Falando de Viagem entrevista: Hugo Medeiros

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jun 10, 2014 10:47 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana é um dos Top Comentaristas do nosso portal: Hugo Medeiros. Mineiro, advogado de formação e profissão, ele gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Não sei exatamente o número de lugares que já visitei. Acredito que tenha sido algo em torno de 9 países e aproximadamente 25 grandes/médias cidades. O que sei com certeza são os locais que ainda quero ver, e nessa lista estão países como África do Sul, Itália, Chile, Portugal, Espanha e Alemanha.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

No Brasil já conheci 11 Estados, e umas 30 cidades.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Em 2002 eu e minha esposa (na época namorada), por questões financeiras, começamos a fazer pequenas viagens, normalmente de carro. Depois ampliamos a “área de abrangência” e começamos a realizar roteiros de avião. Até que em 2008 fizemos nossa primeira viagem internacional. Fomos para Washington, Filadélfia e Nova York, e desde então nunca mais paramos.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Sempre gostei de viajar, mas isso só se tornou algo recorrente após conhecer minha esposa em 2002. Acho que tão importante quanto conhecer novos lugares, é fazer isso ao lado de quem você ama. Ter uma pessoa para partilhar os bons e maus momentos, vivenciar as aventuras e explorar novos destinos é algo que te motiva a sempre querer mais.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

Pouquíssimas foram a trabalho. A grande maioria foi a lazer mesmo.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Acho que o primeiro impulso é aquele “feeling”, o desejo de ir para um lugar. Não dá para explicar direito, mas quando pensamos em viajar imaginamos inicialmente onde gostaríamos de ir. Depois de selecionados os prováveis destinos avaliamos a riqueza cultural, paisagens bonitas, culinária e passeios. Badalações não são importantes, e a possibilidade de compras entra como um bônus. Não viajamos apenas para comprar.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sempre buscamos informações com quem já esteve nos lugares, mas fazemos isso com muito cuidado. Cada um tem seu estilo, suas expectativas e gostos. O que é bom para alguém, não será necessariamente bom para você. Lembro uma vez que acrescentei uma noite em Bento Gonçalves/RS apenas para fazer o passeio de Maria Fumaça que me havia sido altamente recomendado por um amigo. No final das contas odiamos o passeio porque os vinhos eram ruins, as paisagens não tinham nada de excepcional e o lugar estava mais para bagunçado do que para animado. Mas essa é a minha opinião, que não impede que existam milhões de pessoas que tenham adorado ir nessa atração.

Como monta seu roteiro?

Com muita antecedência e de forma extremamente detalhada. Sempre fico em cada lugar o tempo suficiente para a conhecer a cidade com calma. E se o tempo não for suficiente, acho melhor deixar algo faltando do que fazer as coisas só para constar. Não gosto de correria e nem de ficar apenas “ticando” atrações. Quero passear com calma, andar sem destino, me perder mesmo.

Qual foi sua última viagem?

Fui para Noruega e Dinamarca, e adorei ambos os destinos.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Em agosto/setembro irei com minha esposa e meu filho para a Itália, onde visitaremos Roma, região da Toscana, Florença, Verona e Veneza. Na volta para o Brasil faremos um stop de 5 noites em Madri. Será a primeira grande viagem com nosso filho, que na época terá 3 anos. Sem dúvida é um desafio porque serão 20 dias no exterior, mas acredito que com bastante planejamento e respeitando os limites que toda criança possui, tudo será tranquilo.

Qual a viagem dos sonhos?

Quero muito conhecer a África do Sul. Mas no geral a viagem dos sonhos é sempre a próxima. Hoje mesmo, estudando, conhecendo e explorando a Itália e Madri, ficamos cada dia mais ansiosos por vermos ao vivo todas as atrações.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Sem sombra de dúvidas a região da Provence, na França. Foi uma viagem perfeita, em que conhecemos vários vilarejos, comemos em excelentes restaurantes e nos deparamos com uma França interiorana, simples, educada e maravilhosa.

Lembro uma vez em que estávamos numa feira de rua e um vendedor de queijos abordou um casal de americanos perguntando: Goûter? (Querem experimentar?). E o casal respondeu: No thanks (Não obrigado). Mas o vendedor nesse momento abriu um sorriso e retrucou: Why not? (Por que não?). Diante dessa espontaneidade, e uma certa pitada de razão (realmente, por que não experimentar?) o casal não resistiu e além de experimentar já deu início a uma boa conversa. Esse momento, singelo e passageiro foi tão, ou até mesmo mais marcante, do que ver a Torre Eiffel.

E talvez por ser de Minas, onde a ligação com o interior é muito forte, esse tipo de simplicidade e carisma me encantam.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Certamente foi Londres. No período em que ficamos lá pegamos dias excelentes, com pouca chuva, muito sol, atrações com pouquíssimas filas. Ou seja, tudo deu certo. Ficamos lá 5 dias inteiros e achamos que foi pouco.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Decepção que eu me lembre foi apenas um bate e volta para Baltimore que fizemos quando estávamos em Washington. Fomos para lá para visitar um museu aquático, e ele até que era interessante, mas teria sido bem melhor passar o dia em Washington.

Mas valeu pela experiência e aprendizado. Agora, quando gostamos de uma cidade, só fazemos um bate e volta quando já esgotarmos tudo que queríamos ver. Exatamente por isso, em Londres, cortamos bate e voltas que pensamos em fazer exatamente porque ainda tínhamos vários lugares para conhecer na cidade.

O que é indispensável em uma viagem?

Planejamento. Para mim, gastar o tempo que tenho para procurar hotel, achar o ônibus/metrô que me leva a determinado destino, saber o horário em que uma atração está aberta, entre outros, é o mesmo que deixar de aproveitar a viagem.

Além disso, organizando tudo com antecedência é possível juntar dinheiro e efetuar pagamentos que permitam voltar da viagem sem dívidas, já pensando em qual será o próximo lugar que irá conhecer.

Dedico também um tempo a descobrir bons restaurantes em cada local. Eu sempre pesquiso antes, vejo os preços, e se estiver dentro do que quero gastar, então vou lá. Além disso, deixo alguns momentos para tentar encontra os lugares que as pessoas da cidade costumam ir. Até hoje, tenho tido muito sucesso com essa estratégia.

Por fim, nada de vergonha. Mesmo que o seu inglês não seja bom (como é o meu caso), chegue conversando, apontando, use um dicionário. Toda comunicação é possível quando existe vontade.


O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Filas são terríveis, mas tento minimizar utilizando passes, comprando ingressos antecipadamente e chegando cedo nas atrações mais famosas.

Chuva não tem jeito, pois sempre atrapalha um pouco. Se for apenas uma garoa dá para contornar, mas em caso de tempestade pode inviabilizar muita coisa. Mas como é algo que não controlamos, andamos com guarda chuvas ou capas de chuva e aproveitamos o máximo possível, independentemente do tempo.

Hotel ruim, particularmente, acho que é mais uma questão de informação. Se você pesquisa sobre o lugar e conhece suas limitações e defeitos, minimiza as chances de se decepcionar.

Trânsito, principalmente fora do Brasil em que o transporte público normalmente é muito eficiente, nunca chegou a ser um problema.

Já pessoas mal educadas dificilmente nos afetam. Se for em um restaurante ou atração, basta levantar e ir embora. Sendo num hotel, é só evitar aquele funcionário. Mas acredito que o importante é termos um certo conhecimento das pessoas no destino para evitarmos mal entendidos. Na França, por exemplo, ficamos por lá quase 15 dias e nunca fomos mal tratados. Contudo, antes de irmos minha esposa aprendeu algumas expressões básicas em francês e evitamos fazer abordagens diretamente em inglês. Com isso, respeitando aqueles que estão nos recebendo, sempre fomos muito bem tratados e em todas as vezes rapidamente começavam a falar em inglês.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Saiam do lugar comum e tentem explorar destinos novos e diferentes. Os EUA, por exemplo, não se resumem a Miami e Orlando. Tem muito mais do que isso. Estudem o local, vejam o que cada cidade tem a oferecer e sigam seu instinto. E não se obriguem a visitar as principais atrações. Muito melhor do que ir na Estátua da Liberdade pode ser um passeio pelo Central Park. Faça aquilo que você gosta, e não o que as pessoas acham que é importante.

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais o encantaram?

Imagem
Paris.

Imagem
Paris.

Imagem
Provence, França.

Imagem
Provence, França.

Imagem
Londres.

Imagem
Praga.

Imagem
Nova York.

Imagem
Napa Valley, EUA.

Imagem
Chicago, EUA.

Imagem
Filadélfia, EUA.

Imagem
San Francisco, EUA.

Imagem
Washington, EUA.

Imagem
Washington, EUA.

Imagem
Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina.

Imagem
Guarda do Embaú, Santa Catarina.

Imagem
Cambará do Sul, Rio Grande do Sul.

Imagem
Florianópolis.

Imagem
Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

Imagem
Inhotim - Brumadinho, Minas Gerais.

Imagem
São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 10, 2014 10:47 am
Muito legal, Hugo! Também quero muito conhecer a África do Sul.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 10, 2014 11:00 am
Gabriel, gostaria de agradecer a oportunidade por essa entrevista. Fiquei muito feliz em compartilhar um pouco da minha experiência aqui.

Quanto à África do Sul, realmente é um sonho. Mas vai demorar um pouco para acontecer, já que meu filho está com quase 3 anos, e só quando ele estiver mais velho é que animaremos de fazer essa viagem, já que uma das melhores partes é se hospedar no meio dos parques, longe de hospitais e com diversos animais à solta.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 10, 2014 11:11 am
Muito legal!

Eu me senti exatamente como você no passeio de trem em Bento Gonçalves. :)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 10, 2014 11:20 am
Pois é Baran, o único ponto fraco de Bento foi exatamente o trenzinho. E tinham me dito que serviam uns queijos, e tudo que apareceu foi um carrinho vendendo salgadinhos "chips".

De resto ficamos na pousada Don Giovanni, que foi excelente, e fizemos diversos passeios pelas vinícolas.

Principalmente para quem gosta de vinhos, recomendo muito ficar alguns dias em Bento Gonçalves, ao invés de fazer apenas um bate e volta vindo de Gramado.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jun 10, 2014 11:47 am
Africa do Sul também é um dos destinos que mais tenho vontade de conhecer.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Jun 10, 2014 12:35 pm
Belas fotos Hugo! E também adorei a entrevista! ;)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Jun 10, 2014 1:21 pm
Parabéns Hugo! Ótima entrevista :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 10, 2014 2:05 pm
Obrigado a todos. Fico feliz que tenham gostado.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Ter Jun 10, 2014 2:27 pm
Muito bom, Hugo!

E parabéns pelas fotos, estão ótimas :)





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio