Roteiro de viagem de carro por Israel: Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jul 19, 2018 10:16 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/RoteiroIsrael1.jpg]Haifa é a terceira maior cidade de Israel e seu principal cartão-postal são seus jardins suspensos

O aeroporto de chegada a Israel será o Aeroporto Internacional Ben Gurion (TLV), localizado na cidade de Lod, a meio caminho entre Tel Aviv e Jerusalém. Para explorar o país com total flexibilidade, conforto e rapidez a sugestão é alugar um carro e começar a viagem por Tel Aviv ou Jerusalém.

Leia também: Uma viagem pelos encantos de Israel

Veja no mapa como ficou meu roteiro:

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/RoteiroIsrael2.jpg]O carro é a melhor maneira de se locomover pelas cidades

Quantos dias em cada cidade?

Jerusalém e Tel Aviv são as cidades que oferecem mais atrativos, mas o tempo em cada uma vai depender muito do interesse do viajante. Se o foco da viagem é visitar locais de importância religiosa, Tel Aviv não terá nada a oferecer. Já se a pessoa quer aproveitar a vida noturna e bons restaurantes, Tel Aviv tem que estar no roteiro.

Considero que para explorar minimamente o país são necessárias 2 semanas. Jerusalém demanda pelo menos 4 noites. Tel Aviv, dependendo do interesse do viajante, pode ser vista em 2 ou 4 noites. Optamos por ficar 4 noites no início da viagem e 2 noites no final.

Como nosso interesse não era religioso e tínhamos a intenção de conhecer o país todo, sem pressa, ficamos 19 noites no total, divididas da seguinte forma:
- Tel Aviv: 4 noites;
- Jerusalém: 4 noites;
- Mar Morto (Ein Bokek): 2 noites;
- Eilat: 2 noites;
- Haifa: 3 noites;
- Tiberias: 2 noites;
- Tel Aviv: 2 noites.

Leia também: É seguro viajar para Israel?

Ein Bokek é um complexo de resorts às margens do Mar Morto e duas noites são suficientes para conhecer tanto o Mar Morto como as atrações próximas. Para Eilat, duas noites também são suficientes. Haifa nós usamos de base para conhecer a Galiléia, então reservamos 3 noites naquela cidade. Tiberias foi nossa base para conhecer o Mar da Galiléia e as Colinas do Golan. Reservamos também duas noites para ela.

Como são as estradas em Israel?

De maneira geral são muito boas. No trecho Tel Aviv-Jerusalém-Mar Morto-Eilat o asfalto é um tapete e praticamente não vi buracos, mesmo nos locais mais isolados, no meio do deserto. O trecho Eilat-Haifa é quase todo muito bom, mas chegando a Haifa o asfalto começa a apresentar defeitos e buracos, o que é curioso pois Haifa é a terceira maior cidade do país e a região do entorno é bem desenvolvida.

Há poucos pedágios e é fácil evitá-los configurando o GPS ou o aplicativo de localização.

Você quase sempre encontrará postos de gasolina, banheiros limpos, restaurantes e lojas de conveniência. É fácil e agradável dirigir. O combustível é caro, até mais caro do que no Brasil. Os carros menores geralmente têm câmbio manual, enquanto os maiores têm câmbio automático.

Leia também: Como chegar a Israel

Tem radares de velocidade?

Não são comuns. Quando existem, há sinalização informando. O ideal é sempre obedecer aos limites de velocidade, para evitar multas e acidentes. Se você ficar na velocidade normal, praticamente todos os carros irão lhe ultrapassar, mas o importante é sempre dirigir com segurança para evitar acidentes.

Onde alugar um carro?

Qualquer que seja a locadora escolhida, é fundamental fazer a reserva pelo site israelense, terminado em .co.il, pois só assim se tem garantia de que os seguros obrigatórios estarão incluídos na reserva. Sites internacionais (terminados em .com) ou sites consolidadores não são recomendados.

As locadoras mais bem-conceituadas são Hertz, Avis e Eldan.

Carro ou transporte público?

Depende da cidade. Em Tel Aviv e Jerusalém ter um carro não ajuda em nada, pois o trânsito é complicado e há poucos locais de estacionamento. Nessas cidades o transporte público é a melhor opção. No resto do país vale a pena usar carro.

Táxi ou Uber?

Táxi em Israel é caro. A corrida já começa em 12 shekels na bandeira um e qualquer corrida curta não sai por menos do que 30 shekels. Só vale para situações emergenciais.

O Uber, como existe no Brasil, é proibido em Israel. O aplicativo até funciona, mas o carro que virá será um táxi. O melhor aplicativo para chamar táxis é o Gett, que tem menu em inglês.

Gasolina ou diesel?

Ao contrário da Europa, onde os carros quase sempre são à diesel, em Israel a maioria dos carros é a gasolina, que não são tão econômicos.

Vale a pena essa viagem?

Vale muito a pena! É quase que um desperdício ficar limitado apenas a Tel Aviv e Jerusalém, por exemplo. Como o país é pequeno, é totalmente viável montar um roteiro de viagem passando por várias cidades. Quanto mais dias você tiver disponível, mais cidades e regiões conseguirá incluir, mas o ideal é sempre ficar ao menos 2 noites em cada cidade para os deslocamentos e o troca-troca de hotel não ficarem tão cansativos.

Se você vai viajar para Israel e pretende ficar apenas entre Tel Aviv e Jerusalém, reveja seus conceitos. O país, apesar de pequeno, tem muito a oferecer e temos certeza que você curtirá muito uma viagem de carro passando por várias cidades. É realmente incrível e fácil de planejar.

Boa viagem!

Texto e foto: Flavio Baran.

E você, já fez uma viagem de carro por Israel? Qual foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 19, 2018 12:28 pm
Excelentes dicas, Baran!!

Sou louca pra conhecer Israel!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jul 21, 2018 9:56 am
Excelentes informações. Eu mesmo, se tivesse que planejar essa viagem, teria dificuldades. Não conheço nada de Israel.

baran você chegou a ser parado pela polícia alguma vez? Ou foi tudo tranquilo nesse aspecto?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jul 21, 2018 11:01 am
Gabriel, não fui parado e não vi ninguém sendo parado.

Percebi que os carros de polícia lá andam o tempo todo com as luzes do giroflex ligadas.

Achei muito tranquilo dirigir lá. Os israelenses fazem umas coisas bizarras no trânsito, tipo parar o carro no meio da rua para conversar com alguém, estacionar o carro de qualquer jeito (depois posto as fotos), mas no geral achei muito tranquilo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Jul 21, 2018 10:42 pm
Acompanhando....

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Dom Jul 22, 2018 2:45 am
Eu fiz esse mesmo roteiro em abril. Com a diferença que em Eilat atravessamos para a Jordânia e lá alugamos outro carro e fomos até Petra. Em Aqaba comemos numa churrascaria gaúcha, acreditem. lá que se passou à história do filme Lawrance das Arábias, que a retrata a guerra no início do século passado ocorrida naquele Golfo. Quanto a Israel, fomos para Jerusalém de ônibus e só alugamos o carro no quarto dia. Com isso aproveitamos uma benefício do país que é você poder pegar o carro em qualquer lugar e devolver em lugar diferente sem cobrança por isso. E fomos também nas Colinas do Golã, que é simplesmente um lugar incrível, na divisa com a Síria. Uma vista simplesmente deslumbrante. Fincamos três bases no país e de lá partíamos para conhecer. Fomos também a Palestina para visitar a cidade de Belém e fomos em outro dia a outra cidade palestina de Jericó onde passamos pela montanha das tentações e o mar morto.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 22, 2018 12:37 pm
Lawrence da Arábia eu não sabia, só sabia do Indiana Jones.

Em Eilat tem duas churrascarias brasileiras, mas não fui a nenhuma, preferi comer a comida local, que é bem boa.

Essa de poder entregar o carro em qualquer lugar é relativo. Se entregar em Eilat e o aluguel for por pouco tempo eles cobram.

Você foi na primavera, deve ter pego um clima mais agradável. Fomos no verão e pegamos 50ºC no deserto. Em Eilat não ficava abaixo de 40ºC.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Dom Jul 22, 2018 6:23 pm
O Indiana Jones foi filmado em Petra.

O Lawrence da Arábia não sei onde foi filmado, mas a estória retrata a guerra do Golfo de Aqaba.

Vlw!

vanessairaty Mensagens: 56
Ter Jul 24, 2018 11:10 am
que delícia!
Acabei de ler o post e nos decidimos por fazer o trajeto de carro!

Nosso roteiro:

02/11 Dia 1 - Tel Aviv
• Locar carro e ir à Haifa - Ba'hai, templo
• Haifa > Cafarnaum (mar da Galiléia)

05/11 Dia 2 - Tel Aviv - Petra
• Madrugar e ir à Eilat
• Ver mar Vermelho
• Estacionar próximo à fronteira e fazer a imigração
• Petra – Mosteiro e Sítio Arqueológico
• Voltar à Eilat e dormir

06/11 Dia 3 – Deserto de Massada e Mar Morto
• Ainda de carro ir cedinho para pegar o nascer do sol em Massada
• À tarde, ficar no mar morto
• Pernoitar no mar morto

07/11 Dia 4 – Jerichó

08/11 Dia 5 – Jerusalém
• Devolver carro
• Explorar a cidade

09/11 Dia 6 – Belém
• Jerusalém

10/11 Dia 8 – Jerusalém

11/11 Dia 9 – Jerusalém

12/11 Dia 10 – Jerusalém ou Tel Aviv?

13/11 Dia 11 – Tel Aviv

14/11 Dia 12 – Tel Aviv

15/11 Dia 13 – Tel Aviv - volta à Milão às 9h55

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 24, 2018 11:16 am
Vanessa,

As datas da sua viagem são em novembro deste ano? O primeiro dia que aparece é 02/04/11, mas as demais parecem ser em novembro.





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio