Falando de Viagem entrevista: Gerente do Banco do Brasil

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Fev 03, 2015 2:04 pm
Provavelmente não existe nenhum assunto mais polêmico no Falando de Viagem do que os relativos aos cartões de crédito e serviços financeiros, nacionais e internacionais. O motivo é simples: tudo depende. Um cliente não é igual ao outro, assim como um gerente não é igual ao outro, por isso há muitas informações desencontradas.

Pensando em esclarecer essas dúvidas convidamos um gerente do Banco do Brasil para responder as dúvidas dos nossos leitores. Para que ele se sinta à vontade será uma entrevista anônima.

Vamos começar?

Você atende qual segmento de clientes atualmente? Já trabalhou em outros?

Atualmente atuo no segmento Pessoa Jurídica (empresas de varejo) e anteriormente atuei no varejo pessoa física.

Quantos clientes você tem na sua carteira? Considera esse número razoável ou alto?

A carteira em qual trabalho possui 146 clientes (aproximadamente), um número que considero razoável (quase saturado), tendo em vista se tratar de empresas, as quais geralmente nos trazem diversas demandas dos seus dirigentes.

Como os seus clientes entram em contato com você geralmente? Nossos leitores gostam muito de contatos via e-mail. É viável responder os e-mails de clientes diariamente?

Como o segmento é PJ, geralmente o contato é feito via e-mail ou telefone. Os dirigentes acabam indo até a agência quando a demanda necessita ou quando precisamos colher assinaturas e senhas para finalizar seus pedidos. Minha rotina diária inclui deixar o webmail aberto durante todo o expediente e tento responder aos emails com muita celeridade, mas não é regra para todos os funcionários.

Qual a posição oficial do banco para comprovação de renda? Quais documentos são válidos?

Não posso me posicionar oficialmente pelo banco, mas os documentos são os padrões de mercado: Holerites, carteira de trabalho, declaração para autônomos, decore, IRPF, etc. Cada caso é um caso e procuramos enquadrar cada um dentro do que os normativos permitem e no que melhor se encaixe ao cliente e ao caso, buscando sempre o melhor para todos.

Cliente com conta digital, com renda para Estilo, pode migrar a conta pro Estilo e manter ela como digital?

Não atuo na PF e não consegui essa resposta para repassar, mas acredito ser possível, uma vez que a “conta digital” é um tipo de enquadramento de conta e “Estilo” é um tipo de enquadramento de segmento (duas coisas distintas).

Qual dólar é usado na conversão de pontos dos cartões de crédito? Em que momento ocorre? Na compra ou no pagamento da fatura?

O dólar é o PTAX do dia anterior + 3%. Ocorre a conversão no momento da compra e nova conversão no fechamento da fatura, cobrando a diferença (se cotação estiver mais alta) e devolução de diferença (se cotação estiver menor).

Por que as alterações na conta precisam ser validadas por dois gerentes? É para dificultar fraudes?

Na verdade, a validação de dados não é feita por 2 gerentes, mas algumas atualizações precisam ser feitas por uma pessoa e validadas por outra pessoa, esse sim, de nível gerencial. A validação é necessária para fidedignidade das informações (compliance) e para evitar fraudes.

Você sabe se existe alguma novidade no Ponto Pra Você para 2015?

Todas as alterações no programa são feitas pelas diretorias responsáveis e divulgadas para o público interno pouco antes da efetivação. Nada foi divulgado recentemente sobre alterações previstas no programa.

Como conseguir bons limites de crédito no Banco do Brasil? O que é levado em consideração e qual a importância do gerente no sucesso da operação?

O papel do gerente de relacionamento é importante, pois ele quem “alimenta” as informações no sistema para que o mesmo retorne limites favoráveis, mas não existem milagres: Limites são definidos por aspectos mercadológicos conhecidos por todos: Renda, histórico de adimplência, endividamento e, claro, a boa vontade do gerente.

Sabemos que os limites dos cartões de crédito do Banco do Brasil são compartilhados, mas muitas vezes não condizem com a renda do cliente. O que fazer nestes casos?

É o chamado limite único, que outros bancos privados passaram a utilizar recentemente. É o cliente que define como quer usar seus limites, sem precisar da intervenção do gerente. O limite único geralmente é calculado de modo condizente com a renda. Se não está, o cliente deve avaliar seu histórico, sua adimplência no mercado, endividamento total, etc. Se mesmo assim achar que não está condizente, deve procurar seu gerente, atualizar o cadastro (renda) e solicitar nova análise.

Há alguns meses o Banco do Brasil aumentou consideravelmente as taxas de juros para operações de Crédito Imobiliário. Haverá algum novo aumento das taxas (ou redução)?

Assim como o “Ponto pra Você”, as alterações são de responsabilidade das diretorias e divulgado pouco antes das alterações. Nada se tem divulgado sobre o assunto, mas levando em conta os atuais aspectos de mercado, eu acredito em mudanças (elevações) das taxas em breve.

Quais as vantagens de ser um cliente Private no Banco do Brasil?

Basicamente, a diferença fica no acesso aos portfólios de produtos e serviços especializados, tais como consultores financeiros, orientação para investimentos diferenciados, fundos específicos, consultoria financeira pessoal, seguros diferenciados, etc, além do ambiente requintado que o segmento exige. Não sei comentar nada mais específico, como diferenciação de taxas, tarifas e anuidades, pois não atuo no setor PF e não tenho acesso às informações do Private.

Por que para ocorrer as mudanças de segmento é preciso entrar em contato com o SAC e/ou Ouvidoria e o atendimento é sempre limitado?

As mudanças de segmento são feitas pelo sistema ou pelo gerente, quando o cliente atinge os pré-requisitos para um novo segmento. Não há necessidade de SAC ou ouvidoria. Fale sempre com seu gerente.

Você sabe se em 2015 haverá novidades para o segmento universitário?

Até o momento, não foi divulgado nada sobre alterações para esse segmento.

Você pode esclarecer como é feita a conta dos gastos para cálculo do desconto/isenção nas anuidades dos cartões, especialmente nos Black e Infinite?

Cada modalidade de plástico possui um “ponto de corte” de anuidade.

Fala-se “ponto de corte” a relação de gastos X % de desconto. É uma sistemática simples e além dessa, existe somente mais uma forma de conseguir desconto/isenção: utilizando os pontos do programa de relacionamento.

Para o Infinite e Black, temos:
De R$ 0,00 a R$ 6.299,99 – ZERO de desconto;
De R$ 6.300,00 a R$ 7.049,99 – 25% de desconto;
De R$ 7.050,00 a R$ 7.799,99 – 50% de desconto;
De R$ 7.800,00 a R$ 8.499,99 – 75% de desconto;
Acima de R$ 8.500,00 – 100% / isenção total na anuidade.

Ainda, pode ser feita uma relação de complementação entre gastos e pontos:
De R$ 0,00 a R$ 6.299,99 – ZERO de desconto via gastos, mas pode-se utilizar pontos, sendo + 8.125 para 25%, 16.250 para 50%, 24.375 para 75% e 32.500 para 100%;
De R$ 6.300,00 a R$ 7.049,99 – 25% de desconto via gastos, + 8.125 para 50%, 16.250 para 75% e 24.375 para 100%;
De R$ 7.050,00 a R$ 7.799,99 – 50% de desconto via gastos, + 16.250 para 75% e 24.375 para 100%;
De R$ 7.800,00 a R$ 8.499,99 – 75% de desconto via gastos e + 8.125 para 100%.

O que você pode nos falar sobre os cartões de crédito Ourocard Estilo Elo Grafite e Nanquim? As informações estão escassas.

As informações internas também são escassas. O que eu sei, é o mesmo que o público externo. A meu ver, o banco está tentando pulverizar a bandeira criada e vem conseguindo muito bem. O Elo, com o tempo, estará presente em muitos pontos de venda e acredito que se tornará tão forte quanto as demais bandeiras. Não sei de informações sobre estudo para colocá-lo para uso no exterior, mas, pessoalmente, não acredito que isso será feito, pois demandaria uma estrutura gigantesca (vide Visa e Master).

Qual produto do banco resulta em melhor pontuação para o gerente/agência?

Não existe “score” de pontuação, mas sempre é bom manter um relacionamento de troca, onde um cliente prestigia os produtos e serviços do banco (o que acaba auxiliando o gerente no atingimento das suas metas) e conseqüentemente o mesmo irá lhe servir com excelência aos pedidos de seus clientes.

No cadastro do cliente tem uma informação chamada "margem" ou "margem de contribuição". Isto se refere ao cliente como um todo ou ao cliente quando de sua utilização dos cartões de crédito do Banco do Brasil? O que isto influência na definição do limite no Banco do Brasil?

Participo dessa entrevista pelo amor às viagens e para poder compartilhar um pouco mais de informações que todos tem dúvida, onde procurei responder de forma clara e sucinta a todas as perguntas, utilizando informações de classificação livre e encontradas na mídia e/ou internet, mas essa questão é impossível de responder sem divulgar informações internas e restritas que podem comprometer várias coisas, portanto, não poderei responder sobre o tema abordado.

Qual é o melhor canal para abrir uma reclamação?

Procure sempre resolver no âmbito da agencia, com seu gerente de relacionamento. Uma boa opção é o gerente geral, que sempre está disposto a resolver problemas e evitar que o cliente externe a reclamação em outros órgãos. Caso esses canais não sejam suficientes ou satisfatórios, procure o SAC, Ouvidoria e BACEN, nessa ordem. O banco preza muito pelo atendimento e existem inúmeras campanhas para redução de reclamações, tanto que o banco já saiu das primeiras posições de reclamações no BACEN e continua melhorando.

Em quais casos você recomenda a troca de gerente/agência?

Particularmente, só recomendo em caso de problemas de relacionamento entre cliente e gerente. Não vejo outros motivos para troca de gerente/agência, uma vez que o gerente está lá para satisfazer seus pedidos, que sempre (ou quase sempre) vão de encontro com as necessidades do banco.

Você acha que os gerentes são mais efetivos quando o cliente tem produtos e investimentos no banco? E quando não tem nada, apenas uma simples movimentação, dá para exigir algo?

O cliente sempre pode exigir o que lhe é de direito e estamos lá para isso, servir ao cliente da melhor maneira possível. Geralmente, o cliente que possui um relacionamento bom com seu gerente acaba trazendo/migrando seus produtos naturalmente para o banco, o que acaba estreitando e facilitando ainda mais o relacionamento.

Se você tivesse que dar um conselho para os clientes do Banco do Brasil, qual seria?

Procure sempre entender o porque das coisas: se algo lhe foi negado, talvez não seja a vontade do gerente ou sua, mas no se encaixa ao seu perfil naquele momento.
Tenha sempre um excelente relacionamento com o gerente, procure manter uma regularidade financeira, evite restrições cadastrais e busque sempre o pagamento pontual dos seus compromissos.

A combinação desses simples fatores com certeza lhe trará os benefícios que almeja.

Agradecemos pela entrevista e esperamos que as informações ajudem nossos leitores e clientes do Banco do Brasil.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

aabagge1 Mensagens: 527
Ter Fev 03, 2015 2:24 pm
apenas para complementar a resposta de nosso colega no que se refere a comprovação de renda com decore.

- precisa estar descrito analiticamente os 6 últimos meses, por exemplo: "dezembro/2014: R$ x,xx, novembro/2014: R$ y,yy..."

- precisa estar acompanhado da cópia do diario (livro contabil) com devido apontamento dos valores descritos no decore

- precisa indicar qual a sua atividade e vc precisa levar também copia do registro na entidade de classe (CREA por exemplo).

como meu contador somente conseguiu inserir "Jan a Jun de 2014: R$ z,zz" no campo disponível do decore não foi aceito pelo banco. a alternativa foi o IR.

abs

alexandrerj Mensagens: 3658
Ter Fev 03, 2015 2:30 pm
Aposto que a a tal "Margem" se refere ao lucro que o cliente dá para o banco...

Um cliente que tem muito dinheiro parado na conta corrente ou que tenha capitalização terá uma margem alta... Já o cliente que tem uma conta aberta parada sem nenhuma movimentação terá uma margem pequena... Isso tem em todos os bancos... Eh o Score interno do cliente...

Não vejo nada d+ em responder isso...

Já com relação ao cliente ser Estilo e possuir conta digital sinceramente acho difícil, pq as contas digitais devem ser encarteiradas no atendimento comum... Mas se for possível seria ótimo... Mas nesse caso perde um pouco o sentido... Conta digital não usa agência apenas meio digital então não tem pq estar no atendimento estilo...

Abraços.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 03, 2015 4:03 pm
O relacionamento cliente/gerente é um relacionamento como qualquer outro. Quando um dos lados só sabe pedir e não dá nada em troca acaba não funcionando.

A menos que você tenha milhões investidos no banco, você é um cliente como tantos, que o banco perde e ganha diariamente. É preciso ser esperto e saber lidar com o banco/gerente para ter o que precisa.

Lembre-se que seu gerente sabe quanto você ganha e não é obrigado a oferecer cartões de crédito, aumento de limites ou upgrade de segmento se a sua renda não condiz.

Há no Brasil a busca por status. Se você não tem dinheiro para pagar o IPVA de um carro, não deve comprá-lo. Se você é um cliente de alta renda não vai se importar com a cesta de serviços ou anuidade, pois provavelmente terá isenção pelos gastos.

wbjrbr Mensagens: 187
Ter Fev 03, 2015 8:09 pm
"Você sabe se existe alguma novidade no Ponto Pra Você para 2015?"

Eu nunca quis acreditar no que os gerentes me contavam, mas olhe aí a triste realidade, agora vou me conformar de vez com essa história de que "só sabemos das coisas em cima da hora"... kkkkkk

"Por que as alterações na conta precisam ser validades por dois gerentes? É para dificultar fraudes?"

Essa eu não imaginava mesmo, ainda acredito que seja para dificultar fraudes...

"Você pode esclarecer como é feita a conta dos gastos para cálculo do desconto/isenção nas anuidades dos cartões, especialmente nos Black e Infinite?"

Interessantíssimo!
É sempre melhor solicitar qualquer isenção/desconto quando se tem uma base de "por onde começar"...

alexandrerj Mensagens: 3658
Ter Fev 03, 2015 10:04 pm
Essa de validação de 2 gerentes na pratica não serve pra nada.. Quando preciso alterar alguma coisa o gerente altera e grita pronto lado, fulano válida a alteração? Aí sem ver nada e sem conferir nada eles validam...

Na prática não funciona e isso já aconteceu dezenas de vezes com vários gerentes e várias agências... Não eh isolado, é recorrente...

Abraços.

decafon Mensagens: 85
Ter Fev 03, 2015 10:10 pm
Três observações:

1) "declaração para autônomos" é só proforma na PF. Não vai te dar nenhum limite;

2) Falar que limite na PF depende de boa vontade do gerente quase me fez desconfiar de que não é funcionário do BB. Gerente quase não tem autonomia em limite de crédito. Ainda bem, diminui a inadimplência.

3) A melhor frase da entrevista, sem, desmerecer o resto: "se algo lhe foi negado, talvez não seja a vontade do gerente ou sua, mas no se encaixa ao seu perfil naquele momento."

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Ter Fev 03, 2015 10:19 pm
Acho que um gerente de contas pessoa física teria sido uma melhor opção para a entrevista, mas de qualquer jeito, antes isso do que nada.

Gostei da explicação sobre a isenção de anuidade dos cartões, mas acho um grande desperdício torrar os pontos com isso.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Fev 04, 2015 7:26 am
Gerente de banco é um profissional como qualquer outro. Tendo de priorizar um cliente, certamente irá escolher aquele que possui maior relacionamento com o banco.

Banco é quase tudo igual, o que pode dar uma boa diferença é o gerente.

Avatar do usuário
davidvader Mensagens: 190
Qua Fev 04, 2015 7:39 am
Sou correntista do BB e, de fato, um bom relacionamento cliente/gerente faz muita diferença. Tenho renda declarada de apenas R$2594 (bolsa de doutorado), mas como gasto em média acima de 6k/mês no CC e recentemente fiz uns investimentos no banco a gerente fez a gentileza de aumentar meu limite para 23k :lol:

Lua de Mel 15-24/Out/2013 em Orlando, aí vou eu!

Passagens aéreas: OK
Hotel: OK
Ingressos: comprar em Abril
Carro: alugar em Maio




Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio