRnQ

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, conhece Perth e a Austrália Ocidental? Quantos dias ficou? Como foi o seu roteiro? Visitou Rottnest Island? O que fez na ilha? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/DescontosG19



 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Jan 02, 2021 1:31 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 41070
Praias lindas! Com certeza vale o bate e volta!

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 03, 2021 12:10 am 
Mensagens: 3823
Um dos lugares mais paradisíacos que já conheci! Rottnest Island e o The Pinnacles Desert foram meus passeios prediletos na região de Perth. No caso de Rottnest Island, contribuiu muito, além das belezas da ilha, o voo panorâmico até lá. Recomendo demais!

_________________
http://fdv.im/fabiocalderon


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Passeios bate-volta a partir de Perth: The Pinnacles Desert e Lancelin: como chegar e o que fazer

em Austrália

Última mensagem Qui Jan 07, 2021 1:27 am FabioCalderon Ver última mensagem

 

2

Bate-volta de Perth para Margaret River: a beleza de uma das maiores regiões vinícolas da Austrália

em Austrália

Última mensagem Seg Jan 04, 2021 3:00 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Como chegar a Rottnest Island: a inesquecível experiência de ir de aviãozinho até o paraíso

em Austrália

Última mensagem Qui Jan 07, 2021 1:22 am FabioCalderon Ver última mensagem

 

2

Roteiro de 1 dia em Niterói | Bate e volta do Rio de Janeiro

em Niterói

Última mensagem Qua Jun 03, 2020 10:08 am manucaldas Ver última mensagem

 

2

10 cidades perto de São Paulo para fazer um bate e volta

em São Paulo

Última mensagem Sáb Out 17, 2020 6:09 pm Ajudante Ver última mensagem

 

6

 


Booking.com
Destinos - Oceania
Austrália

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante