Vale a pena viajar para Lima, Cusco e Machu Picchu com crianças?

Troca de informações sobre Machu Picchu.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 27, 2019 4:46 pm
Imagem

Eu viajo com meu filho desde os três meses de idade, quando fomos para Punta Cana e Miami. Agora, ele tem 5 anos, e já fizemos mais de 50 viagens juntos. O Peru, entretanto, nunca esteve nos meus planos imediatos de viagem, mas ao receber um convite para visitar o país não pensei duas vezes e aceitei. No roteiro, Lima e Machu Picchu, passando rapidamente por Cusco. Nessa viagem, fui sem o meu filho, mas é inevitável analisar tudo com o olhar de pai. Então, nesse texto, falarei um pouco sobre as minhas impressões dessa viagem para quem quer viajar com crianças.

Leia também: Peru | Um país de mistérios, tradições, sabores e um colorido impressionante

Posso afirmar, sem medo de errar, que até certa idade a criança vai para qualquer lugar e os pais não precisam se preocupar muito. Geralmente, é até os 2 anos de idade. Depois, quando eles crescem, acabam ficando mais exigentes e não param um segundo sequer. Aquele cochilo à tarde já não existe mais e a energia parece que nunca acaba.

Leia também: Qual moeda levar para o Peru?

Tempo de voo

Do Brasil até Lima, a capital do Peru, você gastará em torno de 5 horas em um voo direto. Nesta etapa, é preciso atenção redobrada, pois tem voos diretos e voos com escala, que demoram muito mais. Se você mora em uma cidade que tem voo direto, não economize, e pague a mais pela passagem aérea. Acredite: você vai me agradecer!

A GOL Linhas Aéreas tem Wi-Fi nas aeronaves, além de TV ao Vivo e filmes para crianças. Isso ajuda - e muito - a passar o tempo!

Leia também: Como ir do Brasil para Lima, no Peru

Lima tem opções para crianças?

Fiquei pouco tempo em Lima, mas no geral não vi muitas opções para crianças. A cidade é muito famosa pela sua gastronomia, que está entre as melhores do mundo, mas o meu filho fica feliz mesmo é comendo batata frita. Nenhuma criança vai ligar para a gastronomia. Dependendo da estação do ano, pode estar frio e chovendo, o que prejudica os passeios ao ar livre. A cidade tem museus interessantes, e sempre vale incentivar as crianças a conhecerem, mas é preciso mais do que isso para satisfazê-las.

Eu me hospedei no Country Club Lima Hotel, um dos melhores hotéis da cidade, mas ele não oferece opções para crianças. A piscina, por exemplo, é ao ar livre, então só em dias de muito calor para usá-la. Todos os passeios que eu fiz foram pouco interessantes para crianças. Não visitei nenhum shopping, onde certamente deve haver opções para crianças, como parquinhos.

Se você der uma lida nas 10 atrações principais da cidade, perceberá que a maioria delas não agrada as crianças. Meu filho, por exemplo, não teria paciência para ficar um dia inteiro indo nessas atrações, sem ter nada para ele. Geralmente, eu mesclo atrações de adultos com atrações de crianças nas viagens, e todos ficam felizes.

Leia também: 10 atrações que você precisa conhecer em Lima, no Peru

Cusco tem opções para crianças?

Passei rapidamente por Cusco, então não conheci muito bem, mas acho que a lógica é a mesma de Lima. As cinco principais atrações turísticas da cidade não são muito interessantes para as crianças.

Leia também: 5 atrações imperdíveis em Cusco

A viagem de Cusco até Machu Picchu Pueblo de trem

Para chegar ao santuário é preciso uma longa viagem de trem. Os trens são mais confortáveis que os aviões, então não é um problema para as crianças. O sinal do celular funciona durante quase todo o trajeto, então é mais fácil entreter seu filho, seja com joguinhos ou assistindo Netflix e YouTube.

A opção mais confortável é a Primeira Classe (First Class) da IncaRail. Para as crianças, tem um cardápio especial, que você pode ver clicando aqui. Os pequenos também recebem um livro de atividades para pintar, que você confere clicando aqui.

Essa parte do trem direto até Machu Picchu Pueblo (antigamente chamada de Águas Calientes) achei bem tranquila para fazer com crianças. A minha dica é pegar o trem direto, que sai da Estação San Pedro. Tem outras estações e, no caso, você faz parte do caminho de trem e a outra parte de van. Considero essa jornada com escala e trocando de meio de transporte ruim com crianças.

O que tem para fazer em Machu Picchu Pueblo com crianças?

Nada. Pelo menos eu não vi nada, e andei bastante pela cidade. Basicamente, o local é base para explorar o santuário de Machu Picchu, e tem lojinhas, restaurantes, mercadinhos, hotéis e hostels. Fiquei hospedado no excelente SUMAQ Machu Picchu Hotel, que não tem área de lazer, mas tem algumas atividades extras voltadas para crianças. No café da manhã, o hotel faz pratos especiais, que são "desenhados", então se tornam ainda mais interessantes para os pequenos.

O santuário de Machu Picchu é interessante para crianças?

Para chegar ao santuário não tem nenhum perrengue - apesar da fila dos ônibus ser grande em alguns horários. O trajeto é rápido e você descerá na entrada. O piso em Machu Picchu, como não poderia deixar de ser, é bastante irregular, e tem várias subidas e descidas. Para crianças, assim como para idosos e pessoas como dificuldade de locomoção, é bem difícil explorar todo o santuário. No caso do meu filho, eu certamente teria medo dele cair, pois em todos os locais não há nenhuma proteção. Essa tensão certamente afetaria a minha visita. Para crianças maiores, o risco é consideravelmente menor em todos os aspectos.

Vale ressaltar que no santuário não há nenhuma estrutura, ou seja, não há banheiros e tampouco loja para comprar alimentos e bebidas (leve sempre na bolsa ou mochila). Na área de entrada, que é a mesma área da saída, tem banheiros, que são cobrados.

No caso do meu filho, com 5 anos, com certeza ele não entenderia muita coisa e não se empolgaria com o passeio. Para mim, a visita foi incrível, e senti uma energia contagiante. Conheci vários locais, tirei fotos e admirei aquele lugar maravilhoso com calma. Se meu filho estivesse comigo, com essa idade, a sensação não seria a mesma por causa da atenção redobrada e a tensão dele poder cair a qualquer momento.

Vale a pena essa viagem com crianças?

Acho que vai depender, principalmente, da idade da criança. Quanto mais velha, mais ela vai entender e aproveitar. Para crianças pequenas, acho que não vale a pena, mas esse é o meu pensamento, para o meu estilo de vida. Sei que pais e mães têm estilos bem diferentes e vejo no dia a dia situações que eu jamais faria com o meu filho, como levar um bebê ao cinema para ver um filme de adulto e depois um dos pais ter que sair por que o bebê não para de chorar. Ou como deixar as crianças na piscina no frio só para ficar bebendo no bar do resort all-inclusive sem ser incomodado.

Claro que tenho vontade de levar meu filho comigo, mas vou esperar mais alguns anos. Quem sabe, por volta dos 10 anos, a gente não viaja juntos para lá? Adorei o Peru e quero voltar, mas com ele e na época certa.

Planeje sua viagem para Machu Picchu

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já viajou para o Peru com crianças? Qual a idade? Como foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Ago 27, 2019 9:45 pm
Acho que crianças a partir de uns 8 anos podem aproveitar mais. Antes disso não levaria.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Ago 28, 2019 11:30 am
Realmente parece ser um destino complexo. Tanto de logística, quando de contexto histórico.





Booking.com

Voltar para “Machu Picchu”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio