Turks and Caicos Islands é um arquipélago composto por 40 ilhas localizado no Caribe, porém território ultramarino do Reino Unido. Apenas 9 das 40 ilhas são habitadas sendo as mais turísticas: Providenciales, Grand Turk, South Caicos, East Caicos, West Caicos, North Caicos e Middle Caicos. Sem dúvidas o mar é o grande protagonista de uma viagem para TCI que possui um extenso território de praias deslumbrantes e é considerado um dos melhores locais do mundo para mergulho.
Estamos falando também de um dos destinos mais sofisticados do Caribe e que entrou na rota turística de milionários e celebridades hollywoodianos devido as suas praias paradisíacas e exclusivas.
Será que Turks and Caicos é um destino bom para viajar com as crianças?
De cara podemos dizer que SIM! TCI é literalmente um paraíso e perfeito tanto para famílias quanto para casais e uma vez lá é fácil entender os motivos.
O primeiro deles e o mais importante é o mar, o protagonista de uma viagem para o Caribe. Em Turks & Caicos o mar é calminho, quente na medida certa e em um tom de azul turquesa estonteante. Impossível as crianças não amarem essa grande piscina salgada. As praias são ótimas, possuem uma grande faixa de areia branca e a maioria possui alguma infraestrutura, o que é ótimo para quem está com crianças. Além disso, tem os esportes náuticos, que sem dúvidas são um dos maiores atrativos das ilhas, e estão presentes em quase todas as praias, oferecendo opções para todas as idades.
2) Clima
Outro fator importante é o clima, que é tropical e ameno o ano todo, variando entre 25 e 35 graus e sem fazer aquele calor enorme típico de verão em alguns lugares. Viajando com criança para um destino praiano é essencial que não esteja nem muito frio a ponto de não conseguirem aproveitar e nem muito quente, pois torna-se perigoso uma grande exposição ao sol.
Quando ir para TCI? A alta temporada é considerada de dezembro a abril, época que há menor incidência de chuvas. De maio a julho, você encontrará o local mais tranquilo e as tarifas bem menores - uma boa opção para quem prefere tranquilidade, menos agito e economia. O ideal é evitar apenas os meses de agosto a outubro, período em que há risco de furacões e muita chuva.
Turks and Caicos é um destino sofisticado e com uma ótima rede hoteleira, com hotéis para todos os gostos e bolsos. Os hotéis de luxo ganham um certo destaque devido a sua imponência. Sem dúvidas, o hotel Beaches é o mais aconselhado quando o foco são as crianças - mas não pense que os adultos não irão amar o hotel também. O hotel é um all-inclusive de luxo e tem muitas opções para todas as idades, com parque aquático, 7 piscinas, toboáguas, sala de jogos, kids club, shows e 30 restaurantes e bares. Além disso, está localizado em uma das praias já eleita como a mais bonita do mundo, famosa Grace Bay.
Existem outros hotéis de luxo onde os pequenos serão muito bem recebidos, como o exclusivo Amanyara - da luxuosa rede Aman - e o COMO Parrot Cay - localizado em uma ilha privada.
4) Distância e logística da viagem
Esse paraíso está mais perto e fácil de chegar do que você imagina. Quando viajamos com crianças a logística, distâncias, voos, conexões e fuso horário devem ser levadas em consideração mais do que nunca. Consideramos bem fácil chegar a Turks and Caicos, o que facilita a viagem com os pequenos, mas vale ressaltar que não existem voos diretos para lá saindo do Brasil. A maioria dos brasileiros chegam fazendo conexão nos Estados Unidos (você precisa do visto), principalmente Miami que está a apenas 1:15 de voo para lá. Diversas companhias fazem a rota de alguma cidade americana para Providenciales (principal e mais turística cidade de Turks and Caicos): American Airlines, Jet Blue, United Airlines, Delta Air Lines, interCaribbean Airways e Southwest.
Nós fizemos Rio-Miami (8 horas de voo) + conexão de 1:50 em Miami + Miami-Providenciales (1 hora e 15 minutos de voo).
Nós viajamos com a Clara, que tinha apenas 11 meses na ocasião. Podemos dizer que ela aproveitou muito a viagem e chega a ser quase indescritível o quanto aproveitamos esse paraíso em família. Ficamos hospedados nos hotéis COMO Parrot Cay e Amanyara e ela foi muito bem recebida e mimada em ambos. A infraestrutura dos hotéis é excelente para crianças e adultos, com serviço impecável e funcionários sempre atenciosos e simpáticos. Além disso, fizemos uma day-use no Beaches, que é um verdadeiro paraíso para crianças e podemos arriscar que foi um dos dias mais felizes da vida da Clara, de tanto que ela aproveitou. Um dia foi pouco para aproveitar a enorme infraestrutura do resort, que é perfeito para famílias.
Precisamos ressaltar que optamos por aproveitar toda a infraestrutura dos hotéis, que eram maravilhosos, curtindo a piscina, praia em frente, restaurantes, infraestrutura e mordomias, ao invés de fazer turismo propriamente dito. Daí a importância de uma boa escolha de hotel e do estilo de viagem de cada um.
Nossa rotina na viagem era basicamente acordar e tomar um belo café da manhã. Depois íamos curtir um pouco da praia e no fim da manhã a Clara já tirava uma soneca em uma sobra nas espreguiçadeiras. Depois que ela acordava da soneca o sol já estava mais forte e íamos para piscina que tinha mais sombra. E lá ficávamos até a hora do almoço. Depois de comer a Clara ia brincar no kids club e depois voltávamos para curtir um pouco do quarto e a Clara tirar a segunda soneca do dia, nessa vez no berço e com ar condicionado. Depois que ela acordava, íamos para o segundo round de praia e piscina, assistíamos ao pôr do sol que era sempre um espetáculo, dávamos o jantar para Clara e voltávamos para o quarto. A essa altura ela já estava exausta do longo dia, tomava banho e dormia. Íamos jantar e ela ia com a gente, já dormindo no carrinho - o que era bom para curtirmos um momento casal. E no dia seguinte tudo se repetia novamente no paraíso!
Informações úteis sobre TCI
- Idioma: inglês (sendo muitos locais conversam em um idioma crioulo). - Moeda: dólar americano. - Capital: Cockburn Town em Grand Turk (sendo que Providenciales é a cidade mais importante). - Fuso horário: 2 horas atrás do horário de Brasília. - Tomada: A e B (igual aos Estados Unidos). - População: 35 mil habitantes (sendo que desses, 25 mil vivem em Providenciales). - Visto: brasileiros não precisam de visto (lembre-se que se você vai voar via EUA é necessário visto americano mesmo em conexões). - Vacina febre amarela: não obrigatória. - Mão inglesa - herança britânica. - Turks and Caicos é famoso por ser um paraíso fiscal.
Vale a pena viajar para TCI com crianças! Estamos falando de um dos destinos mais paradisíacos e exclusivos do Caribe, com ótima infraestrutura, belas praias, um mar estonteante e excelentes hotéis. Um destino que pode ser maravilhoso tanto para uma lua de mel quanto para uma viagem com crianças. Boa viagem!
Texto e fotos: Juliana Magalhães.
E você, conhece Turks and Caicos? Viajou com crianças? Gostou? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!