Machane Yehuda Market: o principal mercado da parte nova de Jerusalém

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Abr 06, 2019 2:47 am
Imagem

Nenhuma viagem para o Oriente Médio é completa se não incluir no roteiro visitas a seus mercados de rua. E em Israel não poderia ser diferente. Jerusalém, capital e maior cidade do país, é dividida em duas partes: a Cidade Velha, milenar, cercada por uma muralha de pedra, que é onde estão os principais pontos de interesse religioso, e a Cidade Nova, que começou a surgir para além das muralhas da Cidade Velha em 1860.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

O mercado de Machane Yehuda, ou MachneYuda, como foi apelidado, é o maior e mais tradicional mercado da Cidade Nova. Criado no final do século 19 como um mercado a céu aberto, no bairro que lhe deu o nome, com o passar do tempo e crescimento da cidade foi se expandindo e hoje abriga mais de 250 estandes, entre lojas e restaurantes, boa parte delas em área coberta.

No mercado existem lojas de quase tudo: frutas, legumes, verduras, cereais, especiarias, carnes, queijos, azeites, peixes, pães, doces, vinhos, roupas, flores, artigos para a casa, joias, souvenires, entre muitas outras.

Leia também: As praias de Tel Aviv

O que há para fazer

Nós acreditamos que os mercados públicos são os melhores lugares para se conhecer a cultura de um local, seja através da comida, seja interagindo com os comerciantes ou simplesmente observando os moradores locais fazendo uma atividade corriqueira, que é fazer compras.

Uma visita ao Machane Yehuda Market inclui caminhar por entre os estandes, sentir os aromas das especiarias locais, tomar um café com algum doce típico, comprar algum produto que não existe no Brasil (trouxemos quilos de especiarias e outras comidas) e almoçar ou jantar em um de seus muitos restaurantes. Quando fomos almoçamos no Azura, onde comemos muito bem. Um restaurante que nos recomendaram muito, mas que não experimentamos, foi o Hachapuria.

O Machane Yehuda Market também é bastante frequentado pelos moradores locais após o pôr do sol, mas não pelas lojas. Nessa hora as pessoas vão à procura dos bares, cafés e restaurantes, especialmente no sábado à noite, quando se encerra o Shabat judaico.

O mercado oferece diferentes tipos de passeios guiados, em grupo, que contam a história do local e incluem a degustação de produtos vendidos no local. Mais informações podem ser obtidas no site do Machane Yehuda Market.

Para quem gosta de levar lembrancinhas da viagem para distribuir para a família e amigos, recomendo comprá-las no mercado, pois os preços são melhores do que nas lojas voltadas para turistas da Cidade Velha.

Leia também: Como é a comida em Israel?

Veja algumas fotos do mercado:

Imagem
Área externa do mercado.

Imagem
Figos-da-Índia à venda.

Imagem
Barraca de frutas.

Imagem
Tomates-cereja.

Imagem
Melões e melancias.

Imagem
Barraca de frutas secas.

Imagem

Imagem
Lojas especializadas em azeitonas, dos mais variados tipos e cores

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Área coberta do mercado, com ventilação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Grãos e cereais.

Imagem

Imagem
Loja com dezenas de tipos de especiarias.

Imagem
Azeites dos mais variados tipos.

Imagem
Um açougue.

Imagem

Imagem
Uma queijaria.

Imagem

Imagem
Loja especializada em vinhos.

Imagem
Esse vende sucos “frozen”.

Imagem
Uma das muitas padarias.

Imagem

Imagem
Loja especializada em halva, um doce feito de gergelim

Imagem
Loja especializada em baklava, outro doce típico.

Imagem

Imagem
Parada para descansar e tomar um café com docinhos típicos. O doce da esquerda se chama ‘knafeh’.

Como chegar

O Machane Yehuda Market fica no bairro de mesmo nome, na parte nova de Jerusalém. A forma mais cômoda de se chegar até ele é com o Jerusalem Light Rail, saltando na estação Machane Yehuda. Quem estiver hospedado em um hotel nas proximidades pode ir caminhando pela Yaffo Street, que é fechada para carros e onde só circulam pedestres e o Light Rail.

Quando ir

O Machane Yehuda Market abre de domingo a sexta-feira, exceto feriados. De domingo a quinta-feira ele funciona das 8:00 às 19:00 e, nas sextas-feiras, das 8:00 às 15:00. Sábado à noite as lojas ficam fechadas, mas a maioria dos bares e restaurantes ficam abertos e são bastante frequentados. Os melhores dias para visitá-lo são de segunda a quinta-feira.

Apesar de abrir no domingo, nesse dia os estandes de produtos frescos ainda podem estar desfalcados por não terem sido abastecidos na véspera, quando o mercado estava fechado. Sexta-feira o mercado costuma ficar muito cheio, pois os moradores aproveitam para comprar comida nesse dia, uma vez que no sábado o comércio da cidade fica fechado. A mesma coisa acontece em vésperas de feriados.

Posso pechinchar?

Quem já esteve em um mercado no Oriente Médio sabe que pechinchar faz parte da cultura árabe e os comerciantes nem esperam vender pelo primeiro preço ofertado, mas os comerciantes do Machane Yehuda Market são judeus e não têm essa cultura. Os preços dos produtos são fixos e mostrados em etiquetas ou plaquinhas. Vale a pena pechinchar e tentar um preço melhor, só não espere nenhuma redução muito grande, como seria no mercado árabe da Cidade Velha.

Boas compras!

Texto e fotos: Flavio Baran.

E você, conhece o Machane Yehuda Market? Gostou? Comprou algo interessante? Comeu em algum dos restaurantes? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Abr 08, 2019 9:16 am
Adoro mercados e já vi muita reportagem sobre este. Tenho a maior vontade de conhecer.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 08, 2019 10:53 am
Também adoro mercados (mas odeio feirinhas ).

CaranguejoSinistro Mensagens: 95
Seg Abr 08, 2019 8:56 pm
Baran,

Você chegou a cogitar adquirir um "Bite card"? Você tem uma opinião sobre o produto?

Eu vou com minha família - esposa e 2 filhos (4 e 9 anos) - será que posso comprar apenas 2 cards e dividir os pratos com eles já que aparentemente é muita comida?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 08, 2019 9:10 pm
@CaranguejoSinistro,

Não comprei o BiteCard, então não tenho como opinar. Mas acho que ninguém vai te impedir de dividir a comida com as crianças.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 15, 2019 9:12 pm
Sou igual você, @baran. Adoro esses mercados, mas feirinhas não suporto.





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio