Destinos - Brasil
Região Sudeste
Rio de Janeiro
Paraty

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
 
 Título: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 13, 2018 9:47 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17525
Administrador
Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde

Imagem

De um lado as montanhas. Do outro o mar. No meio, o centro histórico mais charmoso que você vai encontrar. Isso é Paraty, cidade histórica da Costa Verde, cheia de histórias e por onde saía o ouro rumo à Portugal. Se você tem curiosidade de fazer uma viagem ao passado, definitivamente vai se apaixonar. Se você prefere curtir os encantos do presente, também vai se apaixonar. Paraty te abraça desde a chegada e não à toa muitos brasileiros e estrangeiros largam tudo e decidem viver lá. A maioria dos empresários, por exemplo, são estrangeiros. O Pippo é um italiano simpático que tem um restaurante com seu nome no centro histórico, servindo as melhores massas. A Marina, é alemã, mas em nada lembra os alemães típicos, pois é muito simpática e está sempre com um sorriso no rosto recebendo os clientes no seu restaurante tailandês, o Thai Brasil.

O ato de receber bem, aliás, é uma constante na cidade. Em todos os lugares você se sentirá bem recebido, com aquela simpatia de interior que não se perdeu em Paraty. Junta-se a isso a segurança do centro histórico, onde você pode caminhar sem preocupações a qualquer hora do dia ou da noite. A única restrição é ao salto alto, que não é bem-vindo, devido ao piso irregular, chamado de pé de moleque. Apesar de ser um pouco complicado caminhar, não dá para imaginar Paraty sem ele. O mesmo a gente pode dizer dos casarões antigos, onde todos os telhados seguem o mesmo padrão, e as suas portas e janelas coloridas, que são puro charme. Se perder pelas ruelas é um baita programa. Você entra nas lojas, galerias de arte, come um doce típico nos carrinhos, degusta as cachaças e prova pratos do mundo inteiro nos seus restaurantes.

A gastronomia, aliás, é um dos destaques da cidade. Esqueça qualquer regime, afinal, comer bem faz parte dos pilares de qualquer viagem memorável. O clima é descontraído, então nada de superproduções para ir almoçar ou jantar. Não estranhe, aliás, se encontrar no restaurante pessoas de chinelo. Paraty tem essa essência de simplicidade que encanta. O simples que apaixona.

A experiência mais incrível foi jantar na casa da Yara e do Richard, o chamado Academy of Cooking & Other Pleasures, onde oferecem a cozinha experimental, recebendo convidados do mundo inteiro para uma noite incrível, que começa com a caipirinha do Richard, e depois continua com os pratos saborosos da Yara. Os convidados interagem e podem colocar a mão na massa. Quando todos se sentam à mesa, a comida deliciosa com produtos regionais harmoniza com as histórias do casal pelo mundo. Acredite: você tem vontade de passar a madrugada inteira conversando com eles. Sem dúvida, uma experiência memorável.

Além de muita cultura, você também encontrará praias, ilhas e cachoeiras. Se você é do tipo que ama natureza, vai se encantar com toda a região. Um dos passeios mais legais é visitar a Baía de Paraty, com suas 65 ilhas. Os passeios, oferecidos pela Paraty Tours, são repletos de paisagens exuberantes e de um mar verde esmeralda, então, para aproveitar ao máximo, o ideal é escolher um dia de céu azul e calor. Aliás, mesmo no inverno é possível curtir dias de calor, sem aquela sensação de que você vai derreter. Viajando na baixa temporada, você economiza até 30% nas pousadas, e o atendimento é ainda melhor nos locais mais turísticos.

Durante os 365 dias do ano há motivos para viajar para lá, principalmente para passar três ou quatro noites, pois a cidade está a mais ou menos 4~5 horas de distância do Rio de Janeiro e de São Paulo. Por isso, cariocas e paulistas se misturam a turistas do mundo inteiro, em uma explosão de raças e culturas, que transformou Paraty no que ela é hoje.

Você pode (e deve) fazer degustação de cachaças. A cachaça branca, que as pessoas geralmente conhecem, é apenas uma das opções. Na Pedra Branca, você tem mais de 10 opções no tour de degustação, e chega a ser impressionante como algumas são tão leves, como a de banana e a de capim limão. A Gabriela é a mais famosa e você precisa provar. Experimente também o melado e os doces. Aproveite o dia e vá realizar uma degustação de cerveja, que é uma das paixões nacionais. Na Cervejaria Caborê, você faz um tour pelo processo de produção e depois experimenta três opções. No local, que também funciona como restaurante, as cervejas e os pratos harmonizam, e você passa algumas agradáveis horas.

Se você viajar em datas especiais, a experiência se torna ainda melhor, apesar da cidade ficar bem cheia. O principal evento é a Flip, mas o festival internacional de jazz faz mais sucesso ano após ano. Tem também os festivais da fotografia e da cachaça, que apesar de não serem tão famosos, também são interessantes. Se você pretende viajar nessas datas, a antecedência é fundamental para conseguir bons preços.

Falando de hospedagem, a melhor opção é uma pousada dentro do centro histórico, para você vivenciar a história 24 horas por dia, em casarões históricos, onde vale a pena imaginar tudo que já aconteceu por lá. A Pousada Literária, com 4 mil livros à disposição dos hóspedes em uma linda sala de leitura e nos quartos, é uma opção para quem busca luxo associado ao charme. Outra opção interessante é a Casa Turquesa, que é mais intimista, e não aceita crianças menores de 14 anos. Tem também a Pousada do Sandi, que é charmosa e bem localizada. Saindo do centro histórico os preços são mais convidativos e em uma caminhada de 5~10 minutos você chega ao local, mas nada melhor do que se hospedar no local mais charmoso e interessante.

No centro histórico há quatro igrejas católicas, sendo a Igreja de Santa Rita de Cássia o cartão-postal da cidade. Ela funciona como um museu de arte sacra, com entrada a R$4,00 (gratuita às terças). A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios funciona regularmente, com missas e entrada gratuita. A Igreja de Nossa Senhora das Dores está fechada e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de São Benedito aberta, então vale pelo menos passar em frente a elas para admirar a arquitetura.

O passeio no centro histórico enriquece muito na companhia de um guia, como o Gabriel Toledo, que entende tudo da cidade. Ele passa inúmeros detalhes que você jamais imaginaria, como os detalhes das igrejas para servir de proteção em caso de um ataque vindo do mar. Por isso, definitivamente, vale a pena contratar o tour guiado para algumas horas muito interessantes e repletas de histórias e curiosidades de Paraty.

Em Paraty você tem história, cultura, charme, natureza, praias, cachoeiras, gastronomia, artesanato, bebidas regionais e muito mais. A viagem para lá faz com que voltemos com enorme bagagem, na mente e no coração. É uma viagem que te completa e que você terá vontade de repetir.

Você está preparado para se apaixonar?

Boa viagem!

Texto e foto: Gabriel Dias.

E você, conhece Paraty? O que mais gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Hotéis em 10 vezes sem juros? Reserve agora o seu: https://fdv.im/Hotel



 Título: Re: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 13, 2018 11:32 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 4743
AMO Paraty e acho impossível alguém não gostar! Puro charme e um centro histórico maravilhoso! Boas opções de acomodação e restaurantes completam o destino!

Mas acho longe sair do Rio para apenas 1 fim de semana!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 13, 2018 4:34 pm 
Mensagens: 344
Ainda não conheço Paraty, mas a cidade parece realmente encantadora! A combinação de historia com natureza não tem erro!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Título: Re: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 13, 2018 6:29 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2946
Linda a cidade. Além de extremamente charmosa, tem uma culinária fantástica. Acho essencial se hospedar no centro histórico, para poder aproveitar tudo que Paraty tem para oferecer.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Título: Re: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jun 19, 2018 10:28 am 
Mensagens: 1664
Paraty é realmente linda.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Paraty | Charme e cultura entre o mar e as montanhas da Costa Verde
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jun 19, 2018 10:29 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 33921
Adorei Paraty. A primeira vez, fiquei hospedado em uma casa incrível do AlugueTemporada, então só fui uma vez ao centro histórico e mais nada. Na segunda vez, aproveitei bem melhor, pois o foco da viagem era conhecer mesmo Paraty.

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
6 novas montanhas-russas nos EUA para conhecer nesse verão

em Estados Unidos

Última mensagem Ter Jul 11, 2017 5:50 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

6

Estacionamento em Paraty

em Paraty

Última mensagem Seg Jun 18, 2018 3:13 pm zardox Ver última mensagem

 

2

Como ir de São Paulo até Paraty

em Paraty

Última mensagem Seg Jun 18, 2018 2:34 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Como ir do Rio de Janeiro até Paraty

em Paraty

Última mensagem Sáb Jun 16, 2018 2:19 pm Ajudante Ver última mensagem

 

5

Vale a pena contratar um guia em Paraty?

em Paraty

Última mensagem Ter Jun 19, 2018 5:53 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 

Destinos - Brasil
Região Sudeste
Rio de Janeiro
Paraty

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante