Sustentabilidade nas Maldivas: energia elétrica, água e esgoto nos hotéis

Troca de informações sobre as Ilhas Maldivas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Abr 15, 2020 10:33 am
Imagem

A geografia das Maldivas cria um cenário praticamente único no mundo, onde muitas ilhas são ocupadas por hotéis, muitas vezes distantes vários quilômetros de outra ilha ou da capital Malé. Com isso, cada hotel precisa ser praticamente autossustentável, pois não é financeiramente viável criar linhas de fornecimento e transmissão subaquáticas para atender aos resorts.

Quando ficamos hospedados no Sun Aqua Iru Veli, um resort 5 estrelas localizado a 154km da capital Malé, fomos verificar como funciona a geração de energia elétrica, a obtenção da água tratada utilizada no hotel e qual o destino dado ao lixo e esgoto.

Leia também: Guia de viagem para as Maldivas | Informações úteis para você planejar a sua viagem

1) Eletricidade

A eletricidade utilizada no Sun Aqua Iru Veli advém de geradores a diesel instalados na ilha dos funcionários, em local mais afastado, de forma que o barulho não incomode os hóspedes. Existem estudos e projetos, coordenados tanto pelo governo como pelos próprios hotéis, visando a adoção de energia solar, o que reduziria a queima de óleo diesel dos geradores. A expectativa é que tais medidas, já em curso, se tornem mais difundidas nos próximos anos.

2) Água tratada

A água é produzida no hotel a partir de plantas que utilizam o processo de osmose reversa, que capta a água do mar e promove a retirada do sal. Em síntese, “se colocarmos água do mar de um lado e água pura de outro, separando-as por uma membrana semipermeável, podemos aplicar uma pressão elevada (bem superior a 30 atm, que é a pressão osmótica da água do mar) sobre a água do mar. O resultado será a osmose inversa, ou seja, as moléculas da água salgada irão em direção à água pura, afastando-se dos seus sais”. Clique aqui para mais informações sobre o assunto.

A energia elétrica utilizada vem dos geradores e, apesar de ser um método mais caro, é extremamente eficiente e com baixo impacto ambiental.

3) Esgoto

Todo o esgoto gerado é captado e tratado na própria ilha, em uma instalação própria. Inclusive, qualquer hotel nas Maldivas somente recebe licença de operação do governo se demonstrar que possui sistema de esgoto adequado e sem risco de poluir o ambiente.

Leia também: Como ir do Brasil para as Ilhas Maldivas, no Oceano Índico

4) Lixo

Existe um rigoroso processo de reciclagem no hotel, de forma que se possa reaproveitar ao máximo todo o lixo produzido. Os rejeitos que não podem ser reciclados ou reaproveitados são transportados em navios para a Ilha de Thilafushi, criada pelo governo para receber o lixo dos resorts e da capital Malé.

5) Fornecimento de insumos

O espaço livre nas ilhas dos hotéis, e até mesmo nas cidades, é praticamente inexistente, o que inviabiliza a plantação de frutas e/ou verduras ou criação de animais. Exatamente por isso, tudo que os funcionários e hóspedes precisam vem de outros países.

Regulamente, é possível ver navios de médio porte atracados e desembarcando alimentos, bebidas, itens de limpeza e higiene. Apesar deste procedimento exigir um enorme controle de logística por parte dos hotéis, é uma opção melhor do que o transporte por aviões, mais caro e com maior consumo de combustível, considerando o volume de carga transportada.

Conclusão

As Maldivas vivem do turismo e por isso mesmo eles são os maiores interessados em manter o meio ambiente preservado. Os hotéis levam isso muito a sério, tanto que durante as 6 noites que ficamos no Sun Aqua Iru Veli não vimos nada maculando o azul e a transparência das águas ou a areia das praias. Claro que ainda existe espaço para melhorias, mas é bom ver que o país e os hotéis estão no caminho certo.

Leia também: Hospedagem nas Maldivas | O que é half board e full board?

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, conhece as Maldivas? O que achou do meio ambiente? Identificou alguma medida de proteção ao meio ambiente? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 15, 2020 4:08 pm
É exatamente assim. Já fui 2 vezes para Maldivas, conheci ao todo 8 hotéis e a maioria faz um trabalho lindo de sustentabilidade. Fiquei muito impressionada e feliz com o que vi, principalmente no Six Senses Laamu.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 16, 2020 8:29 am
Medidas de sustentabilidade são essenciais. E mesmo podendo melhorar, as Maldivas estão no caminho certo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 16, 2020 8:48 am
Assunto importante. Os hotéis têm um papel fundamental na conservação do paraíso.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Abr 17, 2020 10:58 am
Quanto mais medidas de sustentabilidade melhor. As Maldivas são um paraíso que eu amei e espero que fiquem preservadas por muito tempo.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Abr 19, 2020 8:36 pm
Se não é sustentável eu não me hospedaria nas Maldivas. Se o hotel não preservar o que tem de mais precioso não merece meu respeito...





Booking.com

Voltar para “Maldivas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio