Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 13 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 9:45 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18891
Administrador
Pão acompanhado de saladas e molhos.

Localizado na passagem entre a África e a Ásia, banhada pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho, Israel está em uma região por onde vários povos e civilizações já passaram ao longo da História. Cada um deixou na região um pouco de sua cultura, incluindo sua culinária. Ao mesmo tempo em que está em uma região com milênios de história, Israel é um país jovem, que acaba de completar 70 anos, por isso sua tradição culinária ainda está em formação e é difícil de ser definida. Talvez o mais correto seria afirmar que a culinária israelense é uma mistura da tradição culinária árabe local com a dos imigrantes judeus que chegaram lá vindos das mais diversas partes do mundo: Polônia, Alemanha, Rússia, Romênia, Marrocos, Iraque, Itália, Líbia, Irã, Iêmen, Turquia, Geórgia, Etiópia, Curdistão e Bulgária, só para citar alguns.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Kosher e Halal

A religião predominante no país é o judaísmo e a segunda religião mais numerosa é o islamismo. A culinária local acaba refletindo um pouco dessas religiões e suas leis dietéticas. Kashrut é o nome dado às leis e regras alimentares do judaísmo. Na prática isso significa que restaurantes que servem laticínios (exemplo: pizzaria) geralmente não servem carnes e vice-versa, pois pelas regras da kashrut derivados de leite não podem ser misturados a derivados de carne. Nada de cheeseburger, portanto.

Carne suína, frutos do mar e alguns tipos de peixes também não são permitidos pela kashrut. Quando um alimento está de acordo com a kashrut ele é dito kasher ou kosher. A maioria dos restaurantes em Israel respeita a kashrut, mas não são todos.

Restaurantes kasher não funcionam do entardecer de sexta-feira até o entardecer de sábado, período do Shabat judaico, nem em feriados religiosos. No período da páscoa judaica (Pessach), que dura 7 dias e cai em março ou abril, não são servidos pães nem nada feito a partir de cereais.

Halal, por sua vez, é como é chamado um alimento apropriado ao consumo segundo as leis alimentares islâmicas. A carne de porco também é excluída, assim como as bebidas alcoólicas, mas no geral as normas islâmicas são menos restritivas.

Em Jerusalém Ocidental, predominantemente judaica, a maioria dos restaurantes é kasher. Em Jerusalém Oriental, predominantemente muçulmana, a maioria é halal. Achou complicado? Não tem problema, para quem não é judeu ou muçulmano devoto, isso não faz a menor diferença.

É picante?

Só alguns pratos ou molhos são picantes e, na dúvida, basta perguntar. Recomendamos atenção aos molhos vermelhos e verdes, assim como aos picles. Apesar de normalmente não ser picante, a comida em Israel, assim como em outros países do Oriente Médio, usa combinações de condimentos de acordo com o paladar local e muitos desses temperos não existem no Brasil. Esses temperos não chegam a ser picantes, mas podem causar um certo estranhamento no início para quem não está acostumado com os sabores do Oriente Médio.

Conserva de limão siciliano

Leia também: Is it spicy?

Café da manhã

O desjejum israelense é muito farto e variado, mas bem diferente do brasileiro em alguns pontos. Nos hotéis onde nos hospedamos o bufê do café da manhã era um verdadeiro banquete: pães de vários tipos, iogurtes, queijos variados, vários tipos de saladas, ovos, peixe defumado, azeitonas, café, chás, cereais, sucos e etc. Os pães são deliciosos e geralmente de fermentação natural.

Café da manhã israelense - saladas

Café da manhã israelense - saladas

Café da manhã - molhos

Café da manhã - iogurtes

Café da manhã israelense - pães

Café da manhã israelense - legumes

Café da manhã israelense - queijos

Café da manhã israelense - peixe defumado e azeitonas

Merece destaque o shakshuka, um prato simples, à base de ovos e molho de tomate, que cai muito bem no café da manhã.

Shakshuka, prato à base de ovos e molho de tomate

Lanches rápidos

Os pratos mais tradicionais para um lanche rápido são o falafel, o shawarma e as burekas. Falafel é um bolinho de grão-de-bico frito, que é servido em um pão árabe (pita) ou pão folha (laffa) enrolado, junto com batatas fritas, tahine (molho de gergelim) e saladas à sua escolha. Também pode ser servido no prato, com o pão à parte.

Falafel servido no prato

Shawarma vem na mesma combinação, só que no lugar dos bolinhos vêm tiras carne de carneiro ou peru assada em um espeto giratório vertical.

Shawarma assando no espeto giratório

Burekas são pastéis de massa folhada. Os recheios mais comuns são batatas, queijo, espinafre, cogumelos ou berinjela.

Burekas recheadas de espinafre

Carnes

A carne mais consumida é a de frango. Israel possui o maior consumo per capita de frango do mundo (58,6 quilos per capita, em 2017). Também são bastante consumidos carneiro e peru, além dos peixes. A carne bovina é mais cara e menos consumida.

Shnitzel (peito de frango empanado) com fritas

Por seu consumo ser proibido nas tradições judaica e islâmica, a carne suína não é muito comum, mas pode ser encontrada em alguns lugares. Frutos do mar também são vetados pela kashrut e não são comuns.

Frutas

Apesar de o país ter apenas 20% de suas terras cultiváveis, a agricultura em Israel é bastante desenvolvida graças a investimentos em tecnologia de cultivo e irrigação. As frutas mais encontradas são as que se desenvolvem bem em clima mediterrâneo ou temperado: laranja, tâmara, azeitona, abacate, ameixa, pera, maçã, kiwi, melão, melancia, figo, romã, cereja, figo-da-índia, uva, nêspera, morango e pomelo, entre outras.

Figos-da-índia

Sucos

Há uma boa variedade de sucos industrializados e os de maçã são bem gostosos, principalmente o gaseificado, mas recomendamos provar os sucos de romã e de cenoura feitos na hora, pois são deliciosos.

Quiosque de sucos naturais no Carmel Market, em Tel Aviv

Salgadinhos "porcaritos"

Todo mundo sabe que não são saudáveis e nenhum nutricionista vai dizer para você comer, mas que são gostosos, isso são! E quebram um galho em viagens de carro mais longas.

Os salgadinhos de que mais gostamos foram:

Bamba: tem formato e textura de Cheetos, mas sabor é de amendoim. É estranho imaginar um salgadinho de amendoim, mas você começa comendo só alguns para provar e quando percebe já está no terceiro pacote.

Salgadinho Bamba, sabor amendoim

Bisli: bastante crocante, vem nos sabores barbecue (BBQ), grill, cebola, pizza, falafel e taco, cada um em um formato diferente. O nosso preferido é o grill.

Salgadinho Bisli, vários sabores

Laticínios

Os laticínios são variados e muito saborosos e também fruto de muita tecnologia. Israel é líder mundial em produtividade leiteira, criando vacas leiteiras até no meio do deserto. Laticínios de cabra também são muito apreciados.

Leite sabor banana, café e moccha

Queijos variados

Doces

Os doces no Oriente Médio são uma atração à parte. Feitos à base de pistaches, tâmaras, castanhas, nozes e gergelim, são todos deliciosos e dá vontade de comprar todos e trazer na mala. Destaque para o knafeh, feito à base de queijo e semolina, e a halva, feita de gergelim.

Doces variados

Vinhos

Israel possui mais de 300 vinícolas espalhadas pelo país, desde grandes empreendimentos industriais até pequenas vinícolas "boutique", que juntas produzem cerca de 36 milhões de garrafas por ano. A maioria está localizada ao norte, nas regiões da Galiléia e das Colinas do Golan, mas existem vinícolas até no Deserto do Neguev.

Vinho produzido na Galiléia, região no norte de Israel

Um ótimo destino para vegetarianos

O país, e principalmente a cidade de Tel Aviv, oferece uma abundância de restaurantes vegetarianos ou veganos. Estima-se que Tel Aviv sozinha tenha 400 restaurantes veganos. Mesmo os restaurantes que servem carne fazem questão de identificar no cardápio os pratos que são apropriados para quem segue uma dieta vegetariana. Além disso, vários pratos da culinária local não contêm carne, como o shakshuka, o falafel e as burekas. O site Vegan-Friendly ajuda a encontrar restaurantes veganos ou que oferecem opções veganas.

Berinjela grelhada com salada, picles e molho tahine

Sopa de beterraba com bolinhos de semolina

Para quem se interessar...

Consideramos a culinária local um aspecto importantíssimo de toda viagem. Nessa matéria tentamos dar uma visão geral de como é a comida em Israel. Para quem quiser entender melhor as tradições culinárias israelense, recomendamos um livro e um documentário:

Livro: Jerusalém - Sabores e Receitas. 320 páginas, em português. Disponível na Amazon.

Documentário: In Search of Israeli Cuisine. 1 hora e 38 minutos, em inglês. Disponível na Amazon Videos.

Bom apetite!

Texto e fotos: Flavio Baran.

E você, já esteve em Israel? O que achou da comida? E dos vinhos? Gostou dos temperos? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 11:12 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10085
Ganhei só 1kg nessa viagem. Achei que fosse ganhar muito mais.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 2:23 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37998
Que texto completo, hein? Já estou me sentindo expert mesmo sem conhecer Israel. Parabéns!

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 6:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11586
As reportagens/tópicos do Baran, como de hábito, impecáveis...


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 6:29 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2964Rio de Janeiro
Quanta comida! Que proesa conseguir somar apenas 1KG depois dessa viagem.


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 28, 2018 8:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10085
Vitor,

No hotel em que ficamos no Mar Morto, quando fomos tomar o primeiro café-da-manhã, achei que tinham colocado o bufê do jantar por engano. Era MUITA comida e tudo era muito gostoso.

As fotos da matéria que mostram o café-da-manhã são desse hotel, mas não mostram nem 1/5 do que havia no bufê.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Dez 29, 2018 12:46 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 2964Rio de Janeiro
Baran,

Posso imaginar e seu tópico conseguiu demonstrar isso de uma forma excelente. Parabéns!


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Dez 29, 2018 1:46 pm 
Mensagens: 489
O relato do Baran mais parece um manual de culinária. Não tem erro. Tô esperando o Baran concluir suas publicações para eu marcar minha viagem para Israel. :)


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 02, 2019 11:49 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5535
Excelente matéria, Baran! Sou judia e não escreveria melhor - mas não sou adepta da comida kosher hein... hahaha

Adoro as comidas tradicionais das festas judaicas. Cada uma conta um pouco da história do judaísmo, além de serem muito gostosas. Amooo Gefilte Fish!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 02, 2019 12:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11586
Juliana..
Minha irmã tb é judia... ela se converteu há muitos anos atrás para poder casar com o marido dela... a festa dela foi no salão do antigo Hotel Nacional (nossa, meu pai não sabia que era tão caro casar uma filha.... agora em set/18 eu tb experimentei o mesmo sentimento.... minha filha resolveu casar lá na Mansão das Heras... num sabia que tinha que gastar quase 5 mil só com maquiadora.... a decoração dava pra comprar um SUV novo.... :lol: )
Minha irmã tem 3 filhos, sendo 2 meninos...
As festinhas de circuncisão e depois o Bar Mitzvah dos meninos o avô fazia questão de bancar: reservava hotel na orla de Ipanema/Copacabana e rolava muita comida... tudo muito gostoso... é cultural isso... eles fazem questão de mostrar prosperidade... aí, mandam ver....


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como é dirigir em Israel?

em Israel

Última mensagem Dom Set 08, 2019 12:41 pm baran Ver última mensagem

 

3

Preciso dar gorjeta em Israel?

em Israel

Última mensagem Dom Mai 19, 2019 9:44 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Como abastecer seu carro em Israel

em Israel

Última mensagem Qua Mai 29, 2019 5:25 pm baran Ver última mensagem

 

2

Qual moeda levar para Israel?

em Israel

Última mensagem Sáb Out 05, 2019 5:24 pm alexandrerj Ver última mensagem

 

7

Cidade de 5 mil anos é descoberta no centro de Israel

em Israel

Última mensagem Seg Out 28, 2019 1:44 pm Adriana Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes