Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Mai 28, 2019 2:42 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18711
Administrador
No Brasil nós estamos acostumados a chegar a um posto de gasolina, estacionar o carro e esperar o frentista para abastecê-lo. Já nos Estados Unidos não existem frentistas e o motorista precisa fazer tudo sozinho. Em Israel existem as duas opções: pode-se abastecer por conta própria ou pedir para um frentista.

Leia também: Tudo que você precisa saber para viajar à Israel | Informações gerais, cultura e passeios

O processo de abastecimento é simples, mas tem alguns detalhes importantes, por isso vamos explicar detalhadamente o processo. Os postos de gasolina em Israel são muito parecidos com os que encontramos no Brasil e nos Estados Unidos e oferecem dois tipos de combustível: gasolina e diesel. Carros de passeio normalmente usam gasolina.

A foto abaixo mostra o totem de um posto onde abastecemos. Os preços mostrados são, de cima para baixo: diesel, gasolina (autosserviço) e gasolina (frentista). Observem que o preço da gasolina varia com o tipo de serviço, sendo um pouco mais caro para quem prefere que o frentista faça tudo. Como a diferença é pequena, acredito que vale a pena optar pelo serviço do frentista.

Imagem

Existem dois tipos de gasolina: 95 e 98 octanas. O preço médio do litro de gasolina 95 em maio de 2019 estava em torno de 6,50 shekels. O shekel é aproximadamente equivalente ao real. Isso coloca Israel na 8ª posição do ranking da gasolina mais cara do mundo, segundo o site globalpetrolprices.com.

Leia também: Qual moeda levar para Israel?

Como os preços da gasolina são diferentes conforme o serviço, as bombas precisam ser separadas: algumas para quem deseja autosserviço e outras para quem deseja ser atendido por um frentista. Quando o posto tem duas fileiras de bombas, geralmente a fileira reservada para serviço com frentista é a mais próxima da loja de conveniência. O tipo de serviço está escrito nas bombas, só que em hebraico. Na dúvida, sugerimos observar quem está abastecendo os outros carros.

Como o carro é alugado, sempre usamos a gasolina mais barata, que é a 95. O combustível é medido em litros, igual no Brasil e o tipo de combustível sempre é mostrado na bomba, como mostra a foto abaixo. Essa bomba permitia abastecimento com gasolina 95 octanas (6,49 shekels) e diesel (7,59 shekels).

Imagem

Caso você opte pelo abastecimento por frentista, o procedimento é como no Brasil, basta estacionar o carro ao lado da bomba e dizer ao frentista o quanto você quer de gasolina. O inglês geralmente é compreendido, pelo menos nas palavras mais básicas. Depois basta pagar, o que pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito com o próprio frentista.

Caso você opte por abastecer por conta própria, o procedimento normal seria inserir o cartão de crédito na bomba para liberar seu uso. O problema para turistas é que as instruções de uso do sistema são em hebraico, então o mais prático é ir até a loja de conveniência, dizer em qual bomba seu carro está e o quanto você quer de gasolina. O pagamento terá de ser feito antecipadamente. Após pagar, o atendente liberará a bomba e você poderá ir até ela e abastecer seu carro.

Leia também: Como abastecer seu carro nos Estados Unidos

Os postos aceitam cartão de crédito?

O cartão de crédito geralmente é aceito, porém a compra de combustível com cartões estrangeiros é limitada a 200 shekels. Com o litro da gasolina a 6,50 shekels, essa quantia permite colocar cerca de 30 litros, o que pode não ser suficiente para encher o tanque. Caso o valor a pagar seja superior a 200 shekels você tem três opções: usar 2 cartões de crédito, usar um cartão e pagar a diferença em dinheiro ou, se preferir, pode pagar sempre tudo em dinheiro, que foi o que fizemos.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Caso você opte por pagar com cartão, será feito inicialmente um bloqueio de 200 shekels. Caso o valor do abastecimento seja menor do que isso, essa quantia será desbloqueada e será feita uma nova cobrança no valor devido. O desbloqueio pode levar alguns dias. O processo é simples, rápido e funciona sem problema na maioria das vezes. Até quando tivemos que interagir com um funcionário conseguimos ter agilidade.

Leia também: Dirigindo em Israel | Qual aplicativo de navegação usar?

Pretende ir a Eilat? Então aproveite e encha o tanque!

Eilat, além de ser uma cidade turística e excelente ponto de mergulho no Mar Vermelho, também é uma cidade livre de impostos (tax free) e por isso a gasolina lá é 17% mais barata do que no resto do país devido à isenção do imposto VAT. Claro que não vale a pena ir até lá só para encher o tanque, afinal são 343 quilômetros de Tel Aviv até Eilat, mas se você pretende conhecer a cidade, aproveite e encha o tanque do carro gastando menos!

Boa viagem!

Texto e fotos: Flavio Baran.

E você, já abasteceu seu carro alugado em Israel? Achou fácil o processo? Teve problemas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mai 29, 2019 1:02 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37695
Realmente, é bem simples. Vale usar o serviço completo pela pouca diferença.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mai 29, 2019 5:25 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10036
Nos 18 dias que passei lá, as duas únicas com as quais precisei lidar que não falavam inglês foram em postos de gasolina. Um só falava hebraico e russo, o outro só hebraico e árabe. Mas deu tudo certo.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Preciso dar gorjeta em Israel?

em Israel

Última mensagem Dom Mai 19, 2019 9:44 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Como é dirigir em Israel?

em Israel

Última mensagem Dom Set 08, 2019 12:41 pm baran Ver última mensagem

 

3

Como é a comida em Israel?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Israel

Última mensagem Qua Jan 02, 2019 10:05 pm baran Ver última mensagem

 

12

Qual moeda levar para Israel?

em Israel

Última mensagem Sáb Out 05, 2019 5:24 pm alexandrerj Ver última mensagem

 

7

Como é a semana em Israel? | Entenda as diferenças

em Israel

Última mensagem Qua Jun 12, 2019 10:39 am GabrielDias Ver última mensagem

 

1

 


Booking.com


Destinos - Oriente Médio
Israel

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes