Falando de Viagem entrevista: Jaime Bórquez

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Qui Mai 15, 2014 10:10 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana também é um dos colaboradores do nosso portal: Jaime Bórquez. Nascido no Chile, mas atualmente morador da cidade de São Paulo, o jornalista gostou bastante de dividir com a gente um pouco da sua paixão por viagem.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Adoro viajar, mas não pelo simples fato de ir a um outro lugar, gosto de descobrir as nuances que fazem a diferença entre uma cultura e outra. Não fiz a conta de quantos países conheço, mas sei os que me faltam por conhecer, como China, Japão, Panamá, Venezuela, Nicarágua, Colômbia, Polônia e mais alguns.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

Uma das coisas que mais sinto é não ter viajado muito pelo Brasil. O fato de ter feito carreira profissional como repórter de turismo internacional me jogou contra. Mas conheço Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Brasília.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Viajo profissionalmente há 37 anos. Quando era menino gostava de pegar um ônibus e ir até o fim da linha. Ia até o aeroporto, a escondidas dos meus pais, para sonhar que entrava de penetra num avião e saia mundo afora. Meu pai um dia descobriu, mas não me castigou nem nada, ao contrario, descobriu que essa era minha paixão e me levava todo fim de semana ou ao aeroporto ou tomava um trem comigo sem saber onde a gente ia descer. Era um jogo fantástico pra mim, me divertia demais com meu velho nessa brincadeira. Assim tomei ainda mais gosto pelas viagens.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Penso que foi, sem querer, meu pai. Ele adorava ler sobre viagens, em especial quando o destino ou a historia era na África. Livros de grandes caçadas, como El Tigre y el Hombre, Las Fieras Sevadas de Kumaon, El Serenguetti no debe Morir, além disso ele adorava ver documentários sobre outros países. Aí acho que nasceu em mim essa sede por conhecer o mundo.

Algumas das viagens foram de turismo, ou todas somente à trabalho?

Praticamente todas as viagens internacionais foram à trabalho. Quando morava no Chile fui de carona até Puerto Montt, logo percorri um pouco do norte, mas não foram grandes viagens, embora tenha me divertido à beça!

Quando viaja, normalmente qual é o foco dessas viagens? O que mais você procura conhecer nos seus destinos? Tem algo que te chame mais atenção? (riqueza cultural, paisagens bonitas, contato com a natureza, compras, badalações).

Meu trabalho sempre foi descobrir tudo o que tem de bom em um lugar, isto é, o mais aberto leque de possibilidades como lazer, cultura, gastronomia, curiosidades, perigos, história, enfim, tudo aquilo que depois, quando passado para o papel, seja interessante de ler, de saber, de aprender, de se divertir com minhas matérias.

Antes de ser jornalista de turismo, acho que sou um contador de historias de viagens (risos).

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Tento chegar aos lugares com a mente completamente aberta, por isso não pego indicações, salvo honrosas exceções. Quando fui pela primeira vez à Cuba, pedi dicas ao meu amigo jornalista e grande escritor Humberto Werneck. O que ele me passou foi ouro em pó. Meu trabalho nessa ilha não seria nem um quinto do que foi sem as dicas do Werneck.

Dicas são sempre boas, mas tem de ser desprovidas de sentimentos ou gostos pessoais, e aí é que está a dificuldade de dar ou receber dicas. Por exemplo, quem gosta de compras e vai dar dicas de Nova York, seguramente passará nelas o seu próprio desejo ou vontade.

Sempre é melhor ler um pouco sobre o destino que vai visitar, seja em jornais, revistas, nos guias típicos como o Lonely Planet, ou mesmo na internet. E depois você resume e verifica o que se interessa em conhecer.

É você quem monta seu roteiro?

Geralmente eu saio com um roteiro preestabelecido. Mas tem algumas viagens nas quais eu monto o roteiro e peço aos departamentos de turismo ver a possibilidade de fazer exatamente aquilo que eu escolhi.

Um dos roteiros que mais adorei fazer foi uma viagem pela Inglaterra, onde consegui realizar meu sonho de conhecer Liverpool, pois sou um “beatlemaníaco” confesso. Mas descobri uma Liverpool além dos Beatles, e isso foi sensacional.

Qual foi sua última viagem?

Estive em Park City, Utah, em janeiro. Lugar fantástico, charmoso, sensacional para o esqui e outros esportes outdoor. Eu já tinha estado lá há uns 15 anos e achei agora o lugar ainda melhor, diferente, chiquérrimo, com excelentes hotéis, restaurantes surpreendentes, uma cidade com um charme muito especial. Vale a pena.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Agora estou indo para a Patagônia Chilena. Vou fazer uma matéria sobre uma ilha de pescadores que se chama Malinka, e está “perdida” em um emaranhado de ilhotas mais abaixo de Puerto Montt. Em seguida vou a Aysen, para fazer uma matéria sobre pesca esportiva, e depois vou pesquisar sobre a chegada do Homem à patagônia, investigando sobre os nativos aonikenk, que povoaram essa região há muitos anos atrás.

A historia do Homem e suas conquistas me deixam sempre com gosto de “quero mais”.

Qual a viagem dos sonhos?

Meu sonho é viajar ao espaço e ver nosso planeta lá de longe, esse planeta que um dia um astronauta disse: A terra é azul. Quero ver isso com meus próprios olhos. Mas como você falou, é um sonho, só isso.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Pode parecer uma loucura, mas gostaria de voltar às ilhas da Polinésia Francesa, Tahiti, Bora Bora, Huahine, Ranguiroa, Raiatea, Tahaa, as ilhas Marquesas, mesmo que já tenha viajado mais de 25 vezes até essas ilhas, que são o paraíso.

Gosto demais das paisagens, da tranquilidade, da vida nativa, dos sons e cheiros que a natureza brinda nessas ilhas.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Na verdade aprendi que nunca se deve esperar nada, pois grandes decepções virão nas mesmas proporções das nossas expectativas.

Todo lugar tem seu encanto e jamais devemos perder a vontade de nos surpreendermos com as coisas deste mundo. Se eu um dia perco essa capacidade, vou parar de viajar, juro por Deus.

Já estive sentado numa pedra frente a um lago em Torres del Paine, umas três horas, e foi o melhor desse dia. O prazer da viagem está dentro de nos, nunca fora.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Não sei se a palavra é decepcionar. Mas quando viajei pelo Amazonas esperava ver tudo que os documentários tinham me mostrado, mas só vi água e árvores. Aí um exemplo do que eu falei anteriormente, nunca se deve esperar nada, pois grandes decepções virão das grandes expectativas.

O que é indispensável em uma viagem?

O desejo de descobrir, um coração de criança para gostar de tudo o que se passa num dia de viagem, seja chuva, sol, calor, fome, cansaço, desfrutar as grandes mordomias, se sentir um biliardário sem ter quase nada no bolso.

Indispensável uma mente aberta e um coração esperando pelo que a vida tem pra te dar nesse dia.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Pessoas chatas, aquelas que já estiveram no lugar e querem falar de tudo antes de que você conheça, ou nem conhecem e começam a falar como se fossem titio Google. Fique na sua e aproveite o lugar, essa é a melhor dica para não estragar nem sua viagem nem as dos outros.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Coração aberto, coração de criança, aberto a tudo! Errou o caminho? Ria à toa. Pediu um prato que não era nada do que você pensou? Melhor ainda, terá mais uma historia par lembrar e contar.

Não tenha medo de se perder, sempre vai descobrir aquilo que nunca esperou ver ou sentir. Viajar é se sentir livre!

Saia da rotina, não respeite horários nem culturas adquiridas, coma quando tenha fome, caminhe muito, faça questão de se perder!!!

Agora vamos ver algumas fotos dos lugares que mais o encantou?

Imagem
Lago Pehoe, Chile.

Imagem
Geleira pendurada Queulat, Chile.

Imagem
Carretera Austral, setor Lago General Carrera, Chile.

Imagem
Catedrais de ma´rmore no lago General Carrera, Chile.

Imagem
As Torres del Paine, desde lagoa Azul, Chile.

Imagem
Passeio pelos gelos da lagoa San Rafael, Chile.

Imagem
Ilha Navarino, Terra do Fogo, Chile.

Imagem
Lago Llanquihue e vulca~o Osorno, Chile.

Imagem
Vulca~o Osorno, saltos do rio Petrohue, Chile.

Imagem
Viagem do navio Skorpios II, Patagônia sul do Chile.

Imagem
Rio Murta, Patagônia norte.

Imagem
Moai na Ilha de Pascoa, setor vulca~o Rano Raraku, Chile.

Imagem
Final do Deserto do Atacama.

Imagem
Machu Picchu, Peru.

Imagem
Praça de Cusco, Peru.

Imagem
Antártica.

Imagem
Ilhas Galápagos.

Imagem
Jamaica.

Imagem
Chichen Itza, Yucata´n, Mexico.

Imagem
Ponte Brooklin olhando Manhattan, Nova York.

Imagem
Times Square, Nova York.

Imagem
Park City,Utah, EUA.

Imagem
África do Sul.

Imagem
No estádio de Capetown.

Imagem
Liverpool.

Imagem
Bergen, Noruega.

Imagem
Moscou, Rússia.

Imagem
Ilha de Bora Bora, Polinesia Francesa.

Imagem
Ilha de Moorea, Polinesia Francesa.

Imagem
Ilha de Ranguiroa, Polinesia Francesa.

Imagem
Roda gigante, Londres.

Imagem
Visitando casa de Lennon.

Imagem
Yo, en Abbey Road, Londres.

Imagem
Rio Tamisa e palácio de Buckingham, Londres.

Imagem
Stonehenge, Inglaterra.

Imagem
Louvre, Paris.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mai 15, 2014 10:26 am
Nossa que máximo essa entrevista e que acervo de fotos!
Mais alguns aprendizados! :) sempre muito bom aprender com esses "gurus" de viagens!
;)

dpalma Mensagens: 1891
Qui Mai 15, 2014 12:00 pm
Adoro esta coluna. Principalmente das fotos :)

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
GuilhermeSG Mensagens: 314
Qui Mai 15, 2014 1:09 pm
Que lugares sensacionais!

Sacanagem a foto "Catedrais de ma´rmore no lago General Carrera, Chile", parece montagem aquele barquinho hahaha

Único porém da matéria é a vontade desesperadora de viajar depois de ler e ver tais fotos.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Mai 15, 2014 1:19 pm
Que fotos são essas.. lugares sensacionais, parabéns Jaime!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
jaimeborquez Mensagens: 1
Qui Mai 15, 2014 7:24 pm
Gente, fico muito feliz em saber que curtiram esta entrevista. Obrigado pelos elogios ao material fotográfico, da vontade de continuar mostrando tanta coisa linda que a vida me mostrou mundo afora.
Fico super grato a todos vocês!!!

Abraço!

Jaime Bórquez

Patricia Mensagens: 2384
Qui Mai 15, 2014 7:54 pm
Amei!!! Fotos perfeitas! :-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mai 15, 2014 8:31 pm
Excelente entrevista, Jaime.

Bom te ver aqui!





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio