Falando de Viagem entrevista: Emanuel Couto

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jun 20, 2014 9:30 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana também é um dos colaboradores do nosso portal: Emanuel Couto. Cearense, médico de formação e profissão, ele gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Até agora foram 12 países e 89 cidades, mais ou menos isso.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

No Brasil, algo em torno de 35 cidades e 13 estados.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Sempre gostei de viajar, mas desde 2007 elas estão mais constantes, graças a Deus! Tenho tentado, na medida do possível, tornar as viagens frequentes.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Acredito que o mundo é muito grande para ficarmos dentro da nossa “concha”. A curiosidade em conhecer outras culturas, história e estórias de cada lugar, modo de vida e todas as belezas que estão por aí, me estimulam a viajar. E uma certeza, quanto mais eu viajo, mais entendo que ainda falta muito pra conhecer.

Algumas das viagens foram à trabalho ou todas somente de turismo?

A grande maioria foram por turismo, mas já tive o grande privilégio de fazer duas viagens pelo Falando de Viagem, uma para Jericoacoara e outra para esquiar no Colorado, em Vail e Keystone. Não precisa nem dizer que foram duas viagens incríveis, não é?

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Ultimamente meu foco tem sido a natureza. Conhecer as belezas naturais me encanta muito mais que conhecer uma metrópole, por exemplo. Consegui uma sequência de destinos de natureza bem interessante e do ano passado pra cá fui para o deserto do Atacama, mergulhei em Fernando de Noronha, Bonito, Patagônia Argentina e acabei de chegar do Peru, onde fui para Cusco e Machu Picchu.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sem dúvida alguma! Sites como o Falando de Viagem fazem parte da elaboração de todo o roteiro, escolha dos hotéis e passeios, restaurantes a visitar e muito mais.

Na grande maioria das vezes a dica dá certo. Quem lê e acompanha sites de viagens tem sempre que deixar uma margem de expectativa para os gostos individuais, então quando visito um restaurante ou uma atração e ao final “esperava mais”, penso que envolve muito o gosto pessoal de quem escreve, então nem penso que foi uma dica errada.

Como monta seu roteiro?

Assim como muitas pessoas, também tenho minha lista de desejos, que tem crescido muito por sinal. Então depois de escolhido o destino, vou procurar a melhor época pra visitar, depois as atrações e opiniões dos sites especializados, escolha do hotel, transporte a ser utilizado e ao final, na maioria das vezes, faço um rascunho do que não posso deixar de conhecer em cada local.

Qual foi sua última viagem?

Fui ao Peru no início de maio, fiquei alguns dias em Lima e fui conhecer Cusco e o Vale Sagrado, e fechando com chave de ouro em Machu Picchu.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Em setembro vou conhecer as Montanhas Rochosas no Canadá e percorrer a estrada entre Banff e Jasper, que é conhecida como um dos trechos de estrada mais bonitos do mundo. Vou tentar alugar um motorhome nessa viagem. Vai ser a primeira vez que vou viajar “carregando a casa nas costas”.

E no final do ano, saindo de Lisboa em direção ao Porto, com paradas em algumas cidades pelo caminho e ainda uma visita à Santiago de Compostela.

Qual a viagem dos sonhos?

Pergunta difícil! Um safári no Quênia, as ilhas gregas, fotografar a Aurora Boreal, Terra Santa, mergulhar em Bonaire. Não consegui escolher uma só!

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Mergulhar em Fernando de Noronha foi indescritível!

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

O deserto do Atacama. Todo mundo falava que era impressionante, mas é muito mais que isso, é sensacional e superou tudo o que esperava, principalmente o Salar de Tara. As sequoias gigantes do Parque Yosemite na Califórnia também me impressionaram.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Los Angeles. Me pareceu uma cidade grande como tantas outras.

O que é indispensável em uma viagem?

Bom humor, boas companhia e aceitar que não se pode ter tudo sob controle, como a previsão do tempo, por exemplo!

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Pessoas mal-educadas, sem dúvida! Ser mal atendido em qualquer lugar já é ruim, mas em um local que vive do turismo é um contrassenso.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Pesquisem, leiam opiniões e façam roteiros, mas sempre deixem espaço para o imprevisto, pois eles podem acontecer. De repente, a parte mais memorável de sua viagem pode acontecer a partir de um imprevisto.

Ah, e também: viagem sempre que puderem!

Agora vamos ver algumas fotos dos lugares que mais o encantou?

Imagem
Big Sur Califórnia.

Imagem
Grand Canyon.

Imagem
San Francisco.

Imagem
Vail, EUA.

Imagem
Fernando de Noronha.

Imagem
Bonito.

Imagem
Ouro Preto.

Imagem
Cusco.

Imagem
Machu Pichu.

Imagem
Salar de Tara Atacama.

Imagem
Perito Moreno.

Imagem
Ushuaia.

Imagem
Assis, Itália.

Imagem
Barcelona.

Imagem
Florença.

Imagem
Gruta Azul - Capri, Itália.

Imagem
Madri.

Imagem
Roma.

Imagem
Toscana.

Imagem
Veneza.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Emanuel Mensagens: 369
Sex Jun 20, 2014 9:45 am
Muito bom participar dessa entrevista!

Acho muito legal essa coluna de entrevistas. Sempre acabo aprendendo alguma coisa nova com os entrevistados.

Obrigado pela oportunidade!

Abraço

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sex Jun 20, 2014 10:40 am
E para quem gosta de fotografia, a seção de fotos desta série de entrevistas é demais :D

capsj Mensagens: 2372
Sex Jun 20, 2014 10:43 am
Essa foto de Toscana está simplesmente demais. Parabéns !!!!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Sex Jun 20, 2014 10:57 am
Muito boa entrevista! As fotos são excelentes!

antigo arthur
Emanuel Mensagens: 369
Sex Jun 20, 2014 10:57 am
Essa da Toscana é uma das minhas favoritas também!

Obrigado!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jun 20, 2014 12:35 pm
Show! :)

Outro dia mesmo estava lendo num blog sobre aluguel de motorhome no Canadá. Deve ser uma viagem no mínimo diferente. Quando meu filho ficar maior é algo que eu gostaria de fazer.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Jun 20, 2014 12:48 pm
Como sempre, adorando essas entrevistas! Também tenho muita vontade de viajar de motorhome, e por muitos lugares!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Emanuel Mensagens: 369
Sex Jun 20, 2014 1:07 pm
Manda o link Baran, to na fase de organização e tenho encontrado pouco sobre o motorhome.

Valeu





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio