Falando de Viagem entrevista: Rodrigo Teixeira

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Ago 07, 2014 4:59 pm
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, o entrevistado da semana é um dos Top Comentaristas do nosso portal: Rodrigo Teixeira. Carioca, dentista de formação e profissão, ele gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Essa pergunta é engraçada, porque quanto mais cidades eu conheço, mais vejo que faltam lugares para conhecer. Acho que a gente vai cada vez mais descobrindo lugares novos. Mas pelo mapinha do TripAdvisor foram 45 cidades em 22 países e mais 37 dentro do Brasil.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

No Brasil sempre procurei dar preferência as praias, então estive em: Porto de Galinhas, Praia do Forte, Pipa, Fernando de Noronha, Canoa Quebrada, Arraial D’ajuda, Bombinhas e aproveitava para conhecer também as respectivas capitais dos estados dessas praias. E também já fui em outros lugares legais tipo Caldas Novas, Gramado, Foz do Iguaçu, dentre outros.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Acho que esse vício de viajar está um pouco em meu DNA, me lembro quando pequeno das inúmeras viagens que fazia com meus pais, a maioria delas de carro pelo Brasil. Mas não considero os lugares que estive quando criança, pois não tenho uma lembrança tão presente. Acho que comecei realmente a viajar com mais constância quando a Gol entrou no mercado e iniciou aquelas promoções de volta por um real (risos)! Acho que era em 2006. Ali fiz a maioria das minhas viagens pelo Brasil.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Sempre gostei muito de viajar, mas de fato acho que quanto mais você viaja, mais aumenta esse prazer. E com a diminuição dos valores do Dólar e do Euro, somado ao aumento dos custos dos hotéis no Brasil, passei a me voltar mais para o exterior, diminuindo muito minhas viagens nacionais.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

Nunca viajo à trabalho, só turismo. Sou profissional liberal e minha esposa também (ela é advogada). Ela tem o escritório dela e eu o meu consultório, então isso nos dá bastante flexibilidade em nossos dias, o que nos faz viajar muitas vezes durante o ano, mas em compensação nunca podemos ficar muito tempo nos locais, nosso limite acaba sendo 15 dias fora do trabalho (normalmente usamos 15 dias para lugares mais longe como Europa, 10 dias para EUA e 5 a 7 dias para Caribe e América do Sul), pois quanto mais perto mais fácil é voltar, então acabamos colocando menos cidades para visitar.

E graças a essa nossa flexibilidade no trabalho, nunca viajamos em feriados ou férias, fugindo assim dos lugares lotados e com preços estratosféricos.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Isso também é engraçado, alguns anos trás eu adorava os EUA e sempre dizia que só iria à Europa quando fosse “velho” (risos)! Quando teve a promoção da Qatar fui a primeira vez à Europa e desde então EUA para mim passou a ser puramente para compras, parques da Disney, e Manhattan (que é sensacional). Depois que vi toda a cultura e história dos lugares que passei na Europa, acabei me fascinando e não dá para ter esse tipo de história nos EUA, pelo fato de ser um continente recente.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sim, e a mais importante delas, foi quando fui à Rússia, peguei a promoção da S7 e na época as pessoas que pegaram essa promoção acabaram fazendo uma página no Orkut e lá eram dadas diversas dicas que cada um ia descobrindo, inclusive das pessoas que iam antes de mim e quando retornavam contavam suas experiências boas e ruins no local. Aquelas informações foram imprescindíveis para mim por ser um país teoricamente mais difícil devido a diferença de idioma.

Como monta seu roteiro?

Para mim ainda existem milhares de lugares que quero conhecer então não me prendo muito a destinos, a primeira coisa que faço é ficar de olho nas promoções de preços e milhas das passagens aéreas, como tenho flexibilidade de datas, fica fácil pegar um bom esquema.
Só após o fechamento das passagens de ida e volta que passo para a segunda fase que é a escolha das cidades que posso conhecer, costumo colocar cidades próximas para não perder muito tempo com grandes deslocamentos (por exemplo: se estou no leste europeu evito colocar Amsterdam no roteiro).

Decididas as cidades, passo para a terceira fase, que é decidir a ordem que vou visitá-las, faço isso de acordo com as passagens de deslocamento interno (costumo usar as low-cost ou trem), pois muitas vezes existe grande diferença nos preços das passagens quando se vai de A para B do que de B para A e vice-versa, assim como tem diferença de valores de acordo com as datas.

Então após comprar os trechos internos, passo para a quarta fase que são as escolhas dos hotéis, nunca gostei muito de passar sufoco e ficar mal alojado, então procuro redes conhecidas, mas de bom preço como Accor, Best Western, entre outras. Também sempre consulto o TripAdvisor para ver os comentários.

Após os hotéis reservados, aí sim é que começo a fazer o roteiro dos locais para conhecer na cidade, fazendo primeiramente uma pesquisa, principalmente em fóruns de viagens. Depois de fazer um planejamento do que conhecer e organizar mais ou menos em quais dias, começo a pesquisar alguns shows, como ballet, ópera ou teatro nas cidades durante os dias que estarei, mas só vou se realmente for algo bom e geralmente no teatro principal, pois assim visito o teatro famoso já assistindo a uma peça.

Qual foi sua última viagem?

Minha última viagem foi para Zurich, mas esta foi só para esquiar, pois minha filha tinha nascido a menos de um mês, então só consegui um “habeas corpus” da patroa de 10 dias (risos). Sou viciado em snowboard, então todo ano procuro fazer uma viagem para o Hemisfério Norte (Europa ou EUA) e uma para o Hemisfério Sul (geralmente Chile), mas essas não conto como turismo. Mas como eu não conhecia Zurich acabei tirando 2 dias para turismo e os outros fiquei em Laax esquiando.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Vou para Orlando em novembro curtir alguns parques da Disney e aproveitar para refazer o guarda-roupa (inclusive o da pequena). E em maio vou para Portugal (Lisboa, Sintra, Fátima e Porto), Bélgica (Bruxelas, Gent e Bruges), Luxemburgo e Holanda (Amsterdam). As duas viagens faremos levando a mais nova integrante.

Qual a viagem dos sonhos?

Bom aí complica, pois tenho várias, mas Tahiti é uma delas e outra seria Lapônia para ver a aurora boreal. Deu para ver que sou um bem eclético quanto a isso, né?! (risos).

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Sem dúvida São Petersburgo na Rússia, um dos lugares mais lindos que já fui. Estive durante as noites brancas, o que tornou tudo ainda mais especial!

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Recentemente estive em Budapeste na Hungria, foi um destino inserido meio que completando a viagem e foi lindo! Cidade linda com um povo muito simpático e educado. Foi uma grata surpresa!

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Sim, Praga. Para mim o nome já a descreve bem. A cidade é linda, parece ter saído de um conto de fadas, mas infelizmente achei o povo muito aproveitador, extorquindo e enganando os turistas sempre que podiam. Uma verdadeira praga!

O que é indispensável em uma viagem?

Sem dúvida uma boa companhia: esposa, pais, amigos. De nada adianta viver aquilo se não temos com quem dividir.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas)

Para mim a pior coisa que posso encontrar são pessoas mal educadas. Sou profissional liberal e trabalho com público, assim como atendo bem meus pacientes, não admito que pessoas que atendam o público (garçons, recepcionistas, gerentes, etc.) sejam mal educadas. Isso é um dos motivos pelo qual não gosto da Itália, mas acabo sendo obrigado a voltar porque minha esposa acha lindo, e de fato é um país muito bonito.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Leiam, conversem, troquem experiências nos fóruns de viagens. Existe um mundo enorme lá fora nos esperando e pronto para nos ser apresentado.

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais o encantaram?

Imagem
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha.

Imagem
Machu Picchu.

Imagem
Canal de Beagle, Patagônia.

Imagem
Pinguinera, Punta Arenas.

Imagem
Castelo de Bratislava, Eslováquia.

Imagem
Fontana di Trevi, Roma.

Imagem
Laax, Alpes Suíços.

Imagem
Londres.

Imagem
Moscow.

Imagem
Oktoberfest, Munich.

Imagem
Palacio de Schonbrunn, Viena.

Imagem
Paris.

Imagem
Parlamento Húngaro.


Imagem
São Petersburgo.

Imagem
Veneza.

Imagem
Zurich.

Imagem
Time Square, NY.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Ago 07, 2014 5:09 pm
Lindas fotos Rodrigo, parabéns!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Ago 07, 2014 5:56 pm
Rodrigo, isso é que é viajar. Lindas as fotos.

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Qui Ago 07, 2014 6:40 pm
Show! Belas fotos, de angulos diferentes!

O que me fala da Oktoberfest?

antigo arthur
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 07, 2014 9:13 pm
Belo currículo!

Mas snowboard está além da minha capacidade. Já apanho um bocado no esqui alpino. :lol:

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Ago 07, 2014 11:07 pm
Obrigado pessoal, procurei fazer uma coletânea das fotos, mas é difícil isso, rs. Aí decidi pelas fotos em que eu não apareço para ficar mais ilustrativo o lugar.

Zédopalito a Oktoberfest é sensacional, apesar de não ser a minha praia, pois não sou adepto de cerveja, prefiro destiladas. E minha esposa que adora cerveja estava grávida, então no máximo dividimos uma caneca de 1 litro da HB. Mas o clima da festa é fantástico, fiz um vídeo do pessoal cantando dentro de uma das tendas que dá pra ver legal a festa que eles fazem. Vale a pena.

Fábio o engraçado é que o snowboard entrou por acaso em minha vida. Fui ao Chile (Santiago) com os meus pais em 2004, aproveitando um feriado de Corpus Christ no começo de junho. Nessa época eu pouco viajava então fui sem pesquisar praticamente nada, até porque meu pai já conhecia a cidade, então deixei com ele o roteiro.

Peguei uma frente fria passando por cima das cordilheiras que realmente achei que o avião fosse cair (e olha que era um MD-11), quando cheguei em Santiago a cidade estava com vários trechos alagados, tamanha foi a frente fria. E para minha sorte descobri que as estações de esqui que deveriam abrir só no dia 22/06 anteciparam a abertura para o dia 09/06 devido a grande quantidade de neve caída no dia em que cheguei.

Então subi apenas um dia, coloquei um snowboard no pé e nunca mais larguei o vício, fui religiosamente todos os anos seguintes a Santiago praticar o esporte e aí só depois de uns 6 anos passei a fazê-lo tbm no HN.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 07, 2014 11:17 pm
Mas você foi direto para o snowboard ou já esquiava?

Certa vez um instrutor me disse que o snowboard é mais complicado de se aprender que o ski alpino, mas uma vez aprendido é mais fácil de praticar. Procede?

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Ago 07, 2014 11:38 pm
Fábio até então nunca tinha nem visto neve! KKKK

Cheguei lá aluguei o equipamento coloquei em baixo do braço e subi o lift de El Colorado (nos três Valles). Cheguei lá em cima (quem já foi a El colorado sabe que a descida do primeiro lift não é pequena) coloquei a prancha no pé e desci, ou melhor, rolei!! KKK

Não consegui ficar mais de 1 metro em cima da prancha sem me espatifar no chão. E o pior é vc ter que levantar quinhentas vezes em uma altitude de 3000 metros. Achei que fosse morrer, rs. Mas quando cheguei lá em baixo, profundamente decepcionado, coloquei as mãos no joelho, levantei, respirei fundo e peguei o lift de novo.

Na segunda descida consegui ficar 3 metros em cima da prancha, em uma descida de mais de 400 metros, rs. Continuei insistindo e até o final da tarde já conseguia descer sem cair. Lembrando que DESCER a pista é diferente de ANDAR na pista. Hahaha!!! Mas me arrependo de nunca ter feito aula, teria sido muito mais fácil, rs, mas acho que gosto de ir pelo caminho mais difícil! kkk

Quanto a sua pergunta, a primeira coisa que coloquei no pé foi um snowboard, me viciei tanto que acabei nunca tendo vontade de testar o ski. Mas por meio de alguns amigos que já andaram nos dois, dizem que o mais fácil de aprender é o esqui, porque vc pode começar fazendo o "V". No entanto quando se esta em um nível alto, dizem que o ski é mais difícil na técnica.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 07, 2014 11:53 pm
Legal. A opinião dos seus amigos batem com o que o instrutor falou. Valeu!





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio