Como é a comida em Israel?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Dez 28, 2018 8:45 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel1.jpg]Pão acompanhado de saladas e molhos

Localizado na passagem entre a África e a Ásia, banhada pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho, Israel está em uma região por onde vários povos e civilizações já passaram ao longo da História. Cada um deixou na região um pouco de sua cultura, incluindo sua culinária. Ao mesmo tempo em que está em uma região com milênios de história, Israel é um país jovem, que acaba de completar 70 anos, por isso sua tradição culinária ainda está em formação e é difícil de ser definida. Talvez o mais correto seria afirmar que a culinária israelense é uma mistura da tradição culinária árabe local com a dos imigrantes judeus que chegaram lá vindos das mais diversas partes do mundo: Polônia, Alemanha, Rússia, Romênia, Marrocos, Iraque, Itália, Líbia, Irã, Iêmen, Turquia, Geórgia, Etiópia, Curdistão e Bulgária, só para citar alguns.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Kosher e Halal

A religião predominante no país é o judaísmo e a segunda religião mais numerosa é o islamismo. A culinária local acaba refletindo um pouco dessas religiões e suas leis dietéticas. Kashrut é o nome dado às leis e regras alimentares do judaísmo. Na prática isso significa que restaurantes que servem laticínios (exemplo: pizzaria) geralmente não servem carnes e vice-versa, pois pelas regras da kashrut derivados de leite não podem ser misturados a derivados de carne. Nada de cheeseburger, portanto.

Carne suína, frutos do mar e alguns tipos de peixes também não são permitidos pela kashrut. Quando um alimento está de acordo com a kashrut ele é dito kasher ou kosher. A maioria dos restaurantes em Israel respeita a kashrut, mas não são todos.

Restaurantes kasher não funcionam do entardecer de sexta-feira até o entardecer de sábado, período do Shabat judaico, nem em feriados religiosos. No período da páscoa judaica (Pessach), que dura 7 dias e cai em março ou abril, não são servidos pães nem nada feito a partir de cereais.

Halal, por sua vez, é como é chamado um alimento apropriado ao consumo segundo as leis alimentares islâmicas. A carne de porco também é excluída, assim como as bebidas alcoólicas, mas no geral as normas islâmicas são menos restritivas.

Em Jerusalém Ocidental, predominantemente judaica, a maioria dos restaurantes é kasher. Em Jerusalém Oriental, predominantemente muçulmana, a maioria é halal. Achou complicado? Não tem problema, para quem não é judeu ou muçulmano devoto, isso não faz a menor diferença.

É picante?

Só alguns pratos ou molhos são picantes e, na dúvida, basta perguntar. Recomendamos atenção aos molhos vermelhos e verdes, assim como aos picles. Apesar de normalmente não ser picante, a comida em Israel, assim como em outros países do Oriente Médio, usa combinações de condimentos de acordo com o paladar local e muitos desses temperos não existem no Brasil. Esses temperos não chegam a ser picantes, mas podem causar um certo estranhamento no início para quem não está acostumado com os sabores do Oriente Médio.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel17.jpg]Conserva de limão siciliano[/pic]

Leia também: Is it spicy?

Café da manhã

O desjejum israelense é muito farto e variado, mas bem diferente do brasileiro em alguns pontos. Nos hotéis onde nos hospedamos o bufê do café da manhã era um verdadeiro banquete: pães de vários tipos, iogurtes, queijos variados, vários tipos de saladas, ovos, peixe defumado, azeitonas, café, chás, cereais, sucos e etc. Os pães são deliciosos e geralmente de fermentação natural.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel9.jpg]Café da manhã israelense - saladas[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel10.jpg]Café da manhã israelense - saladas[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel11.jpg]Café da manhã - molhos[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel12.jpg]Café da manhã - iogurtes[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel13.jpg]Café da manhã israelense - pães[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel14.jpg]Café da manhã israelense - legumes[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel15.jpg]Café da manhã israelense - queijos[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel16.jpg]Café da manhã israelense - peixe defumado e azeitonas[/pic]

Merece destaque o shakshuka, um prato simples, à base de ovos e molho de tomate, que cai muito bem no café da manhã.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel6.jpg]Shakshuka, prato à base de ovos e molho de tomate[/pic]

Lanches rápidos

Os pratos mais tradicionais para um lanche rápido são o falafel, o shawarma e as burekas. Falafel é um bolinho de grão-de-bico frito, que é servido em um pão árabe (pita) ou pão folha (laffa) enrolado, junto com batatas fritas, tahine (molho de gergelim) e saladas à sua escolha. Também pode ser servido no prato, com o pão à parte.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel22.jpg]Falafel servido no prato[/pic]

Shawarma vem na mesma combinação, só que no lugar dos bolinhos vêm tiras carne de carneiro ou peru assada em um espeto giratório vertical.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel7.jpg]Shawarma assando no espeto giratório[/pic]

Burekas são pastéis de massa folhada. Os recheios mais comuns são batatas, queijo, espinafre, cogumelos ou berinjela.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel8.jpg]Burekas recheadas de espinafre[/pic]

Carnes

A carne mais consumida é a de frango. Israel possui o maior consumo per capita de frango do mundo (58,6 quilos per capita, em 2017). Também são bastante consumidos carneiro e peru, além dos peixes. A carne bovina é mais cara e menos consumida.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel2.jpg]Shnitzel (peito de frango empanado) com fritas[/pic]

Por seu consumo ser proibido nas tradições judaica e islâmica, a carne suína não é muito comum, mas pode ser encontrada em alguns lugares. Frutos do mar também são vetados pela kashrut e não são comuns.

Frutas

Apesar de o país ter apenas 20% de suas terras cultiváveis, a agricultura em Israel é bastante desenvolvida graças a investimentos em tecnologia de cultivo e irrigação. As frutas mais encontradas são as que se desenvolvem bem em clima mediterrâneo ou temperado: laranja, tâmara, azeitona, abacate, ameixa, pera, maçã, kiwi, melão, melancia, figo, romã, cereja, figo-da-índia, uva, nêspera, morango e pomelo, entre outras.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel3.jpg]Figos-da-índia[/pic]

Sucos

Há uma boa variedade de sucos industrializados e os de maçã são bem gostosos, principalmente o gaseificado, mas recomendamos provar os sucos de romã e de cenoura feitos na hora, pois são deliciosos.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel24.jpg]Quiosque de sucos naturais no Carmel Market, em Tel Aviv[/pic]

Salgadinhos "porcaritos"

Todo mundo sabe que não são saudáveis e nenhum nutricionista vai dizer para você comer, mas que são gostosos, isso são! E quebram um galho em viagens de carro mais longas.

Os salgadinhos de que mais gostamos foram:

Bamba: tem formato e textura de Cheetos, mas sabor é de amendoim. É estranho imaginar um salgadinho de amendoim, mas você começa comendo só alguns para provar e quando percebe já está no terceiro pacote.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel5.jpg]Salgadinho Bamba, sabor amendoim[/pic]

Bisli: bastante crocante, vem nos sabores barbecue (BBQ), grill, cebola, pizza, falafel e taco, cada um em um formato diferente. O nosso preferido é o grill.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel4.jpg]Salgadinho Bisli, vários sabores[/pic]

Laticínios

Os laticínios são variados e muito saborosos e também fruto de muita tecnologia. Israel é líder mundial em produtividade leiteira, criando vacas leiteiras até no meio do deserto. Laticínios de cabra também são muito apreciados.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel19.jpg]Leite sabor banana, café e moccha[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel18.jpg]Queijos variados[/pic]

Doces

Os doces no Oriente Médio são uma atração à parte. Feitos à base de pistaches, tâmaras, castanhas, nozes e gergelim, são todos deliciosos e dá vontade de comprar todos e trazer na mala. Destaque para o knafeh, feito à base de queijo e semolina, e a halva, feita de gergelim.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel21.jpg]Doces variados[/pic]

Vinhos

Israel possui mais de 300 vinícolas espalhadas pelo país, desde grandes empreendimentos industriais até pequenas vinícolas "boutique", que juntas produzem cerca de 36 milhões de garrafas por ano. A maioria está localizada ao norte, nas regiões da Galiléia e das Colinas do Golan, mas existem vinícolas até no Deserto do Neguev.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/TelAvivHatraklin5.jpg]Vinho produzido na Galiléia, região no norte de Israel[/pic]

Um ótimo destino para vegetarianos

O país, e principalmente a cidade de Tel Aviv, oferece uma abundância de restaurantes vegetarianos ou veganos. Estima-se que Tel Aviv sozinha tenha 400 restaurantes veganos. Mesmo os restaurantes que servem carne fazem questão de identificar no cardápio os pratos que são apropriados para quem segue uma dieta vegetariana. Além disso, vários pratos da culinária local não contêm carne, como o shakshuka, o falafel e as burekas. O site Vegan-Friendly ajuda a encontrar restaurantes veganos ou que oferecem opções veganas.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel20.jpg]Berinjela grelhada com salada, picles e molho tahine[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/comida_israel23.jpg]Sopa de beterraba com bolinhos de semolina[/pic]

Para quem se interessar...

Consideramos a culinária local um aspecto importantíssimo de toda viagem. Nessa matéria tentamos dar uma visão geral de como é a comida em Israel. Para quem quiser entender melhor as tradições culinárias israelense, recomendamos um livro e um documentário:

Livro: Jerusalém - Sabores e Receitas. 320 páginas, em português. Disponível na Amazon.

Documentário: In Search of Israeli Cuisine. 1 hora e 38 minutos, em inglês. Disponível na Amazon Videos.

Série: Somebody Feed Phil, 1ª temporada, episódio 3. 57 minutos. Disponível na Netflix.

Bom apetite!

Texto e fotos: Flavio Baran.

E você, já esteve em Israel? O que achou da comida? E dos vinhos? Gostou dos temperos? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 28, 2018 10:12 am
Ganhei só 1kg nessa viagem. Achei que fosse ganhar muito mais.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Dez 28, 2018 1:23 pm
Que texto completo, hein? Já estou me sentindo expert mesmo sem conhecer Israel. Parabéns!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Dez 28, 2018 5:09 pm
As reportagens/tópicos do Baran, como de hábito, impecáveis...

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sex Dez 28, 2018 5:29 pm
Quanta comida! Que proesa conseguir somar apenas 1KG depois dessa viagem.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 28, 2018 7:27 pm
Vitor,

No hotel em que ficamos no Mar Morto, quando fomos tomar o primeiro café-da-manhã, achei que tinham colocado o bufê do jantar por engano. Era MUITA comida e tudo era muito gostoso.

As fotos da matéria que mostram o café-da-manhã são desse hotel, mas não mostram nem 1/5 do que havia no bufê.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sex Dez 28, 2018 11:46 pm
Baran,

Posso imaginar e seu tópico conseguiu demonstrar isso de uma forma excelente. Parabéns!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
soares Mensagens: 504
Sáb Dez 29, 2018 12:46 pm
O relato do Baran mais parece um manual de culinária. Não tem erro. Tô esperando o Baran concluir suas publicações para eu marcar minha viagem para Israel. :)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 02, 2019 10:49 am
Excelente matéria, Baran! Sou judia e não escreveria melhor - mas não sou adepta da comida kosher hein... hahaha

Adoro as comidas tradicionais das festas judaicas. Cada uma conta um pouco da história do judaísmo, além de serem muito gostosas. Amooo Gefilte Fish!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 02, 2019 11:27 am
Juliana..
Minha irmã tb é judia... ela se converteu há muitos anos atrás para poder casar com o marido dela... a festa dela foi no salão do antigo Hotel Nacional (nossa, meu pai não sabia que era tão caro casar uma filha.... agora em set/18 eu tb experimentei o mesmo sentimento.... minha filha resolveu casar lá na Mansão das Heras... num sabia que tinha que gastar quase 5 mil só com maquiadora.... a decoração dava pra comprar um SUV novo.... :lol: )
Minha irmã tem 3 filhos, sendo 2 meninos...
As festinhas de circuncisão e depois o Bar Mitzvah dos meninos o avô fazia questão de bancar: reservava hotel na orla de Ipanema/Copacabana e rolava muita comida... tudo muito gostoso... é cultural isso... eles fazem questão de mostrar prosperidade... aí, mandam ver....





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio