Entrevista com US Customs and Border Protection sobre imigração e alfândega

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Out 15, 2014 3:38 pm
Imagem

Os brasileiros cada dia mais visitam os Estados Unidos. Com isso, diversas dúvidas vão surgindo, tais como: O que preciso levar na viagem para provar que estarei apenas de férias nos Estados Unidos? Posso passar na imigração juntos com minha família? Namorados podem ir juntos? Quanto de dinheiro eu devo levar? O que não devo levar na mala?

Para esclarecer as dúvidas de nossos leitores entrevistamos a oficial Jennifer Evanitsky, do US Customs and Border Protection.

Vamos começar?

Sobre Imigração

Sabemos que os brasileiros, viajando com passaporte brasileiro, precisam do visto. Sabemos também que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos e que o oficial da imigração é quem permite ou não. Quais são os critérios usados?

Todas as pessoas que vão entrar nos Estados Unidos devem provar ao oficial do CBP que está inspecionando que eles são elegíveis para entrarem no país com o objetivo que estão buscando.

Um viajante que não tem histórico anterior de viagens e está indo aos Estados Unidos pela primeira vez, precisa levar alguma documentação extra para não ter problemas?

Todos que vão visitar os Estados Unidos devem trazer documentação suficiente que comprove a duração da viagem e o objetivo dela. Para uma pessoa que vem a turismo, tal documentação deve incluir passagens aéreas, reserva(s) de hotel, reserva(s) carro, entre outros.

Sempre perguntam quanto de dinheiro estamos levando. Existe um valor que vocês considerem mínimo? Os brasileiros gastam a maior parte de em cartão de crédito, não em dinheiro.

Os visitantes que entram nos Estados Unidos devem ser capazes de provar que eles têm fundos suficientes, ou seja, cartões de crédito, dinheiro, cheques de viagem, entre outros, para cobrir sua viagem com hospedagem, entretenimento, refeições e etc.

Brasileiros viajando sozinhos recebem um tratamento mais rigoroso?

Todas as pessoas candidatas a entrarem aos Estados Unidos são inspecionados por um oficial da CBP, que fará uma determinação de aprovação com base nos dados disponíveis, no momento da inspeção.

Por que algumas cidades são mais rigorosas na imigração do que outras?

Cada inspeção é exclusiva para cada indivíduo e a determinação da aprovação é feita com base nos dados que o oficial da CBP irá possuir no momento da verificação.

Em todos os aeroportos existem oficiais que falam português? Os brasileiros em geral não falam inglês e ficam com medo de não saber responder as perguntas. Quais as recomendações nesse caso?

Os oficiais do CBP são orientados quando a verificação é incapaz de ser completada devido a uma barreira de linguagem. Se não houver nenhum oficial que fale português eles têm acesso a tradutores que podem ajudar com o processo.

Famílias grandes podem fazer juntos a imigração? Percebemos que os oficias algumas vezes acham ruim muitas pessoas ao mesmo tempo. Qual a recomendação?

Os visitantes que apresentarem uma declaração de união conjunta ou que são da mesma família, podem se direcionar a um oficial da CBP juntos. Sendo a declaração podendo ser apresentada por pessoas que preencham as três condições seguintes:

1. Parentesco por sangue, casamento ou adoção;
2. Vivem juntos em uma casa (na última residência fixa);
3. Intenção de viverem juntos, depois da chegada aos Estados Unidos.

Namorados podem passar juntos pela imigração?

Se eles estão em um relacionamento sério e vivem juntos, eles podem ir juntos ao CBP. Caso contrário, eles vão ter que ir separadamente.

Em janeiro de 2014, o CBP ampliou a definição de "membros de uma família residente em uma mesma casa" para incluir casais do mesmo sexo e outras relações domésticas, como:

- Filhos adotivos, enteados, meios-irmãos, enfermarias legais, outros dependentes e indivíduos com dependência mental ou relação de tutela;

- Dois adultos que estão em um relacionamento sério, incluindo, mas não limitado a companheiros e casais de longa data em uniões civis ou estáveis, onde os parceiros são financeiramente interdependentes, mas não são casados.

Posso pedir para ser atendido com prioridade para não perder uma conexão? Em alguns aeroportos já vimos os funcionários chamarem passageiros, mas não costuma ser uma prática comum.

Os viajantes em curtas conexões devem falar com um representante da companhia aérea para auxiliá-los. As companhias aéreas costumam ter um representante na área de procedimentos do CBP que trabalha para ajudar os viajantes nas conexões. O CBP se empenha em processar a entrada dos viajantes da maneira mais rápida possível, mas não consegue desenvolver esse trabalho enquanto tem que atender passageiros que estão com voos em conexão como prioridade.

Tem problema ir várias vezes ao ano aos Estados Unidos?

Não há limites de quantas vezes uma pessoa pode visitar os Estados Unidos; no entanto, a pessoa deve provar ao CBP na hora da verificação, que ela é elegível para entrar nos Estados Unidos. Isto significa que deve mostrar vínculos suficientes com seu país de origem ou residência do país e na maioria dos casos ter um domicílio fixo em seu país de origem ou país de residência.

Alguns oficiais não respondem a comprimentos, como bom dia e boa tarde. Achamos que simpatia nesse primeiro contato faz os viajantes se sentirem bem recebidos. Existe alguma recomendação nesse sentido aos oficiais?

O CBP se compromete a tratar todos os visitantes com profissionalismo. Se alguém sente que um oficial foi pouco profissional ele deve pedir para falar com um supervisor no local.

O visto B1 me qualifica para que tipo de viagem especificamente? O termo negócios é muito abrangente.

Atividades permitidas para aqueles que viajam com um visto B-1 podem ser encontradas no site do CBP: http://www.cbp.gov/document/faqs/faqs-about-b-1-permissible-activities.

Como são vistos os brasileiros que têm dupla cidadania? Eles não precisam de visto ao viajar com um passaporte europeu, por exemplo. Existe alguma checagem extra?

Todas as pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos devem atender aos requisitos necessários de documentos do país que é cidadão. Se uma pessoa tem dupla nacionalidade, o documento apresentado deve cumprir todas as exigências de vistos necessários para entrar nos Estados Unidos.

Brasileiros com dupla cidadania geralmente entram com o passaporte europeu no país e saem com o passaporte brasileiro. Existe algum problema?

Os viajantes devem usar o mesmo documento para sair dos Estados Unidos, que eles usaram para entrar.

O CBP registra visitantes que entram com os documentos apresentados no momento da entrada. Se um cidadão brasileiro com dupla nacionalidade está entrando com um documento de um país do Programa de Isenção de Vistos, ele deve ter uma autorização de viagem aprovada no Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). Saindo do país com um documento diferente do que o utilizado na entrada, poderá causar um registro de saída de forma incorreta.

Como é feito o controle de saída dos brasileiros do país sem o formulário? É pelo número do passaporte ou pelo nome? Caso seja pelo passaporte, não tem problema um viajante entrar com um passaporte europeu e sair com um brasileiro?

As saídas são registradas eletronicamente e de diferentes maneiras, inclusive pelo nome, data de nascimento e número do documento. Usando dois documentos diferentes na viagem, torna mais difícil de processar, podendo isso levar a alguns registros não compatíveis.

Quais os critérios que fazem um viajante ser barrado?

Pela Lei de Nacionalidade e Imigração (INA § 212), que regula a aprovação ou reprovação de entrada dos estrangeiros nos Estados Unidos, há uma lista de mais de 60 motivos para a não aprovação, divididos em várias categorias, como motivos relacionados com a saúde, criminalidade, razões de segurança, acusação pública, imigrantes ilegais e violações de imigração, a falta de documentação quando exigido, entre outros motivos diversos.

Com o objetivo de não haver problemas de impedimento na entrada, o candidato deve não ter os motivos encontrados na lei.

Para se ter uma ideia, em um dia típico no Ano Fiscal de 2013, o CBP recebeu 992.243 visitantes entrando nos Estados Unidos, recusou 366 pessoas e prendeu 22 criminosos procurados em nossos portos de entrada. Quando preciso, o CBP se encontra na necessidade de recusar a entrada de pessoas.

Alguns viajantes são levados para uma sala, para checagem adicional. Geralmente quais são os motivos fazem haver essa necessidade?

Normalmente, todas as questões relativas a uma inspeção são rapidamente resolvidas. No entanto, algumas vezes pode demorar mais tempo e, nestes casos, contamos com a paciência e compreensão do visitante enquanto CBP cumpre a sua função.

É recomendável levar todas as reservas impressas? Passagem aérea, hotel, carro e passeios?

Todos que pretendem entrar nos Estados Unidos devem trazer documentação suficiente que comprove a duração da viagem e onde pretendem ficar. Para quem vem a turismo, tal documentação deve incluir passagens aéreas (com volta), reserva(s) de hotel, reserva(s) carro, entre outros.

Quais as perguntas mais comuns realizadas pelos oficiais?

Cada inspeção é exclusiva para cada indivíduo, de acordo com o motivo da viagem e tempo que estará nos Estados Unidos. Os oficiais fazem perguntas suficientes para verificarem se está tudo correto para a entrada da pessoa (como documento e etc).

Todos os brasileiros recebem 6 meses de permanência ou pode haver uma autorização para menos tempo?

É exclusivamente da competência do agente da fiscalização decidir quanto tempo é necessário e autorizado para a pessoa. Será de acordo com a necessidade de motivo e de duração da viagem.

Quais recomendações você dá para que os brasileiros não tenham problemas para entrar nos Estados Unidos?

Todos os visitantes devem levar documentação suficiente que comprove claramente a duração da viagem e intenção de estarem nos Estados Unidos. Além disso, todos devem trazer fundos financeiros suficientes, como dinheiro, cartões de crédito, entre outros, para mostrar que serão capazes de se sustentarem financeiramente durante a sua estadia nos Estados Unidos.

Vocês têm um histórico do número de brasileiros que foram barrados no último ano?

No FY13, mais de 2,2 milhões de brasileiros entraram nos Estados Unidos no último ano. Destes, 90 foram impedidos de entrar.

Sobre Alfândega

Sabemos que após passar pela imigração e retirarmos nossa bagagem precisamos passar pela alfândega. Esse procedimento muitas vezes gera mais perguntas do que a imigração. Existe alguma orientação nesse sentido?

O CBP foi criado em 2003 e junto com o The Immigration and Naturalization Service; The U.S. Customs Service; e U.S. Agriculture inspections. Com isso, os oficiais devem executar todas essas funções de maneira conjunta, então perguntas adicionais podem ser feitas pelos agentes quando a pessoa está com a bagagem, isso para garantir que todos os itens que estão sendo levados para os Estados Unidos se encontram em conformidade com as leis vigentes.

Se o viajante teve autorização para entrar nos Estados Unidos pela imigração o oficial da alfândega poderá questionar?

Todos os oficiais do CBP têm a mesma autoridade, então se em algum momento algo adicional ao visitante for observado/descoberto enquanto a pessoa está dentro do controle do CBP, eles podem tomar a ação apropriada.

Viajantes sem mala levantam suspeitas? Muitos brasileiros viajam sem malas, pois pretendem comprar tudo nos Estados Unidos por causa dos baixos valores.

Os oficiais sempre vão checar a duração da viagem e o propósito dela nos Estados Unidos. Todos os viajantes devem estar preparados para apresentar que estão com objetivo de cumprir o tempo de permanência e com recursos financeiros suficientes para o tempo que ficarão no país.

Já recebemos questionamentos de um oficial da alfândega por não estarmos com as reservas impressas. Ele não aceitou vê-las no iPhone. Qual é a recomendação?

Os visitantes devem ter a informação da reserva prontamente disponível para o oficial, pois isso facilita a fiscalização e permite que ele possa tomar uma decisão em tempo hábil.

Caso tenha levado algum produto ilegal, como frutas, poderei ter problemas? Muitos brasileiros levam alimentos por desconhecimento das regras.

Os viajantes estão obrigados a declarar todos os produtos agrícolas que estão transportando e entrando aos Estados Unidos. Os itens proibidos podem ser encontrados aqui: http://www.cbp.gov/travel/international-visitors/kbyg/prohibited-restrito.

Caso seja escolhido para ter a bagagem passada no raio-x, quem deverá colocar e retirar as malas da esteira? Caso o viajante não tenha condições existe alguém para ajudar?

Cada aeroporto tem um raio-x diferente, podendo o CBP e/ou o pessoal da companhia aérea fornece instruções para o viajante durante verificação da bagagem. Se a pessoa precisar de ajuda na bagagem, ela deve avisar ao CBP ou ao representante da companhia aérea.

Caso eu perca a conexão em virtude da inspeção, a companhia aérea poderá me cobrar taxas de remarcação da passagem aérea?

Esse caso é estritamente entre a companhia aérea e o passageiro.

Quanto tempo em média demora a inspeção?

A primeira inspeção dura geralmente entre 45-60 segundos. No entanto, pode durar o tempo que for necessário para o CBP determinar se a pessoa é autorizada a entrar nos Estados Unidos e que o viajante não está violando nenhuma lei.

Existe material em português sobre produtos que não podem entrar nos Estados Unidos?

Informações sobre itens proibidos podem ser encontradas na seção Know Before You Go no site do CBP: http://www.cbp.gov/travel/international-visitors/know%20before-you-go.

Caso queira abrir uma reclamação sobre o atendimento do oficial qual é o procedimento?

Se um viajante deseja apresentar uma queixa contra um oficial, ele deve pedir para falar com o supervisor de plantão.

Conclusão

As respostas acima esclarecem algumas dúvidas sobre a imigração e alfândega nos Estados Unidos e esperamos que ajudem nossos leitores quando forem viajar ao país. Como você percebeu, ficou ainda mais claro a necessidade de ter documentação apropriada para evitar problemas. Leve tudo impresso e boa quantidade de dinheiro para não haver problemas.

Agradecemos a Jennifer Evanitsky pela entrevista e desejamos que todos conheçam esse país fantástico chamado Estados Unidos da América.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 15, 2014 4:03 pm
Se alguém sente que um oficial foi pouco profissional ele deve pedir para falar com um supervisor no local.
Depois que o cara me liberar, é ruim que eu vou reclamar com o superior dele. Eu vou é embora dali! :D

90 brasileiros em 2,2 milhões barrados em 2013. É muito mais provável ter o visto recusado (3,5%) do que ser barrado pelo USCBP.

No mais, excelente entrevista!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 15, 2014 4:07 pm
Adivinha quem fez essa pergunta? Já fiquei sem resposta várias vezes!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Out 15, 2014 6:56 pm
Mais uma ótima entrevista, parabéns ao FdV.
Já aconteceu de eu não levar impresso as reservas, mas das próximas vezes já irei precavido.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Out 15, 2014 7:12 pm
Como sempre , excelente iniciativa do FDV.

Gabriel, às vezes tenho a impressão que seus entrevistados são autômatos e não seres humanos :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 15, 2014 7:19 pm
O problema é que muitas informações passadas são em off, ou seja, podem falar de forma mais aberta, mas não podem falar oficialmente. Eu entendo.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Out 16, 2014 10:02 am
Excelente entrevista. Bem esclarecedora e reforça que não devemos nos preocupar tanto, só ficar atento as informações que são necessárias e ter ciência de que atende todos os pré-requisitos. Como ficou claro, as chances de algo dar errado são muuuuuito baixas.

caducatem Mensagens: 245
Qui Out 16, 2014 6:43 pm
Mais uma vez parabens ao FDV!

Otimas informações e de fontes cada vez mais fidedignas...

Pena que algumas respostas são padrão... o início das frases são quase sempre iguais...

Mas é o que o Gabriel Dias falou... nao podem falar tudo em "MODO ON"

Abraços!!!

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Out 25, 2014 4:40 pm
Ótima entrevista.

Fiquei surpreso com a porcentagem de pessoas barradas. Imaginava mais!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 25, 2014 4:52 pm
Acredito que no passado devia ser bem maior. Atualmente você só é barrado se for muito suspeito.





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio