Abismo Anhumas: rapel e aventura na caverna mais surpreendente de Bonito

Troca de informações sobre Bonito.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jul 05, 2015 5:11 pm
Imagem

Site: http://www.abismoanhumas.com.br

Visão geral

O Abismo Anhumas é uma das cavernas mais impressionantes do Brasil e está localizada no Vale do Anhumas, em Bonito. Olhando de cima é impossível notar a tamanha beleza do local, que apresenta através de formações deslumbrantes e um lago de águas cristalinas.

Só é possível chegar à base da caverna através de um rapel de 72 metros, feito por uma fenda em uma rocha que leva a um deck flutuante. Nesse momento começa a incrível aventura pelo "buraco", apelido carinhoso dado pelos instrutores ao Abismo Anhumas.

Segurança e responsabilidade ambiental

O Abismo foi totalmente aberto à visitação em 1999, com o início das pesquisas, treinamento e capacitação de pessoal, oferecendo toda segurança necessária através de uma política ambiental consciente. O local tem sua operação turística monitorada, garantindo sustentabilidade na exploração e visitação da caverna causando o menor impacto possível.

Todos os equipamentos utilizados seguem especificações internacionais de segurança (UIAA e CE) e são obrigatoriamente inspecionados antes e depois de cada operação. Notando qualquer sinal de desgaste o equipamento é substituído. É proibida a utilização de equipamentos próprios ou de terceiros.

Só são permitidas 18 pessoas no máximo por dia, separadas em grupos e com horários estabelecidos.

Treinamento

A aventura começa na noite anterior ao passeio, onde é realizado um treinamento de rapel e ascensão em corda para que as pessoas se familiarizem com os equipamentos, normas e as regras de segurança possam ser explicadas. Não há necessidade de ser um atleta e ter força física para estar apto a conhecer o abismo. O mais importante é a técnica e saber fazer os movimentos corretos. Durante o treinamento todos são avaliados para averiguar alguma impossibilidade para o passeio.

O excesso de peso ou peso inferior a 40 quilos pode dificultar a aprovação. A idade mínima é 12 anos e a expedição não é recomendada para gestantes, pessoas em processo pós-operatório ou em recuperação de fraturas recentes.

O treinamento é feito em uma loja no centro de Bonito e não no local do Abismo. Nesse dia assina-se também o seguro para acidentes pessoais e uma vez aprovado eles encaminham para uma loja próxima para experimentar a roupa de neoprene que será usada durante a flutuação. Um detalhe importante é que eles mesmo se encarregam de levar a roupa até a caverna, ou seja, depois de experimentá-la você só terá acesso a ela no momento da flutuação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Passeio

Logo ao chegar os instrutores colocam o equipamento de proteção e preparam os visitantes para a descida, que é feita sempre com duas pessoas de cada vez. Nesse momento é só lembrar do treinamento do dia anterior e curtir a descida vertical de 72 metros com vista panorâmica para toda a caverna até chegar no deck flutuante, construído sobre um espelho de águas cristalinas.

Imagem
Colocando equipamento.

Imagem
Pronto para descer.

Imagem
O visual lindo durante a descida.

Uma vez lá embaixo é só curtir o visual e esperar os outros companheiros do grupo para que todos, junto com o guia, façam a flutuação pelas águas cristalinas do lago da caverna, que possui extensão de 120x90m.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma vez na água é só curtir e aproveitar. A temperatura média da água é de 18°C, mas roupa de neoprene oferece um grande conforto e diante de tantas belezas você nem lembrará do frio. O guia vai na frente com uma lanterna dando explicações e orientando o grupo. Infelizmente é quase impossível tirar fotos embaixo d'água devido a falta de luz. A beleza das formações com vale de cones é quase indescritível.

Imagem

Para quem possui certificado é possível mergulhar até 18 metros de profundidade em um circuito de 177 metros pré-estabelecido no fundo do lago. O local não possui muita vida marinha, mas o cenário de épocas remotas é surpreendente. Só são permitidos 4 mergulhos no máximo por dia.

Após a flutuação todos trocam de roupa e há um passeio em um bote inflável onde podemos observar de perto a parte seca da caverna e suas inúmeras formações de calcário, estalactites e estalagmites que chegam a atingir 20 metros de altura. Não é permitido descer do bote.

Imagem

Imagem

Imagem

Após a flutuação e passeio de bote é só aguardar o momento de subida, que pode demorar um pouco, de acordo com o ritmo das outras pessoas. Enquanto isso os visitantes lancham (é necessário levar seu próprio lanche), admiram ainda mais a caverna e escutam histórias e curiosidades contadas pelos instrutores.

Subida

Assim como a descida, somente duas pessoas sobem por vez e nessa etapa o esforço físico e a técnica entram em ação. As pessoas costumam e podem descansar no meio do trajeto, que, apesar do esforço, é lindo. É necessário estar com roupas adequadas para não se machucar nessa etapa.

Imagem

Imagem

Valor

R$583,00 + R$50,00 do aluguel da roupa de neoprene.

Você pode contratar o passeio com agências de viagem ou através do seu hotel.

Dicas

- Vá de calça de moletom, de ginástica ou com meias de cano alto para não machucar a canela na hora da subida.
- A blusa não deverá ser decotada (estilo camiseta masculina é o ideal).
- Leve um casaco, pois dentro da caverna faz frio.
- É obrigatório o uso de tênis, inclusive para o treinamento.
- Levar toalha é imprescindível.
- Levar uma muda de roupa seca, inclusive roupa íntima, para não voltar molhado.
- Levar lanche e água. Você ficará muitas horas lá e a fome irá bater. O passeio não fornece nenhum tipo de bebida ou comida.
- Leve tudo em uma mochila. Seus pertences descem separadamente, dentro de uma grande sacola, no rapel.
- O local é escuro e o ideal para boas fotos é ter um tripé.
- Não é permitido uso de protetor solar e repelente.

Conclusão

O passeio é incrível e surpreendente. A adrenalina começa na descida e uma vez lá embaixo tudo é impressionante. A flutuação, o passeio de bote e até mesmo a subida, que exige um bom esforço físico, mas que é facilmente recompensada por tantas belezas, fazem parte de uma aventura que com certeza ficará para sempre em nossas memórias.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

O Falando de Viagem viajou à Bonito a convite da Secretaria de Turismo de Bonito/ MS - SECTUR.

E você, conhece o Abismo Anhumas? Gostou do rapel? Sentiu dificuldade? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Dom Jul 05, 2015 10:57 pm
Parece um passeio muito bacana!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jul 06, 2015 8:47 am
A descida de rapel é tranquilo, mas a escalada é bem mais difícil. Tem que estar preparado mesmo.

Juliana, quanto tempo você demorou para escalar até o topo?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 06, 2015 9:35 am
A caverna é mesmo surpreendente e o passeio tem uma dose muito boa de adrenalina que eu particularmente adoro!

Eu não levei alguns dos itens que coloquei nas "Dicas" e sofri um pouco! É muito importante ir preparado!

Hugo, sofri um pouco na subida e fiz pequenas pausas para descanso! Demorei 35 minutos!
No meu grupo teve gente que demorou até 1 hora! e umas meninas não conseguiram finalizar e tiveram uma ajudinha dos instrutores que as puxaram!

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jul 06, 2015 10:20 am
Esse passeio é incrível, realmente um dos melhores de Bonito.
Eu mergulhei de cilindro dentro da caverna, apesar de realmente não ter vida, as formações são muito interessantes.
O esforço para subir é realmente forte, não é para quem está ruim de condição física. O rapaz que subiu comigo sofreu MUITO, eu realmente comecei a ficar preocupada com ele.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Jul 06, 2015 11:02 am
Realmente um belo passeio. Uma pena não ter coneguido reserva quando fui.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Jul 06, 2015 5:01 pm
Passeio diferente na região e parece mesmo imperdível!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Bonito”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio