Falando de Viagem entrevista: Adriana Ruhmke

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Qua Ago 27, 2014 10:03 am
Continuando a série de entrevistas com os amantes de viagens, a entrevistada da semana é uma das colaboradoras do nosso portal: Adriana Ruhmke. Curitibana e analista de marketing, ela gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

Eu conheço 24 países, quanto às cidades, no aplicativo que eu estou usando cheguei a 120, mas eu não completei tudo ainda. Faltam muitas!

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

Conheço 18 estados + DF. Mais uma vez cheguei a 75 cidades, mas creio que pelo menos o dobro disso.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Quando pequena sempre viajávamos para a praia, nas férias de verão e para o Rio Grande do Sul na casa da minha avó, nas férias de inverno. Mas comecei a viajar bastante após o final da faculdade e bem mais a partir do ano 2000, com a companhia do meu marido.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Não sei exatamente, mas desde pequena eu sabia que queria conhecer o mundo, eu adorava história e queria conhecer onde tudo aquilo aconteceu. Então comecei a me interessar por idiomas o que somente aumentou a vontade. Hoje não vivo sem, quase um vício.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

Com exceção de algumas cidades no Brasil e outras na Alemanha, minhas viagens foram sempre por turismo. Também já viajei para Berlin, Interlaken e Cingapura com o apoio do Falando de Viagem.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

O que mais me chama a atenção para a escolha de um destino é a riqueza e a diversidade cultural, quanto mais diferente melhor. Paisagens bonitas e contato com a natureza também, em alguns casos o foco é a possibilidade de fazer algum esporte específico como mergulhar, esquiar ou outros.

Baladas nem tanto, abro algumas exceções como Amsterdam, Berlin e Madrid.

Compras nunca são o foco das minhas viagens. Para os engraçadinhos sim, eu sou uma mulher normal. Não que eu não aproveite promoções e outlets, mas se eu tiver que escolher entre comprar ou aumentar a viagem em 3 dias para uma outra cidade ou praia, eu vou escolher viajar.

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sim, eu busco, mas com critério, avalio bastante a informação, verifico se temos os mesmos gostos e estilo. Principalmente porque uma coisa que agradou a alguém, pode não me agradar e vice-versa. Já conversei com pessoas que odiaram um lugar que eu adorei. O momento e a percepção são únicos para cada indivíduo.

Sou uma pessoa que senta no chão para conversar com as crianças em lugares que a maioria nem passaria.

Como monta seu roteiro?

Após a escolha do destino e do período, começo a ler muito na internet, desta maneira conheci o Falando de Viagem. Verifico roteiros de amigos, caso algum já tenha ido para o lugar, vou ver as minhas caixas de revistas e folhetos de viagem. Para desespero do meu marido, tenho várias, mas organizadas por continentes e países. Algumas vezes compro guias do destino, não exatamente para fazer o roteiro, mas para utilizar depois, muitos trazem bastante da historia do local, seus costumes, isso me interessa muito.

Como leio muito, muitas vezes alguns livros influenciam no meu roteiro. Apesar de alguns lugares não serem turísticos e normalmente não despertariam muito interesse, quero visitar porque determinado personagem de um livro que eu li fez alguma coisa ali, ou então o escritor vivia na região. Claro, alguns pontos já são turísticos, como a casa da Anne Frank em Amsterdam, mas às vezes é simplesmente uma rua. Depois tenho que explicar tudo ao meu marido, porque estamos passando por ali, e felizmente ele entende.

Qual foi sua última viagem?

Minhas últimas viagens foram para a Islândia e para Ilhabela (São Paulo). Estou meio “insular” ultimamente.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

O destino ainda não está definido, mas o objetivo será mergulhar, então provavelmente uma costa ou novamente uma ilha.

Qual a viagem dos sonhos?

Difícil responder, a melhor resposta seria uma viagem bem demorada ao redor do mundo. Mas tenho alguns sonhos com um safári na África, Austrália e Nova Zelândia, Machu Picchu os grandes parques americanos, um roteiro literário pela Inglaterra.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Não sei exatamente dizer qual o lugar que mais gostei. Mas lugares que eu voltaria sempre, porque ainda não consegui fazer tudo que gostaria e tem sempre algo novo para fazer, são: Berlin, Paris e Provence. Quando saio de lá a minha “to do list” é maior do que quando eu cheguei. No Brasil voltaria sempre para Fernando de Noronha.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Alguns. Eu diria que no Brasil, o Pantanal foi um deles, me surpreendeu muito. Adorei a experiência. No exterior, mais recente foi a Islândia, estava esperando um lugar incrível, mas foi mais que incrível, tudo me surpreendeu, a incrível diversidade do país, as aventuras, o povo super simpático e animado.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Lugar em si, eu não consigo me lembrar de nenhum. Então creio que não foram tão decepcionantes assim, não é? Algumas experiências ou eventos, sim. Lembro que quando eu cheguei na frente no Manneken Pis em Bruxelas eu pensei, tá bom este é o souvenir, onde está o de verdade? Dei muita risada. Também já fiz algumas visitas guiadas em que eu sabia mais que o guia.

O que é indispensável em uma viagem?

Planejamento e boa companhia.

Planejamento para não cair em roubada, para conseguir o melhor custo x benefício, para aproveitar tudo que o lugar tem de bom e também o tempo da sua viagem, já que hoje em dia as férias estão cada vez mais complicadas, principalmente se você quer tirar mais de 20 dias seguidos. O planejamento também ajuda você não se decepcionar com o que vai encontrar, pois você já terá uma boa ideia do que encontrará.

Boa companhia, caso não tenha, tenha certeza que você próprio é uma boa companhia, ir com aquele(a) amigo(a) chato(a) só para não ir sozinho, não traz nada.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal- educadas).

Eu acho que pessoas mal humoradas e mal educadas. É muito difícil “consertar” isso, acho que um dos motivos que fujo de excursão é por isso. O resto, na maioria das vezes, conseguimos contornar.

Chuva? Coloco capa e continuo andando. Claro que as fotos ficam ruins, mas em algumas vezes ela é até bem vinda, como no caso da Amazônia, refrescava no final da tarde.

Trânsito complica, mas foi até divertido “brincar de se suicidar” atravessando a pé as ruas movimentadas, malucas, sem semáforos, sem faixa de pedestres e sem preferencial de Hanói (Vietnã).

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Leiam a resposta da pergunta 15 e a melhor dica: viaje de cabeça aberta, abram a mente para novas oportunidades, novas experiências, usem todos os seus 5 sentidos na viagem:

- Vejam coisas diferentes do seu dia-a-dia;
- Sintam a textura de coisas novas, outros tipos de areia, neve, novas plantas e até mesmo pedras;
- Cheirem novas plantas, novos temperos, novos lugares, mesmo que sejam ruins (lembrando-me do curtume que visitei no Marrocos, aff!);
- Ouçam músicas novas, mesmo que não seja do seu estilo musical, novos idiomas;
- Comam e bebam coisas diferentes. A não ser que você tenha alguma restrição alimentar, prove outras coisas. Você pode não gostar. Tudo bem! Mas você viveu o momento, experimentou!

Também não precisa voltar testando o serviço de acompanhamento e cadeira de rodas das cias aéreas como eu já voltei, mas aproveitem.

Mesmo que você viaje para o mesmo lugar, procure fazer algo diferente, ande de bicicleta, vá a um restaurante novo, vá dançar, salte de paraquedas, pule de bungee jump, sei lá, faça algo novo, algo que vá marcar a sua viagem. Afinal, como diria Gabriel Garcia Marquez, “A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”. E com certeza se você fizer algo diferente na sua viagem, ela será mais marcante e você contará até ficar velhinho.

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais a encantaram?

Imagem
Alpes, França.

Imagem
Carcassone, França.

Imagem
Provence, França.

Imagem
Paris, França.

Imagem
Alhambra, Espanha.

Imagem
Holanda.

Imagem
Oktoberfest – Munique, Alemanha.

Imagem
Dusseldorf, Alemanha.

Imagem
Costa da Sardenha, Itália.

Imagem
Veneza, Itália.

Imagem
Santis, Suíça.

Imagem
Myrtos – Kefalonia, Grécia.

Imagem
Praga, Republica Tcheca.

Imagem
El Gouna, Egito.

Imagem
Luxor, Egito.

Imagem
Sulks – Marrakech, Marrocos.

Imagem
Por do Sol em Ha Long Bay, Vietnã.

Imagem
Cingapura.

Imagem
River Safari, Cingapura.

Imagem
Amazônia.

Imagem
Jericoacoara, Ceará.

Imagem
Buenos Aires, Argentina.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Ago 27, 2014 10:04 am
Adriana tem a sorte de morar na Europa e ser muito mais fácil viajar! :D

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Ago 27, 2014 10:16 am
Muito legal, Adriana!
Fotos incríveis :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Ago 27, 2014 11:12 am
Que bacana Adriana. As fotos estão espetaculares mesmo. Nota-se que você pensou e analisou muito antes de dar o click. Parabéns.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Ago 27, 2014 11:23 am
Adorei a entrevista Adriana! Belas fotos!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Ago 27, 2014 12:39 pm
Lindas as fotos!

Eu também tenho muito dos meus roteiros influenciados pelos livros que leio. Foi de tanto ler romances de ficção sobre a Guerra Fria que fiz questão de conhecer Lubyanka ( sede do KGB) e Langley (sede da CIA).

Todo mundo pensa isso quando vê o Manneken Pis pela primeira vez :lol:

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Ago 27, 2014 2:13 pm
Gostei bastante da entrevista Adriana e as fotos são lindas!!!

E mais legal ainda que somos conterrâneos... também sou de Curitiba :D

A diferença é que você hoje mora na Europa pelo que o Gabriel disse e eu ainda em Curitiba :( Quer trocar???? rsrsrs

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Ago 27, 2014 3:10 pm
Parabéns pela entrevista, fantástica!

Cada foto, cada lugar... dá vontade de fazer as malas agora!!

:D

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
wendelhp Mensagens: 394
Qua Ago 27, 2014 4:39 pm
Muito top as fotos. Parabéns.
Um dia chego lá!

Emanuel Mensagens: 369
Qui Ago 28, 2014 8:14 am
Que massa!!

As fotos são espetaculares!! Gostei também das dicas!!!

Parabéns!!





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio