É verdade que a comida na Tailândia é muito picante?

Troca de informações sobre a Tailândia.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 11, 2017 9:11 am
Imagem

Eu adoro comer. Adoro visitar novos restaurantes e experimentar os pratos típicos. Em todas as minhas viagens a gastronomia é parte intensa do meu roteiro. Na Tailândia a comida tem fama de ser picante, e eu odeio pimenta, por isso é um dos países onde tenho certo receio sempre que o prato chega à mesa. Eu sou muito fraco para comida picante, muito mesmo. Nessa minha última viagem ao destino, consegui me virar bem sem apelar para as redes de fast food americanas que estão presentes em todos os lugares.

Respondendo ao título da coluna: sim, é verdade. A comida é muito picante mesmo! É cultural e os tailandeses estão acostumados, por isso é preciso se prevenir um pouco, principalmente se você fizer um roteiro gastronômico que privilegie os restaurantes tailandeses. Claro que você terá restaurantes de cozinha internacional, além de opções italianas, japonesas e francesas, mas o ideal é mesclar os sabores.

Leia também: 10 motivos para você planejar uma viagem para Tailândia

Dentro dos hotéis é mais fácil achar pratos convencionais, pois os hóspedes são em sua maioria de outros países. Já nos restaurantes locais há uma mescla entre pratos pouco picantes e pratos bastante picantes. Sempre pergunte ao garçom se o prato é picante, mas não acredite muito na resposta. Não que eles mintam, mas por estarem acostumados dizem que não é, mas quem é fraco acaba não conseguindo comer. É preciso frisar bem que você não gosta de comida picante nem um pouco, para assim eles tomarem mais cuidado no preparo.

Nos cardápios você verá que os pratos mais picantes são bem sinalizados, então já fuja deles. Eu procurava opções mais simples, evitando os molhos, que geralmente são picantes. No geral, o que mais comi foram pratos com camarões, que eram ótimos. Alguns pratos típicos você pode pedir sem medo, como o famoso Pad Thai, que é um macarrão de arroz tailandês sem nada de picância. O arroz branco servido sempre também não é picante, mas é mais coladinho, ao contrário do que estamos acostumados, mas é bom. Para sobremesa, o Mango Sticky Rice é uma das sobremesas mais famosas, e é doce, pois é feita de arroz com leite de coco e manga.

Se você for se aventurar pelos mercados locais e suas comidinhas de rua é preciso ter mais cuidado, pois lá não dá para fazer pedidos especiais, então é preciso estar preparado. Em Bangkok, vale a pena ir à noite para Chinatown, pois as ruas ficam todas iluminadas e cheias de turistas. Há muitas barraquinhas vendendo de tudo um pouco, desde frutas até pratos de frutos do mar. Em Chiang Mai você também vai encontrar muitas comidinhas de ruas, sendo que algumas barracas vendem até insetos. Tem coragem de provar um escorpião?

Para beber, vale a pena pedir a água de coco, que é muito boa, mas nem sempre é vendida geladinha. Você também pode provar as cervejas e os vinhos locais. Alguns restaurantes mais simples não vendem refrigerante ou água com gás, mas oferecem variados tipos de sucos.

Provei alguns pratos bem picantes na minha viagem, mas na maioria das vezes consegui comer bem e não precisei apelar para fast food. Vale destacar ainda que alguns dos mais premiados restaurantes da Ásia estão localizados na Tailândia.

Bom apetite!

O Falando de Viagem viajou para Tailândia a convite da Embaixada da Tailândia, com seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece a Tailândia? Achou a comida picante? Teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Abr 11, 2017 9:22 am
Eu até gosto de um pouco de pimenta, mas não muito. Acho que de daria bem com os pratos um pouco picantes.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Abr 11, 2017 9:23 am
Também não sou muito fã de comidas picantes. Bom saber que é possível comer bem e se virar independente das redes de fast-food :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
imhotep Mensagens: 1885
Ter Abr 11, 2017 9:39 am
Eu já prefiro comida bem apimentada. Aquela pimenta q dá sabor, claro. Pimenta q só arde é porque é de má qualidade.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 11, 2017 10:39 am
Igualzinho na Índia!
Eu gosto de comidas um pouco picante. Na Índia as vezes pedia para não vir picante e ficava levemente, do jeito que eu gosto!

Gostei da dica do Pad Thai! E certamente não teria coragem de me arriscar em mercados locais! rs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 11, 2017 10:41 am
Em Chinatown eu vi (e filmei) uma pessoa preparando a comida e com a mesma mão pegando no dinheiro. Complicado!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Abr 11, 2017 2:16 pm
Sou que nem você Gabriel, minha tolerância para pimenta é praticamente zero. O que é "levemente apimentado" pros outros, pra mim é MUITO apimentado haha. Mas concordo que conhecer a gastronomia local é um dos pilares de qualquer viagem. Que bom saber que dá para sobreviver sem apelar para fast foods (que também odeio no mesmo nível que pimenta). :)

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Abr 12, 2017 9:25 am
Eu não gosto de comida/molhos apimentados, mas adoro pimenta...
Mas.. não é qq pimenta...
Não gosto de pimenta do reino, porque tira o sabor do prato.. isto quando não usam a pimenta do reino como um "photoshop culinário", isto é, esconder que o alimento já passou do prazo...
Já pimenta malagueta, de cheiro e outras pimentas, ardidas ou não, eu adoro, porque muitas vezes realçam o sabor... mas desde que seja eu que coloque...porque tem dias que não estou a fim... geralmente uso quando estou sem apetite...
E tb porque não é todo prato que pede pimenta...e a maioria das pessoas, não gosta mesmo...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Abr 12, 2017 9:28 am
Gabriel é um cara corajoso...
Experiências gastronômicas nestes países aí, não é qq um que tem peito pra enfrentar...
No dia em que eu for, acho que vou procurar sempre aquele "M" mágico...
McDonald´s.... :lol:

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mai 23, 2017 10:15 am
Eu gosto de comida apimentada, mas não aquele exagero que você não sente mais a boca.
Comi muito bem na Tailândia, apenas cuidei para não pedir aqueles pratos onde eles já colocavam aquele monte de pimentinha ao lado do nome :lol:
Também comi muito camarão, sempre uma delícia.
Pad Thai é realmente uma boa pedida para quem não gosta de pimenta.





Booking.com

Voltar para “Tailândia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio