Falando de Viagem entrevista: Gerente do Banco do Brasil

Entrevista do Falando de Viagem.
Ajudante Mensagens: 18088
Qua Fev 11, 2015 8:18 am
Mais informações sobre o Banco do Brasil.
O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 3,0 bilhões no quarto trimestre de 2014, representando RSPL de 16,2%. A remuneração aos acionistas atingiu R$ 1,2 bilhão, montante equivalente a 40% do lucro líquido, sendo R$ 950,7 milhões na forma de juros sobre capital próprio (JCP) e R$ 251,3 milhões em dividendos. O valor por ação alcançou R$ 0,43.

No trimestre o lucro líquido ajustado atingiu R$ 3,0 bilhões, RSPL ajustado de 16,6%.

Banco do Brasil é líder em ativos totais

Os ativos do Banco do Brasil atingiram R$ 1,44 trilhão em dez/14, crescimento de 10,2% em 12 meses e 0,4% em relação ao trimestre anterior, favorecido principalmente pela expansão da carteira de crédito. O Banco do Brasil é líder em ativos entre as empresas do setor financeiro da América Latina.

Carteira de crédito ampliada do BB cresce 9,8% em 12 meses

A carteira de crédito ampliada, que inclui TVM privados e garantias prestadas, atingiu R$ 760,9 bilhões em dez/14, crescimento de 9,8% em 12 meses e 3,8% em relação ao trimestre anterior. Destaque para o financiamento imobiliário e crédito ao agronegócio, que registraram aumento de 59,1% e 13,9% em 12 meses, respectivamente. No período, o BB manteve a sua liderança em crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), com 21,0% de participação de mercado.

Carteira de crédito Pessoa Física Orgânica cresce em linhas de menor risco

A carteira de crédito orgânica, formada por operações com clientes pessoa física do Banco do Brasil, finalizou o quarto trimestre de 2014 com saldo de R$ 151,1 bilhões, crescimento de 3,8% no trimestre e de 12,5% em 12 meses. As linhas de menor risco (Crédito Consignado, CDC Salário, Financiamento de Veículos e Crédito Imobiliário) alcançaram 75,9% do total da carteira, crescimento de 14,4% em doze meses.

Crédito Imobiliário alcança R$ 38,8 bilhões

O Crédito Imobiliário atingiu saldo de R$ 38,8 bilhões em dez/14, aumento de 59,1% em relação ao mesmo período de 2013. O financiamento às empresas cresceu 74,0 % em um ano, atingindo saldo de R$ 10,3 bilhões e o financiamento às pessoas físicas evoluiu 54,3% no mesmo período, alcançando um saldo de R$ 28,5 bilhões.

No acumulado em 12 meses, o BB desembolsou um montante de R$ 19 bilhões neste tipo de operação, evolução de 34,1% na comparação com 2013. Este desempenho permitiu ao Banco elevar sua participação de mercado no último ano, de 6,2% para 7,7%, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central.

Carteira de agronegócio alcança saldo de R$ 164,9 bilhões

O financiamento ao agronegócio encerrou o quarto trimestre de 2014 com a marca de R$ 164,9 bilhões. Esse montante é 13,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2013. Na safra 2014/15, o Banco do Brasil desembolsou R$ 46,2 bilhões em operações de crédito rural, evolução de 18% em relação à safra anterior.

O BB mantém a sua liderança neste segmento, atingindo 63,5% de participação conforme os dados do Sistema Nacional de Crédito Rural. Destaque para as operações de investimento, que atingiram saldo de R$ 74,8 bilhões, evolução de 29,1% em 12 meses.

Crédito para Empresas apresenta evolução de 9,9% em 12 meses

O saldo de crédito concedido às empresas encerrou o exercício em R$ 354,1 bilhões, crescimento de 9,9% em 12 meses e 3,5% em relação ao trimestre anterior. As operações de capital de giro e de investimento, que representam 71,6% do total, obtiveram crescimento de 6,7% e 18,6% em 12 meses, respectivamente.

No período, o Banco do Brasil manteve-se como principal parceiro do segmento de micro e pequenas empresas (MPE), que engloba as empresas com faturamento bruto anual até R$ 25 milhões. Ao final do quarto trimestre, o saldo da carteira de crédito relacionado ao segmento alcançou R$ 102,2 bilhões, crescimento de 2,4% em 12 meses.

Inadimplência segue em patamar abaixo do Sistema Financeiro Nacional

Os índices de inadimplência do BB se mantiveram em patamares menores do que os observados no SFN. Ao fim de dez/14, o índice de operações vencidas há mais de 90 dias representou 2,03% da carteira de crédito. No mesmo período, o SFN registrou índice de 2,9%.

A qualidade da carteira de crédito do Banco do Brasil é evidenciada pela concentração de 94,7% das operações na faixa de risco AA-C. O nível de cobertura da carteira de crédito, que demonstra a relação entre a provisão existente e as operações vencidas há mais de 90 dias, encerrou o trimestre em 195,4%, mantendo-se acima do nível apresentado pelo mercado.

Captações comerciais do BB crescem 4,5% em 12 meses

As captações comerciais, que incluem Depósitos Totais, Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Operações Compromissadas com Títulos Privados, atingiram saldo de R$ 634,6 bilhões, crescimento de 4,5% em 12 meses. Destaque para os saldos de LCA e Operações Compromissadas com Títulos Privados que atingiram R$ 103,8 bilhões e R$ 48,2 bilhões, crescimento de 31,1% e 43,5% em doze meses, respectivamente.

BB mantém forte atuação no mercado de Emissões Externas

Em 2014, o Banco do Brasil atuou em 30 das 49 operações de captação externa realizadas no mercado de capitais internacional, todas elas na condição de joint book-runner. As operações coordenadas pelo BB somaram US$ 30 bilhões, mantendo a liderança do BB no ranking ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), com participação de 70,4%.

Em 2014, o BB-BI concluiu a estruturação e distribuiu 4 operações de CRA. Com o resultado, o BB-BI ampliou sua participação no mercado de securitização de recebíveis do agronegócio, encerrando o ano em 1º lugar no Ranking Anbima de Originação por número de operações de CRA e em 1º lugar no ranking de distribuição deste produto.

O BB Investimentos alcançou a primeira colocação no Ranking Anbima de Renda Variável – Número de Operações, atuando como coordenador na totalidade das ofertas públicas de ações ocorridas em 2014, perfazendo um volume de R$ 14,4 bilhões.

Liderança no Comércio Exterior

O BB manteve sua liderança histórica no comércio exterior. Na modalidade de câmbio exportação, o montante comercializado alcançou US$ 14,3 bilhões, atingindo participação de mercado de 27,2%. Em relação ao câmbio importação, a participação de mercado foi ampliada para 24,1%, com volume comercializado de US$ 12,4 bilhões.

No financiamento às exportações, os desembolsos de Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e sobre Cambiais Entregues (ACE) foram de US$ 2,5 bilhões, atingindo participação de mercado de 28,1%.

BB Seguridade: Lucro líquido atinge R$ 3,5 bilhões em 2014

A BB Seguridade registrou lucro líquido de R$ 1,1 bilhão no quarto trimestre de 2014. O resultado é 26,2% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando-se os dados acumulados em 2014, o lucro líquido atingiu R$ 3,5 bilhões, crescimento de 39,7% sobre 2013. Desconsiderando ajustes de eventos não recorrentes, o resultado ajustado do exercício atingiu R$ 3,2 bilhões, o que equivale a retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 49,8%, superando a previsão da companhia para 2014.

As receitas nos segmentos de seguros, previdência e capitalização atingiram R$ 54,0 bilhões em 2014, crescimento de 24,6% em relação a 2013. O desempenho das vendas favoreceu o crescimento em 30,7% das receitas de corretagem, que totalizaram R$ 2,3 bilhões.

No segmento de previdência, as receitas com contribuições alcançaram R$ 31,0 bilhões no exercício de 2014. A Brasilprev, coligada da BB Seguridade que atua no segmento, destaca-se no segmento por apresentar índices de resgate entre os melhores do mercado. Em termos de captação líquida a empresa contabilizou R$ 20,5 bilhões no período, crescimento de 49,2% sobre o ano anterior. Este desempenho permitiu à Brasilprev atingir a expressiva marca de 53,8% de participação de mercado neste critério.

Faturamento com cartões cresce 15,7% na comparação 2014/2013

O faturamento com cartões atingiu R$ 238,3 bilhões em 2014, crescimento de 15,7% sobre 2013. Com R$ 58,4 bilhões, destaca-se o crescimento de 20,7% do volume movimentado em novos segmentos, que incluem transações de cartões empresariais, Cartão BNDES, Ourocard Agronegócios, pagamento de títulos com cartão e cartões pré-pagos.

Com R$ 6,5 bilhões, as receitas de prestação de serviços de cartões cresceram 12,4% na comparação anual, atingindo 25,8% do total de receitas de prestação de serviços do Conglomerado BB, demonstrando a importância do negócio na formação do resultado do Banco.

No exercício, em continuidade à estratégia de diversificação de resultados e aumento de eficiência, destaca-se o acordo entre a BB Elo Cartões e a Cielo para constituição de uma sociedade que terá direito de explorar as atividades de gestão de contas de pagamentos. Além dessa parceria, o Banco anunciou a criação da Stelo, empresa de meios eletrônicos de pagamento e e-commerce, da Livelo, empresa que atuará nos negócios relacionados ao programa de fidelidade, e da Movera, empresa que prestará serviços ao segmento de microfinanças.

BB Consórcios registra crescimento anual de 24,6% no lucro líquido

A BB Consórcios registrou lucro líquido de R$ 49,1 milhões no quarto trimestre de 2014, crescimento de 26,5% em comparação ao 4T13. O resultado acumulado de 2014 atingiu R$ 181,4 milhões, crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho corresponde a um retorno sobre patrimônio líquido anual de 110,5%. As receitas com prestação de serviços apresentaram evolução de 24,9%, totalizando R$ 336,4 milhões.

A administradora obteve a terceira posição no ranking geral do mês de dezembro divulgado pelo Banco Central, com 565 mil cotas ativas. No segmento de veículos, a BB Consórcios ocupa a segunda posição, com 528 mil cotas ativas.

BB DTVM é destaque no mercado de fundos de investimento

No 4T14, a BB DTVM alcançou o saldo de R$ 554,7 bilhões em recursos de terceiros com participação de mercado de 21,7%. O resultado representou crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2013. A captação no ano totalizou R$ 20,3 bilhões, com destaque para o segmento de previdência (R$ 18,7 bilhões). De acordo com dados mais recentes da ANBIMA, a BB DTVM é líder nos segmentos de investidor institucional, poder público e varejo.

BB alcança 93,1% das transações nos canais automatizados

No quarto trimestre de 2014, as transações bancárias efetuadas por meio dos canais automatizados tais como internet, mobile banking, terminais de autoatendimento, central de atendimento e POS (point of sale), disponibilizados pelo Banco do Brasil, representaram 93,1% das operações bancárias efetuadas pelos clientes. Destaque para a evolução dos canais internet e mobile, que já representam 50,0% das transações, crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os canais automatizados do BB são um diferencial estratégico, disponibilizando uma ampla gama de serviços e produtos aos clientes, além de contribuir no controle de custos.

BB recebe Prêmio Época Empresa Verde

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco do Brasil recebeu o Prêmio Época Empresa Verde na categoria finanças. Realizado em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers, o prêmio reconheceu 22 companhias com as melhores práticas ambientais no País. A implementação do Programa Água Brasil, que tem como objetivo o desenvolvimento e disseminação de soluções voltadas para o uso racional da água no campo e na cidade, foi destaque para a escolha do BB na premiação.

Fundação BB realiza R$ 255 milhões em investimentos sociais

Em 2014, a Fundação BB realizou R$ 255 milhões de investimentos sociais para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão socioprodutiva de comunidades brasileiras de agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, indígenas, assentados da reforma agrária, quilombolas, jovens, além de crianças e adolescentes.

Foram desenvolvidos 689 projetos, transformando a vida de aproximadamente 226,6 mil pessoas em comunidades rurais ou urbanas, em 656 municípios. A estratégia da Fundação para a alocação dos recursos não reembolsáveis foi priorizar a utilização de mecanismos de seleção pública, em cinco eixos prioritários: Água, Agroecologia, Agroindústria, Resíduos Sólidos e Educação.

No ano, o eixo Água teve o maior investimento social da Fundação BB, totalizando R$ 148,5 milhões. A maior parte dos recursos foi aplicada em ações para a universalização do acesso à água no semiárido brasileiro, em alinhamento com a política pública Água Para Todos, do Governo Federal.

viajante Mensagens: 1090
Sáb Fev 21, 2015 9:03 am
A quem souber: tenho problemas com o IB de PJ. Vira e mexe é bloqueado, com suspeita de vírus e o banco manda formatar o computador, mesmo sem nenhuma ameaça. O que fazer???

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 13, 2015 11:11 am
Como não temos uma matéria sobre o BB Private, colocamos aqui fotos do kit de boas-vindas.

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 13, 2015 12:34 pm
Muito bacana o kit. Pequenos detalhes que fazem a diferença.

capsj Mensagens: 2372
Qua Mai 13, 2015 10:24 pm
Kit pra nego com mais de milhão investido no banco ? Brincadeira né ? Furreba total. Mesmo nível do Prime.

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 13, 2015 10:37 pm
hahhahah verdade Capsj! Não pensei por esse lado... rs

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LMBJR Mensagens: 11168
Qua Mai 13, 2015 10:48 pm
Os bancos pensam em sentido contrário! "Olha como o kit do prime é digno de private!" kkkkkkk

Alguém aqui tem o kit private do Bradesco para mostrar e comparar?

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GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 13, 2015 11:29 pm
E será que os clientes ligam para isso? Eu recebo vários presentes e nem ligo. 99% eu dou para alguém.

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 13, 2015 11:32 pm
Eu AMO esses presentinhos e mimos! rsrsrsrsr

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imhotep Mensagens: 1885
Qui Mai 14, 2015 12:08 am
O Santander fez uma propaganda (sobre os 10 dias sem juros do Cheque Especial) show na TV (não q o espanhol seja acima da média, mas me fez rir). O cliente conversando com o gerente, q entrou no cheque especial e aí cobraram juros, etc. Que ele queria ser um cliente especial, ou algo assim.

Aí desce uma plaquinha com confete e as bombinhas - viva cliente especial!

https://www.youtube.com/watch?v=TELEAPStaVE" onclick="window.open(this.href);return false;

É a mesma coisa essas canetinhas e agendinhas. É legalzinho, mas está longe de ser o q o cliente quer, q é ter produtos financeiros competitivos, que realmente tragam ganhos bons para o cliente - spread absurdo o do Brasil!





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