Posso entrar em países árabes ou muçulmanos após visitar Israel?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Set 17, 2018 9:55 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/RoteiroIsrael1.jpg]Haifa é a terceira maior cidade de Israel e seu principal cartão-postal são seus jardins suspensos

O Oriente Médio é um lugar conturbado. É raro não lermos ou ouvirmos notícias toda semana de algum conflito acontecendo naquela região. Apesar de ser considerado um destino turístico seguro, Israel já passou por várias guerras com os países vizinhos e não tem relações diplomáticas com a maioria dos países da região.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Por esses motivos, muita gente fica preocupada com o fato de ter um carimbo de Israel no passaporte e, assim, ficar impedido de entrar em outros países árabes ou muçulmanos. Isso já foi um problema no passado, mas hoje em dia não é mais.

Desde 2003, o controle de imigração em Israel não carimba mais passaportes. O visto de entrada é emitido em um papel separado, de aproximadamente 5 x 8,5 centímetros, que deve ficar guardado junto do passaporte durante toda a viagem. O ideal é grampeá-lo em uma folha do passaporte, para não perder.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Israel_visto_de_entrada.jpg]Visto de entrada em Israel

Esse visto será importante ao alugar um carro ou se hospedar em um hotel, pois é ele que prova que você é um turista e, portanto, tem direito a isenção do VAT, o imposto sobre valor agregado. Também é ele que garantirá a restituição desse imposto, caso você peça ao fim da viagem.

Leia também: Como funciona o Tax Refund em Israel

Ao deixar o país esse papel é recolhido e substituído por um idêntico, só que em papel rosa. Você pode jogá-lo no lixo ou guardar de lembrança, com o eu fiz. Nada ficará registrado no seu passaporte.

Se você pretende conjugar uma visita ao Egito ou à Jordânia cruzando as fronteiras terrestres, deve tomar cuidado. Não nesses países, que mantêm relações diplomáticas com Israel e dividem postos de fronteira terrestre. Entrar e sair deles por terra é tranqüilo e milhares de turistas o fazem todos os anos. O problema é que o agente de imigração do Egito ou da Jordânia poderá carimbar seu passaporte e, ao entrar em algum país que não mantém boas relações com Israel, um carimbo de um posto de fronteira terrestre com Israel significa, indiretamente, que você esteve em Israel. E isso pode causar problemas.

Países árabes ou muçulmanos que não mantém relações diplomáticas oficialmente com Israel, mas que não estão envolvidos em nenhum conflito com esse país, parecem não se importar muito. É o caso de Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.

Já países que não mantêm relações diplomáticas e que, além disso, têm algum tipo de conflito com Israel podem negar a entrada caso percebam no passaporte algum indício de entrada em Israel. É o caso do Líbano, Síria, Irã e Iraque.

E o oposto? Posso entrar em Israel com um carimbo no passaporte de um país árabe ou muçulmano?

Se esse carimbo for de país muçulmano que mantém relações diplomáticas com Israel, não há nenhum problema.

Se esse carimbo for de outro país que não mantém relações diplomáticas e, além disso, está em conflito com Israel, como Síria, Líbano, Irã ou Iraque, provavelmente o agente de imigração fará mais perguntas do que o usual e o procedimento todo será mais demorado. Nesse caso, basta responder a tudo o que perguntarem, com calma e sempre dizendo a verdade. Na internet há relatos de pessoas que não tiveram nenhum problema, assim como de pessoas que tiveram a entrada negada.

Boa viagem!

E você, já entrou em Israel com carimbo de um país árabe/muçulmano, ou vice-versa? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Set 17, 2018 3:27 pm
Ótimo texto.
Diria que as minhas chances de visitar Líbano, Síria, Irã ou Iraque são nulas.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Set 17, 2018 3:30 pm
Só conheço uma pessoa que já foi ao Irã. Mas era viagem a serviço e ele estava com passaporte oficial, então nada ficou registrado no passaporte comum dele.

Mas deve ser um país muito interessante de se conhecer. Mesma coisa o Líbano.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Seg Set 17, 2018 4:01 pm
Foi a imigração mais chata da minha vida. O cara ficou dez minutos fazendo perguntas e pedindo documentos, mas eu e meu pai mantivemos a calma e explicamos tudo. Estávamos vindo da Grécia e ele perguntou todo nosso itinerário até chegar lá e queria saber detalhe de praticamente cada dia da nossa viagem em Israel.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Set 17, 2018 4:05 pm
Comigo foram perguntas bem triviais e foi bem rápido. Chato foi esperar na fila, que estava demorada.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Set 17, 2018 5:22 pm
Excelente explicação, Baran! É importante saber disso tudo...
Achava que Emirados Árabes implicavam também!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Set 17, 2018 5:45 pm
Israel e os EAU não mantém relações diplomáticas, mas não estão em guerra. Existe cooperação extra-oficial entre os países.

Aqui tem mais informações: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Israel%E2%80%93United_Arab_Emirates_relations" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio