Phuket: um paraíso perfeito para a sua lua de mel na Tailândia

Troca de informações sobre a Tailândia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Nov 07, 2018 10:35 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket1.jpg]A natureza exuberante de Phuket na Tailândia

Difícil encontrar um lugar na terra onde há refúgios para celebrar o amor e que ao mesmo tempo ofereça experiências endêmicas culturais, religiosas, gastronômicas e intensas. Talvez seja hora de incluir a Tailândia no topo da sua lista de lugares para conhecer. Um país de explosão cultural singular é também destino de ilhas e praias espetaculares. São centenas entorno de Phuket, um território quase encravado ao continente, que revela pluralidade e serve como base para explorar o que há de melhor nesse canto tailandês.

O país é territorialmente grande e de população enorme, como quase em toda a Ásia. São cerca de 70 milhões em uma profusão de cores, aromas, paisagens e vida selvagem. Há de tudo nesse fascinante país. Conhecê-lo com ardor exige ao menos duas semanas de imersão e no mínimo umas três reportagens, para tratar da incrível capital Bangkok (centro) e da mística Chiang Mai (norte).

Leia também: 10 motivos para você planejar uma viagem para Tailândia

Como o assunto é lua de mel, e é preciso ter foco, se faz necessário optar pela tropicalidade costeira, um forte clamor de recém-casados. Neste caso, a região de Phuket - ao sul - surge como uma das mais aclamadas viagens de celebração de bodas do sudeste asiático. A ilha, descolada do continente apenas por uma ponte, é a maior do país e esconde desde lugares caóticos, invadidos por turistas, como cantos tranquilos e de identidade tailandesa marcante, encontrado, por exemplo, no pouco explorado Noroeste de Phuket. Em praias como Hat Nai Yang e Hat Mai Khao, a enorme maioria é de locais, o que proporciona uma experiência bem autêntica. Na região há também as praias de Hat Nai Ton e Ao Bang Thao reservadas por luxuosos hotéis e condomínios exclusivos.

Quando falamos em Phuket é preciso lembrar que há muito o que se fazer nela, mas também fora dela. A grande maioria dos turistas a usam como base para visitar ilhas como Ko Phi Phi e também a região de Krabi, outro destino que pode servir como trampolim para explorar as belezas que envolvem o Mar de Andaman e o Golfo da Tailândia, tendo a mais distante Ko Samui, como uma das mais exóticas.

Leia também: Tailândia | Belíssimas praias e muita cultura em um incrível destino na Ásia

O que fazer

A maior ilha da Tailândia é eclética quando o assunto são praias. Há refúgios calmos, como os do Noroeste já mencionados, e badalações que são marcas fortes de Phuket. O burburinho se concentra na mundialmente famosa Patong Beach, repleta de quiosques, bares e recheada de europeus. Para quem prefere opções mais tranquilas, praias como Karon e Nai Thon são ótimas pedidas.

Leia também:
- Tailândia proíbe o fumo em suas praias
- Racha Yai Island: uma paradisíaca ilha pertinho de Phuket

Em Patong, assim como no centro de Phuket, a vida noturna é intensa. Impressiona também a força do turismo sexual. Certamente você verá os famosos travestis ladyboys e também escutará sobre os ping-pong shows, sobre a arte do pompoarismo. Também é comum ver homens já acima dos 60 ou 70 anos, desfilando com jovens tailandesas, muitas vezes contratadas para passar dias com os turistas. A dica é sempre a de não julgar, afinal, são aspectos culturais que sempre complementam a experiência de uma viagem. Mesmo agitado esses centros de entretenimentos são muito seguros. Um dos fatores que explica esse clima pacífico é a religião budista (quase 95% dos habitantes) e rigorosas leis que envolvem punição a criminosos.

Os atrativos religiosos também fascinam na Tailândia. Em Phuket são quase 30 templos centenários, muitos com meio milênio de história. Entre os mais famosos estão o Golden Buddha Temple (What Phra Thong), com uma imensa estátua que mostra apenas ele, do peito para cima - como se emergisse do solo - e o Wat Chalong, respeitado como um templo de curas. Outro lado cultural imperdível é a luta nacional, o Muay Thai. É inacreditável assistir o que jovens magrinhos e pequenos são capazes de fazer com a perna, com movimentos hábeis e de extrema força eficiência. Assistir a uma exibição é compulsório. O mais tradicional palco fica na cidade de Phuket, na arena Saphan Hin Stadium, mas há opções também em outros lugares turísticos, como em Patong.

Gastronomia

A cozinha é celebre no mundo. Intensa, diversa, picante, repleta de leite de coco, coentro, tamarindo e galanga (da família do gengibre). Essas são apenas algumas das marcas da entusiasmante gastronomia tailandesa, presente em restaurantes das principais cidades do planeta. Ela mexe com os sentidos, não só pelos aromas das famosas barracas de comida de rua, como visualmente e até mentalmente, com desafios de provar iguarias exóticas como o celebre escorpião frito.

São dezenas de pratos típicos, algo raro de encontrar em um país. O símbolo nacional é o Pad Thai, que traz um noodles, feito em uma panela wok com camarões, ovo molho de soja, e malaguetas e é finalizado com amendoins picados. Coloque em sua lista também o Gaeng Daeng (Caril Vermelho). Os pratos de caril ou curry são super populares e alguns podem ser bem fortes. O Gaeng Daeng leva leite de coco, carne e pasta da iguaria. É finalizado com folhas de lima e deve pedir arroz como acompanhamento. Destaque também para a salada picante de papaia (Som Tum) e para o arroz frito (Khao Pad) que leva ovo e cebola em opções feitas com galinha, camarão ou frango. Uma das sobremesas mais típicas é a Roti Klua Khai. Simples, é quase uma panqueca com banana e ovo, adoçado com leite condensado e calda de chocolate. É comumente encontrada nas ruas.

Imperdível é a experiência no Blue Elephant, praticamente uma entidade gourmet de Phuket. Estruturado onde foi a mansão de um ex-governador da ilha, o restaurante é um espetáculo no quesito frutos do mar. Um dos destaques, de comer de joelhos, é o badejo coberto de cidreira e chilli. A excelente carta de vinhos é prova de que a gastronomia tailandesa, embora de complexa harmonização, pode ser integrada de forma sublime. Casamentos perfeitos entre vinho e comida, presságio ideal para quem está em lua de mel em uma terra de inesquecíveis experiências.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket6.jpg]Que tal um jantar romântico assim na sua lua de mel em Phuket?[/pic]

Leia também: É verdade que a comida na Tailândia é muito picante?

Onde se hospedar

É farta as opções luxuosas, de vilas e suítes com piscinas privadas de borda infinita, além do mimo e do famoso carinho da hospitalidade tailandesa. Em Phuket são tantas as ofertas que é missão difícil eleger a ideal.

Um dos mais tradicionais e que ainda sustenta a fama de ser ícone do país é o Amanpuri, o primeiro ultraluxuoso hotel da marca Aman. Trata-se daqueles resorts à prova de paparazzi, comumente frequentado por celebridades como Beyonce e o marido Jay-Z, que adoram a prática de yoga no tablado panorâmico, de vista impressionante para o Mar de Andaman.

Outro celebre em Phuket é o Point Yamu, do grupo Como, de sofisticadas propriedades. A vista das ilhas de Phang Nga Bay, das áreas mais elevadas do resort, impressiona qualquer terráqueo. A baía se tornou mundialmente conhecido por ter sido set do filme "007 Contra o homem da pistola de ouro". Ela atrai milhares de turistas que visitam o local em chalanas de excursões diárias, para conhecerem as impressionantes formações rochosas que parecem brotar da água como um pitoresco mini arquipélago. O hotel oferece 79 quartos e 27 vilas posicionadas com vista da costa leste de Phuket. As suítes indicadas para romances contam com terraço e piscina privativas. A decoração contemporânea salta aos olhos com diversas aplicações de patina e estruturas em relevo, que chamam a atenção por uma ousadia bem dosada.

A proposta de quem escolhe o Six Senses Yao Noi, escondido em uma pequena ilha na baia de Phang Nga, é literalmente atiçar seus sentidos. A propriedade é aclamada como um verdadeiro paraíso tropical, com vilas encravadas em montes emoldurados por plantações de seringueiras, palmeiras, coqueiros e diversas outras espécies que costumam compor a imagem de um éden. Carros de golfe levam hóspedes para explorar as dependências do resort enquanto caiaques e pequenos barcos estão disponíveis para visitar pequenas comunidades locais. As vilas são as mais concorridas entre casais em lua de mel, por proporcionarem privacidade absoluta, além de estonteante vista panorâmica, piscina de borda infinita e banheiros outdoor. Como em toda as propriedades da marca, o Spa e a filosofia sustentável, de utilizar produtos naturais nas construções e na decoração, são pontos fortes do resort.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket7.jpg]Uma das belas suítes do Six Senses Yao Noi com vista para o mar e piscina privativa

Leia também: Onde se hospedar em Phuket

Ko Phi Phi

Não há quem não vá a Phuket e não visite a pequena ilha quase flat. Barcos levam turistas diariamente por cerca de duas horas de viagem, para conhecerem a pitoresca estrela que até o final do século passado era palco apenas de hippies e nativos. A região se transformou depois que Leonardo di Caprio desembarcou com o time de Hollywood para gravar o filme A Praia, em Maya Beach.

Leia também: Phi Phi Islands | As mais famosas praias da Tailândia.

Embora repleta de turistas - cheia demais em algumas épocas - é compulsório conhecê-la. Poucos lugares no mundo mesclam águas tão transparentes, com ilhas de paredões tropicais tão peculiares. Recentemente, de tão visitada, as autoridades fecharam o acesso como forma de aliviar a pressão no frágil ecossistema de corais e vida marinha.

Uma dica é agendar um mergulho. Por ser uma reserva protegida, há enormes cardumes e quantidades imensas de grandes animais com visibilidade incrível. O sul da Tailândia é tido como um dos top 10 destinos de mergulho no mundo. Outra sugestão é pegar um barco privado pois os coletivos param em lugares muito cheios e não há privacidade.

Em Maya Beach só é possível visitar o local das filmagens, não há como ficar, mas já em Ko Phi Phi há estrutura de hotéis para todos os bolsos e gostos. Há desde albergues, até resorts exclusivos somente acessados por barco, como o Zeavola. Placas que mostram caminhos de evacuação em caso de tsunami estão em diversos locais, indicando a região mais alta da ilha. As sinalizações são marcas posteriores a impressionante tragédia de 2014 que dizimou mais de 200 mil pessoas no sudeste da Ásia e destruí boa parte de Ko Phi Phi.

Leia também: Happy Boat Tour | O melhor passeio de Koh Phi Phi

Informações úteis

- Visto: basta passaporte válido por seis meses e certificado de vacina de febre amarela. Fique atento às conexões e verifique a necessidade de vistos nelas para evitar problemas.
- Idioma: tailandês, mas nos lugares turísticos o inglês é bem falado.
- Fuso: +10 horas (Brasília padrão).
- Moeda: baht tailandês.
- Quando ir: a região é de clima tropical e quase sempre apresenta muito calor, mas os meses mais indicados são de novembro a março. De maio a outubro há o fenômeno das monções e você poderá pegar chuvas tropicais intensas, o que acaba atrapalhando a experiência e tranquilidade da lua de mel.

Leia também:
- Como planejar os deslocamentos de avião em uma viagem pela Tailândia
- Preciso de visto para a Tailândia?

Veja algumas fotos desse paraíso para viagens românticas:

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket2.jpg]Que tal um passeio de barco em meio a natureza exuberante da Tailândia?[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket3.jpg]Barquinhos que compõem paisagens típicas dessa região

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Phuket4.jpg]Paisagens de perder o fôlego nos passeios em Phuket

Boa viagem!

Texto: Carlos Marcondes - Instagram @carlosamarcondes.
Fotos: Carlos Marcondes, Johnny Mazzilli e divulgação.

E você, conhece Phuket? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 12, 2018 8:54 am
Sou louca para conhecer a Tailândia e imagino que deva ser um destino fascinante para lua de mel!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 04, 2019 11:13 am
Eu adorei a Tailândia. É bem legal, mas tem que fugir das multidões, senão a exclusividade vai embora. Tem hotéis mais isolados, em terra ou em ilhas, que são ótimas pedidas para viagens românticas.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Mai 04, 2020 8:55 am
Qual moeda levar para a Tailândia? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=518&t=18417" onclick="window.open(this.href);return false;

Câmbio na Tailândia: tudo que você precisa saber para não tem problemas com dinheiro na sua viagem https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=518&t=18902" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Tailândia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio