Guias em Machu Picchu: a melhor forma de conhecer o santuário histórico

Troca de informações sobre Machu Picchu.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mai 08, 2015 9:06 am
Imagem

Conhecer Machu Picchu, o principal cartão postal do Peru, é o sonho de muitos viajantes de todo o mundo. A cidade sagrada dos incas está localizada a 2.430 metros acima do nível do mar e é um lugar magnífico, cheio de encantos e tesouros escondidos. Cada pedra conta uma história e um pouco de um passado que o povo peruano tanto se orgulha.

Quer saber a melhor forma de conhecer Machu Picchu? Contrate um guia antes de entrar no parque. Obviamente a contratação não é obrigatória, mas é a melhor maneira de saber de todos os detalhes, histórias, significados e curiosidades do local.

Logo ao chegar, próximo à entrada, você verá vários guias gritando e disputando para oferecer seus serviços. Provavelmente você será abordado por muitos deles. Apenas guias oficialmente credenciados podem entrar em Machu Picchu, então você não precisa se preocupar, pois todos estarão aptos a lhe oferecer um bom serviço.

Você também poderá contratar com antecedência, o que pode ser uma vantagem, tanto para negociar o preço quanto para não disputar um guia com outras pessoas em um momento que o parque pode estar cheio, como pela manhã.

Você pode escolher um guia particular que ficará apenas com você ou seu grupo ou escolher participar de um grupo com outras pessoas, normalmente 10, o que diminui o custo. Os guias particulares cobram entre US$50 e US$70 por duas horas de passeio, enquanto o valor do grupo varia muito, mas a média é de cerca de US$10 por pessoa em um grupo de 10. Você pode e deve pechinchar com os guias! Normalmente todos falam inglês e espanhol. Se der sorte encontrará alguns que falam português ou outras línguas, mas esses são em menor quantidade.

Uma vez com o guia basta aproveitar as belezas e riquezas desse lugar sagrado, que permaneceu oculto durante 5 séculos até ser descoberto em 1911 pelo norte-americano Hiram Bingham. Até hoje não se sabe ao certo o que representou Machu Picchu para o Império Inca. Teorias e histórias não faltam e o guia lhe contará e lhe ajudará a entender e contextualizar o que representa cada espaço desse santuário histórico.

Conheça algumas das belezas de Machu Picchu.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Planeje sua viagem para Machu Picchu

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto: Juliana Magalhães.
Fotos: Cristyan Mannchen.

E você, conhece Machu Picchu? Contratou um guia? Quanto pagou? Achou válido? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Mai 08, 2015 10:15 am
Vi ótimos guias em MP!
Com certeza vale a pena contratar um e conhecer com ele casa história e cada segredo de lá.

yureco Mensagens: 2490
Sex Mai 08, 2015 3:56 pm
Um dia vou conhecer!

Patricia Mensagens: 2384
Sex Mai 08, 2015 4:01 pm
Também ainda não conheço. Fotos lindas!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
FairiesWearBoots Mensagens: 82
Sex Mai 08, 2015 9:14 pm
Cristyan, as fotos 2 e 3 são de Huayna Picchu, não?
De zero a dez, que grau de dificuldade você daria? Eu e minha mulher vimos uns relatos pela rede e resolvemos amarelar... rs

Outra coisa, uma dica que li por aí e que acho muito válida é: durma a noite anterior em Aguas Calientes!!! Assim, você pode ir mais cedo e aproveitar MP "menos cheio" do que se for no próprio dia!!!

Bem... ao assunto propriamente dito... é meio enrolado: comprei alguns tours em Cusco com a agência que fez os transfers Aeroporto/Hotel/Aeroporto (sendo que os transfers foram patrocinados pelo Hotel em Cusco). Para Águas Calientes (AC) e MP, ficou acertado que um guia entraria em contato conosco no Hotel em AC na noite anterior ao dia do meu ingresso. Na verdade, quem entrou em contato comigo em AC foi um intermediário. Eu o paguei e ele informou como tudo se desdobraria: nome da guia (que efetivamente seria a guia. Ufa! Finalmente!), melhor forma de identificação dela (carregando bandeira verde com o nome do receptivo local), horário e local de encontro.

Infelizmente não me lembro do nome dela, nem do nome do receptivo, nem do preço.

A guia chegou no horário, mas o grupo era de mais de 15 pessoas e levou tempo até todo mundo chegar, entrar e o tour guiado efetivamente começar. Ou seja, perde-se um tempo razoável esperando.

Eu achei a guia fraca. Parecia que estava doente, cansada ou com fome. Pedi 2 ou 3 vezes que falasse mais alto, mas fui ignorado. Falou bastante, mas sem emoção. Parecia efetivamente saber do que estava falando, mas é isso: achei que falava muito baixo e estava mais para uma gravação. No início, o grupo esteve unido; depois, as pessoas foram desaparecendo.

Eu acho que, grosso modo, poderíamos dividir MP em 3 áreas:
(i) área das fotos padrão (melhores fotos!) de MP. Aquelas típicas de proteção de tela e capa de Facebook. Acho que o guia padrão não vem aqui (a minha não veio). Só os customizados;
(ii) parte central, ou área dos guias padrão; e
(iii) área de Huayna Picchu (de onde acho que o Cristyan tirou as fotos 2 e 3 do post). Aqui só tem acesso quem comprou ingresso específico (adicional à entrada regular para MP). Vi umas fotos pela blogosfera e achei que é praticamente uma "escalaminhada". E muito arriscada para mim, rsrs.

De qualquer forma, minha opinião é que um guia É NECESSÁRIO!! Talvez um fator importante na negociação seja o tamanho do grupo! Como não me lembro do preço, não sei se vale a pena deixar para contratar um apenas na entrada do parque. Pensando bem, pode não ser uma boa ideia porque você provavelmente vai ter de esperar o guia conseguir vender os serviços dele e fechar o grupo (lembrando que meu grupo já estava fechado. Apenas esperamos que as pessoas chegassem. E isso já foi um saco).

Uma última dica: tente comprar o ticket do microônibus (AC/MP/AC) no dia anterior para não pegar fila para a subida.

Aliás, Falando de Viagem, Machu Picchu requer um planejamento enorme!!!! Por exemplo: os ingressos ao parque são vendidos antecipadamente pela internet e há um limite diário. Ou seja, dependendo da época em que se vá, ter-se-á que sair do Brasil, com os ingressos já tendo sido comprados!!! E tem o trem até AC!!! E tem os trechos Cusco/trem/Cusco!!! E mais... apenas depois que se tenta comprar as coisas e não se consegue é que se entende o ponto que estou tentando colocar aqui... rs!!! Há muito detalhe e logística envolvidos!!! O site do Ricardo Freire indica um blog que traz tudo mais ou menos bem mastigado. Poder-se-ia mencionar tal blog? Compreendo a questão da concorrência, mas a sugestão seria apenas pela especificidade do destino.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Mai 09, 2015 10:59 am
Olá FairiesWearBoots,

Obrigado pelos seus comentários!
Temos várias dessas dicas aqui no Falando de Viagem, em outras matérias:

Como chegar a Machu Picchu: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=512&t=8802

10 dicas para visitar Machu Picchu:http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=512&t=4660

Compre seu ingresso para Machu Picchu na Casa del Inca Garcilaso de la Vega:
http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=512&t=10947

Qual é a melhor época para ir a Machu Picchu? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=512&t=11048

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mai 09, 2015 6:37 pm
Quando visitei não contratei guia, pois pensei: não há registro do que realmente aconteceu e como funcionava aquela sociedade, então tudo que eles passam aos turistas são teorias. Mas me arrependi, durante a visitação via os guias explicando tudo sobre o parque e achei interessante, mesmo sendo teorias, rsrs.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mai 09, 2015 6:42 pm
Olá FairiesWearBoots,

Isso mesmo. Essa resposta é bastante relativa. Você costuma fazer esse tipo de passeio? Tem um razoável preparo fisico? Não tem medo de altura? Então não terá problemas! Caso contrário, não indico.


Aqui tem um pouco mais sobre minha visita: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=512&t=7850" onclick="window.open(this.href);return false;

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Jun 13, 2015 11:23 am
Quero muito conhecer Machu Picchu, acho que eu iria contratar um guia também.





Booking.com

Voltar para “Machu Picchu”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio