Falando de Viagem entrevista: Fabio Calderon

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Qui Abr 03, 2014 8:19 pm
O Falando de Viagem, sempre em busca de novidades, foi atrás dos amantes de viagens. Pessoas que viajam tanto que muitas vezes até se confundem quando vão mostrar suas fotos, pois são tantos destinos seguidos que dá para confundir mesmo. Para começar nossa série de entrevistas convidamos um dos nossos principais colaboradores, já muito conhecido por vocês: Fabio Calderon. Paulista, formado em direito e jornalismo, atualmente trabalhando como jornalista e empresário, ele gostou de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, certo? Quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Conheço exatamente 50 países e 441 cidades. Sempre tento atualizar minha conta, gosto de "colecionar" lugares visitados.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

17 estados e 105 cidades.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Praticamente desde que eu nasci. Com 4 meses já viajava para estâncias no interior de São Paulo, e aos 6 meses, fiz minha primeira viagem de avião, para Maceió. Com 4 anos fui para a Argentina de navio, e com 5 anos fiz minha primeira viagem internacional de avião - para Orlando, lugar que ficaria marcado para sempre em minha história de viajante. Desde essa primeira viagem para Orlando, em 1994, passamos (minha família e eu) a adquirir o hábito de fazer pelo menos 2 grandes viagens por ano, geralmente nos períodos de férias escolares. Costumo dizer que viajar é o vício mais saudável que uma pessoa pode ter. E como fui me acostumando a viajar desde pequeno, conforme fui crescendo, o vício foi aumentando, e o que antes era costume, hoje é uma necessidade. Preciso viajar para viver.

O que fez despertar sua paixão por viagens?

Acho que este costume de viajar desde pequeno, primeiro para o Brasil e depois para o exterior, ajudou bastante a despertar a paixão por viagens. Aprendia muito mais sobre geografia, história, inglês e até mesmo matemática ao viajar do que na sala de aula. Viajar foi se tornando parte essencial da minha personalidade. Quando faço aniversário, sempre prefiro uma viagem a uma festa.

Mas sendo mais direto na resposta, acho que meu ponto de virada, o que me fez descobrir um verdadeiro apaixonado por viagens, foi quando eu tinha 14 anos e, após uma road trip pelo sul dos EUA, fiquei apenas com minha mãe em Orlando durante uma semana. Ali, tive de tomar a rédea de algumas situações, tomar a frente da viagem. E adorei a experiência. Acho que aquele foi o primeiro roteiro de viagem que eu planejei.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

A maioria, de turismo. Viajei para os EUA (Miami e Nova York) acompanhando um grupo de empresários brasileiros por 3 vezes. Aí, são viagens com outro foco, às vezes nem dá para aproveitar direito o destino. Também já fiz duas viagens pelo Falando de Viagem (e espero fazer outras tantas pelo site). Foram 2 destinos bem diferentes - França e Orlando. Nestas viagens, há uma dedicação maior ao meu trabalho jornalístico, pois elas envolvem importantes parecerias do site com empresas e órgãos de turismo. Não são melhores nem piores que as viagens a lazer - são apenas diferentes.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Acho mais fácil responder com aquilo que NÃO procuro em uma viagem. E em último lugar certamente está badalação, sou bem na minha, e nem em São Paulo gosto de badalação. Também não sou do tipo de pessoa que vai para um destino só porque ele está na moda - tanto que fui aos EUA pouco após o 11 de setembro. Nem decidiria uma viagem unicamente pelo fator compras. Costumo procurar uma conjunção daquilo que mais me agrada: riqueza cultural, diversidade de passeios, boa cena gastronômica (para mim, uma das partes mais importantes da viagem), diversão e, acima de tudo, paz. Me recusaria a viajar para um lugar com situação política tensa ou com a população em estado de miséria absoluta. Não se trata de preconceito, mas para mim, quando viajamos, buscamos, acima de tudo, paz.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sim, sempre busco este tipo de informação, principalmente em sites especializados, que normalmente contam com textos e depoimentos de quem já esteve no lugar. Com o tempo, passei a refinar um pouco minha pesquisa. Não dá para confiar em tudo que se lê por aí, pois muitas vezes os gostos das pessoas não batem com o seu. Por isso, é preciso também procurar informações de pessoas que tenham um perfil compatível com o seu. De nada adianta eu pedir dicas de hospedagem a um mochileiro se pretendo ficar em um hotel 5 estrelas, por exemplo.

Como monta seu roteiro?

Primeiro, vem a parte da compra da passagem aérea. Neste ponto, não sou muito seletivo. Caso surja uma promoção para um destino que eu tenha vontade de ir, não hesito em comprar a passagem. Aí depois vem a parte que mais gosto, que é a elaboração do roteiro dia a dia, primeiro com a decisão de quais cidades visitar, e depois com a decisão de quais programas fazer. Sou bem detalhista, gosto de pesquisar item por item da viagem, de hotéis a restaurantes, e se possível, sempre deixo várias refeições ao longo da viagem já reservadas.

Sempre busco informações em guias especializados e em sites como o Falando de Viagem. Um roteiro bem feito é a chave para uma viagem de sucesso. Por isso sempre bato na tecla do planejamento. Vejo muita gente jogar dinheiro fora ao fazer uma viagem mal planejada.

Qual foi sua última viagem?

Para o Brasil, foi no carnaval de 2014. Fui para Minas Gerais e visitei Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho. Foi uma excelente viagem, na qual tive a oportunidade de ver o Brasil que dá certo. Inhotim é uma atração de padrão internacional, que todo brasileiro deveria conhecer. E Belo Horizonte é uma cidade culturalmente muito rica. Para o exterior, minha viagem mais recente foi no final do ano passado. Fui para Nova York, Carolina do Sul (Charleston e Hilton Head Island), Georgia (Savannah) e depois Flórida (Saint Augustine, Miami e Orlando). Passei pelo que se pode chamar de "Sul Profundo" dos EUA, inclusive visitei uma plantation igual à do filme 12 Anos de Escravidão, na Carolina do Sul. Foi uma excelente imersão na cultura e na gastronomia do sul dos EUA.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Miami, em junho. Vou fugir do Brasil durante a Copa do Mundo. Será uma viagem de descanso.

Qual a viagem dos sonhos?

Que pergunta difícil! Vou longe nessa: tenho um sonho totalmente lunático, que é pegar um carro e cruzar os 48 estados da parte continental dos EUA, do Maine à Califórnia. Parando em cada estado para conhecer suas atrações mais interessantes, sua cultura. Uma road trip pra ninguém botar defeito, pelo país com o qual mais me identifico. Acho que esta seria minha viagem dos sonhos. Em todos os sentidos.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Mais uma pergunta dificílima rs. Tem um lugar que é meu curinga: Orlando. Tenho uma ligação afetiva com a cidade muito forte. Sai ano, entra ano, e eu sempre dou um jeito de voltar para lá. Aqui no Brasil, gosto muito de voltar para algumas cidades perto de São Paulo, como Serra Negra, com a qual também tenho laços afetivos. Outros lugares que quero muito voltar são o Canadá (exemplo de civilidade) e a França (na minha opinião, o país mais bonito do mundo).

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Curiosamente, 3 das últimas viagens que fiz me revelaram grandes surpresas. Adorei conhecer Cincinnati, uma cidade no sul de Ohio turisticamente ignorada; me apaixonei pela Carolina do Sul e pela Geórgia, estados muito pouco divulgados aqui no Brasil, mas que são riquíssimos em termos de história, belezas naturais e gastronomia; e esperava encontrar um Brasil completamente despreparado e caótico em minha viagem para Minas Gerais no carnaval, mas acabei dando de cara com um povo receptivo e simpático e com lugares com estrutura turística de primeiro mundo.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Ilhéus e Itacaré. Achei esta região da Bahia extremamente precária, com falhas grotescas de serviço e de higiene. Não voltaria. Há casos em que nos decepcionamos com o povo também. Achei Budapeste uma cidade linda, mas tive tantos percalços com o povo húngaro, que não sei se voltaria pra lá. Mas tem 2 lugares especificamente que eu não vou nem que me paguem: Ciudad del Este e Caldas Novas/Rio Quente. Simplesmente odiei!

O que é indispensável em uma viagem?

Uma boa companhia. Se não tiver uma boa companhia, viaje sozinho. Nada pode estragar mais uma viagem do que uma companhia desagradável. Além disso, um bom planejamento também é indispensável. Saber principalmente o que NÃO fazer em cada lugar.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

O que mais pode estragar uma viagem é uma má companhia. Aquela pessoa chata, provinciana, que não aceita fazer programa nenhum, que reclama de tudo, que está sempre de cara fechada, que tem medo ou preguiça de explorar lugares novos, de provar uma culinária diferente. Em segundo lugar, a antipatia das pessoas. Pessoas mal educadas podem estragar até o lugar mais lindo do mundo. Se tem uma coisa que me tira do sério é serviço ruim e gente estúpida.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Sejam humildes. Ouçam quem tem mais experiência no assunto. Não queiram dar uma de autossuficientes logo na primeira viagem. Já vi muita gente se recusar a ouvir dicas de pessoas mais experientes porque acha que se garante sozinha na primeira viagem. Quebraram a cara. Teimosia é um dos piores defeitos que um viajante pode ter.

Do outro lado da moeda, não tenha medo de arriscar. Não caia nas armadilhas das excursões, por exemplo, por achar que não vai conseguir se virar sozinho. Hoje em dia, com o leque amplo de informações que temos, só não viaja bem quem não quer. Planeje sua viagem, mas dê valor à opinião de quem é mais viajado do que você e entende mais do assunto.

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais o encantaram?

Imagem
Charlotte Amalie, St Thomas, Ilhas Virgens Americanas.

Imagem
Hallandale Beach-Hollywood Beach, Florida, EUA.

Imagem
Grand Canyon West, Arizona, EUA.

Imagem
Grand Canyon South com neve, Arizona, EUA.

Imagem
Epcot, Orlando, EUA.

Imagem
Hollywood Studios enfeitado para o Natal - Orlando, EUA.

Imagem
Magic Kingdom, Orlando, EUA.

Imagem
Castaway Cay - ilha particular da Disney nas Bahamas.

Imagem
Tarde de inverno em Nova York - Vista do Rockfeller Center, EUA.

Imagem
Saint Augustine, Florida, EUA.

Imagem
Fim de tarde em um cruzeiro pelo Caribe.

Imagem
Inhotim - Brumadinho, Minas Gerais.

Imagem
Ouro Preto, Minas Gerais.

Imagem
Cascata do Caracol, Canela, Rio Grande do Sul.

Imagem
Acropole, Atenas, Grecia.

Imagem
Santorini, Grécia.

Imagem
Alhambra, Granada, Espanha.

Imagem
Passeio de barco em Cassis, na França.

Imagem
Castelo de Chenonceau - Vale du Loire, França.

Imagem
Copenhague, Dinamarca.

Imagem
Geirangerfjord, Noruega.

Imagem
Vigeslandparken - parque de esculturas em Oslo, Noruega.

Imagem
Igreja Ortodoxa Russa, São Petersburgo, Rússia.

Imagem
Positano, Costa Amalfitana, Itália.

Imagem
Veneza, Itália.

Imagem
Lake Louise - Montanhas Rochosas, Canadá.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qui Abr 03, 2014 8:21 pm
Parabéns, Fabio! :D

Queria ter essa organização de saber quantos países/cidades eu conheço.

Emanuel Mensagens: 369
Qui Abr 03, 2014 8:44 pm
Muito legal.

Acho que viajar, como qualquer coisa na vida, vai melhorando com a experiência. Então ler reportagens com gente com tanta bagagem acaba sendo um aprendizado!

Valeu, Fábio e FDV.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 03, 2014 8:54 pm
Bela experiência!

Faltou a perguntar quantas vezes ele foi a Orlando. :P Acho que essa conta até ele perdeu!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Abr 03, 2014 11:06 pm
A quantidade de vezes que fui a Orlando também é redonda: 20 vezes. Sendo que mais de 10 vezes foram de 2008 para cá. E fechando a conta das viagens, foram 16 cruzeiros marítimos até hoje :D

Calcular o número de países visitados é fácil. Já as cidades é mais difícil contar, mas hoje em dia há ótimos aplicativos que ajudam a fazer esta contagem... e como sempre anoto as cidades que fui, não foi muito difícil fazer a conta (apesar de ter sido bem demorado).

Curiosidades: meu país de número 50 foi... Portugal, por incrível que pareça. A soma de cidades que conheço no Brasil e nos EUA corresponde a quase metade da lista de 441 cidades. O estado brasileiro em que mais conheço cidades é São Paulo. Já nos EUA, é a Flórida, claro. Na Europa, o país em que mais cidades conheço é a Espanha, seguida pela França.

E escolher as fotos para ilustrar esta entrevista foi uma das tarefas mais árduas que já tive :lol:

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 03, 2014 11:12 pm
Fabio, como contabilizo as cidades?

Quando fazemos uma road trip, por exemplo, passamos em trocentas. Algumas cidades fazemos um city tour mas não pernoitamos. Contam as que passamos algumas horas? As pequenas contam ou apenas as principais?

Enfim, que metodologia usar?

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Abr 03, 2014 11:32 pm
Acho que não precisa necessariamente dormir na cidade. Santillana del Mar, na Espanha, é uma cidade linda, mas tem uns 3 quarteirões. Uma tarde e um agradável almoço foram o suficiente pra conhecer bem a cidade. Acho que vai muito desta proporcionalidade tamanho X tempo que passamos em cada cidade. As que eu simplesmente passei de carro, sem parar para conhecer, obviamente não contam. Exemplo: não posso dizer que conheço Ocala, na Flórida, pois simplesmente passei de carro pela cidade, sem me dedicar a explorá-la. Mas as cidades pequenas entram na conta sim, por menor que sejam. Inclusive Águas de São Pedro, o menor município brasileiro, que conta com o excelente Grande Hotel São Pedro :)

FernandaMandolesi Mensagens: 3
Sex Abr 04, 2014 8:17 am
Parabéns Fábio !

Viajar realmente é tudo de bom, renova nossas energias.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 04, 2014 9:06 am
Nossa, adorei a entrevista!! :)

Fabio, to impressionada com seus números, sua organização e sua metodologia! Parabénssss! E Poder dividir isso com a gente é um máximo!

Você me deixou intrigada! Acho que não sei nem quantos países eu conheço! :oops: Estados e cidades então. nem fala!

Ah e parabéns pelas fotos! lindas!!!





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio