Dirigindo em Israel: qual aplicativo de navegação usar?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Out 25, 2018 9:26 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/apps_navegacao_Israel8.jpg]Estrada Tel Aviv - Jerusalém[/pic]

Hoje em dia é difícil imaginar alguém alugando um carro em outro país sem utilizar um aplicativo de navegação como o Waze, o Google Maps ou o Apple Maps. Nesta matéria vou analisar as qualidades e os defeitos desses aplicativos para quem pretende dirigir em Israel.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Waze

O Waze funciona muito bem em Israel, até porque ele foi desenvolvido lá, mas ele tem dois problemas que são incontornáveis:
- Os nomes das ruas e cidades aparecem escritos somente em hebraico. E não adianta mexer nas configurações de idioma, pois não tem como mudar isso.
- O aplicativo dá os comandos de voz em português, mas não diz o nome das ruas.

Resumindo: ele vai dizer para você virar à direita daqui a 100 metros, sem dizer o nome da rua. E não adianta olhar no mapa, pois você não vai entender o que está escrito.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/TelaWaze3.jpg]Telas de navegação do Waze, com tudo escrito em hebraico

É importante mencionar que ao ser ligado em um novo país, o Waze muda automaticamente suas mensagens de voz para o idioma desse país. Isso deve ser alterado pelo usuário antes de iniciar a navegação, senão você será surpreendido por mensagens de voz em hebraico enquanto estiver dirigindo, às vezes sem ter onde parar o carro para mudar as configurações.

Google Maps

Nesse sentido, o Google Maps funciona melhor, pois mostra os nomes das ruas e cidades em caracteres latinos. Bem mais fácil, não?

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/TelaWaze1.jpg]Telas do Google Maps: nomes de cidades e ruas escritos em caracteres latinos

Como nada é perfeito, o Google Maps também tem seus problemas. Para ser justo, é um problema com qualquer app de localização em Israel. Como nem o hebraico nem o árabe são escritos em caracteres latinos, os nomes das cidades e ruas precisam ser transliterados para o nosso alfabeto para podermos entender. O problema é que não existem regras para essa transliteração, que pode ser feita de mais de uma maneira.

Exemplo: se quero ir para a cidade de Katzrin, nas Colinas do Golan, por qual nome eu procuro? O nome da cidade aparece grafado como Qatsrin, mas o nome do parque arqueológico, vizinho à cidade, é grafado como Katzrin. Já a floresta onde fica o parque aparece escrita como Katsrin. Isso não chega a atrapalhar na hora de ler no mapa, a pronúncia é a mesma nos três casos, mas pode causar algum transtorno quando você busca por Katzrin com K, mas o aplicativo não encontra essa cidade.

Uma forma de contornar esse problema é entrar no Google Maps em um computador e salvar os locais para onde você pretende ir. Isso pode ser feito até mesmo antes de a viagem começar. Se o aplicativo estiver logado na sua conta do Google, basta abrir o app, clicar no local salvo e escolher "Rotas". Assim evitam-se erros e ganha-se tempo.

Apple Maps

O Apple Maps também é confuso. Algumas cidades têm o nome escrito em caracteres latinos, enquanto outras só em hebraico, sem nenhuma lógica aparente. E há outros problemas. Usando o mesmo exemplo de Katzrin: a cidade aparece no mapa com essa grafia, mas uma busca por seu nome, com qualquer das duas grafias, não retorna à localização da cidade. O aplicativo mostra apenas ruas com esse nome, porém localizadas em outras cidades. Nas cidades os nomes das ruas também aparecem às vezes em caracteres latinos, às vezes em hebraico, sem nenhuma lógica.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/TelaWaze2.jpg]Telas do Apple Maps, onde aparecem nomes de cidades e ruas escritos em caracteres latinos e hebraicos

Conclusão

Nenhuma das três alternativas analisadas aqui tem um desempenho que eu julgo ideal. Levando em consideração as limitações de cada um, diria que Google Maps se saiu melhor e recomendo esse app. Em segundo fica o Apple Maps, com toda a confusão de nomes em dois alfabetos diferentes. Por último fica o Waze, que parece não se importar com os turistas estrangeiros.

Boa viagem!

E você, já dirigiu em Israel? Usou algum aplicativo para se orientar? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Out 25, 2018 10:28 am
Alguém se lembra como sobrevivíamos antes de usarmos apps de navegação?hahah

Muito legal saber isso e muito útil essa dica e comparação. Eu sou muito fã do Waze mas realmente em Israel, pela análise, usaria o Google Maps.

soares Mensagens: 504
Sex Out 26, 2018 9:39 am
Boas dicas. Aliás o Baran já antecipou alguns atalhos. Valeu!

LorenaSR Mensagens: 2
Sex Jun 14, 2019 10:51 am
Muito boas dicas aqui no forum. Muito obrigada baran!

Gente, qual o chip de internet comprar? Vi que a easysim4u possui um plano mundi que pega em Israel. Mas seria melhor comprar aqui logo ou comprar no aeroporto quando chegar?





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio