Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Set 17, 2018 7:22 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10128
Autoestrada 1, no Deserto da Judéia, no trecho em que ela passa pelo nível do mar.

A pergunta é bastante comum, mas a resposta é: depende. Em algumas situações vale muito a pena alugar um carro em Israel, em outras não vale nem um pouco a pena.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Vamos às duas situações:

Quando não vale a pena alugar carro em Israel: em Jerusalém e Tel Aviv

Tel Aviv e Jerusalém são as duas maiores cidades de Israel, em cujas áreas metropolitanas vivem 3.854.000 e 1.253.900 pessoas, respectivamente. Não parece muito para os padrões brasileiros, mas se lembrarmos que o país todo possui quase 9.000.000 de habitantes, é mais da metade da população.

Pois bem, nessas duas cidades não vale a pena alugar carro. Os motivos são: trânsito complicado, dificuldade para estacionar e preço de estacionamento. Muitos hotéis não possuem estacionamento ou possuem com número limitado de vagas, que não atende a todos os hóspedes. Alugar um carro só servirá para te dar dor de cabeça e, provavelmente, uma multa por estacionar em local proibido.

Felizmente, o sistema de transporte público dessas cidades funciona muito bem, assim como os táxis, então alugar um carro é totalmente dispensável.

Quando vale a pena alugar carro em Israel: no resto do país

No resto do país vale muito a pena alugar carro. As demais cidades não são tão grandes, então estacionamento e trânsito não são problemas tão sérios. E o país tem muito a oferecer fora dos grandes centros urbanos, em locais que podem ser facilmente acessados de carro, mas onde o transporte coletivo não chega ou chega de maneira limitada ou irregular. Como o país é pequeno, as distâncias não são tão grandes e podem ser percorridas de carro em poucas horas.

Em nossa viagem, alugamos um carro em Tel Aviv para no dia seguinte de manhã irmos a Jerusalém. Não usamos o carro em Tel Aviv e usamos pouco em Jerusalém, porém o valor de 4 diárias com os seguros saía o mesmo preço de um táxi entre as duas cidades. Como nosso hotel em Jerusalém oferecia estacionamento gratuito, optamos por alugar e deixá-lo estacionado. No restante do país o carro foi fundamental.

Carro que alugamos na viagem: um Subaru B4.

Exceção: territórios sob administração da ANP

Carros alugados em Israel não podem entrar nos territórios sob administração da Autoridade Nacional Palestina - ANP (a chamada "área A"). Isso engloba cidades como Nablus, Jenin, Jericó, Belém e Ramala, entre outras. Caso queira visitar essas cidades, pode-se ir de ônibus ou de táxi compartilhado (sherut) a partir de Jerusalém, ou até mesmo contratar uma excursão.

Isso não se aplica, contudo, a áreas da Cisjordânia sob o controle de Israel. A autoestrada 90, por exemplo, cruza a Cisjordânia de norte a sul, margeando o Rio Jordão, sem passar por áreas controladas pela ANP e pode ser percorrida em carro alugado sem problemas.

Após visitar Tel Aviv e Jerusalém, nós usamos o carro para conhecer o restante do país e valeu muito a pena. Rapidez, conforto, ótimo asfalto e sinalização perfeita em todos os locais.

Caso você decida por alugar um carro, vamos lhe dar algumas informações:

- Você pode alugar o carro usando sua CNH brasileira. Não é necessário tirar a carteira internacional.
- Com exceção das lojas no aeroporto, as locadoras ficam fechadas de sexta à tarde até domingo de manhã (período do Shabat), bem como em feriados.
- Os seguros são obrigatórios, tanto do veículo quanto de terceiros. Caso eles não estejam incluídos na reserva, será necessário contratá-los no balcão. Caso queira usar o seguro oferecido por seu cartão de crédito é necessário mostrar um documento emitido pela bandeira do cartão que comprove a cobertura.
- Para alugar o carro é necessário apresentar, além do passaporte, o papel com o visto de entrada que é fornecido no controle de imigração, pois esse visto prova que você é turista estrangeiro. Caso não o apresente, terá de pagar o imposto VAT de 17%.
- O combustível é caro. Mais caro do que no Brasil. Em julho de 2018 o litro da gasolina custava por volta de 6,50 shekels. O shekel tem equivalência com o real.
- A sinalização viária é mostrada em duas ou três línguas, uma delas sempre o inglês.
- Prefira reservar pelos sites israelenses das locadoras, com endereço terminado em .co.il (exemplo: hertz.co.il e avis.co.il), que possuem versões em inglês. Os sites internacionais (final .com) e os consolidadores podem não incluir na reserva as proteções obrigatórias e você acabará tendo que contratá-la no balcão.
- Locações de até dois dias geralmente incluem um limite de 250 km por dia. Para locações de três ou mais dias a quilometragem costuma ser ilimitada. Leia os termos e condições de locação da locadora escolhida para ter certeza dos limites de quilometragem.
- Use sempre um GPS, Waze ou Google Maps para não se perder.
- A maioria das rodovias não possui pedágios e é possível evitar as poucas que têm.
- Não é possível cruzar a fronteira com o Egito ou a Jordânia com um carro alugado.
- A idade mínima para alugar um carro varia conforme a locadora e conforme a categoria do veículo. Geralmente fica entre 21 e 25 anos.
- As locadoras não cobram taxas quando a devolução é feita em outra loja (a única exceção é Eilat, no extremo sul do país). Alugar um carro em Tel Aviv para entregar no mesmo dia em Jerusalém pode acabar saindo mais barato do que pegar um táxi entre as duas cidades.

Boa viagem!

E você, conhece Israel? Alugou carro? Achou válido? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Set 18, 2018 9:22 am 
Mensagens: 491
Práticas e excelentes informações.


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 23, 2018 6:08 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 39268
Muito bom saber disso. Eu, com certeza, também alugaria um carro. Achei ótimo seu roteiro.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Vale a pena alugar apartamento no Beach Park?

em Beach Park

Última mensagem Qua Fev 05, 2020 12:13 pm Ajudante Ver última mensagem

 

3

Vale a pena fazer um bate e volta de Paris até o Vale do Loire?

em França

Última mensagem Seg Mai 11, 2020 4:09 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

Onde alugar um carro blindado no Brasil

em Aluguel de carros

Última mensagem Sex Mai 22, 2020 3:19 pm Beatriz Ver última mensagem

 

5

Posso alugar um carro usando a CNH Digital?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Ter Out 08, 2019 10:42 am GabrielDias Ver última mensagem

 

3

Documentos necessários para alugar um carro em Orlando

em Transporte em Orlando

Última mensagem Sex Jan 03, 2020 2:48 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

5

 


Booking.com


Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante