Jerusalém é a capital de Israel, sua segunda maior cidade, e carrega 3.000 anos de história em suas ruas e construções. Em uma pequena rua de pedestres, em meio a ateliers e galerias de arte e com uma bela vista da muralha que cerca a Cidade Velha, fica um dos melhores restaurantes da cidade, talvez do país: o The Eucalyptus.
Seu proprietário, o chef Moshe Basson, busca inspiração para compor seus pratos na tradição culinária de sua família, originária do Iraque, nos pratos e ingredientes citados na bíblia e em técnicas culinárias milenares. Além disso, ele procura colher as ervas que usa como tempero diretamente na natureza, onde crescem espontaneamente. O resultado são pratos incríveis e um restaurante imperdível, que merece ser visitado por quem visita Jerusalém.
A casa abre somente para o jantar. Assim, você aproveita visitando os museus e os locais históricos ou sagrados de Jerusalém e à noite escolhe uma mesa para começar o jantar. Por ser um restaurante kosher, isto é, por respeitar os preceitos alimentares da religião judaica, ele fica fechado no Shabat, que é o período entre o anoitecer de sexta-feira e o anoitecer de sábado, bem como nos feriados religiosos.
Algumas mesas estão localizadas na parte externa. O clima permitindo, é o melhor lugar para se sentar, pois janta-se cercado de flores e ervas aromáticas e com uma belíssima vista da muralha que cerca a Cidade Velha toda iluminada.
A área interna tem uma proposta de ser um ambiente familiar, com decoração simples, mas acolhedora. Um ambiente onde você se sente em casa.
Seguimos a sugestão do chef e pedimos um menu degustação, que permite provar vários pratos em sequência. O menu começou com uma sequência de entradas. A primeira foi um trio de sopas: sopa de tomates, sopa de lentilhas vermelhas e sopa de alcachofras de Jerusalém. Leves e deliciosas.
Para acompanhar as entradas, um pão pita umedecido com azeite de oliva e algumas pastinhas:
Em seguida, um falafel de peixe. O falafel é um bolinho tradicional do Oriente Médio, normalmente feito com grão-de-bico e frito em azeite de oliva, sendo essa uma versão criada pelo chef. O molho é à base de leite de coco e raiz-forte.
Em seguida, ceviche com kiwi e sementes de romã:
Berinjela assada com tahine (pasta de gergelim), sementes de romã e xarope de romã. Absolutamente deliciosa.
Couve-flor assada crocante com tahine e creme de tomate com limão:
Figo recheado com frango ao molho agridoce de tamarindo:
Pastilla: confit de pato em charuto de massa folhada ao molho de cenoura com creme de baunilha:
Após as entradas, os pratos principais. Começamos com um pescoço de cordeiro cozido lentamente com batata e cenoura. A carne é cozida em uma pequena panela de barro cuja tampa é um pão sírio (pita), que é assado junto.
Peito de mallard (espécie de pato) e purê de batatas com molho de manga:
Maklubah. Prato típico do Oriente Médio, composto por frango cozido com arroz e legumes, acompanhado de relish de tomates:
De sobremesa, um delicioso bolo de semolina, sorvete de baunilha e malabie (manjar) com calda de hibisco:
O The Eucalyptus faz jus à fama. Em uma localização privilegiada, com um ambiente agradabilíssimo e uma comida deliciosa, é uma excelente opção para quem gosta de comer bem e quer provar o melhor da gastronomia de Israel, em um de seus melhores restaurantes. As pesquisas realizadas pelo chef Moshe Basson para criar seu cardápio se traduzem em pratos que remetem à rica tradição culinária do Oriente Médio, mas com um toque inovador. O resultado é um restaurante imperdível.
Bom apetite!
Texto e fotos: Flavio Baran.
O Falando de Viagem jantou no restaurante a convite do The Eucalyptus.
E você, conhece o The Eucalyptus? Gostou do ambiente? E da comida? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
_________________ Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem
Já dá prá perceber que para seguir a sugestão do chef é bom fazer um bom jejum algumas horas antes. Nesse ritmo aí já me daria por satisfeito mesmo antes do prato principal. rsrsrsrs
Publicado: Qua Ago 15, 2018 1:13 pm
baranMensagens: 10087
@soares,
Vou te dizer qe pular o almoço seria uma boa idéia!