Passeio de canoa no Rio Piã em Boipeba, na Bahia

Troca de informações sobre Boipeba.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Dez 28, 2015 1:19 pm
Passeio de canoa no Rio Piã em Boipeba, na Bahia

Imagem

O Rio Piã está localizado em frente a uma das entradas da Vila de Boipeba, onde se encontra o píer. Ele é um braço de mar do Rio do Inferno – parte de água salobra que desemboca no mar. Seu nome foi dado por ter muitos bancos de areia, fazendo com que ele fique muito ruim para navegação. Em lugares onde o rio se encontra com o mar é normal encontramos manguezais.

Em Boipeba um dos passeios oferecidos para os visitantes é o de canoa pelo rio, que inclusive entra no manguezal. Para isso, somente com a maré alta, com guias locais capacitados e cadastrados na AscorTurb.

Por todo o trajeto o guia vai indicando as espécies de vegetais que vamos encontrando no caminho, como a árvore de Mangue Branco e de Mangue Vermelho, sendo fácil a diferenciação das arvores pelas folhas e raízes. No Mangue Vermelho a raiz é exposta e Mangue Branco não.

O guia também explica a importância da preservação do mangue como um berçário para a fauna marinha, já que é onde a maioria das espécies de peixes desova. Além disso, também é de onde Boipeba tira uma parte do sustento, pois 15% da população nativa sobrevive da pesca.

O passeio sai em frente à praia Boca da Barra e vai em direção ao manguezal. O principal objetivo de passeio, além de ter contato com a natureza, é relaxar, então basta entrar na canoa e aproveitar um visual incrível. Fomos acompanhados por Ronaldo e Francisco, que nos passaram muitas informações importantes.

Veja fotos do passeio.

Imagem
Praia Boca da Barra.

Imagem

Imagem
Rio Piã.

Imagem

Imagem

Imagem
Mangue Vermelho.

Imagem

Imagem

Imagem
Caranguejo Aratu.

Imagem

Não aconselhamos entrar no mangue sem um guia, uma vez que as áreas são bem parecidas e é bem fácil de se perder lá dentro. Também não saia da canoa quando estiver no manguezal, pois o solo é argiloso a você afundará o pé.

Quem desejar realizar esse passeio basta solicitar em uma das agências de viagem ou diretamente com um dos guias que circulam pela vila com o uniforme da associação (com verde). O valor é de R$40,00 por pessoa e o passeio dura em torno de 1:30 a 2 horas.

Conclusão

O passeio realmente nos surpreendeu demais! A sensação de entrar em um mangue foi bem diferente e ao mesmo tempo o contato com a natureza nos deixou bem admirados com o que vimos.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Patrícia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para Boipeba a convite da Prefeitura Municipal de Cairu, voando Avianca Brasil.

E você, conhece Boipeba? Fez o passeio de canoa? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Ter Jan 12, 2016 4:50 pm
Esse passeio é mega gostoso e relaxante!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Boipeba”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio