Esse paraíso é um dos locais mais bonitos do mundo, mas também é um dos mais caros. Viajar para as Maldivas, seja em lua de mel ou em uma viagem romântica, exige um bom planejamento, e com as matérias do Falando de Viagem você conseguirá entender o destino e realizar toda a preparação para dias mais do que perfeitos.
É preciso, entretanto, atenção a alguns detalhes, como as taxas extras:
Taxa de serviço nos hotéis
Os hotéis cobram 10% de taxa de serviço. É uma taxa que os brasileiros estão acostumados, afinal, é a mesma taxa dos restaurantes, por exemplo. Então, em tudo que você tiver gasto dentro do hotel, incidirá esse valor.
O governo cobra uma taxa de 12% para hotéis, restaurantes e bares. A TGST é uma taxa governamental.
Imposto sobre Operações Financeiras
Ao pagar no cartão de crédito ou cartão de débito você terá que pagar 6,38% de IOF. Além disto, terá possível variação cambial, dependendo do seu banco. A maioria dos cartões do mercado brasileiro cobram spread, que pode chegar a 6% de diferença em relação ao valor do dólar comercial.
Para evitar isso, você pode comprar dólares americanos, onde o IOF é de apenas 1,1%, e pagar as contas em papel moeda.
Como evitar pagamentos no local?
Você pode reservar um hotel que funcione no sistema all-inclusive ou que permita reservar o meia-pensão (half board) ou pensão completa (full board). Neste caso, você praticamente não terá gastos no local, evitando assim ter que pagar as duas taxas, que somadas deixam tudo 22% mais caro. O ideal é tentar pagar todos os gastos no Brasil, parcelando, para evitar tem gastos na viagem.
Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar às Ilhas Maldivas é com a Emirates Airline, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU) e Aeroporto do Galeão (GIG). O voo até Dubai tem duração média de 14 horas e são operados no A380, saindo de São Paulo, e no 777-300ER, saindo do Rio de Janeiro. Depois, são menos de 4 horas de voo até chegar às Maldivas. Você tem três classes de serviço à disposição: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica. Vale destacar também que você pode fazer uma parada gratuita em Dubai na volta, maximizando a viagem ao conhecer dois destinos incríveis ao invés de apenas um