Como é a semana em Israel? | Entenda as diferenças

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Mai 20, 2019 10:01 am
Imagem

Pode parecer estranho, até meio sem sentido, uma matéria explicando como é a semana em Israel. A semana não é igual no mundo todo, começando no domingo e terminando no sábado, com folga nesses dois dias? Nem sempre! País de população majoritariamente judaica (75%), com os árabes muçulmanos sendo a minoria mais importante (17,5%), a dinâmica da semana em Israel segue essas duas tradições. E é importante o viajante estar ciente disso para poder planejar bem sua viagem.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

O fim de semana em Israel

Pela tradição judaica, o dia do descanso é o sábado (shabat). Pela tradição islâmica, o dia de descanso é na sexta-feira (jumu'ah). Portanto, o final de semana em Israel, dependendo da cidade, compreende a sexta-feira OU o sábado. A semana começa no domingo, que é um dia útil no qual todos trabalham, o comércio abre e as escolas funcionam normalmente.

Leia também: Qual moeda levar para Israel?

Em Tel Aviv

Tel Aviv é o tipo de cidade que nunca dorme, com intensa vida noturna, cultural e gastronômica todos os dias da semana... ou quase todos. De população majoritariamente judaica, a maior parte do comércio fechar entre o entardecer de sexta-feira e o entardecer de sábado, período do shabat. Não há transporte público nesse período, mas os táxis funcionam normalmente, assim como as vans (sherut). As tarifas são um pouco mais caras do que nos dias de semana.

Também durante o shabat não há fiscalização de estacionamento pela prefeitura, então não há o risco de ser multado por não pagar pelo estacionamento em vias públicas (zonas branca e azul). Mas é bom ficar atento, pois após o anoitecer de sábado os fiscais passam multando todo mundo que estiver estacionado sem o devido pagamento.

Leia também: Como se locomover em Tel Aviv

Em Jerusalém

Assim como em Tel Aviv, não há transporte público em Jerusalém entre o anoitecer de sexta-feira e o anoitecer de sábado. Em Jerusalém ocidental, de maioria judaica, poucos estabelecimentos abrem durante o shabat. Nos bairros de judeus ortodoxos, como Mea Shearim, absolutamente tudo fica fechado nesse período.

Dessa forma, se você pensa em sair para jantar na sexta-feira à noite, é recomendável se informar junto ao Concierge do hotel para saber quais restaurantes ficam abertos nesse período. Talvez a opção mais prática será jantar no próprio hotel. Se você prefere comprar comida para comer no quarto, corra para comprar tudo antes do entardecer de sexta-feira, enquanto os mercados ainda estão abertos.

Leia também: Machane Yehuda Market | O principal mercado da parte nova de Jerusalém

Em Jerusalém Oriental, majoritariamente muçulmana, bem como no bairro muçulmano da Cidade Velha, o dia de encontrar o comércio fechado é a sexta-feira, enquanto que o sábado é um dia útil. Então, se você pretende visitar o Mercado Árabe (shuk) da Cidade Velha, não vá na sexta-feira, pois a maioria das lojas estarão fechadas.

Se tudo em Jerusalém Ocidental fica fechado no sábado, o que fazer nesse dia, então? Existem algumas opções:

Visitar museus, pois alguns abrem normalmente aos sábados, tais como o The Israel Museum e o Tower of David. Caminhar pela Cidade Velha e conhecer seus locais históricos e sagrados. Caminhar pelo Mercado Árabe (shuk) e tentar fazer boas compras. Fazer o passeio no alto das muralhas da Cidade Velha (ramparts walk). Visitar o City of David National Park. Visitar um zoológico de animais bíblicos, o Tisch Family Zoological Gardens (um pouco mais distante).

Em Haifa

Diferente de Tel Aviv e Jerusalém, o transporte público em Haifa funciona todos os dias da semana, inclusive no shabat. Boa parte do comércio fecha aos sábados, mas os comerciantes muçulmanos e cristãos abrem suas lojas normalmente nesse dia.

Em Eilat

Por ser uma cidade que vive em função do turismo, em Eilat sempre é possível encontrar algum comércio aberto no sábado. Ônibus circulam com a frequência reduzida enquanto táxis funcionam normalmente. O Aeroporto de Eilat fica fechado do anoitecer de sexta-feira até o anoitecer de sábado, quando termina o shabat. As locadoras de automóveis também ficam fechadas nesse período. O Observatório Submarino e a Coral Beach funcionam no shabat. As agências de mergulho também abrem nesse dia, mas é prudente confirmar com antecedência.

Curiosidade: os nomes dos dias da semana

Assim como em português, os dias da semana em hebraico e em árabe são numerais ordinais: primeiro (domingo), segundo, terceiro, quarto e etc.

Boa viagem!

Texto e foto: Flavio Baran.

E você, já esteve em Israel? Teve algum problema com os dias de descanso de cada religião? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 12, 2019 9:39 am
Informações fundamentais para montar o roteiro de viagem.





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio