Como aproveitar um fim de semana na Serra Gaúcha: Gramado e Canela

Troca de informações sobre Gramado.

JulianaMagalhaes Mensagens: 6014
Qui Jun 07, 2012 1:20 am
Como aproveitar um fim de semana na Serra Gaúcha: Gramado e Canela

Fim de semana passado fui para o Sul aproveitar o frio, os vinhos, a gastronomia e todos os encantos da Serra Gaúcha. Resolvi então escrever esse texto com algumas dicas para quem tem pouco tempo e quer conhecer o máximo possível.

Sobre hospedagem não poderei falar, pois fiquei hospedada na casa de uma pessoa da família, mas pude perceber que as opções são muitas e bem atraentes.

Cheguei em Gramado na sexta-feira à noite e estava louca por um fondue. Fomos ao restaurante Chez Pierre. Excelente opção! Pedimos a sequência de fondue. O de queijo (para mim foi o melhor!) acompanhava pão, batatinhas e goiabada). Fondue na Pedra: carne e frango (diversas opções de molhos, todos muito bons) e Chocolate (cremoso e com frutas fresquinhas). O ambiente do restaurante é bem agradável e o atendimento foi ótimo. Valor da sequência por pessoa: R$65,00.

No sábado acordamos e fomos tomar o famoso Café Colonial, uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã. Lemos algumas coisas a respeito, pedimos dicas e optamos pelo Bela Vista. Site: http://www.belavista.tur.br

O esquema é o seguinte: Você paga um valor fixo e ao sentar-se lhe é servido tudo que há de melhor, como no velho costume germânico. São diversos tipos de pães, cuca, geléias, frios, salames, linguiças, mortadela, polenta frita, risoles, bolinha de queijo, lombo de porco, tortas salgadas, wafles, bolos, rocambole, apfelstrudel, conservas, chocolate quente, sucos, chá, vinhos e etc. Ainda assim havia um buffet com outras opções de doces.

A mesa estava farta, tudo com uma qualidade excelente e muitas opções. Atendimento excelente. O único porém é que não tenho costume de comer a maioria das coisas, principalmente pela manhã. Muita fritura, tortas salgadas com maionese e etc. Gostei mais das opções doces e das bebidas (sucos e chocolate quente).

Acredito que esse seja um programa imperdível para turistas de 1ª viagem, como meu caso, mas confesso que não repetiria. Valeu a experiência, mas o custo/benefício não compensa. O valor por pessoa é R$50,00 + 10%. Saímos de lá e a mesa continuou cheia! Para os que comem os itens citados acima acho que compensa!

Imagem

Depois do café da manhã fomos conhecer o Lago Negro. Trata-se de uma das atrações turísticas mais visitadas pelos turistas. O lugar é muito bonito, agradável, limpo e tranquilo! Os turistas aproveitam os arredores do lago com suas inúmeras árvores e bosques para se exercitar seja caminhando, correndo ou andando de bicicleta. Existem banquinhos para você sentar e apreciar a vista, namorar, fazer piquenique ou tomar um legítimo chimarrão. Você pode ainda andar de pedalinho no lago: Horário: 8:30 – 19:00. Valores: Cisne R$8,00 para 2 pessoas. Caravela: R$10,00 para 2 pessoas. Tempo: 20 minutos.

O parque ainda conta com infraestrutura de bares, restaurantes, cafés e lojas de conveniência.

Vale a pena a visita!!!

Imagem

Imagem

Em seguida partimos para o Centro de Gramado para conhecer as lojas, comprar chocolates e passear.

Ficar andando sem compromisso pelas principais avenidas do Centro (Av. Borges de Medeiros e Av. das Hortênsias) é um baita programa. Reserve um tempo para fazê-lo, pois há diversas lojas de artesanato, roupas, sapatos, lojas de produtos de natal, produtos alemães, chocolates além de restaurantes e sorveterias. A arquitetura é deslumbrante, típica de uma cidade alemã.

No Centro encontra-se ainda o Palácio dos Festivais onde todos os anos é realizado o famoso Festival de Cinema de Gramado, onde é distribuído o Kikito (oscar do cinema nacional). Durante o restante do ano ele funciona como uma sala de cinema normal.

Há também a Rua Coberta (por vegetação!!) com diversos restaurantes. Ela é bem charmosa e agradável! Difícil é achar vaga nos lugares!

As opções de lojas de chocolate são diversas. Um paraíso para os chocólatras de plantão! Trata-se do legítimo chocolate caseiro, dos mais variados tipos. Deliciosos!

As lojas que mais gostei foram: Lugano (http://www.chocolatelugano.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;) e Planalto (http://www.chocolateplanalto.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;). Lá você pode ver “ao vivo” como se prepara o famoso chocolate de Gramado. Ainda assim há outras boas opções como: Caracol, Florybal e Prawer.

Imagem

Decidimos então almoçar pelo Centro. Ficamos indecisos, pois as opções são diversas e cada uma com seus pontos fortes, porém muitos lugares estavam cheios e não estávamos querendo enfrentar fila. Decidimos então pelo Divino Restaurante. Restaurante com buffet liberado ao custo de R$40,00 por pessoa.

Do almoço fomos conhecer a Aldeia Papai Noel (A Aldeia da Mamãe Noel fica em Canela!). A entrada custa R$16,00 para adultos e R$8,00 para crianças.

Achei uma atração razoável. Para as crianças deve ser bem mais atraente, principalmente para as que ainda acreditam em Papai Noel. O local é bem grande e não havia muitos funcionários para dar informações. Tive uma sensação de abandono do local. Há diversas atrações lá dentro, mas a maioria pagas a parte (carrossel, trenzinho para casa do Papai Noel e monorail).

Algumas fotos e as principais atrações. A casa do Papai Noel foi a parte que mais gostei!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão: Na minha opinião o programa é válido apenas para as crianças.

À noite, depois de tanta comilança, ainda não estávamos com fome. Resolvemos então procurar um lugar descontraído para tomar um chopp/vinho e que de quebra pudéssemos ver o UFC. Fomos ao Bill Bar (http://www.billbar.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;). O bar tem diversas TVs, sinuca, banda com música ao vivo e o ambiente era bem legal. Aprovamos!

No domingo acordamos e fomos direto para o Parque da Ferradura em Canela! Simplesmente deslumbrante! Natureza, natureza e mais natureza! Muito verde, vento, sol, animais e cachoeira! Há diversos mirantes para apreciar a bela vista que o local proporciona. Além disso, o parque é cortado por quatro trilhas, que apresentam características peculiares: Trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas. Infelizmente o tempo estava curto e não pude fazer nenhuma, mas vontade não faltou! A entrada para o parque custa R$8,00 por pessoa.

Imagem

De lá partimos direto para o teleférico para apreciar de perto a bela Cascata do Caracol, um dos pontos mais bonitos e visitados do sul. O teleférico fica 500 metros após o Parque do Caracol. Só digo uma coisa: Vale muito a pena! A volta no teleférico dura em torno de 25 minutos e você pode apreciar uma vista frontal para a cascata que é deslumbrante! Há opção também de desembarcar nas duas extremidades onde há mirantes com vista para o cânion da cascata e para o vale. Programa imperdível. Valor do ingresso: R$20,00 teleférico / R$5,00 entrada no parque. Para os mais aventureiros, há também uma grande tirolesa no local.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de uma manhã intensa com a mais pura natureza, já estava na hora do almoço!

Decidimos comer no Cantina 28, restaurante italiano! Grande variedade de massas, molhos e carnes. O espaço é grande e bem acolhedor! Possui uma área verde bem bonita e agradável! Recomendo demais!

Imagem

Depois do belo e farto almoço já estava na hora de começarmos à volta para casa! Pegamos a estrada em direção a Porto Alegre (lindíssima por sinal e com várias opções de doces e sucos na estrada! Parei para tomar um suco de uva que foi o melhor que já bebi em toda minha vida!). Fizemos um pequeno stop em Nova Petrópolis para compra de artigos de couro! O tempo estava curto e as opções eram infinitas. Acredito que conseguimos comprar jaquetas de couro com um bom custo/benefício, porém se tivéssemos mais tempo as compras teriam sido maiores e melhores!

Outros programas pelos arredores:

- Gramado Zoo: http://www.gramadozoo.com.br
- Mundo a Vapor: http://www.mundoavapor.com.br
- Alpen Park (parque de diversões ecológico): http://www.alpenpark.com.br
- Castelinho: http://www.castelinhocaracol.com.br
- Mini Mundo
- Reino do chocolate
- Igreja Matriz (Canela)

Conclusão: Uma viagem para Serra Gaúcha com todo seu encanto e charme é um programa imperdível, mas um fim de semana é muito pouco (fiquei com gostinho de quero mais!!). Reserve pelo menos 5 dias para Gramado e Canela!

Ficou com alguma dúvida ou precisa de informações? Me pergunte que tentarei ajudar!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem
GabrielDias Mensagens: 41700
Dom Jun 10, 2012 11:37 pm
Excelente, Jú! Virou um roteiro completo! :)
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
dt2012 Mensagens: 577
Seg Jun 11, 2012 8:13 am
Apenas complementando a bela explicação, apesar de ser café colonial, o que dá a impressão de ser o equivalente a café da manhã (mas decididamente não é), é muito mais apreciada esta refeição se for feita ao entardecer/noite, como jantar. E o Bela Vista é o melhor de todos, sem dúvida. Perda de tempo e dinheiro querer ficar experimentando os outros. Sempre que vou a Gramado vou neste café colonial.
viajante Mensagens: 1090
Seg Jun 11, 2012 10:38 am
Muito bom! Deu até vontade de trocar a Argentina por RS! :D
RABUGENTO Mensagens: 1902
Qui Jun 28, 2012 9:38 am
Caso precise fazer uma grande média com a "fanta" não deixe de levá-la ao http://www.igramado.com.br/le-petit-clos.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Prepare o cartão. ;)
Abnerbas Mensagens: 37
Qui Jun 28, 2012 10:07 am
Pessoal,
Uma boa sugestão é a Churrascaria Garfo e Bombacha e o Restaurante Portugália.

Fui nestes dois lugares e gostei bastante!
Fabio Mensagens: 8887
Seg Ago 13, 2012 2:03 pm
Bom , como eu disse , passei apenas um fds e achei pouco tempo. Cheguei na sexta pela hora do almoco e vim embora domingo de tarde .
O centro de Gramado pode ser coberto e uma manha e o de Canela em ainda menos . O problema eh que existem atracoes interessantes como museus , parques e fabricas de chocolate que demandam tempo.
Gastronomicamente a regiao eh fantastica , ainda que um pouco cara .
Acho que vale a pena reservar um dia inteiro para os parques da Ferradura , do Caracol e o teleferico.
Os museus do carro , da Harley Davidson e do trem tambem sao bem legais
Eu nao fui por falta de tempo , mas tambem acho que vale uma esticada ate o Vale dos Vinhedos . Eu gostaria de ter ido .
Fabio Mensagens: 8887
Seg Ago 13, 2012 6:12 pm
Ah sim , e o passeio de pedalinho no Lago Negro eh obrigatorio
MarcoBacalhau Mensagens: 215
Qua Ago 29, 2012 11:34 pm
Fui a Gramado na minha lua de mel, a mais de 14 anos (se ainda valer....)

O que foi inesquecivel.

- Café colonial. Existe vários não deixe de ir.
- Churrascaria. Se não me engano chamava Garfo e Bombacha. Não e só churrascaria é um show de danças típicas.
- Visita a Vinícola Jolimont. Nuuuu sai de lá bêbado hehehehehe.
- Parque Caracol
- Passeio a Bento Gonçalves
- E o principal: O povo. Gaucho é tudo boa gente tchê.
[[]] Marco Bacalhau
RABUGENTO Mensagens: 1902
Ter Set 18, 2012 8:26 am
Na volta do Sul uma mala de meu filho foi parar em Ribeirão Preto mas foi num voo da AZUL.

Localizaram 2 horas depois da reclamação e deram um voucher de desconto valendo praticamente uma passagem.

Booking.com

Voltar para “Gramado”