Qual a melhor época para viajar a Israel?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Mai 19, 2019 8:46 pm
Imagem

Muitos viajantes se deparam com essa dúvida ao começarem a planejar sua viagem à Terra Santa, mas a verdade é que a resposta, por mais frustrante que seja, é: depende! A melhor época para viajar para a Israel vai depender dos seus objetivos e preferências de viagem.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Se você está procurando muito agito, praias e badalação, e não se incomoda com lugares extremamente cheios e bastante calor, o verão é a melhor opção. Se você quer fugir da alta temporada, quer pegar os lugares mais vazios e os preços consideravelmente mais baixos, não faz questão de praia e não se incomoda com o frio e dias nublados ou chuvosos, o inverno é uma boa pedida. Para quem gosta de esportes de neve, no inverno é possível praticá-los no Monte Hermon, que fica nas Colinas do Golan, no nordeste do país.

Eu já estive em Israel no verão, na primavera e no inverno e considero a primavera a melhor opção, onde as vantagens se sobressaem às desvantagens em quase todos os quesitos. O clima é ameno, os preços são mais baixos, os dias não são curtos, há uma série de eventos ao ar livre e os hotéis e atrações não estão tão lotados, pois não é considerada alta temporada. Se você não tem obrigação de tirar férias de acordo com o calendário escolar, e puder escolher quando vai viajar, aconselhamos que você o faça nos meses de março a maio.

Leia também: Qual moeda levar para Israel?

E os feriados? E o Ramadã?

Os feriados em Israel seguem o calendário judaico, que é lunar, enquanto o calendário ocidental (gregoriano) é solar. Por causa dessa diferença, não é possível fornecer uma data fixa para os feriados no calendário ocidental, então vou indicar os meses em que eles costumam cair. Para saber as datas exatas basta pesquisar no Google ou no site HebCal.

Vou listar abaixo os feriados que podem de alguma forma impactar a viagem:

Pessach: a “páscoa” judaica, que cai em março/abril, é um feriado de 7 dias no qual tradicionalmente não se comem derivados fermentados de trigo, centeio, aveia, entre outros cereais, comendo-se pão ázimo no lugar. Isso significa que é bem provável que o café-da-manhã do hotel não ofereça pães e bolos nesse período, assim como a maioria dos restaurantes. Restaurantes cujos donos são muçulmanos ou cristãos servem pães normalmente.

Rosh HaShaná: é o ano novo segundo o calendário judaico, caindo em setembro/outubro. É um feriado nacional.

Yom Kippur: é o dia do perdão e cai exatamente 10 dias após Rosh HaShaná. É um feriado nacional e um dia de extrema importância religiosa, no qual as pessoas jejuam e passam o dia rezando. É o único dia do ano em que o Aeroporto Internacional Ben Gurion fica fechado, assim como todo o espaço aéreo do país.

Yom HaAtzmaut: é o dia da independência de Israel, que cai em abril/maio. É feriado nacional e é comemorado pelas famílias com piqueniques e churrascos ao ar livre. À noite, são organizadas festas e shows em locais públicos, que atravessam a madrugada. As janelas das casas e dos carros ficam enfeitadas com bandeiras. Nesse dia, as bases do exército ficam abertas para visitação, então para quem se interessa pelo tema de defesa pode ser uma oportunidade de conhecer uma base e o armamento usado pelas forças armadas de Israel.

Leia também: Como é a comida em Israel?

Outras datas que não interferem na viagem, mas que acho que merecem destaque, são:

Purim: festa que é uma espécie de “carnaval”, que cai em fevereiro/março. Apenas mencionei porque acho engraçado ver as pessoas andando fantasiadas nas ruas nos dias que antecedem a festa, como se estivessem entrando no clima.

Yom HaShoah: dia da lembrança do holocausto, que cai em abril/maio. Nesse dia, locais de entretenimento público ficam fechados, bandeiras em edifícios públicos são hasteadas a meio-mastro e às 10:00 as sirenes de alerta soam em todo o país. Todo mundo para o que está fazendo e fica em pé por 2 minutos, prestando homenagem aos 6 milhões de judeus assassinados no holocausto. Motoristas param seus carros no meio da rua e ficam de pé ao lado dele enquanto as sirenes estão soando. Depois tudo volta ao normal.

Com relação ao Ramadã, mês sagrado do islamismo, ele fará pouca ou nenhuma diferença na sua viagem. Israel é um país de maioria judaica, o que significa que a maioria da população não jejua durante esse mês. Nas cidades de maioria muçulmana, como Jerusalém Oriental, Yaffo e no bairro muçulmano da cidade velha de Jerusalém, as lojas e negócios funcionam normalmente, mas os restaurantes ficam fechados durante o dia, reabrindo após o anoitecer. Restaurantes voltados para turistas costumam ficar abertos.

Leia também: Preciso dar gorjeta em Israel?

Boa viagem!

E você, viajou para Israel em qual estação? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Seg Mai 20, 2019 7:12 am
Fui em outubro. Clima excelente, mas bem quente no Mar Morto. Peguei o Yom Kippur, mas foi uma experiência diferente, e muito interessante.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Mai 20, 2019 7:24 am
Ano passado fui em julho, peguei 50°C no deserto . Em Tel Aviv e Jerusalém o calor era grande mas suportável, acho que não chegou aos 40°C.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mai 21, 2019 11:24 am
Nossa, muita gente reclama do calor de Israel no verão. Meu marido é um que diz que não vai no auge do verão de jeito nenhum. Mas acho que cada época tem suas vantagens e desvantagens... então vai do gosto e perfil de cada um. Eu optaria por ir na primavera ou outono.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Mai 21, 2019 4:32 pm
Um relato neste mesmo molde sobre o Egito me ajudaria.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Mai 21, 2019 7:21 pm
@ralacerda, não sei como são as estações do ano no Egito, mas pode ter certeza que o verão é muito quente. Na primavera pode ocorrer o vento Khamsin, que não deve ser muito agradável.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Khamsin" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 10, 2020 1:14 pm
Muito boa a explicação. Li e não tenho mais dúvidas :D





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio