É seguro viajar para Gramado? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura da cidade

Troca de informações sobre Gramado.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Mai 07, 2020 5:38 pm
Imagem

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

No momento do fechamento desta matéria (07/05), o Brasil está em um momento crucial do combate contra o coronavírus. Com quase oito mil mortes registradas, o Brasil já é apontado como um possível próximo epicentro global da pandemia. Agora, mais do que nunca, é o momento de ficar em casa. O lockdown já é adotado ou estudado por partes do país. Na contramão desta realidade, Gramado, um dos principais destinos turísticos brasileiros, localizado na serra gaúcha, dá os primeiros passos para a reabertura.

O panorama do coronavírus em Gramado

O melhor meio para consultar os dados oficiais é no portal da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Você pode conferir clicando aqui a aba do site dedicada estritamente ao quadro da doença no estado, com números atualizados, distribuição geográfica, dados sobre o perfil dos infectados e mais.

Gramado adotou o isolamento social no dia 19 de março e não registrou moradores infectados até o momento de fechamento desta matéria (07/05). Dois casos importados constam no site da Prefeitura de Gramado, referentes às duas turistas paulistanas que visitavam o destino quando foram notificadas dos exames positivos (feitos em outra cidade). As visitantes ficaram de quarentena obrigatória por 14 dias até a cura.

Em contato com o FDV, a assessoria da SES/RS afirmou, entretanto, que é "Importante salientar que Gramado pertence à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (Serra), que contempla 49 municípios muito próximos e detentores de casos confirmados e de óbitos. Portanto, exige atenção". O FDV concorda que a região merece a devida atenção e por isso mesmo é contra a reabertura precoce das atividades.

O início da retomada em Gramado

No dia 06/05, o governo municipal de Gramado publicou o decreto 103/2020 que permite, com restrições, a reabertura da hotelaria, parques de turismo e museus.

Hospedagens:

As atividades no ramo hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas) estão permitidas desde que seja respeitada a capacidade máxima de até 50% das unidades de habitação disponíveis. No caso de alojamentos compartilhados, como hostels ou albergues, deverá ser obedecida uma distância nunca inferior a três metros entre uma cama e outra, na vertical e também na horizontal. É proibida a disponibilização de beliches e treliches. As atividades de hospedagem transitória na modalidade de aluguel por temporada e camping também estão vedadas.

No entanto, para que reabram, hotéis, motéis e pousadas devem apresentar planos de contingência para enfrentamento da pandemia, que serão avaliados pelo Centro de Operações de Emergência (COE) de Gramado. Seguem algumas determinações referentes ao funcionamento da hotelaria:

- Fica proibida a abertura e a utilização dos espaços coletivos das áreas sociais, lazer e conveniência, como piscinas de qualquer natureza, jacuzzis e ofurôs, academias, saunas, brinquedotecas, sala de jogos, salas de cinema ou home theater, sala de eventos e/ou reuniões, cyber zone e/ou salas de computadores, vídeos e jogos eletrônicos, serviços de spa coletivos;

- Manter distância de, pelo menos, dois metros entre os hóspedes durante a realização do check-in e check-out, a fim de evitar a aglomeração de pessoas nos ambientes;

- Priorizar o atendimento preferencial e especial a idosos, gestantes, deficientes físicos e doentes crônicos, garantindo fluxo ágil;

- Manter na entrada do estabelecimento álcool em gel 70% para utilização dos hóspedes e colaboradores;

- Utilizar máscaras caseiras individuais nas áreas de circulação e elevadores;

- Adotar sistemas de escalonamento e revezamento de turnos para os colaboradores, bem como alteração de jornadas de trabalho;

- É proibida a oferta do serviço de café da manhã no sistema de buffet nos estabelecimentos comerciais do ramo da hotelaria;

- O café da manhã poderá ser servido no quarto ou no sistema à la carte no salão;

- Deverão ser designados profissionais específicos para a retirada e lavagem de roupas de cama, toalhas e roupas pessoais. Estes profissionais deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual.

Atrações:

Estabelecimentos considerados atrações turísticas e afins também vão poder retomar as suas atividades com até 50% da capacidade de lotação. O distanciamento interpessoal deverá ser de dois metros e para ingresso do público aos estabelecimentos deverão ser organizadas filas com separação mínima de 1,5 metro entre uma pessoa e outra.

Os idosos e aqueles que integram o grupo de risco para COVID-19 devem, em caso de filas, ter prioridade no atendimento. A comercialização de ingressos deve ser, prioritariamente, por meios eletrônicos. Todos os funcionários devem usar máscaras. O decreto enfatiza, ainda, a obrigatoriedade de higienizar as superfícies de toque (com álcool gel 70% ou água sanitária) após cada uso, durante o período de funcionamento e sempre após do início das atividades.

Circulação:

É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial não profissional (caseira) para toda a população de Gramado e às pessoas que se deslocam para o município. A norma é válida para aqueles que ingressarem nas áreas públicas e em estabelecimentos comerciais. A Prefeitura de Gramado incentiva o uso de máscaras de pano caseiras, feitas com material reciclado. Assim, não é obrigatório o uso de máscara facial dentro de residências e suas áreas externas. Os estabelecimentos não vão poder permitir o ingresso ou permanência de clientes, consumidores ou frequentadores, sem o uso da máscara.

Devo viajar para Gramado no segundo semestre de 2020?

O Falando de Viagem ama Gramado e torce para que o destino possa e consiga ter êxito na alta temporada, que acontece entre outubro e janeiro, de 2020/2021. Acreditamos, entretanto, que para isso ser possível, é preciso agora seguir as recomendações da OMS de respeito à quarentena e o isolamento social. Não deixe de sonhar com as viagens que você quer fazer no futuro. Por ora, fique em casa.

A ausência de casos confirmados deve ser vista como um sinal positivo para continuar acertando, e não como um desafio para testar a capacidade da pandemia. Os dois únicos casos na cidade terem sido importados deveria ser mais um alerta para evitar a recepção de turistas neste momento.

Usemos como exemplo o estado vizinho, Santa Catarina. Após a reabertura do comércio no dia 13 de abril, os infectados por coronavírus triplicaram no estado. Santa Catarina passou de 826 casos confirmados para 2,7 mil em três semanas. Ao retomar as atividades em um momento de pico de infecções no Brasil, Gramado opta por um modelo que não deve ser seguido. É evidente que torcemos para que a retomada seja um sucesso, mas infelizmente, não será uma surpresa se o cenário na cidade da serra gaúcha siga o padrão visto em Santa Catarina.

Matérias do FDV sobre Gramado

- O que fazer em Gramado?

- 10 atrações turísticas imperdíveis em Gramado

- Como planejar a sua viagem para curtir o Natal Luz em Gramado

- Quantos dias em Gramado?

- 8 motivos para viajar a Gramado no inverno (ou em qualquer época do ano)

- Onde ir para experimentar os melhores chocolates em Gramado e Canela

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para Gramado ainda em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mai 08, 2020 1:48 pm
É lógico que eu torço para que dê tudo certo. Mas basta olhar os números, as previsões, os estudos e os casos semelhantes pra saber que não dá. Estão brincando com vidas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 08, 2020 2:12 pm
Eu acho que, inevitavelmente, Gramado pode trazer casos para a cidade, que está segura no momento. Fora isso, acho que nem tem clima para viajar agora. Tanta gente morrendo, sofrendo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 08, 2020 8:13 pm
Ontem eram 8 mil mortos. Hoje já são 10 mil mortos :(

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 11, 2020 11:44 am
Laghetto Stilo Borges | Hotel 4 estrelas em Gramado | Laghetto Hotéis https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=565&t=16823" onclick="window.open(this.href);return false;

Esse hotel foi reaberto. 15% de ocupação no final de semana.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 11, 2020 11:50 am
Desejo sucesso mas tendo a achar que foi precipitado. Temos que ir com calma e todo cuidado é pouco.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Mai 12, 2020 7:18 pm
Atualizações:

. Snowland programou a reabertura para 5 de junho.

- A unidade Laghetto Stilo Borges foi a primeira a abrir. As próximas serão a Laghetto Allegro Siena e a Laghetto Vivace Viale.

sabrinamix Mensagens: 6
Qua Mai 13, 2020 3:08 pm
E pro NATAL LUZ? Será que já vai estar um pouco mais seguro? Impossível prever, né?! Mas queria tanto apresentar a cidade nesta época para meu marido...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 13, 2020 3:14 pm
Impossível prever, mas acredito que sim. É a melhor época para visitar Gramado.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Mai 16, 2020 9:25 am
Restaurante Höppner reabre após período de adaptação à pandemia

O renomado Restaurante Höppner de Gramado, RS, após promover uma série de adaptações para o funcionamento, está de portas abertas para atender a comunidade e turistas! O estabelecimento oferece um serviço qualificado que o coloca entre os 10 melhores restaurantes entre os 377 instalados em Gramado, conforme o site TripAdvisor. Essa classificação é o resultado da avaliação de 2.937 clientes que acessaram o site para dar o seu parecer, o qual, indiretamente, concedeu ao Höppner a honra de exibir em seus salões o Certificado de Excelência do TripAdvisor. A especialidade da casa é a experiência gastronômica alemã, oferecida num ambiente elegante, intimista e com poucas mesas distribuídas em amplo espaço. Aos que preferem a comida internacional, é oferecido um cardápio variado e refinado.

Diariamente são servidos almoços, chás da tarde e jantares. O Chá da Tarde, incluído na hospedagem, combina os sabores de tarteletes e variedades de doces e salgados, como sanduíches, folhados, croissant, minipastéis assados, pão de queijo e outros. Chás, cafés e chocolates acompanham o waffle, geleias e o tradicional apfelstrudel. A Experiência Alemã foi desenvolvida pela cozinha a partir do feedback de clientes e do cardápio servido em outubro de 2013, por ocasião da Semana de Gastronomia Bávara, que contou com a participação do príncipe da Baviera, Heinrich Prinz Von Bayern, nos salões do restaurante. Na ocasião, foi criado um cardápio exclusivo para traduzir os sabores da culinária alemã, adaptada ao paladar e especiarias brasileiras.

Cardápio para Adultos – https://www.rittahoppner.com.br/restaurante?lightbox=dataItem-k5zq7uwl" onclick="window.open(this.href);return false;
Cardápio para Crianças - https://www.rittahoppner.com.br/restaurante?lightbox=dataItem-jhv1sc791" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Gramado”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio