Viajar para fazer turismo em Israel é seguro?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 24, 2018 9:34 am
Essa é a dúvida que acomete 9 de cada 10 viajantes que vão a Israel pela primeira vez. E é compreensível. O país, que acabou de completar 70 anos, já passou por várias guerras, além de ter vivido (e ainda viver) sob ameaça de ataques terroristas. Por tudo isso é de se esperar um lugar violento, onde se vive sob tensão constante, mas a realidade é exatamente o oposto. O fato é que Israel é um país muito seguro.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Estatísticas

Eu gosto de objetividade e procuro sempre que possível me basear em estatísticas, pois número quase nunca mentem. Por isso, procurei por estatísticas internacionais de crimes e encontrei o site do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (United Nations Office On Drugs and Crime - UNODC). Lá podemos encontrar dados de quase todos os países e, assim, fazer comparações.

Para o Brasil e Israel, o último dado disponível é de 2015. As taxas de homicídios por 100.000 habitantes nos dois países são:
- Israel: 1,36;
- Brasil: 26,74.

Esses valores incluem mortes causadas por terrorismo. Em suma, é quase 20 vezes mais provável morrer em consequência de violência urbana no Brasil do que por causa de um atentado terrorista em Israel. Os números falam por si.

O dia a dia

Deixando os números de lado, vamos para o dia a dia no país. O que pude notar é que as pessoas andam despreocupadas na rua, falando ao celular sem medo de serem roubadas. Roubos a mão armada são raros. Furtos acontecem, então é bom tomar cuidado, mas isso vale para qualquer lugar do mundo.

Na praia de Tel Aviv, o salva-vidas periodicamente emitia avisos pelos alto-falantes alertando os banhistas para furtos e orientando-os a não deixar objetos de valor sem supervisão nas espreguiçadeiras. O policiamento é sempre presente, mas nada fora do normal.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/seguranca_em_Israel2.jpg]Policiamento na orla de Tel Aviv

E o conflito com os palestinos?

O conflito entre Israel e os palestinos ainda existe, mas os reflexos no dia a dia praticamente não são notados. Enquanto estávamos no país o exército israelense estava lutando com o Hamas na fronteira com a Faixa de Gaza, mas nem ouvimos falar disso. E isso que Tel Aviv fica a 70 quilômetros da Faixa de Gaza.

Leia também: Uma viagem pelos encantos de Israel

Por falar em Gaza, um dia estávamos viajando de Eilat para Haifa e paramos para almoçar em um restaurante na beira da estrada. No horizonte podíamos avistar alguns prédios e mesquitas. Era Gaza.

O fato é que nas ruas, nos ônibus e nas lojas você vê árabes e judeus caminhando lado a lado e ninguém sai no tapa com ninguém.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/seguranca_em_Israel1.jpg]Família muçulmana caminhando na orla de Tel Aviv

No nosso primeiro dia em Tel Aviv, enquanto caminhávamos no calçadão da praia, uma moça simpática viu que eu tirava fotos da minha esposa e se ofereceu para tirar foto de nós dois. Depois da foto puxamos assunto com ela e perguntei de onde ela era. "Nablus, Palestine", ela respondeu. E o que fazia em Tel Aviv? Estava passeando, como nós.

Leia também: En Gedi Nature Reserve | O maior oásis de Israel

Ao entrar em shoppings ou lugares fechados onde há muita aglomeração geralmente há um segurança na porta que pede para olhar o interior de bolsas e mochilas, além de passar detector de metais no nosso corpo. Notei que muitas vezes é uma pessoa idosa que faz esse trabalho. Todos os que encontrei foram muito educados.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/seguranca_em_Israel3.jpg]Segurança na entrada do Sarona Market, em Tel Aviv

E a guerra na Síria?

Se o conflito em Gaza não atrapalhou nossa viagem, a guerra na Síria atrapalhou ainda menos. Para não dizer que nem ouvimos falar na guerra, enquanto estávamos lá o exército de Israel derrubou um drone sírio que havia invadido o espaço aéreo israelense. Só soube pela internet.

O Monte Bental, nas Colinas do Golan, oferece uma bonita vista para a Síria e vale uma visita. Damasco fica a 96 quilômetros de lá.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/seguranca_em_Israel4.jpg]Vista do alto do Monte Bental - a Síria é logo ali

Soldados por todo lado

Uma coisa que chama a atenção é a constante presença de soldados, muitas vezes armados com fuzis ou submetralhadoras. Isso é normal e não tem nada a ver com segurança pública ou com uma guerra acontecendo. Em Israel, o serviço militar é obrigatório para homens e mulheres que completam 18 anos e dura 3 anos para eles e 2 anos para elas. Após completar esse período, o reservista ainda é convocado periodicamente para realizar um mês de treinamento, até completar 40 anos. O soldado que você vê carregando um fuzil M16 pode ser o gerente do seu hotel cumprindo o serviço militar.

Leia também: Vale a pena alugar carro em Israel?

Conclusão

Israel é um país muito seguro. A violência urbana é praticamente inexistente e os conflitos em Gaza e na Síria dificilmente vão atrapalhar a sua viagem. Se você está apreensivo, deixe o medo de lado e aproveite esse país, que tem muito a oferecer aos viajantes.

Boa viagem!

E você, já viajou para Israel? Achou o país seguro ou ficou com medo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 24, 2018 11:03 am
Excelentes explicações. Muito bom ter um feedback de 2018 de quem acabou de voltar de lá. Quem não conhece, acaba ficando com medo. Muita gente acha que viajar para o Rio de Janeiro é sinônimo de ser assaltado, o que não é verdade. Fora que muita gente dá mole e depois diz que a cidade é insegura. Se der mole, vai ser roubado no Rio de Janeiro, Paris, Nova York ou até mesmo na Suíça.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Out 24, 2018 3:37 pm
Até as 17 horas do dia 28/10, o lugar mais inseguro do mundo pra vc viajar é o Brasil....
Quer confirmar ?? Cola no vidro traseiro do seu carro um número 13 ou 17 bem grande .... :lol: :lol:
Israel é um lugar seguro... porque o povo de lá tem algo chamado DETERMINAÇÃO... levam a segurança a sério...
Geralmente, os judeus do mundo todo, um dia vão para Israel, para servir ao país por um período... muitos não querem mais voltar ao país de origem...
É um lugar que eu espero um dia ter tempo pra conhecer.. principalmente nos locais históricos...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Out 25, 2018 10:41 am
Não conheço Israel ainda mas tenho certeza que é um lugar seguro! Não teria medo...
Mas temos sempre que estar atentos! Eu fui furtada na primeira viagem ara Suíça, nos primeiros 5 minutos por lá.... hahaha Tem coisas que podem acontecer em qualquer lugar do mundo!

soares Mensagens: 504
Qui Out 25, 2018 11:03 am
Também nunca fui, mas tá na minha wishlist! E parabéns pela matéria Baran.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 28, 2019 11:03 am
Estava vendo fotos da viagem e lembrei de algo que me chamou a atenção: os caixas automáticos dos bancos ficam do lado de fora, na rua mesmo, escancarados. Assaltos a bancos não parecem ser uma preocupação.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 28, 2019 11:07 am
Realmente, isso é um indício de segurança. Nos EUA e Europa é comum também.

lucasds Mensagens: 796
Qui Mar 28, 2019 11:13 am
Muito legal.. só não pode ir para o Líbano depois com o mesmo passaporte rs

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 28, 2019 11:20 am
Poder até pode... só não vão te deixar entrar.

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Sex Mar 29, 2019 7:24 am
Um dos lugares mais seguros que conheci (se não for o mais seguro)!
Recomendo a todos!
Em tempo: Ao retornar, ouvi de conhecidos frases do tipo "Mas e as bombas, dava para ouvir caindo?". Sério....





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio