Falando de Viagem entrevista: Cristyan Mannchen

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Jul 01, 2014 8:33 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana é um dos colaboradores do nosso portal: Cristyan Mannchen. Nascido em Santa Catarina, mas atualmente morador da cidade de Porto Velho, Rondônia, o bacharel em Sistemas de Informação gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Minha lista ainda é pequena, por enquanto está fácil de contabilizar. Conheço 8 países e 19 cidades.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

Pelo Brasil, mais precisamente no Sul, quando ainda morava em Santa Catarina, fiz algumas road trips, onde visitei variadas cidades. Estive em 11 estados e pude conhecer em torno de 48 cidades.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Como citei acima, no Sul tinha o costume e gostava muito de viajar de carro. Sempre que possível, em finais de semana e feriadões partia para alguma cidade próxima, geralmente em um raio de até 300 quilômetros. Somente em 2012 quando fui à Machu Picchu, que adquiri o gosto por viagens internacionais. Desde então, fui 3 vezes aos Estados Unidos, 1 vez ao Canadá e Panamá.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Desde criança sempre gostei das road trips. Adorava sentar no carro e ver tudo passando pela janela. Quando pude dirigir e ter meu carro, não foi diferente. Mas o vício surgiu verdadeiramente quando fui pela primeira vez aos Estados Unidos. Foi onde conheci o Falando de Viagem (que tem uma grande parcela nesta paixão). Os meses anteriores à viagem foram de muito planejamento, mas tive um enorme prazer em fazer. E quando cheguei aos Estados Unidos e pude vivenciar como tudo é diferente, percebi que era isso que queria repetir quantas vezes fosse possível.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

Todas as viagens internacionais foram à turismo. Mas já fiz algumas viagens pelo Brasil à trabalho. Inclusive, moro no Norte do país por motivos profissionais.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Primeiramente é sair da rotina do trabalho, relaxar e curtir. O foco é conhecer algo novo, diferente. Cada viagem agrega uma nova carga cultural, nos faz viver experiências que surpreendem. E isso é essencial para mim.

Em relação ao que chama atenção, não vejo um ponto específico. Penso que é o conjunto de tudo que foi citado na pergunta. Gosto tanto das arquiteturas urbanas, quanto das paisagens naturais e estar em contato com a natureza. Em alguns casos, muita badalação pode não ser legal, mas não tenho muito problema com isso. As compras nem sempre precisam ser necessárias. E promoções também despertam a atenção para a escolha de um destino.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Geralmente tenho como base a Internet. Essa questão é um tanto quanto complicada. Porque o que é bom para você, pode não ser bom para mim. Então tento pegar dicas com o máximo de imparcialidade possível.

Como monta seu roteiro?

Depende muito do destino da viagem. Quando fui à Disney, por exemplo, detalhei minimante cada dia, período e até horas. Descrevi minunciosamente as atrações que queria visitar em cada parque, com dicas para economizar tempo em tudo que fosse possível. Tudo retirado do Falando de Viagem, é claro (risos). O destino requer isto. Fiquei 10 em Orlando e foram 50 páginas de roteiro!

Já nas últimas férias no Canadá, onde passei 30 dias, foi mais tranquilo. Defini as cidades próximas que iria conhecer, efetuei as reservas de carros e hotéis, e as atrações que iria visitar. Bem superficial e simples.

Também tenho uma planilha com a previsão de todos os custos da viagem. E por fim, gosto de visualizar os hotéis, atrações que irei visitar pelo Google Street View, para já me ”familiarizar” com o local.

Qual foi sua última viagem?

Foi ao Canadá, para um curso de inglês em Vancouver, no período de 26 de abril a 28 de maio de 2014.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Viagens grandes como a última, só consigo uma vez ao ano, no período de férias. Na próxima pretendo ir para Europa, conhecer a região germânica (Alemanha, Suíça, Bélgica e etc.). Mas ainda tenho 2 semanas distintas de recesso esse ano. Estou planejando uma viagem combinando Miami e algum destino do Caribe.

Qual a viagem dos sonhos?

Meu sonho de infância eu já realizei, Machu Picchu. Hoje tenho várias viagens que tenho vontade de fazer. Mas um sonho talvez fosse uma volta ao mundo, sem roteiro e tempo determinado!

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Machu Picchu. Foi uma viajem bem corrida, queria aproveitar mais o destino e fazer a trilha Inca.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Whistler. Pensei que fosse uma simples estação de esqui, mas certamente é muito mais do que isso. Eu que nunca tinha praticado um esporte de inverno e fui para conhecer. A vila é fantástica e são inúmeras as atividades disponíveis, tanto no inverno quanto no verão.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Tento não criar muitas expectativas para onde vou. Assim a probabilidade de decepção diminui. Acredito que ainda não passei por uma situação assim.

O que é indispensável em uma viagem?

Diversão e curtição! “Despressurizar” de todas as energias negativas e aproveitar ao máximo o destino.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Penso que estragar uma viagem por inteiro, seja um pouco improvável. Mas o que tira meu ânimo são as chuvas. Gosto muito de caminhar e fotografar tudo, mas com chuvas isso fica difícil.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Não sei se aconteceu somente comigo ou se é comum. Mas o que muitas pessoas me questionavam quando fiz minha primeira viagem para fora do Brasil, era se eu não tinha medo, e como iria fazer já que não falava bem inglês.

Minha dica é: Planeje, estude o destino, esteja preparado. Não precisa ter medo, receio, e muito menos viajar por não falar inglês. Principalmente para destinos turísticos, onde todos estão interessados no seu dinheiro e fazem até mímica para se comunicar.

E como já foi amplamente discutido aqui, procure dicas com quem tenha experiência, de preferência no Falando de Viagem!

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais o encantaram?

Imagem
Pico das Cordilheira dos Andes, Peru.

Imagem
Cidade de Cusco,Peru.

Imagem
Machu Picchu, Peru.

Imagem
Nascer do Sol na Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina.

Imagem
Entardecer em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Imagem
Pirenópolis, Goiás.

Imagem
Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

Imagem
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro.

Imagem
Pôr do sol no Rio Madeira, Porto Velho, Rondônia.

Imagem
Eclusa de Miraflores, Canal do Panamá.

Imagem
Praia de Fort Lauderdale, Flórida.

Imagem
Hollywood Studios, Walt Disney World, Orlando.

Imagem
Magic Kingdom, Walt Disney World, Orlando.

Imagem
Universal CityWalk, Orlando.

Imagem
Vista de Seattle a partir do Space Needle.

Imagem
Vista do Empire State Building e parte de Manhattan, Nova York.

Imagem
Cidade de Squamish no Canadá.

Imagem
Road trip por British Columbia, Canadá.

Imagem
Vancouver, Canadá.

Imagem
Vancouver, Canadá.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 01, 2014 8:34 am
Espero que essa lista aumente em breve! :D

Além de tirar ótimas fotos, o Cristyan também já escreveu várias matérias sobre o assunto. Vale conferir aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewforum.php?f=410" onclick="window.open(this.href);return false;

capsj Mensagens: 2372
Ter Jul 01, 2014 8:46 am
Show.....cada foto de tirar o fôlego.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Jul 01, 2014 9:10 am
Parabéns Cristyan, otimos destinos e fotos :D
Acho o Canada muito interessante, quero conhecê-lo em breve!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Ter Jul 01, 2014 9:16 am
Com certeza irá aumentar, Gabriel :D

Valeu pessoal :)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jul 01, 2014 9:29 am
Lá em casa nós vamos ter que fazer um curso de fotografia...
Não chegam aos pés das fotos que a galera posta ki....
Vendo as fotos que nós tiramos, me sinto como aqueles antigos "lambe lambe"...

brunopiruka Mensagens: 1042
Ter Jul 01, 2014 9:57 am
Cristyan,

Ótima Entrevista e Belíssimas Fotos :)

Aproveitando o gancho do Zardox, eu procurei no Fórum e não achei nenhum espaço para postarmos fotografias... Não sei se existe, mas acredito que seria bem bacana ter um tópico tipo um "Clube da Fotografia" para trocarmos fotos e dicas





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio