Falando de Viagem entrevista: Flavio Baran

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Mai 08, 2014 8:57 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana é um dos Top comentaristas do nosso portal: Flavio Baran. Carioca, mas atualmente morador da cidade de Brasília, o engenheiro e servidor público federal gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Pelas minhas contas, foram 199 cidades em 22 países.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

No Brasil foram 74 cidade em 17 estados.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Viajo desde criança, mas comecei a viajar com mais frequência em 1999, quando terminei a faculdade, e eu e um amigo conseguimos uma oportunidade profissional na Suíça em nossa área de formação. Aí, com uma mochila nas costas, durante um ano e meio rodamos bastante por aquele país e por outros da Europa e do Oriente Médio.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Acho que foi o fato de, com 4 anos de idade, ter ido morar em outro país. Meu pai, por razões de trabalho, teve que morar um tempo na Suécia e levou junto a família. Nesse tempo pudemos conhecer também os outros países escandinavos, e no retorno ao Brasil, viemos pelos Estados Unidos e conhecemos Orlando. Isso foi em 1981. O único parque da Disney que existia era o Magic Kingdom e a Spaceship Earth, a “bola” do Epcot, ainda estava em construção. Esse período, que durou quase 1 ano, me marcou profundamente, tanto que até hoje tenho lembranças daquela época.

Algumas das viagens foram a trabalho, ou todas somente de turismo?

A maioria foi a turismo. Não viajo muito a trabalho e, quando acontece, geralmente são viagens curtas para São Paulo ou Rio de Janeiro. Mesmo assim, viagens a trabalho me deram a oportunidade de conhecer uma base de extração de petróleo e gás no interior da Floresta Amazônica, as ruínas bem preservadas da primeira siderúrgica brasileira, fundada em 1808, e a cidade de Rio Branco/AC.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino?(riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Tirando a badalação, um pouco de tudo. Sempre gostei de contato com a natureza e já fiz muitas viagens focadas em ecoturismo. Em nossa lua-de-mel, consegui convencer minha esposa a fazer rafting! Nossa primeira viagem juntos a Orlando foi motivada por uma promoção de passagens aéreas. E voltamos àquela cidade dois anos depois para comprar o enxoval de nosso filho.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Atualmente tenho preferido buscar as informações na Internet. Cada pessoa tem seu jeito de viajar, então nem sempre as dicas são compatíveis. O que uma pessoa pode ter achado imperdível eu talvez nem faça questão de ver. A Internet me permite ter acesso à opinião de várias pessoas sobre um determinado lugar. Algumas terão um estilo de viagem parecido com o meu, outras não, então eu posso escolher de um amplo leque de informações quais as mais relevantes para a hora de montar o meu roteiro. Nesse ponto o Falando de Viagem é excelente.

Como monta seu roteiro?

Tento intercalar passeios com períodos de descanso e, se for o caso, de compras. Tento não fazer um roteiro muito “engessado”, com hora certa para tudo. No máximo, divido o dia em manhã, tarde e noite. Às vezes dá vontade de ficar mais um pouco em algum lugar, ou descobrimos que determinado lugar não é tão interessante quanto pensávamos que era, então acho importante ter alguma flexibilidade.

Qual foi sua última viagem?

No exterior, acabei de voltar de Punta Cana, na República Dominicana. E no Brasil, fizemos uma viagem rápida para passar o feriado da Semana Santa em Goiânia, com alguns amigos.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Ainda não temos nada nos planos, mas como restam uns dias de férias este ano, estamos começando a pensar em algumas possibilidades para o segundo semestre.

Qual a viagem dos sonhos?

São várias! Tenho muita vontade de percorrer a França de carro, sem pressa, algo como 3 semanas, conhecendo aquele país da forma como ele é fora do roteiro turístico tradicional.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Curaçao. Além de praias incríveis, a ilha tem um passado histórico muito interessante.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

A Escócia. Edimburgo, principalmente. Até o cheiro da cidade era bom! Havia uma cervejaria perto do albergue onde fiquei que, todos os dias, no final da tarde, abria seus tanques de fermentação para limpeza e isso espalhava um cheiro delicioso de levedura pelas ruas. Acho que foi a única cidade que me deixou uma memória olfativa.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

O Egito, principalmente o Cairo. Achei a cidade caótica, insegura, senti que várias vezes tentaram me passar a perna e fiquei decepcionado com as pirâmides.

O que é indispensável em uma viagem?

Bom humor. Às vezes as coisas não saem da maneira que gostaríamos, da maneira que planejamos, ou seja, dão errado mesmo, então tem que ter espírito esportivo, saber levar com bom humor e tocar a viagem para a frente. Coisas que dão errado em viagens muitas vezes são lembradas pelos participantes com muitas risadas anos mais tarde.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Trânsito só se me fizer perder o voo da ida.

Chuva, se o objetivo da viagem forem atividades ao ar livre. Mas é relativo. Uma vez perdi um passeio nos cânions de Aparados da Serra por causa da chuva, mas não posso dizer que isso estragou a viagem pois o grupo era muito bom e a viagem acabou sendo boa por causa dele.

Também já fiquei em hotel ruim, mas todo o resto da viagem foi bom, então no final não posso dizer que o hotel estragou aquela viagem. Acho que nunca tive uma viagem “estragada”. É uma palavra muito forte.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Eu gosto sempre de dizer: Não dê chance ao azar! Vou dar alguns exemplos para ilustrar o que quero dizer com isso:

- Se vai viajar para o exterior, faça um seguro.
- Escolha voos que permitam uma conexão folgada.
- Se vai fazer fly & drive, durma bem antes de pegar a estrada.
- Se o voo sai de madrugada, programe dois despertadores.
- Chegue com antecedência no aeroporto.

Não temos como controlar todos os fatores que podem afetar uma viagem, mas podemos nos precaver de alguns.

Agora vamos ver algumas fotos dos lugares que mais o encantou?

Imagem
Pôr-do-sol em Curaçao.

Imagem
Punta Cana, República Dominicana.

Imagem
Montevidéu, vista de outro ângulo.

Imagem
Glaciar Perito Moreno - em El Calafate, Argentina.

Imagem
Preparação para o trekking sobre o Glaciar Perito Moreno.

Imagem
Colônia de pingüins em Isla Martillo, no Canal Beagle, Terra do Fogo.

Imagem
Farol Les Eclaireurs, o farol do fim do mundo, no Canal Beagle, Ushuaia.

Imagem
O belíssimo Hotel Llao Llao, em Bariloche, Argentina.

Imagem
Lago Nahuel Huapi, em Bariloche.

Imagem
Rafting no Rio Manso, em Bariloche.

Imagem
Lago nas cercanias de San Martin de los Andes, Argentina.

Imagem
Floresta Nacional de Ipanema,estado de São Paulo.

Imagem
Ilha do Cardoso, São Paulo.

Imagem
Porto de Galinhas.

Imagem
Rio Branco, Acre.

Imagem
Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

Imagem
O que Niterói tem de melhor - a vista para o Rio! ;)

Imagem
Manaus, Amazonas.

Imagem
Capitólio, sede do Congresso dos EUA - Washington.

Imagem
A gente viaja, viaja, mas sempre acaba vontando para Orlando!

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Mai 08, 2014 9:41 am
Show Baran!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
capsj Mensagens: 2372
Qui Mai 08, 2014 11:51 am
Show.....Grande Baran...É você naquela foto ? Vc parece o Joselito do Hermes e Renato....kkkkk....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mai 08, 2014 12:15 pm
capsj,

Eu só apareço na foto do Rafting. O Joselito era o guia do trekking no glaciar.

Agora fiquei imaginando o Joselito sem-noção fazendo trekking no gelo, kkkkk...

eduardocf Mensagens: 366
Qui Mai 08, 2014 9:24 pm
Legal Baran. Muito interessante estas entrevistas que o FDV está fazendo, pois acabamos conhecendo um pouco mais da pessoa e não apenas aquele colaborador "x" ou "y".

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qui Mai 08, 2014 10:16 pm
Muito legal!

Dá mais vontade de arrumar as malas e sair viajando.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio